Por: Cauê Oliveira

Diretor da Youleader Brasil - Empresa do Ecossistema Great People, parceira do GPTW

Por: Cauê Oliveira

Diretor da Youleader Brasil - Empresa do Ecossistema Great People, parceira do GPTW

17 agosto, 2022 • 11:04

Você tem como melhorar o clima organizacional por meio de ações de liderança. Liderar é um pilar para acompanhar e promover melhorias em prol do bem-estar das pessoas, resultando em consequências positivas para as empresas.

Na prática, o clima organizacional representa a percepção dos colaboradores sobre como é trabalhar na organização. E, se pensarmos que o principal ponto de contato entre a pessoa e a empresa é a liderança, não dá para separar os dois temas.

Neste conteúdo, reunimos 6 ações de liderança para melhorar o ambiente e a experiência no trabalho. Continue a leitura e coloque as dicas em prática!

1. Promova a diversidade e inclusão

As ações de liderança começam em entender que as pessoas são diferentes entre si. Precisamos criar um ambiente aberto, em que todos tenham igual respeito e consideração, se sentindo confortável para ser quem são, ao mesmo tempo que tenham suas particularidades reconhecidas e valorizadas.

É um processo onde as lideranças devem estar atentas a dois aspectos: igualdade formal e material. No primeiro caso, estão situações em que tratamos todos da mesma maneira. No segundo, realizamos diferenciações nas condições, requisitos ou meios para criar igualdade no contexto específico.

Imagine, por exemplo, que um profissional retornou ao trabalho após longo período em auxílio-saúde. Se as metas dele forem exatamente iguais às demais, a pessoa que não vinha em atividade e teve perdas em relação à capacitação terá um obstáculo maior que os outros para atingir as expectativas. Perceba que a situação pede uma escolha entre igualdade formal (mesmo critério) e material (critério adaptado).

Também é importante entender nuances em relação à comunicação e ao estilo de liderança. Afinal, as pessoas podem reagir de maneira diferente à abordagem de um(a) líder.

Existem pessoas, por exemplo, que se sentem confortáveis em falar ao grupo, enquanto outras são mais reservadas. E a liderança precisa saber como abordar cada uma, segundo as diferenças.

Para ilustrar, alguém mais comunicador talvez precise de regras claras sobre momentos de falar e escutar, negociados antes mesmo da reunião. Já alguém mais tímido pode se sentir motivado a participar se você pedir uma opinião sobre algo que já está na mesa, em vez de pedir uma nova opção ou ideia.

Em síntese, considerar as diferenças e valorizá-las na sua abordagem vai tanto motivar as pessoas como melhorar o clima organizacional.

2. Tenha uma comunicação clara

A comunicação é uma das principais ferramentas de trabalho das lideranças. Não basta ter as melhores das intenções e preocupar-se genuinamente com a equipe, é preciso colocar isso em prática por meio da linguagem verbal e não verbal.

Essa comunicação deve ser assertiva. De maneira respeitosa, a liderança deve colocar claramente expectativas, instruções, feedbacks e outras informações relevantes. Aliás, é algo que evita ruídos de comunicação.

Uma técnica interessante para conseguir transmitir mesmo informações difíceis é a Comunicação Não Violenta.

Nela, descrevemos a situação de maneira neutra, separando sentimentos e necessidades do caso. Depois, realizamos um pedido, que seria como a pessoa precisa agir para atender as expectativas colocadas. No blog, há um e-book completo sobre a CNV.

3. Aposte numa cultura de feedbacks

Um dos aspectos mais importantes da comunicação para com os liderados é o feedback. Saber dar esse retorno é uma das melhores maneiras de melhorar o clima organizacional. Diversas objetivos podem ser alcançados assim:

  • transparência sobre o trabalho e desempenho do colaborador;
  • reconhecimento das entregas e realizações profissionais;
  • auxílio para o desenvolvimento individual;
  • alinhamento de expectativas.

Junto à fala, as lideranças precisam saber ouvir feedbacks dos liderados, fazendo a autocrítica sobre qual é a melhor abordagem para a equipe. Se souber absorver e olhar o lado construtivo deles, você pode tirar pontos de melhoria para a gestão de pessoas.

Além disso, a via de mão dupla permite construir uma relação de confiança para com os liderados, em que ambos se sentem à vontade para colocar suas necessidades e sugestões. O que vai impactar o ambiente de trabalho e o clima organizacional positivamente.

4. Incentive a integração e o respeito entre os colaboradores

As ações de liderança também precisam ficar atentas às relações entre os membros da equipe. Aqui, podemos usar um pouco de cada ferramenta já mencionada, como feedbacks e comunicação, para que as pessoas se respeitem, sejam leais umas com as outras e atuem colaborativamente.

As reuniões One on One, por exemplo, podem ser aplicadas para dar feedbacks e negociar regras de conduta (não interromper a fala dos colegas ou ser um pouco mais sucinto, são exemplos de pontos que podem ser abordados). Outra medida são as dinâmicas ligadas ao entrosamento e formação de equipes, há diversos tipos de jogos de team building que podem ser utilizados nesse sentido.

A colaboração pode ser incentivada com mudanças nos métodos de trabalho. No Design Thinking, por exemplo, temos um passo a passo para que a equipe chegue a soluções em conjunto, considerando diferentes pontos de vista e experimentando ideias.

Outra medida é realizar a gestão de conflitos. É natural que pessoas com diferentes experiências, valores e vivências entrem em colisão em certos momentos. A liderança é uma importante mediadora para que as divergências sejam colocadas de maneira construtiva, em vez de desgastarem a relação entre as pessoas e o clima organizacional.

5. Preserve o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Os cuidados com a saúde e bem-estar do colaborador são indispensáveis. Se as pessoas não estão bem, naturalmente isso pode se refletir em comportamentos, indisposição para trabalhar e má relação com os colegas. Logo, terá efeitos sobre o clima organizacional.

Entre as ações de liderança para promover o bem-estar, está manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Entenda que as necessidades e desejos dos liderados vão além de recompensas financeiras, e o trabalho não deve invadir e prejudicar outras áreas.

Nesse processo, dê atenção especialmente a carga de trabalho. Cobranças, tarefas, metas e horas extras excessivas, passam frequentemente despercebidos até que algo de errado aconteça, como atrasos nas entregas ou problemas de saúde do colaborador. Por isso, vale a pena deixar o tema no radar.

O respeito aos horários também faz a diferença. Evitar ligações e mensagens de trabalho fora do expediente, por exemplo, é um cuidado que as lideranças devem ter. Até porque, a vantagem que se imagina em acelerar essa comunicação terá um custo elevadíssimo em relação ao estresse e efeitos negativos no clima organizacional.

Em muitas situações, o colaborador pode ter receio de colocar suas demandas com medo de ser demitido ou perder oportunidades de crescimento na empresa. Por isso, é muito importante que essa iniciativa parta da liderança, perguntando e mostrando-se aberto a ouvir.

6. Desenvolva as competências para dar suporte às ações de liderança

Com base nas ações mencionadas, surgem necessidades de desenvolvimento. Não dá para apostar apenas nos poderes do cargo quando precisamos dar feedbacks, escutar o colaborador, adotar uma comunicação não violenta e incentivar a integração.

A liderança precisa ir além da produtividade individual, sendo uma influência positiva para que a equipe tenha protagonismo e performance. É importante estar em constante desenvolvimento, aprimorando competências para influenciar o clima organizacional de maneira mais positiva.

A Youleader é uma empresa especialista em desenvolvimento de liderança com mais de 25 anos de expertise dentro das melhores empresas para trabalhar no Brasil. Entendemos e acompanhamos os gaps e evolução das lideranças, com atualizações que acompanham as tendências do mercado. Conheça aqui um pouco mais sobre a empresa e como podemos te ajudar.

Com a devida capacitação, conseguimos entregar nosso melhor em cada uma das ações de liderança. Consequentemente, os colaboradores terão uma experiência mais positiva no trabalho, estando mais próximos de alcançar o melhor desempenho.

Para entender como mobilizar o time de gestores em busca desses resultados, complemente a leitura com o seguinte conteúdo: “A importância do alinhamento da liderança para um ambiente de trabalho fortalecido”!

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