Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

Por: GPTW em parceria com a Youleader Brasil

16 fevereiro, 2022 • 4:37

Para tirar o melhor dos talentos, precisamos construir um ambiente de confiança, inovação e produtividade, não é mesmo? O desenvolvimento de líderes é uma medida para criar as condições para que os gestores melhorem suas competências profissionais, a fim de alcançar esse objetivo.

Capacitar os gestores traz uma série de desafios para o RH, e os profissionais do setor naturalmente podem ter dúvidas. Sensibilizar os profissionais, definir as competências certas, criar os serviços de educação e mensurar os resultados são alguns deles.

Pensando nisso, a Youleader, que faz parte do ecossistema do Great Place to Work, e conta com mais de 25 anos de experiência dentro das melhores empresas para trabalhar no Brasil e no mundo, pode ajudar! Todos os programas da Youleader oferecem uma metodologia completa para formar great leaders to work!

Entenda por que capacitar os gestores da sua empresa e confira 6 habilidades que podem ser desenvolvidas!

A importância do desenvolvimento de líderes nas empresas

A tecnologia trouxe novas formas de fazer as coisas em diversos setores. Para o RH, surgiu a oportunidade de minimizar as tarefas burocráticas, especialmente com soluções de automação de processos.

Com isso, também vieram novas exigências para o setor. Há um espaço a ser ocupado junto às atividades mais estratégicas. E, entre as mais importantes, está o desenvolvimento de pessoas.

Entre os trabalhos voltados para o aprendizado e crescimento do capital humano, a capacitação dos profissionais à frente dos times exige esforço e dedicação especiais. Tanto o impacto dos líderes nas empresas como a dificuldade de desenvolver esses profissionais são pontos de atenção.

De um lado, a atuação dos colaboradores é majoritariamente influenciada pela liderança imediata. É o que revela, por exemplo, a pesquisa State of Global Workplace da Gallup (2021), que aponta o comportamento do gestor como causa de 70% das variações de engajamento das equipes.

De outro, a liderança é uma competência que exige mudanças significativas nos comportamentos dos gestores. Para ilustrar o desafio, segundo Relatório da PageGroup (2020), a liderança é a competência mais difícil de desenvolver para 40% dos gestores de pessoas das empresas, considerando os grupos de entrevistados.

O desenvolvimento de líderes resolve essa equação. Primeiramente, ele oferece um roteiro para sensibilizar os líderes, selecionar as habilidades-chave, capacitar com eficiência, acompanhar o progresso do gestor, etc.

Posteriormente, a capacitação apresenta um grande retorno. Trata-se de fazer com que, majoritariamente, as pessoas estejam inseridas em contextos de trabalho favoráveis à confiança, produtividade e inovação, construídos por líderes inspiradores.

As 6 habilidades que vão fazer a diferença nas suas equipes

Enquanto capacidade de influenciar e direcionar as pessoas, a liderança depende de outros conhecimentos, habilidades e atitudes que a sustentam. 

Um gestor que se deixa levar pelas emoções, por exemplo, terá dificuldades para tomar as decisões que vão guiar o grupo. Não significa que ele deve ser um super-herói, sem momentos de vulnerabilidade, mas que ter inteligência emocional é uma peça-chave em suas atividades.

Assim acontece com diversas outras habilidades que vão fazer parte do repertório do líder. A seguir, você encontra 6 delas, que são muito importantes e fazem parte dos programas de desenvolvimento de líderes da Youleader.

1. Inteligência emocional

O líder precisa estar bem para ser uma influência positiva no ambiente de trabalho. Raiva, tristeza, frustração, euforia são sentimentos que todos vamos passar, e o gestor precisa saber como lidar com eles, retomando o equilíbrio para transmitir segurança ao time.

A inteligência emocional não é uma habilidade para eliminar sentimentos e emoções, mas para passar por esses momentos. Ela é importante para evitar que o julgamento do líder seja prejudicado na tomada de decisão.

No desenvolvimento de líderes, essa habilidade é trabalhada em diferentes dimensões. Isso porque, além do conhecimento sobre o assunto, é preciso promover mudanças afetivas e comportamentais. Logo, é preciso ter protocolos para lidar com os diferentes momentos em que precisamos gerenciar sentimentos e emoções.

2. Solução de problemas

Os líderes também precisam dominar a arte de resolver problemas sempre que necessário. Como as mudanças são rápidas e constantes, temos problemas a todo momento. E não podemos resolvê-los apenas nos dias em que acordamos inspirados.

Nesse sentido, o profissional precisa ter métodos para que, em colaboração com a equipe, seja possível resolver problemas de forma recorrente. Para isso, o profissional deve desempenhar suas funções, como levantar os pontos relevantes, incentivar a participação do time e dividir responsabilidades, criando as condições para tirar o melhor da equipe no processo.

Além disso, o papel do líder, muitas vezes, é desbloquear o fluxo de trabalho, e, se o gestor não fizer a sua parte e tomar as decisões que cabem a ele, os processos estacionam.

Nesse sentido, o líder precisa conhecer as ferramentas e saber quando aplicá-las. Uma rápida pesquisa, por exemplo, trará inúmeras opções, como SWOT, brainstorming, design thinking e análise de esforço versus resultado. E o líder é quem vai eleger os meios para se buscar uma solução, em cada momento.

3. Inovação

Os líderes atuais também são responsáveis por criar ambientes de trabalho favoráveis à inovação. Afinal, inovar é uma forma de avançar em cenários de mudança e destacar-se mesmo diante da forte concorrência em um segmento de mercado.

Esse ambiente, em primeiro lugar, é um lugar de confiança. Caso contrário, as pessoas terão dificuldades para inovar, principalmente se não puderem falar abertamente e arriscar. Sem contar que os méritos de assumir riscos precisam ser reconhecidos.

O líder não deve temer profissionais empreendedores e criativos, mas celebrar suas vitórias. Em síntese, o sistema de incentivos deve reforçar comportamentos ligados à inovação, em vez de os restringir.

Por fim, a inovação será favorecida por líderes que conseguem inspirar as equipes. Ter uma visão ligada à inovação e encorajar as pessoas a participar dela será fundamental para criar esse ambiente aberto a novas ideias, planos e projetos.

4. Pensamento crítico

O desenvolvimento de liderança deve capacitar pessoas para os dias atuais. Afinal de contas, na Era da Digital, a gestão não se limita a garantir que o trabalho repetitivo seja feito.

Um bom líder entende as diferentes situações, pondera ideias, avalia o desempenho da equipe, reconhece os próprios erros, entre outras tarefas. Portanto, mais que repetir fórmulas e respostas prontas, é alguém que sabe pensar criticamente.

A gestão da mudança se tornou uma tarefa dos líderes. Um plano ou método que era válido hoje pode ser contraproducente diante de um avanço tecnológico, por exemplo. Precisamos de líderes que saibam refletir e aprofundar-se nos assuntos que envolvem cada momento da empresa.

5. Comunicação assertiva

Boa parte das tarefas do líder passam pela forma como o profissional se comunica. Dividir tarefas, transmitir informações, cobrar um melhor desempenho, reconhecer o desempenho e diversas outras ações dependem da assertividade dele e do uso da linguagem verbal e não verbal no trabalho.

A assertividade consiste em realizar uma comunicação que transmita confiança e firmeza, sem desrespeitar o outro. Nem se perde a postura necessária, nem se adota um posicionamento excessivo. Por isso, é o padrão ouro do desenvolvimento de líderes.

6. Flexibilidade

O desenvolvimento de líderes também envolve lidar com diferentes situações. Há diferentes estilos de liderança, e o profissional deve saber como se adaptar às necessidades do time em cada momento.

Igualmente, o foco pode mudar conforme o desafio da equipe. Em alguns momentos, será a hora de direcionar os esforços do time, concentrando mais decisões; em outros, de ampliar a liberdade para os colaboradores fazerem as escolhas sobre os assuntos de suas responsabilidades. Enfim, a flexibilidade é uma habilidade relevante para os líderes.

Os benefícios do desenvolvimento de líderes para as empresas

Os líderes são peça-chave para realizar o plano de negócios e sua influência sobre o engajamento das equipes é decisiva. Ao capacitá-los, estaremos mais próximos dos principais resultados da gestão de pessoas:

  • alcançar metas;
  • aumentar a produtividade;
  • motivar e engajar a equipe;
  • diminuir o turnover.

Além disso, a qualidade do ambiente de trabalho terá reflexos em nosso clima organizacional e construção da marca empregadora. Logo, vai impulsionar o capital humano, melhorando nossa capacidade de atrair e fidelizar talentos.

Na Youleader, as habilidades de liderança são desenvolvidas em programas de desenvolvimento ou outras soluções customizadas de acordo com a necessidade de cada organização. Cada um deles atua em lacunas de competência, que podem ser desenvolvidas com as capacitações.

A primeira opção de desenvolvimento de liderança é a Academia Youleader. Trata-se de um programa de desenvolvimento completo e que pode ser realizado online para a capacitação do gestor, abordando as características do líder para o mundo atual:

  • Liderança inspiradora;
  • Atingindo resultados;
  • Conquistando o melhor das pessoas;
  • Construindo excelentes equipes.

Além das aulas e exercícios, o conteúdo é conectado aos desafios da empresa, bem como se utiliza de vídeos, artigos científicos e filmes sobre liderança, entre outras formas de extensão. É uma capacitação que se diferencia do ensino tradicional em sala de aula, estando sintonizado com a prática e problemas reais de gerir uma equipe.

Ao lado disso, a empresa pode optar por workshops voltados para assuntos mais pontuais, como diversidade, gestão emocional e protagonismo. Em ambas as iniciativas, já contamos com mais 500 empresas participantes e mais de 19 mil pessoas impactadas.

Conheça agora mesmo as soluções da Youleader para sua empresa e torne a sua equipe ainda melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se