Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas na GPTW

Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas na GPTW

29 julho, 2022 • 11:57

Uma cultura colaborativa é crucial para construir equipes e organizações de alto desempenho. Muitos colaboradores preferem trabalhar de forma colaborativa, mas fomentar o trabalho em equipe não é apenas fazer os colaboradores felizes. A colaboração bem-sucedida também gera melhores resultados de negócios.

Por exemplo, um estudo da i4cp, a principal empresa de pesquisa sobre capital humano, mostrou que organizações de alto desempenho são 5,5 vezes mais propensas a incentivar e recompensar a colaboração.

Ao trabalhar em conjunto de forma eficaz, vários colaboradores contribuem com sua experiência para alcançar sucessos compartilhados.

Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre cultura colaborativa!

Qual a definição de cultura colaborativa?

Ao buscar por “colaboração” no dicionário, você encontrará uma definição parecida com essa: “colaboração é uma situação em que duas ou mais pessoas trabalham juntas para criar ou alcançar a mesma coisa”.

Embora seja bem direta ao ponto, essa definição é um pouco limitada, pois não fornece detalhes sobre o contexto ou o ambiente necessário para uma colaboração bem-sucedida e ambos são ingredientes essenciais na criação de uma cultura colaborativa.

Simplificando, uma cultura colaborativa representa o conjunto de processos projetados para promover, facilitar e incorporar a colaboração no dia a dia de uma organização.

O que testemunhamos na maioria dos casos é que os indivíduos muitas vezes colaboram por necessidade de participar de algo maior ou pela falta de um processo estruturado.

Na maioria das vezes, isso levará a uma colaboração ineficaz, pois as partes envolvidas não têm um entendimento compartilhado das metas e objetivos comuns, não seguem necessariamente os mesmos processos e nem utilizam as mesmas ferramentas.

Mas como podemos garantir que tenhamos uma cultura colaborativa robusta e, mais importante, como podemos engajar a equipe nessa jornada? Acompanhe na sequência!

Quais os benefícios de uma cultura colaborativa?

Com uma cultura colaborativa, é mais provável que sua equipe se envolva em seu trabalho e aceite desafios que os levem ao próximo nível. Confira, a seguir, mais alguns benefícios!

Fomenta o interesse do seu time

Um dos principais indicadores de um ambiente de trabalho saudável e produtivo é o engajamento dos colaboradores. Aqueles que estão engajados com seu trabalho dobram suas chances de sucesso em relação aos não engajados.

Isso faz sentido, já que muitos de nós buscamos obter um propósito de nosso trabalho para nos sentirmos realizados e, quando encontramos esse propósito, isso pode nos levar a produzir nosso melhor trabalho de forma consistente.

Um ponto importante sobre estimular o interesse do seu time é que você pode incentivá-lo dentro de sua empresa sem nenhum custo extra. Em teoria, tudo o que é necessário é incutir a colaboração como um princípio central e estabelecer equipes que possam reunir ideias de vários colaboradores.

As evidências sugerem que os colaboradores são 2,6 vezes mais propensos a serem “totalmente engajados” ao trabalhar em equipe. Sendo assim, promover o trabalho colaborativo pode ser a melhor coisa a fazer para aumentar o envolvimento do seu time dentro da empresa.

Aprimora a produtividade

A colaboração eficaz resulta em reuniões mais produtivas. Com o trabalho em equipe proativo enriquecendo a cultura corporativa, os colaboradores precisam de menos reuniões, à medida que realizam suas tarefas e usam ferramentas para documentar o progresso do trabalho.

Além disso, quando as reuniões são realizadas, há um compartilhamento de informações mais proativo, mais envolvimento e mais apoio aos esforços de outras pessoas.

Aumenta a retenção

Qual é a melhor parte de ter colaboradores engajados? Trabalhadores mais felizes e realizados. Por que eles iriam embora se seu trabalho é satisfatório, sua equipe trabalha bem em conjunto e eles recebem o reconhecimento que desejam?

A colaboração estabelece a base para uma cultura mais aberta que mantém as pessoas leais e comprometidas com a organização, melhorando assim a retenção de talentos.

Melhora a rentabilidade

Depois de recrutar talentos de alto desempenho e construir uma cultura colaborativa e transparente, eles começam a trabalhar gerando ideias inovadoras que impulsionam sua empresa e impactam positivamente sua lucratividade.

Como construir uma cultura colaborativa?

Promover uma cultura de colaboração nem sempre é fácil. As organizações podem ter dificuldades para construir um ambiente colaborativo por causa de prioridades concorrentes e expectativas pouco claras.

Contudo, as organizações podem ter sucesso implementando esses seis componentes de uma cultura verdadeiramente colaborativa. Veja a seguir!

Priorize os relacionamentos

As pessoas são mais capazes de colaborar efetivamente com pessoas que conhecem e confiam, portanto, procure maneiras de facilitar relacionamentos fortes entre os membros da equipe.

Isso pode significar criar espaços físicos que promovam conversas casuais, implementar reuniões regulares de equipe (mesmo que sejam realizadas por videoconferência) ou agendar atividades divertidas para os membros da equipe se conhecerem melhor em um ambiente descontraído (como um happy hour).

Uma pesquisa da Gallup mostra que os colaboradores que têm relacionamentos valiosos no trabalho são muito mais engajados do que aqueles que não têm, além de serem mais motivados a tomar ações que beneficiem os negócios.

Em vez de renunciar a conversas sociais ou deixar de verificar com os colaboradores assuntos não relacionados ao trabalho, as lideranças organizacionais devem buscar oportunidades para se conectar com os colaboradores e incentivar a construção de relacionamentos — tanto entre os membros da equipe quanto entre eles e suas equipes.

Use as ferramentas certas

A tecnologia facilita a colaboração das equipes, estejam elas localizadas ao longo do corredor ou ao redor do mundo. O software certo pode facilitar uma cultura colaborativa que funciona para uma equipe específica. De acordo com um estudo realizado pela Alfresco, 83% dos trabalhadores do conhecimento dependem da tecnologia para colaborar.

Mas usar software para colaborar uns com os outros é apenas parte da equação: para construir uma cultura colaborativa, você precisa de uma solução de software que não apenas permita que os colaboradores trabalhem juntos, mas também quebre as barreiras específicas à colaboração que eles experimentam em seu trabalho diário.

Por exemplo, talvez um obstáculo apareça em atrasos de comunicação. Uma maneira de lidar com o tempo de resposta lento é mudar as conversas de e-mail para mensagens diretas, o que pode aumentar a velocidade e a conveniência de discutir tópicos virtualmente.

Promova uma mentalidade de liderança colaborativa

Os líderes que desejam que suas equipes trabalhem juntas de forma eficaz devem dar o exemplo de valorização de uma cultura colaborativa.

Isso significa que os gestores devem se comunicar com seus colaboradores, pedindo suas opiniões e ideias, bem como seus obstáculos que precisam ser resolvidos. Além disso, em vez de trabalharem sempre de forma independente, as lideranças também devem colaborar com outros membros da equipe.

Por fim, líderes devem dar um passo atrás e permitir que os membros da equipe tenham espaço para colaborar e interagir, em vez de microgerenciar cada iniciativa.

Identifique claramente os papéis

Uma organização com uma cultura altamente colaborativa deve ter uma estratégia de colaboração clara, incluindo objetivos específicos e funções definidas. Certifique-se de que os colaboradores em todos os níveis entendam suas responsabilidades ao trabalhar juntos e qual deve ser sua função na colaboração.

Por exemplo, sua organização pode querer deixar claro que a voz de todos os colaboradores será ouvida, mas nem todas as ideias podem ser implementadas e que as decisões finais cabem aos líderes da equipe.

Além disso, a colaboração não deve ser esperada apenas por colaboradores em determinados níveis dentro da organização. Organizações verdadeiramente colaborativas esperam trabalho em equipe em todos os níveis e em todos os departamentos e unidades de negócios.

Examine seu sistema de recompensas

Se a colaboração e o trabalho em equipe são componentes realmente valiosos da cultura de sua organização, esses elementos devem ser incluídos em seu sistema de recompensas.

Por exemplo, se um colaborador é recompensado por grandes resultados alcançados enquanto trabalhava como um “lobo solitário” em vez de colaborativamente, outros colaboradores questionarão se devem continuar tentando colaborar.

Em vez disso, concentre-se em recompensar equipes que trabalham bem juntas, iniciativas que alinham diferentes departamentos e resultados alcançados como resultado da colaboração.

Incentive o feedback

Provavelmente levará tempo e esforço para construir uma cultura colaborativa, incluindo paradas e partidas. Se as várias unidades de negócios de uma organização trabalham tradicionalmente isoladas umas das outras e os colaboradores trabalham regularmente sozinhos, criar hábitos de colaboração pode ser um desafio.

Reserve um tempo para pesquisar os colaboradores sobre como estão seus esforços de colaboração e forneça atividades de formação de equipe ou outros reforços para garantir que os colaboradores tenham as ferramentas e as informações necessárias para colaborar de forma eficaz e contínua.

Independentemente do seu time estar trabalhando de forma presencial, remota ou em um arranjo de trabalho híbrido, que é cada vez mais comum, a colaboração com colegas de trabalho continuará sendo vital para a força de trabalho moderna.

As empresas que trabalham para criar uma cultura genuína de colaboração, incorporando o valor do trabalho em equipe em tudo o que fazem, continuarão a ter o melhor desempenho.

Este post foi interessante para você? Continue a aprender sobre como fortalecer sua cultura organizacional lendo o artigo “Employee experience como propulsor da cultura organizacional”!

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