Por: Cauê Oliveira

Diretor da Youleader Brasil - Uma empresa do Ecossistema GPTW

Por: Cauê Oliveira

Diretor da Youleader Brasil - Uma empresa do Ecossistema GPTW

29 abril, 2022 • 10:20

A metodologia ESG, voltada para a sustentabilidade, é capaz de criar valor para os negócios. Isso ocorre porque ela atende à necessidade de consumo consciente, fortalece a própria imagem e se destaca dos concorrentes. Para que sua adoção seja viável, a atuação de líderes ESG é fundamental.

Afinal, é preciso que exista um novo perfil de liderança para implementar a estratégia. Logo, existem características que devem ser consideradas para formar esse perfil, em busca de resultados consistentes para o negócio.

Na sequência, você conhecerá quais são 7 qualidades fundamentais para líderes ESG. Acompanhe!

O que é o conceito ESG?

O conceito de ESG está relacionado à sustentabilidade e se baseia em três pilares. Os aspectos principais são:

  • E: environmental ou meio ambiente;
  • S: social;
  • G: governance ou governança corporativa.

Com isso, a metodologia direciona as estratégias das empresas, tornando-as mais sustentáveis. A partir disso, os negócios podem desenvolver atividades que ajudem a alcançar os objetivos estratégicos e relacionados a esse tema.

Qual é o papel da liderança na adoção de práticas ESG?

Embora a abordagem sustentável seja importante, é fundamental entender que sua aplicação prática só é possível com o apoio de uma liderança alinhada. Afinal, o posicionamento de quem ocupa esses cargos faz a diferença para conduzir a equipe e toda a empresa para esse tipo de resultado.

Em partes, isso se explica pelo fato de a metodologia ESG ser baseada em um tripé. Se apenas um dos conceitos não estiver firme o bastante, é provável que a metodologia não seja aplicada de maneira eficiente.

Portanto, é preciso ter líderes que ajudem a desenvolver e consolidar essa metodologia como parte do cotidiano da empresa. Principalmente, é necessário que a metodologia passe a fazer parte da cultura do negócio.

As lideranças também podem ajudar a garantir que o tema ressoe entre os liderados e mesmo entre os times. Assim, é possível compor uma empresa verdadeiramente sustentável e focada no aspecto coletivo e na responsabilidade corporativa.

Quais características líderes ESG devem ter?

Considerando que a liderança tem um papel fundamental na implementação da sustentabilidade, líderes ESG devem apresentar habilidades que ajudem a superar os desafios e aproveitar as oportunidades da metodologia. Em especial, isso garante que as lideranças estejam efetivamente alinhadas a esse propósito.

A seguir, descubra quais são 7 características essenciais para líderes ESG!

1. Visão e pensamento sistêmicos

Uma das habilidades mais importantes é a capacidade de compor uma visão sistêmica ou holística. É dessa forma que a liderança consegue identificar onde estão as principais oportunidades para se tornar mais sustentável, quais são os obstáculos e quais podem ser os resultados, por exemplo.

Além disso, é uma característica importante para haver a integração entre profissionais, equipes e setores. Líderes que conseguem enxergar o todo tendem a apresentar soluções mais efetivas para a consolidação da estratégia sustentável.

Ainda, é preciso que essa visão esteja alinhada a uma tomada de decisão com base em dados e no longo prazo. Isso evita que apenas temas superficiais sobre sustentabilidade sejam tratados. Em vez disso, a implementação da política sustentável acontece de modo estruturado e com pilares sólidos.

2. Inteligência emocional

Implementar uma política ESG exige uma gestão de mudanças estruturais, o que requer líderes preparados para lidar com essa questão. Por isso, é especialmente importante que a liderança apresente como qualidade a inteligência emocional.

Essa característica também é importante para que líderes ESG consigam definir objetivos de modo claro e, principalmente, com uma perspectiva positiva. Na prática, a inteligência emocional permite que as mudanças previstas para ter mais sustentabilidade sejam vistas como oportunidades, em vez de problemas a serem resolvidos.

3. Empatia

Em termos dos aspectos sociais da metodologia ESG, existem diversas iniciativas que podem ser implementadas até mesmo dentro da empresa. Um tratamento ético e humanizado junto aos colaboradores, por exemplo, ajuda a implementar esse aspecto.

Para que seja viável colocar essa característica em prática, é essencial que a liderança seja empática. Dessa forma, as pessoas são vistas além de seus números, considerando suas necessidades, expectativas, limitações e potenciais.

Além disso, a empatia é importante para valorizar o aspecto social em diversos momentos do cotidiano, como a oferta de feedback, o estímulo ao desenvolvimento profissional e mais.

4. Inovação

Embora a sustentabilidade empresarial seja um tema cada vez mais relevante, ele também é relativamente recente. O assunto tem se consolidado nos últimos anos e novas soluções são consideradas com frequência.

Por isso, é fundamental que as lideranças ESG estejam dispostas a inovar. Somente assim é possível consolidar soluções que ajudem a alcançar resultados melhores e mais estratégicos.

Além de estarem dispostas a implementar as mudanças, as lideranças devem fomentar a busca por novas alternativas por parte dos times. Assim, é possível aumentar o nível de sustentabilidade corporativa.

5. Adaptabilidade

As demandas sociais podem mudar rapidamente, assim como as questões ambientais ou de governança. Portanto, implementar uma metodologia ESG exige a capacidade de se adaptar a novas condições e a cenários diferentes.

A adoção inicial dessa estratégia já demanda tal característica, devido às mudanças que devem ser colocadas em prática. Porém, líderes ESG devem ir além, considerando novas necessidades e oportunidades que podem surgir. Com a transmissão da flexibilidade para a equipe, é possível garantir alinhamento a essa metodologia.

6. Foco e valorização da diversidade

Dentro do aspecto social da metodologia ESG estão questões fundamentais, como a promoção da diversidade. É preciso ter times representativos e diversos, oferecendo oportunidades e equidade a diferentes grupos sociais.

Portanto, líderes ESG devem considerar a importância de focar nesse tema, valorizando uma composição diversa do time. Também é o caso de pensar em políticas afirmativas e na promoção de medidas de conscientização e prevenção ao preconceito, por exemplo.

Além disso, a própria empresa deve estimular e possibilitar a ocupação de cargos de liderança de maneira diversa. Assim, é possível criar um ambiente mais sustentável.

7. Transparência e comunicação

Líderes ESG também devem focar na governança por meio da transparência e da comunicação. Agir de modo claro, com um bom contato entre os pontos, favorece o fluxo de informação e ajuda a evitar problemas.

Além disso, é importante que a atuação seja ética e considere os princípios e a cultura da empresa. Desse modo, é possível criar um ambiente positivo e voltado ao desenvolvimento.

Por que a capacitação constante é importante?

Como você acompanhou, líderes ESG devem apresentar certas características para colocar a metodologia em prática. A maioria dessas competências são habilidades comportamentais (soft skills), as quais podem ser trabalhadas com as ferramentas certas.

Por isso, é fundamental focar na capacitação constante. Por meio de programas de desenvolvimento, é possível fortalecer essas qualidades e garantir o preparo de líderes para lidar com desafios e oportunidades.

Principalmente, a capacitação não deve ocorrer de maneira pontual. Uma atuação constante nesse sentido ajuda a manter as características, os conceitos e as habilidades atualizadas. Assim, a atuação permanece relevante.

Com essas 7 qualidades, líderes ESG têm mais preparo para lidar com o cenário voltado à sustentabilidade empresarial. Com a devida capacitação, é possível desenvolver as habilidades mais relevantes para atuar dessa maneira!

Quer aprimorar as habilidades essenciais para encarar os desafios que surgem e ainda surgirão? Conheça os programas de educação continuada da Youleader!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se