Por: Great Place To Work®

Por: Great Place To Work®

9 julho, 2024 • 2:14

A avaliação 180 graus é uma ferramenta estratégica usada para medir e melhorar o desempenho dos colaboradores em uma organização. Assim, este método pode ser considerado um dos mais relevantes no processo de desenvolvimento de equipes.

Para eficácia verdadeiramente positiva, equipes de gestão e lideranças devem entender os objetivos da metodologia. Além disso, devem encontrar os melhores caminhos para criar planos de desenvolvimento focados no crescimento das pessoas e nos resultados da empresa.

O que é avaliação 180 graus?

A avaliação 180 graus é uma ferramenta de avaliação de desempenho utilizada nas para medir a eficácia e o desempenho dos membros a partir da perspectiva de:

  • Suas lideranças diretas;
  • Pares em um mesmo nível hierárquico;
  • Sua autoavaliação.

O modelo recebe este nome porque cobre uma gama de 180 graus nas relações interpessoais do membro da equipe na organização. Assim, número “180” simboliza metade de um círculo completo (360 graus), indicando que o feedback provém das pessoas diretamente “acima”.

Do mesmo modo que a liderança avalia, ela também pode ser avaliada durante o processo. Dessa forma, tudo vai depender dos objetivos definidos no início do planejamento, guiando o processo avaliativo.

Para que serve a avaliação 180 graus?

Por si só, a avaliação de desempenho tem o objetivo de analisar o nível de atendimento de uma pessoa do time a determinadas competências pré-definidas pela empresa como relevantes para:

  • Seu cargo;
  • Sua equipe;
  • Os objetivos organizacionais.

No entanto, todo processo de avaliação de desempenho sempre parte do pressuposto de que o membro da equipe está sendo observado a partir de um determinado ponto de vista. No caso da avaliação 180 graus, a percepção de uma liderança sobre um integrante.

Assim, quando aplicamos este modelo, é identificar as forças e áreas de desenvolvimento dos membros da equipe. Afinal, ele realiza uma comparação entre as percepções da pessoa avaliada sobre si e de sua liderança sobre o seu desempenho.

A partir dessa comparação, é possível entender em quais pontos os resultados das visões de avaliado e avaliador estão alinhadas, bem como em quais fatores eles estão se distanciando.

Isso permite que as duas percepções sejam confrontadas e analisadas em conjunto, permitindo que o feedback e plano de desenvolvimento — sempre o passo seguinte à avaliação — sejam construídos em colaboração.

Qual a diferença entre avaliação 180 e 360 graus?

A diferença entre a avaliação 360 graus e a 180 graus está nas fontes de feedback utilizadas. Na avaliação 180, o feedback vem principalmente de gestores diretos e do próprio membro, podendo também incluir pares.

Já a avaliação 360 graus inclui, além desses, feedback de subordinados e, frequentemente, de clientes externos, oferecendo uma visão mais abrangente do desempenho do membro da equipe a partir de múltiplas perspectivas.

Assim, enquanto a avaliação 180 graus foca em interações diretas, a 360 graus proporciona um entendimento mais abrangente do impacto do comportamento do integrante na organização.

No entanto, é importante lembrar que, para os dois modelos de avaliação, a empresa deve fornecer um formato de aplicação estruturado e direcionado para as competências da pessoa avaliada.

Do mesmo modo, avaliadores devem receber o treinamento necessário para que suas análises não sejam enviesadas, garantindo os melhores resultados em todo o processo.

É importante destacar este ponto porque, em diversos cenários, as pessoas não sabem avaliar, ser avaliadas ou mesmo receber uma avaliação da melhor maneira. Desse modo, é essencial que o RH desenvolva uma metodologia e preparo adaptados para as necessidades da organização no cenário em questão.

Quais os benefícios desse tipo de avaliação?

A avaliação 180 graus oferece vários benefícios em uma organização, ajudando tanto na gestão de desempenho quanto no desenvolvimento profissional dos membros do time por meio de impactos como:

  • Melhoria da comunicação entre lideranças e membros do time;
  • Facilita o desenvolvimento profissional contínuo;
  • Reduz conflitos por meio do alinhamento claro de expectativas;
  • Promove uma cultura de feedback construtivo;
  • Contribuição para um ambiente de trabalho mais motivador e satisfatório;
  • Reforço do compromisso da organização com o crescimento das pessoas.

Como aplicar a avaliação 180 graus?

É importante lembrar que não existe um modelo padronizado e imutável para a avaliação 180 graus. Desse modo, existem ações que podem auxiliar no processo de construção do modelo para cada empresa, considerando as particularidades de casa cenário.

Planejamento de todas as etapas a serem avaliadas

No planejamento inicial, o RH deve precisa definir alguns fatores antes de partir para a elaboração dos formulários. Assim, eles devem responder a algumas perguntas, como:

  • Quais são os nossos objetivos com a avaliação?
  • Quais critérios serão considerados na metodologia?
  • Como podemos mensurar os resultados de forma quantitativa e qualitativa?
  • Qual o melhor instrumento a ser aplicado conforme o perfil da nossa empresa?
  • Como serão definidos os ciclos de avaliação? Qual a periodicidade adequada?

A partir das respostas para estes questionamentos, a gestão terá a base para guiar as novas estratégias e ações.

Orientação aos líderes

Para orientar líderes na aplicação eficaz da avaliação 180 graus, é fundamental iniciar com treinamentos detalhados que expliquem o processo de avaliação e a importância de um feedback baseado em comportamentos. Assim, a inclusão de exercícios práticos como role play é essencial para os líderes praticarem a entrega de feedback.

Além disso, deve-se fornecer ferramentas de apoio como guias e listas de verificação para facilitar as sessões de feedback e manter registros.

E um sistema de avaliação contínua do treinamento ajuda a monitorar a eficácia dos líderes, garantindo a aplicação correta das técnicas aprendidas e promovendo um ambiente de desenvolvimento e feedback construtivo.

Desenvolvimento do formulário

Partindo para a construção do formulário, é importante lembrar que aqui são considerados pontos específicos e relacionados ao quadro de atividades da pessoa e de sua determinada função.

Desse modo, o formulário de avaliação 180 grau deve ser construído de forma personalizada, baseando-se em:

  • Competências;
  • Responsabilidades;
  • Expectativas;
  • Resultados a serem atingidos;
  • Habilidades comportamentais.

Para esta construção, um excelente ponto de partida é a análise do documento de descrição de cargo da função. Desse modo, o membro da empresa será avaliado conforme o que é esperado das suas atividades, diminuindo os riscos de avaliações generalizadas e imparciais.

Aplicação da avaliação

Antes de iniciar o ciclo de avaliação, é crucial definir claramente os prazos de início e finalização. Estes prazos devem ser comunicados a todos os envolvidos para garantir que haja tempo suficiente para completar todas as etapas do processo de avaliação sem pressa.

No início do ciclo de avaliação, é importante que todos os participantes estejam cientes dos critérios de avaliação, da importância do processo e de como preencher os formulários adequadamente.

Após a conclusão dos formulários, eles são coletados e os dados são analisados. E esta análise deve ser feita de maneira sistemática para identificar tendências, áreas de forte desempenho e áreas que necessitam de melhoria.

Como todo processo de avaliação de desempenho deve ser seguido de um feedback, lideranças devem estar preparadas para oferecer retornos positivos e pontuar melhorias conforme os resultados.

Aplicação de feedback positivo

A aplicação de feedback positivo é uma etapa essencial no processo de avaliação de desempenho por motivar e reforçar os comportamentos e práticas benéficos para a organização.

Inclusive, pesquisas já destacaram que o feedback positivo tende a aumentar em até 2,4 vezes o engajamento de equipes. Assim, esta é uma prática que não deve ser desconsiderada nos processos de gestão e liderança.

Além disso, no estudo 150 melhores empresas para se trabalhar, desenvolvido pelo GPTW, foi constatado que quando o assunto é feedback, o melhor é não poupar em quantidade e qualidade: quanto mais feedbacks recebidos no ano, maior é o Trust Index™ (índice de confiança).

Assim, antes de iniciar as sessões de feedback, os gestores devem preparar-se revendo os resultados da avaliação e identificando pontos específicos de desempenho que merecem reconhecimento. É importante ter exemplos concretos e dados para apoiar cada ponto de feedback positivo.

Além disso, personalizar o feedback para cada pessoa, relacionando os elogios às suas metas pessoais e profissionais, demonstra que a liderança valoriza o desenvolvimento individual.

Aplicação das ações identificadas

Baseado no feedback e nas áreas de melhoria identificadas durante a avaliação, é preciso desenvolver planos de ação detalhados para cada membro da equipe. Essas estratégias devem incluir objetivos específicos, claros e mensuráveis, além de etapas concretas para alcançá-los, o já conhecido PDI (plano de desenvolvimento individual).

Também estabeleça um cronograma de revisões regulares para acompanhar o progresso dos membros da equipe em relação aos seus planos de ação. Essas revisões podem ser mensais, trimestrais ou semestrais, dependendo dos objetivos estabelecidos.

Como a avaliação 180 graus ajuda a melhorar o clima organizacional?

Um dos principais benefícios da avaliação 180 graus no clima organizacional é o seu impacto no reconhecimento dos membros da equipe. Ao destacar as áreas de melhoria e reconhecer as conquistas e o desempenho positivo, a avaliação motiva os membros da equipe, mostrando que seus esforços são vistos e valorizados.

Assim, esse reconhecimento contribui para o aumento da motivação e da satisfação no trabalho, fatores essenciais para a retenção de talentos e a redução da rotatividade de pessoa.

No entanto, além da própria avaliação 180 graus, existem outras frentes que o RH deve analisar para estimular o desenvolvimento de um bom clima organizacional na empresa. E é aqui que a gestão de pessoas deve contar com o apoio de especialistas no tema.O Great Place to Work é uma autoridade global em cultura de trabalho e clima organizacional. Assim, as empresas que recebem certificação GPTW são reconhecidas por criar ambientes excepcionalmente positivos. E se você está buscando ações para a construção de um ambiente de trabalho positivo, conheça o GPTW.

Crédito da imagem: Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se