Por: GPTW

Por: GPTW

27 agosto, 2021 • 9:21

A educação corporativa é uma prática de grande impacto e relevância nas empresas que se preocupam em desenvolver seus colaboradores e assim, beneficiar o crescimento do negócio.

Com a educação corporativa a organização pode melhorar o desempenho dos seus colaboradores, aumentar a produtividade e alavancar o crescimento do negócio. Para atender às necessidades da rotina é necessário uma estratégia de aprendizagem eficiente e prática.

Dentre as ações desenvolvidas na gestão de pessoas, a ideia é promover eventos que estejam associados às atividades e processos contínuos, para que, cada vez mais, se aproximem dos objetivos traçados pela empresa.

Neste post, você vai conferir a importância do investimento na educação corporativa. Continue lendo para conhecer os formatos desse tipo de educação e as soluções disponibilizadas pelo GPTW para ajudar você a implementar a prática!

Por que investir em educação corporativa?

A melhor maneira de reter talentos é estimular o desenvolvimento para inspirá-los a se tornarem cada vez melhores em suas funções. Assim, eles terão mais chances de mostrar competências e crescer dentro da própria empresa.

A educação corporativa serve exatamente para promover um aprendizado contínuo, baseado no critério de que as possíveis deficiências, seja das equipes, das lideranças ou da empresa, podem estar associadas a habilidades e competências pouco ou mal desenvolvidas.

Seu desenvolvimento é orientado por 7 princípios e cada um deles serve de base para que seja um aprendizado construtivo e efetivo:

  • competitividade: a educação como desenvolvedora de habilidades que tornam as pessoas aptas a exercerem suas funções com excelência, conduzindo a empresa a um lugar de vantagem competitiva;
  • cidadania: estímulo ao desenvolvimento individual, coletivo, e social de cada pessoa;
  • conectividade: transmissão e compartilhamento do conhecimento utilizando a rede de relacionamento dentro e fora da empresa;
  • disponibilidade: aprendizagem e disseminação do conhecimento que independe do lugar e hora estabelecidos, prevalecendo a continuidade;
  • parceria: crescimento da empresa com o apoio de fornecedores e parceiros especializados;
  • perpetuidade: por meio da educação é possível gerir o conhecimento e a capacidade de criação, manutenção, transformação e transmissão das crenças e valores organizacionais.
  • sustentabilidade: educação como exercício de uma aprendizagem que reconhece e colabora com os princípios de manutenção de recursos naturais e desenvolvimento sustentável.

Uma educação bem planejada e estruturada para dar resultados, eleva o padrão de qualidade dos talentos, potencializando o crescimento organizacional. Dessa forma, todas as partes envolvidas saem ganhando, a julgar pela rentabilidade prevista para a empresa.

Seu maior objetivo é incentivar a busca pela melhoria, por meio da capacitação, da atualização e adequação das hard skills e soft skills. O incentivo nasce do levantamento de necessidades realizado pelo RH e deságua na aplicação das técnicas escolhidas.

A educação corporativa traz benefícios incontáveis para o negócio, já que concentra toda a atenção no aprimoramento dos processos, o que influencia o modo de ser e se comportar das pessoas.

É importante não restringir a educação corporativa à aplicação de técnicas de aprendizagem profissional, mas ampliar a visão, ou seja, encorajar os colaboradores a praticarem os valores difundidos na empresa, também no ambiente externo.

Quanto mais aplicada, mais a educação corporativa fortalecerá as relações de trabalho e aumentará a visibilidade da empresa no mercado. Podemos listar as mais importantes vantagens após as práticas educadoras:

  • desenvolvimento de novas habilidades e competências;
  • mais engajamento e motivação dos colaboradores;
  • lideranças mais bem desenvolvidas;
  • clima organizacional satisfatório;
  • atração e permanênciade talentos;
  • tomadas de decisão mais seguras;
  • confiabilidade;
  • Mais satisfação no trabalho;
  • consolidação da marca empregadora.

Quais são os formatos e benefícios da educação corporativa?

Existem algumas formas de promoção da educação corporativa que podem ser definidas de acordo com o tipo de negócio da empresa e expectativas em relação aos resultados. Entre as diversas técnicas, podemos destacar:

  • cursos presenciais e online;
  • palestras;
  • reuniões;
  • gamificação;
  • vídeos;
  • sessões de coaching.

As eventuais barreiras de impedimento da educação corporativa, são quebradas pelo avanço tecnológico. Por meios dos variados recursos visuais e virtuais a empresa pode reunir o maior número de colaboradores para participar de um mesmo acontecimento.

Com a facilidade de uso das plataformas online, os participantes conseguem organizar e ajustar sua agenda, para estarem presentes sem, contudo, deixar suas atividades de lado — uma ganho para a empresa que, ao reduzir custos, pode investir em uma quantidade maior de iniciativas ao longo do ano.

A tendência é que nos formatos utilizados, a educação corporativa tenha maior motivação e melhor aproveitamento dos colaboradores, considerando seu objetivo. Com foco na continuidade, costumam ser mais rápidos, dinâmicos e interativos, despertando o interesse das equipes.

Como o GPTW pode ajudar sua empresa a promover a educação corporativa?

As soluções do GPTW podem ser efetivas na parceria com sua empresa para implementação das ações de educação corporativa. Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, contamos com uma empresa parceira especializada em Educação e desenvolvimento de Líderes, a Youleader  que tem seu trabalho  pautado na construção de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, para obtenção dos melhores resultados.  A Youleader pode te ajudar a estruturar as trilhas de desenvolvimento que serão a base da Educação Corporativa da sua empresa.

Oferecemos opções de desenvolvimento para os vários níveis de liderança das organizações. A liderança é uma competência acessível a todos, desde que desenvolvida corretamente para estimular o potencial dos colaboradores.

Além da educação corporativa, a Youleader desenvolve e disponibiliza treinamentos para atender às necessidades das empresas e contribuir para o seu crescimento. Embora sejam diferentes, ambas se complementam para engajar e motivar as equipes a serem cada vez melhores no dia a dia.Se você gostou desse post e deseja promover a educação corporativa na sua empresa, entre em contato conosco agora mesmo para conhecer de perto as soluções GPTW e como podemos colaborar para o sucesso do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se