Por:

Por:

14 maio, 2024 • 11:34

Workplace é o local em que as pessoas desempenham suas atividades de trabalho. Esse conceito já foi sinônimo de prédios, escritórios, lojas e outros ambientes físicos, mas hoje existem também no mundo digital.

Há alguns anos, o isolamento social promovido por conta da pandemia impulsionou o crescimento do trabalho remoto. Isso solidificou modelos emergentes e criou alternativas viáveis para o futuro do ambiente de trabalho.

Neste conteúdo, apresentamos as tendências para os contextos profissionais e os desafios enfrentados por organizações contemporâneas. Para uma visão abrangente sobre o tema, continue a leitura!

O que é Workplace?

Workplace é o espaço físico ou virtual em que as pessoas realizam seus trabalhos. Para isso, seguem processos e estão inseridas em uma cultura de empresa.

A expressão em inglês pode ser traduzida como ‘ambiente de trabalho’. Esse termo ganhou destaque pelo uso em softwares e plataformas digitais para gestão de pessoas.

Os softwares de Workplace são espaços digitais nos quais as pessoas se comunicam e colaboram para a execução dos processos. Eles integram diversas ferramentas, como calendários, chats, dashboards e notificações automatizadas.

Como a mudança no ambiente de trabalho impacta o Workplace?

A pandemia levou empresas que eram resistentes ao trabalho remoto para o ambiente virtual. Essa mudança, embora não planejada, escancarou as portas para novas modalidades de trabalho.

No Estudo das 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2023 do GPTW®, vimos um crescimento, nos últimos anos, no percentual de organizações nacionais que adotam algum tipo de home office:

  • 2020 — 73%;
  • 2021 — 94%;
  • 2022 — 85%;
  • 2023 — 90%.

O modelo preferido é o trabalho híbrido. Trata-se de uma jornada mais flexível, com alternâncias entre as atividades remotas e presenciais.

Essa predileção é percebida quando profissionais de RH e lideranças são questionados sobre o modelo mais utilizado:

  • trabalho híbrido: 50,2%;
  • trabalho 100% presencial: 39,5%;
  • trabalho 100% remoto: 10,4%.

Nesse cenário, a tecnologia é fundamental para encurtar as distâncias entre os ambientes físicos e virtuais. Por isso, o Workplace atual é inseparável dos softwares e plataformas que possibilitam a colaboração entre pessoas, independentemente de onde estejam.

Qual o futuro do Workplace?

Muitas empresas deixaram de priorizar a transformação digital em si. Hoje, o objetivo das organizações é entender como recrutar e desenvolver pessoas para lidar com a inovação tecnológica e novos modelos de trabalho.

Nos últimos anos, a mudança tecnológica deixou de ser uma prioridade em comparação com outros aspectos da gestão. Ano após ano, menos lideranças e profissionais de RH indicam o tema como um desafio central nas empresas:

  • 2019 — 38%;
  • 2020 — 41%;
  • 2021 — 42%;
  • 2022 — 16,5%;
  • 2023 — 12,6%.

O relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2024 — desenvolvido pelo ecossistema Great Place To Work e Great People — mostra um avanço da preocupação com os novos modelos de trabalho. Atualmente, 36,2% dos respondentes indicam trabalho remoto, horário flexível e jornada híbrida como desafios da gestão de pessoas.

O retorno ao trabalho 100% presencial, porém, está sendo a tendência do mercado de trabalho desde 2023. No relatório de Tendências, mais de 46% dos respondentes apontaram esse como o modelo de trabalho atual na empresa.

A alteração no modelo de trabalho atingiu, inclusive, grandes empresas como Google, Meta, Salesforce e Zoom. Essas “big techs” deixaram de ser “remotas” para tornarem-se “híbridas” em 2023.

Como a empresa deve se preparar para o futuro no trabalho?

O Workplace do futuro exigirá adaptações na cultura da empresa. Práticas que eram válidas para ambientes e jornadas rígidas e previsíveis perderão eficiência em um cenário mais diverso e flexível.

Considere as políticas de bem-estar e saúde no trabalho

Uma questão-chave é a flexibilidade como um benefício ligado à saúde e bem-estar. Segundo o estudo State of Global Workplace 2023 do Gallup, 59% das pessoas estão desistindo silenciosamente de seus empregos (quiet quitting).

No Brasil, o estudo mostra um percentual elevado de pessoas experimentando sentimentos negativos e diários no ambiente de trabalho:

  • estresse — 45%
  • raiva — 20%.

No Estudo das 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2023, as organizações com práticas de excelência no Workplace têm introduzido jornadas ou trabalhos híbridos como ferramentas de bem-estar e saúde mental.

Essa intervenção era vista em 77% das organizações em 2022 e saltou para 86% em 2023.

Capacite as pessoas para o Workplace do futuro

Os novos modelos de trabalho criam demandas por competências específicas. Muitas delas são habilidades comportamentais para lidar com um ambiente mais flexível e atividades remotas, mudanças e inovações.

Habilidades no trabalho híbrido e remoto:

  • autogestão;
  • adaptabilidade;
  • comunicação assertiva;
  • organização e disciplina;
  • habilidades digitais.

Equipes e lideranças precisam ser desenvolvidas para esse novo cenário.

Faça os ajustes necessários nos processos

Os processos devem ser adaptados para a nova realidade:

  • avaliar os cargos e funções que podem ser flexibilizados;
  • desenhar o fluxo de trabalho digital;
  • definir as etapas de aprovação das tarefas;
  • criar canais de comunicação da equipe.

Ter tecnologias para a gestão de Workplace é um facilitador nesse processo. É uma maneira de padronizar os fluxos de trabalho, assim como contar com ferramentas otimizadas para comunicação nas equipes

Introduza novas práticas na cultura da empresa

A cultura da empresa sofrerá mudanças com a adoção do trabalho remoto ou híbrido. Por isso, é importante planejar essa mudança, incentivando a construção de boas práticas nas equipes.

Uma possibilidade é incentivar que, mesmo que as pessoas trabalhem a distância, saibam separar vida pessoal e profissional. Seguir uma rotina com horários previsíveis e trabalhar em um ambiente específico em casa são exemplos.

Também é possível pensar em formas de integrar as equipes internas, externas e híbridas. Ações efetivas de Endomarketing serão relevantes com esse propósito, fazendo bom uso de eventos, datas comemorativas e campanhas internas.

Outro ponto relevante é alinhar as expectativas. A transparência sobre prazos, padrões de qualidade e responsabilidades será importante para que, ao se repetirem, comportamentos adequados se tornem parte da cultura da empresa.

Quais as tecnologias que farão parte cada vez mais do futuro no trabalho?

O Workplace do futuro contará com o apoio de soluções de tecnologia. Diversas inovações já estão cada vez mais presentes no mercado.

Metaverso

O Metaverso se propõe a criar experiências imersivas e interativas para as pessoas. Para isso, são usados os óculos VR, equipamentos capazes de gerar informações para os sentidos e simular a experiência de mudança de ambiente.

Eventos, reuniões e capacitações são algumas aplicações no contexto empresarial.

Conexão 5G

O 5G é o novo estágio da internet móvel no mundo. Além de ser mais ágil, podendo atingir até 1GB de velocidade de downloads, a conexão 5G oferece baixa latência e estabilidade como vantagens.

A latência é o tempo de resposta devido à distância entre os servidores e à necessidade de utilização de cabos para transferir os dados. Com o 5G, as pessoas terão a possibilidade de trabalhar remotamente com conexões ágeis e estáveis, assim como operar dispositivos automatizados com baixo tempo de resposta.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial teve avanços expressivos, ampliando as possibilidades de automação. Hoje, as soluções podem assumir desde tarefas repetitivas até atividades complexas:

  • análise de dados;
  • produção de e-mails, atas, comunicados, descrições de vagas;
  • autoatendimento;
  • classificação de documentos;
  • geração de imagens, como templates e ilustrações.

É uma tecnologia com resultados práticos nos processos, e cada vez mais as pessoas terão de aprender a trabalhar em conjunto com essa inovação.

Como o GPTW ajuda a entender o clima na empresa com tantas mudanças?

O GPTW pode ajudar a sua empresa a entender os efeitos das mudanças no Workplace e promover os ajustes para maximizar o potencial do capital humano. Para isso, desenvolvemos a Pesquisa de Clima Organizacional Trust Index™, que captura a percepção das pessoas sobre trabalhar na sua empresa.

Importância do clima organizacional

Um excelente ambiente de trabalho é decisivo para contar com o talento humano e extrair o melhor nas pessoas. Segundo a Pesquisa Tendências de Gestão de Pessoas 2023, 54,6% têm dificuldades para preencher vagas em aberto.

A falta de pessoas qualificadas é o em 77,5% dos casos. Por isso, é importante ser capaz de atrair pessoas com competências e despertar seu interesse em permanecer na empresa.

O clima organizacional também será decisivo para que as pessoas estejam engajadas no desenvolvimento e nas tarefas do dia a dia. Construir um Workplace de excelência é um investimento para o sucesso das organizações.

Pesquisa de Clima Organizacional Trust Index™

O GPTW realiza o diagnóstico com a Pesquisa de Clima Organizacional Trust Index™. As dimensões do Trust Index revelam a percepção das pessoas em questões-chave:

  • credibilidade das lideranças em relação às pessoas;
  • respeito no tratamento para com as equipes;
  • imparcialidade na gestão das pessoas que trabalham na empresa;
  • orgulho das pessoas em pertencer à organização;
  • camaradagem entre pessoas e seus grupos na empresa.

O diagnóstico é comparado com o benchmark das Melhores Empresas para Trabalhar. Com isso, você terá uma visão completa, identificando a conexão entre as práticas adotadas e a percepção das pessoas sobre trabalhar na empresa.Com suporte da equipe de especialistas GPTW, você pode trocar experiências e conhecimentos para construir um Workplace alinhado aos novos modos de trabalhar. Que tal se preparar para o futuro das relações no ambiente de trabalho? Conheça as estratégias do GPTW e desenvolva uma cultura de alto desempenho!

Créditos da imagem: Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se