Por: Great Place To Work®

Por: Great Place To Work®

28 abril, 2020 • 10:00

Ted Talks são pequenas e rápidas conferências que têm o objetivo de disseminar ideias sobre temas diversos e que podem servir para estimular o desenvolvimento e a capacitação dos profissionais de uma empresa.

O investimento na capacitação profissional para desenvolver competências é um excelente recurso de gestão para muitos líderes que se preocupam com as suas equipes e desejam construir um excelente lugar para trabalhar.

Muitas empresas investem em cursos, palestras, seminários, mas sabemos que nem sempre é possível a participação presencial, por isso, as Ted Talks são ótimas alternativas para levar o conhecimento até os profissionais e impulsionar o aprimoramento de seus hábitos e habilidades.

O objetivo deste artigo é mostrar como a tecnologia tem sido uma aliada da gestão de pessoas e que é possível oferecer capacitação de qualidade por meio das miniconferências.

Confira 5 Ted Talks e suas diferentes abordagens sobre assuntos que se complementam e ajudam na formação dos profissionais de diversos segmentos. Boa leitura!

O que são as Ted Talks?

Você provavelmente já deve ter assistido uma Ted Talks, mas, apesar de ser um termo já muito popular atualmente, você sabe qual é o significado e propósito das Ted Talks? A título de curiosidade, trouxemos essas informações para você. Veja a seguir.

TED é a sigla para as palavras em inglês Technology, Entertainment, Design, que em português conhecemos como Tecnologia, Entretenimento e Planejamento. Talks em português significa conversas.

Quando falamos das diversas abordagens é para isso que as Ted Talks são criadas. Uma série de conferências rápidas, desenvolvidas e realizadas para compartilhar as várias ideias no contexto do seu significado.

Abrangendo temas variados, o objetivo está em levar o conhecimento em um âmbito mundial, a profissionais de todas as áreas e segmentos. As palestras têm como personagens principais figuras influentes.

São profissionais especializados em áreas como negócios, tecnologia, ciência, educação, entretenimento e mais.

As conferências são legendadas em mais de 100 idiomas e duram em média de 14 a 18 minutos, mas não precisam mais do que isso para passar uma mensagem consistente, esclarecedora e educativa.

Os discursos, invariavelmente, são inspiradores e convidam a todos que assistem, a se desafiar, provocar mudanças e melhorar os aspectos mais relevantes para desempenhar um trabalho ainda mais significativo em suas respectivas organizações.

O papel de todo gestor é promover melhoria contínua em seus times, por meio de um melhor desenvolvimento das hard skills e das soft skills, cumprindo a função de líder engajador de seus colaboradores.

5 Ted Talks focadas na gestão e desenvolvimento de pessoas

Antes de defender uma ideia ou um conceito e implementar qualquer ação de impacto sobre a equipe, o gestor deve investir no próprio conhecimento. A preparação é uma forma inteligente de adquirir propriedade e segurança para compartilhar com seus liderados.

Selecionamos alguns vídeos interessantes para você assistir e colocar seu conteúdo em prática. Bom aprendizado!

1. Como criar a melhor empresa para trabalhar – Cauê de Oliveira

Pós-graduado em Gestão de Pessoas com ênfase em Liderança Organizacional e graduado pelo Centro Universitário SENAC de São Paulo em Administração de Hotelaria, o Cauê Oliveira, atua desde 2011 no Great Place To Work e é o Diretor de Capacitação.

Sua trajetória de sucesso na organização teve início nos diversos trabalhos de consultoria de gestão de pessoas, auxiliando diversas empresas a transformar seus ambientes de trabalho.

Com experiência em pesquisas quantitativas e qualitativas e avaliação de práticas de gestão de pessoas, sempre trabalhou com grupos focais, apresentações, treinamentos e workshops, o que talvez justifique sua habilidade em educar as pessoas e profissionais para buscarem melhores desempenhos.

Nesse Ted Talk com duração de 14:22 minutos, Cauê aborda a questão levantada por muitas empresas que desejam saber como se tornar um excelente lugar para se trabalhar.

Em poucos minutos ele consegue, através de histórias pessoais e profissionais, desenvolver o tema explicando que o trabalho ao lado de grandes líderes o fez perceber o quanto são capazes de direcionar as pessoas, impactar um ambiente e alcançar excelentes resultados.

2. A nova era da Touchnologia – Cauê de Oliveira

Nesse Ted Talk, Cauê de Oliveira tem um desafio ainda maior. Depois do sucesso do primeiro vídeo ele foi desafiado a falar sobre como as melhores empresas tratam e entendem a liderança em um mundo cada vez mais tecnológico, em que as máquinas estão substituindo a mão de obra humana.

Ele explica de forma bem-humorada o que é como funciona a nova era da Touchnologia. Veja no vídeo abaixo.

3. O novo significado do Trabalho – Alexandre Pellaes

Mestre em Psicologia do Trabalho pela USP, MBA em Gestão de Negócios do ITA e ESPM e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA/SAP, Alexandre Pellaes é palestrante, pesquisador e já foi duas vezes capa da Revista Você S.A

Com atuação em empresas nacionais e multinacionais, públicas e privadas, gigantes e startups, já desenvolveu muito trabalho ao longo dos 20 anos de carreira.

Sua dedicação posterior ao estudo e desenvolvimento de novas práticas de trabalho, passou a ajudar pessoas e empresas a terem uma relação mais saudável e de produtividade.

São esses assuntos que ele desenvolve em seu Ted Talk de 17:03 minutos falando sobre a relação das pessoas com o trabalho, além dos modelos de gestão e as diversas consequências, com insights sobre como o sentido do trabalho pode ser mudado com a atuação das pessoas.

Ficou curioso para saber a resposta? Assista o vídeo e confira.

4. Diversidade para Inovar – Adriana Ferreira

A Adriana Ferreira, líder de Diversidade & Inclusão na IBM América Latina, ingressou aos 38 anos na companhia como estagiária da área de gestão de pessoas, depois de ter trabalhado como comissária de bordo e decidido começar de novo e ressignificar sua carreira.

Ela é a responsável pela estratégia de inclusão e engajamento, liderando o programa de inclusão de pessoas com deficiência em cinco países. Trabalha nos direitos pelas causas LGBT e no empoderamento de mulheres na tecnologia.

Além de pós graduada em Psicologia Organizacional e formada em Gestão de Pessoas é representante do Comitê Gestor do Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, e conselheira do GAMES (Government Affairs, Media, Entrepreneurs & Supporters).

O Ted Talk de Adriana Ferreira vem mostrar toda a vivência do poder transformador da Diversidade e Inclusão, tanto no ambiente corporativo, quanto na vida pessoal. Ela diz que seu propósito de vida é trabalhar com e para as pessoas.

A palestrante defende que a diversidade sozinha não traz inovação, mas que junto com outros fatores pode levar à inovação que não precisa ser, necessariamente tecnológica, mas uma inovação de ideias e da maneira de pensar e agir do formato das novas famílias.

A reflexão sobre a crença das pessoas nos modelos predefinidos de vida e a intolerância ao diferente e diverso é o tema central desse vídeo.

Com relatos da experiência como comissária, o respeito que aprendeu a desenvolver pelas pessoas nesse período, sua trajetória de mudança completa na carreira e o exemplo claro de preconceito na fala de um taxista, Adriana fortalece a ideia de que a diversidade não inova se as pessoas não se sentirem realmente incluídas pelo seu potencial e skills.

5. O poder de escutar – William Ury

O antropólogo americano, William Ury, especialista em negociação é também autor de diversos livros. Co-fundador do Harvard Program on Negotiation, ajudou na fundação da Rede Internacional de Negociação com o ex-presidente Jimmy Carter.

Seu trabalho é mediar negociações e situações de conflito, como desavenças empresariais, guerras civis, brigas familiares, etc. Ele diz que negociar é a oportunidade de encontrar soluções criativas, de forma coletiva.

Foi ele o responsável pelas negociações de conflito no Grupo Pão de Açúcar, entre Abílio Diniz e o grupo francês Casino.

O Ted Talks de William Ury fala sobre a importância da comunicação e o poder de escutar, seja nas negociações, nas relações entre pessoas ou nas resoluções dos mais variados conflitos.

Para ele, a dificuldade de ouvir, pode tornar tudo mais complexo e a escuta deve ser priorizada para que se entenda o lado do outro, se conecte com as outras pessoas e se dê o exemplo, para que outras também saibam escutar.

O exercício da escuta desenvolve confiança e respeito entre as pessoas. Desejar saber o que o outro tem a dizer é um ato de humildade que permite identificar e atingir os interesses e motivações em uma negociação ou mediação de conflitos.

Se quiser entender mais sobre o assunto, assista ao vídeo.

Trouxemos neste artigo apenas alguns dos milhares de Ted Talks sobre gestão de pessoas. Em cada um você terá a oportunidade de aprender e desenvolver boas ideias para aplicar na sua empresa e na sua equipe — são grandes fontes de conhecimento que devem ser multiplicados.

Se você gostou deste conteúdo leia o artigo “O líder influencer e o efeito manada” para ficar ainda mais por dentro do assunto e ter diversos materiais para compartilhar com o seu time!

 

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