Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas no GPTW

Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas no GPTW

8 setembro, 2022 • 12:17

Ao assumir um cargo de liderança muitos desafios chegam e a resolução de problemas é um deles. Por isso, para que a gestão de pessoas seja eficiente, é necessário se atentar para o relacionamento entre pessoas.

É preciso identificar possíveis conflitos, ruídos na comunicação e, sobretudo, a percepção que os liderados têm da sua liderança. Tudo isso é essencial para que a equipe tenha um desempenho excelente na entrega dos resultados.

Neste post, trazemos uma reflexão sobre alguns problemas que podem surgir na rotina de trabalho, e o papel da liderança nesse contexto. Continue lendo e conheça caminhos para lidar com essas questões e assim garantir um ambiente saudável e produtivo para todos!

Quais os principais problemas no relacionamento entre pessoas na organização?

Em uma empresa, os problemas acontecem todos os dias, sejam relacionados ao negócio ou à gestão de pessoas. Muitos são fáceis de solucionar e não chegam a afetar o desempenho diário ou os resultados.

No entanto, quando os conflitos se tornam maiores, transformando as relações e o clima do ambiente de trabalho, é momento de a liderança agir. Vamos analisar alguns desses problemas e seus possíveis impactos!

Desentendimento entre colaboradores

As pessoas são diferentes em diversos aspectos e no ambiente de trabalho podem se estranhar com o jeito de ser e se comportar em meio às atividades. Esse é um problema comum, mas que pode causar impactos graves e interferir nos resultados.

Uma rusga momentânea é tolerável, mas quando os desentendimentos se tornam frequentes, é preciso intervenção da liderança e até mesmo do RH.

Quanto mais intensas e prolongadas as discussões, pior para o relacionamento interpessoal, pois os colegas podem se ver obrigados a escolher um lado e isso causar uma ruptura na equipe.

Colaborador insatisfeito com as demandas solicitadas

Nem sempre os processos e atividades do dia a dia são agradáveis, mas precisam ser executados, pois fazem parte de um projeto. No entanto, em um time pode existir aquele colaborador que raramente está satisfeito com o trabalho que realiza e faz constantes reclamações sobre as demandas.

Em casos como esses, é importante entender os motivos da insatisfação para tomar ações que sejam efetivas na resolução do problema, visto que, reclamações de colaboradores insatisfeitos podem ter fundamentos válidos que podem prejudicar não apenas as pessoas, mas a própria empresa, como podem também se tratar de decepções pessoais, devido a expectativas frustradas, por exemplo. 

Clareza nos objetivos

Se as pessoas não sabem o que precisa ser feito, terão dificuldades de enxergar as prioridades e manter as atividades em dia. Quando isso ocorre, o burburinho dos bastidores é de que não existe planejamento e apoio da liderança na condução dos processos.

Dessa forma, o relacionamento entre elas, passa por um desgaste natural, devido à falta de comprometimento e motivação para dar continuidade a atividades que nem sabem por que estão executando.

Objetivos divergentes

Um ponto de grande relevância para garantir um ambiente harmonioso e saudável no relacionamento é que os objetivos de todos — colaboradores e empresa — precisam estar alinhados.

A falta de conexão, nesse sentido, leva a desacertos sobre a forma de conduzir um projeto, executar um processo ou realizar uma atividade. As pessoas não se entendem, pois, não seguem na mesma direção, tampouco enxergam os mesmos propósitos.

Como resolver conflitos gerados entre pessoas da organização?

Os problemas, ainda que pequenos, sempre trarão desgastes para a liderança, uma vez que, de modo geral, é a figura a quem a equipe sempre irá recorrer em busca de soluções — o líder funciona como um para-raios canalizador das adversidades.

Todos esperam respostas satisfatórias para eliminar as adversidades em um passe de mágica. No entanto, na prática, não é assim que funciona, visto que muitos problemas têm origem nos relacionamentos.

Logo, é preciso trabalhar alguns aspectos preventivamente para que diante de problemas e divergências, todos se unam para encontrar uma boa saída, em vez de cada um ter uma percepção individual sobre as ocorrências.

Como as lideranças podem se posicionar diante dos problemas? Selecionamos algumas dicas para fomentar o bom relacionamento entre pessoas, com talentos mais engajados e participativos!

Identificar a origem dos problemas

Uma das primeiras ações da liderança é saber de onde se originam os problemas, ou seja, se de pessoas ou processos. As medidas adotadas são diferentes, dependendo de como os conflitos se desencadeiam e se reproduzem dentro da empresa.

Enquanto os processos precisam ser revistos e reorganizados, as pessoas podem passar por treinamentos, reformulação das atividades ou até mesmo mudança de departamento para adequar melhor as habilidades e competências.

Fornecer feedbacks constantes

O feedback é uma excelente maneira das pessoas saberem onde estão acertando e errando. Quanto mais regulares forem os retornos, mais alinhados serão os processos, na perspectiva do líder em relação ao que ele espera de seus liderados.

Em contrapartida, esta liderança pode também aproveitar a oportunidade para ouvir das pessoas, suas percepções sobre a empresa, a gestão e as atividades que executa — esse é um momento importante para visualizarem juntos, os pontos fortes, fracos, bem como as oportunidades de melhoria.

Conhecer bem a equipe

Muitos atritos acontecem porque líderes não conhecem bem as pessoas que lideram — sua cultura, personalidade, conhecimentos, habilidades, competências etc. — e têm dificuldade para administrar um problema quando este envolve mais de uma pessoa.

Como cada pessoa pode reagir a estímulos diferentes de diferentes maneiras, cabe a liderança ter uma percepção mais aguçada sobre o comportamento da sua equipe.

Por isso, nos últimos tempos as soft skills têm sido tão valorizadas quanto as hard skills de modo que a liderança conheça bem algumas características e use-as a favor da minimização do problema gerado.

Melhorar a comunicação entre equipes

A comunicação é uma das mais importantes aliadas da gestão, pois unifica a informação fazendo com que com que todos tenham acesso a um mesmo conteúdo. No entanto, muitas empresas e lideranças pecam por não tratá-la adequadamente, gerando falhas.

Estabelecer canais adequados e usar de uma comunicação que deixe todos na mesma página é a melhor forma de aprimorar o relacionamento entre pessoas, deixando a todos na mesma página acerca do que precisa ser feito. Quanto melhor e mais transparente a comunicação, menores serão os ruídos, as dúvidas e os conflitos.

Definir bem os processos

Processos não definidos geram dúvidas, erros e retrabalho, pois, se a equipe não tiver um bom direcionamento, executará as atividades de modo aleatório. Essa conduta coloca em risco a qualidade das entregas, além de comprometer a imagem da empresa junto aos clientes, fornecedores e todos aqueles que se relacionam com o negócio.

Um processo bem definido exige planejamento, organização das prioridades e, sobretudo, a participação das equipes na construção do melhor formato de trabalho. Líderes que apenas demandam sem envolver os profissionais, terão dificuldades em médio prazo de alcançar os resultados almejados.

Escutar as pessoas

Apesar do conhecimento e preparo da liderança para gerenciar processos e pessoas, quem está na operação diária tem mais condições de saber o que pode ou não dar certo. Por isso, escutar o que estas pessoas têm a dizer pode evitar uma série de problemas.

Muitos líderes pecam em atuar no modo “eu mando e você obedece”, já que para pensar estrategicamente precisa confiar na execução da equipe. Muitas soluções são simples e nascem da visão de cada profissional acostumado a lidar com as variações na rotina.

Não é difícil manter um bom relacionamento entre pessoas desde que a liderança esteja disposta e preparada a estimular um ambiente de colaboração e troca. A liderança exerce influência e deve servir de exemplo para os liderados e como tal, precisa ter uma postura sempre otimista, inovadora e envolvente.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar a visita para conferir mais um artigo, dessa vez sobre como fazer a gestão de conflitos no ambiente de trabalho!

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