Por: GPTW em parceria com Youleader

Por: GPTW em parceria com Youleader

20 julho, 2022 • 10:19

Quando pensamos no sucesso de uma empresa, não podemos ignorar o impacto da liderança nas organizações. É a liderança quem deixa os colaboradores emocionalmente envolvidos com os objetivos, incentiva e inspira o time, e cria vínculos de confiança e parceria no grupo.

Segundo o Gallup, 70% das variações de engajamento das equipes estão relacionadas aos gerentes imediatos. Além disso, apenas 20% das pessoas que trabalham na empresa estão engajadas no trabalho, e a insuficiência de indicador gera um prejuízo global de US$ 8,1 trilhões.

Neste conteúdo, abordamos os impactos da liderança e por que bons líderes são essenciais para construir melhores empresas. Continue a leitura!

Qual é o impacto da liderança nas organizações?

Investir em liderança tem importância imensa no ambiente organizacional. Como visto, a maioria do engajamento dos colaboradores está relacionada às atitudes e comportamentos da liderança imediata.

Aumenta a produtividade em mais de 70%

Outra conclusão extraída do estudo da Gallup é que melhorar o engajamento gera grande impacto no desempenho. As empresas que atingem essa meta contam com aumento de 70% ou mais na produtividade.

Constrói relações de confiança

A maioria das mudanças está relacionada a construir uma cultura de confiança no trabalho. Como visto no livro “Great Leader to Work: Como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar”, de Cauê Oliveira, diretor da Youleader Brasil, empresa do ecossistema GPTW, e Gustavo Penna:

A proporção de confiança de qualquer ambiente será, sempre, inversamente proporcional à de domínio. Quanto mais confiança, menos controle. Quanto mais confiança, mais expectativa e menos certeza!

Melhorar o impacto da liderança nas organizações faz parte do processo de construir um excelente lugar para se trabalhar. E os retornos disso dizem respeito aos próprios resultados das organizações.

Impulsiona os resultados da empresa

Em 2020, por exemplo, as 150 melhores empresas para trabalhar do país tiveram faturamento superior a 9,3%.

Por outro lado, as demais organizações ficaram para trás com apenas 0,7%, segundo dados do Great Place to Work® Brasil.

Ademais, na bolsa de valores brasileira, as receitas das melhores organizações para se trabalhar chegam a ser três vezes superiores.

Por que investir em capacitação e desenvolvimento de liderança?

Como as lideranças são responsáveis pela maioria das variações de engajamento, um bom começo é investir na capacitação e desenvolvimento desses profissionais.

A partir de melhorias nas competências de liderança, é possível construir as relações de confiança das quais necessitamos para melhorar o ambiente de trabalho.

Colaboradores(as) motivados no trabalho

O primeiro benefício é melhorar a motivação dos liderados e das lideradas. Existe uma relação de reciprocidade: quando as pessoas são bem tratadas e confiam nos líderes, estarão dispostas a manter ou ampliar o investimento de energia, competências e responsabilidades no trabalho.

Disseminação da cultura organizacional

As lideranças são os principais embaixadores da cultura da empresa. Os comportamentos dos gestores e das gestoras determinam se os valores propostos pela organização ganham vida no dia a dia.

Além disso, muitas normas são definidas a partir de decisões e atitudes de quem está à frente das equipes.

Permanência de talentos

Ao confrontar a proposta de valor da empresa com a de outras organizações, as pessoas da empresa se sentirão confortáveis e terão mais confiança para permanecer.

Os principais componentes de um bom Employee Value Proposition (EVP) são:

  • qualidade de vida;
  • alinhamento de valores;
  • oportunidades de crescimento.

Assim, passam pelas funções e trabalho das lideranças, junto às demais práticas de gestão de pessoas das organizações.

Aprimora os processos

Ter pessoas comprometidas é o primeiro passo para realizar mudanças em processos, como:

  • implementar tecnologias;
  • usar um novo método de trabalho;
  • criar normas para minimizar desperdícios.

Isso acontece porque a resistência interna — relacionada aos riscos da mudança — será mitigada pela confiança em quem está à frente do time.

Desenvolve a visão estratégica

A capacitação e desenvolvimento de lideranças fornece conhecimentos sobre as tendências, desafios e oportunidades do mercado.

Assim, as lideranças podem melhorar sua capacidade de encontrar caminhos junto às equipes, desenvolvendo uma visão estratégica e usando essa competência para guiar o time.

Como desenvolver grandes lideranças na sua empresa?

A Youleader, empresa do ecossistema GPTW™, com 25 anos de expertise em desenvolvimento de lideranças dentro das melhores instituições para trabalhar no Brasil e mundo, pode auxiliar você a desenvolver líderes e impactar positivamente na sua organização.

Na Academia Youleader, por exemplo, as pessoas contam com um programa de desenvolvimento e imersão para construir os pilares da liderança em quatro módulos:

  • liderança inspiradora;
  • atingindo os objetivos;
  • conquistando o melhor das pessoas;
  • construindo excelentes equipes.

Além desse conteúdo, que oferece as ferramentas práticas para liderar, existem workshops e masterclass exclusivos com os temas mais pulsantes do mercado, como:

  • Gestão Emocional;
  • Líder de si mesmo;
  • Diversidade e Inclusão;
  • Youlead: Evoluindo nos Estágios de liderança.

Assim, as empresas podem capacitar suas lideranças ou os próprios profissionais podem buscar novas competências.

Em ambos os casos, o impacto da liderança nas organizações será positivo, contribuindo para que as equipes estejam engajadas e acelerem o crescimento da empresa e da carreira.

Conheça agora mesmo as soluções de desenvolvimento da Youleader e conte com pessoas de alta performance à frente das suas equipes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se