Por: Claire Hastwell

Gerente de Conteúdo GPTW

Por: Claire Hastwell

Gerente de Conteúdo GPTW

29 novembro, 2023 • 9:00

Procurando maneiras de melhorar a contratação e retenção de funcionários temporários? A nossa investigação oferece estratégias inteligentes para engajar e motivar funcionários sazonais, especialmente no setor de varejo e hotelaria.

A temporada de contratações de fim de ano está chegando, apresentando desafios únicos para quem trabalha em setores sazonais.

A hotelaria e o varejo têm algumas das taxas de desistência mais elevadas de qualquer indústria nos EUA, e este ano as empresas estão calculando seus orçamentos para contratações temporárias tendo em conta uma maior inflação e redução dos gastos dos consumidores.

Estes dois fatores combinados tornam ainda mais importante que os empregadores considerem a forma como abordam o emprego sazonal. Você não quer se esforçar para contratar alguém que pode sair antes do final da temporada — especialmente quando você tem recursos limitados para contratar novamente.

Aqui estão cinco dicas para gerenciar funcionários sazonais este ano.

As 5 maneiras de engajar e motivar funcionários sazonais

1. Conecte funcionários sazonais a um propósito

Os funcionários sazonais ainda querem se sentir conectados ao negócio. Infelizmente, a maioria dos gestores foca em treinar imediatamente esses funcionários nas suas tarefas e não dedica tempo a explicar a missão ou visão da empresa. Como resultado, eles se concentram apenas na tarefa.

Sem ligação com a empresa, o trabalho é transacional. Os funcionários contratados, portanto, não dão mais do que o explicitamente declarado no seu contrato.

Os líderes que dedicam tempo para explicar o panorama geral e por que o trabalho é essencial, obterão melhores resultados e verão funcionários mais motivados. Também pode ser uma estratégia de recrutamento poderosa, pois é mais provável que você atraia os funcionários certos quando eles sabem que ingressarão em algo que é mais do que “apenas um emprego”.

Na verdade, o nosso estudo sobre a força de trabalho de 2023, descobriu que associar o propósito ao trabalho é um fator crucial na retenção de funcionários, especialmente durante os períodos de contratação de férias. Quando os funcionários sentem que seu trabalho tem significado, eles têm 2,7 vezes mais probabilidade de permanecer na organização.

2. Dê as boas-vindas aos funcionários sazonais como membros plenos da equipe

De todos os comportamentos de liderança de alta confiança, ser receptivo aos novos membros da equipe é o que mais influencia a retenção de funcionários. De acordo com a nossa pesquisa, quando um líder é acolhedor, os funcionários têm quatro vezes mais probabilidade de permanecer.

No entanto, no processo de contratação de funcionários sazonais, é comum que os empregadores ignorem a importância de integrá-los à cultura da empresa, muitas vezes apressando-se na integração.

“Quando alguém ingressa na sua organização, você deve garantir que essa pessoa saiba que você estava a espera dela — e que mal podia esperar que ela chegasse”, explica Michael C. Bush, CEO da Great Place To Work (USA).

Considere dedicar um colega de trabalho para fazer com que os funcionários sazonais se sintam bem-vindos e conectados com os demais ou leve-os para almoçar para responder a perguntas. Se a função for remota, uma videochamada pode ajudar muito na formação de uma conexão.

3. Informe aos funcionários sazonais que há oportunidade de crescimento

Embora possam ser de curto prazo, mesmo os funcionários sazonais devem ser considerados na sua estratégia geral de gestão de talentos.

Existe a possibilidade de regressarem ano após ano ou poderão tornar-se empregados em tempo integral no futuro? Embora seja improvável que você possa oferecer uma posição a cada funcionário que o impressiona, você pode divulgar que há oportunidades disponíveis.

Isto não só pode motivar os funcionários sazonais a fazerem o melhor trabalho possível, como também faz com que os gestores pensem neles como mais do que apenas um trabalho momentâneo.

4. Reconheça o excelente trabalho entre a equipe sazonal

Reconhecer os esforços da sua equipe é fundamental para reter funcionários sazonais; todos querem se sentir valorizados e saber que suas contribuições são valiosas.

Deixe os colaboradores sazonais saberem quando estão fazendo um bom trabalho e que você os considera uma parte valiosa de sua equipe. A criação de uma cultura de reconhecimento também deve incluir sua equipe temporária!

Sempre que possível, convide-os para eventos e reuniões da empresa, especialmente se estiverem trabalhando no local. Envie-lhes cartões comemorativos ou notas pessoais. À medida que os colaboradores sazonais recebem a sua gratidão e a oportunidade de vivenciar a cultura da empresa, eles se sentirão mais engajados e motivados para dar o melhor de si.

5. Seja flexível

Se você impor muitas restrições aos horários de um funcionário contratado, ele poderá perder a motivação ou ficar frustrado. Embora seja difícil ser flexível no varejo ou na indústria, é mais fácil fornecer aos funcionários do escritório a flexibilidade necessária para buscar as crianças na escola ou participar de eventos de férias.

Pergunte antecipadamente aos seus funcionários e colaboradores sazonais sobre o horário ideal e tente fazê-lo funcionar. Mas o mais importante é respeitar o direito deles ao tempo pessoal, e não presumir que eles estarão sempre livres para participar de seus projetos quando você precisar.

Adicione a certificação Great Place To Work às suas soluções de contratação de colaboradores para temporários

Incorporar a certificação Great Place To Work em sua estratégia de contratação de pessoal para o período de férias pode ser benéfico.

Ao demonstrar a dedicação da sua empresa em promover um excelente ambiente de trabalho para todos, incluindo o pessoal sazonal, você pode aumentar a sua capacidade de reter esses trabalhadores não apenas para a temporada atual, mas possivelmente também para as futuras.

Engajar e motivar funcionários sazonais pode ser um desafio para as organizações que não estão preparadas com estratégias e ações.

Aproveita a visita para entender os detalhes sobre o clima organizacional e os impactos que os colaboradores tem sobre eles.

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