Por: GPTW

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2 julho, 2021 • 3:47

O recrutamento online pode ser tão eficiente quanto o off-line se houver um planejamento adequado das ações e cuidado na hora de conduzir o processo.

O recrutamento online proporciona vantagens para a empresa, mas, ao mesmo tempo, pode ser algo desafiador. Apesar da complexidade de realizar todo o processo em um ambiente virtual, a prática tende a agilizar a aquisição de talentos.

Entretanto, é preciso ter cuidado ao implementar esse tipo de processo, para garantir eficiência e assertividade nos resultados. Dessa  forma, a empresa que deseja um processo mais econômico e rápido, precisa contar com as ferramentas certas.

Neste post você vai saber o que é recrutamento online e como você pode implantá-lo na sua empresa. Continue a leitura e veja como as soluções do GPTW podem auxiliar o RH da sua empresa!

O que é recrutamento online?

É o tipo de processo seletivo para contratação de profissionais realizado em ambiente virtual, ou seja, toda a interação entre candidatos e empresa é conduzida via internet. Ou seja, desde a divulgação de vagas, aplicação de testes, entrevistas até os retornos.

Nesse contexto pode ser que o profissional selecionado só passe a ter contato físico com a empresa na hora de iniciar as atividades. Todas as etapas anteriores são realizadas à distância, o que poupa tempo da equipe recrutadora e dos candidatos.

Com o auxílio de plataformas digitais, especializadas na automatização do processo de recrutamento e seleção, é possível atrair potenciais talentos, com praticidade e agilidade. 

Essa forma de recrutamento traz muitos benefícios para a empresa, já que com ela a equipe do RH consegue realizar a triagem de currículo mais consistente e abrangente. Assim, com o cadastro de diversos profissionais, a ampla oferta de seleção colabora para encontrar o perfil ideal, alinhado aos objetivos e cultura da empresa.

Quais são as diferenças do recrutamento online para o offline?

O processo offline é realizado presencialmente, portanto, é mais complexo e demorado, pois a análise de currículo demanda recebimentos por e-mail ou entrega direto no RH. Com isso, talvez seja mais difícil encontrar profissionais com o fit cultural adequado à empresa.

Já no recrutamento online, além de maior facilidade para encontrar conexão entre os valores da empresa e os descritos pelos candidatos, a comunicação é uma forte aliada. Ela permite que os recrutadores entrem em contato mais rápido com os profissionais destacados para não perder a oportunidade de recrutá-los.

Desse modo, em plena era digital, em que os recursos tecnológicos são usados amplamente pelas pessoas, seja para trabalho, lazer ou social, aproveitar a tecnologia para contratar talentos, coloca o recrutamento online em melhor posição que o offline.

Como apostar no processo de admissão online?

No geral, para ser efetivo, um processo de recrutamento é realizado por etapas. Do primeiro momento, o qual surge a necessidade de contratação até às boas-vindas aos novos funcionários, existe uma trajetória pautada por ações estratégicas.

Mesmo no recrutamento online é preciso pensar no passo a passo do processo para encontrar excelentes profissionais. Veja como se organizar para ter sucesso nessa missão!

Planejamento estratégico

O mercado está repleto de profissionais em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Contudo, nem sempre ocorre o “match perfeito” entre os candidatos e as empresas recrutadoras.

Por isso, a melhor forma de realizar um recrutamento simplificado e ágil é planejar de modo estratégico, cada parte do processo. Dessa forma, você conseguirá alinhar a necessidade da empresa com as expectativas dos candidatos e vice-versa.

Descrição adequada da vaga

Para encontrar os melhores perfis de candidatos, ou seja, aqueles com maiores chances de serem contratados pela empresa, a descrição da vaga deve estar alinhada ao que a empresa precisa.

Assim, as informações claras e objetivas vão chamar a atenção, sendo um convite para os candidatos entrarem na plataforma e se cadastrarem na vaga. Além disso, é importante que cada candidato saiba exatamente o que a empresa espera e almeja para o profissional que irá ocupar a vaga.

Divulgação nos canais certos

O recrutamento online demanda uma divulgação adequada e planejada em canais apropriados. Isso quer dizer que é essencial observar e identificar quais são os canais de maior visibilidade e alcance de candidatos.

Para isso, tente descobrir onde eles têm maior presença, como agem e quais são as suas potencialidades. Preocupe-se com a linguagem utilizada para atrair candidatos, admitindo uma abordagem personalizada, conforme o perfil desejado em cada vaga.

Com as ferramentas adequadas no ambiente digital, é possível identificar o perfil dos usuários de modo distinto. Assim, ao receber o cadastro, logo, será possível conhecer um pouco mais da sua personalidade e comportamento a partir das redes utilizadas.

Seleção dos melhores perfis

Para cruzar os dados e extrair informações sobre os candidatos, você vai precisar de um sistema automatizado. Com ele, a análise individual ou de um grupo será mais segura  e confiável.

Desse modo, também é possível fazer um acompanhamento mais completo, buscando maior volume de informações no cadastro de cada candidato. Consequentemente, você terá condições de fazer uma avaliação minuciosa, reduzindo o risco de erros ou contratações equivocadas.

Entrevistas virtuais

As entrevistas são cruciais para checar se as informações contidas no cadastro são mesmo verídicas. Para isso, em vídeo pode ser individual ou coletiva, dependendo da quantidade de candidatos e tipo de vaga ofertada. 

Além disso, os recrutadores podem optar por avaliar os perfis em tempo real ou solicitar que cada profissional envie um vídeo com roteiro específico, sobre habilidades e competências, mesclando entre pessoal e profissional.

Aplicação de testes online

Para algumas empresas e vagas, a realização de testes é primordial, pois ajuda a mapear um perfil e identificar possíveis desvios de conduta ou personalidade, capazes de comprometer os resultados no trabalho.

Ademais, os testes servem para confirmar a descrição de habilidades, competências e experiências citadas pelo candidato no cadastro e durante as entrevistas. A consistência ajuda a traçar um perfil, associando ao modo como a empresa atua.

Como o GPTW pode ajudar sua empresa a realizar um bom recrutamento online?

O Great Place To Work é uma consultoria global de apoio a empresas que desejam melhorar seus resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Para alcançar esse nível é preciso ter profissionais excelentes, alinhados à cultura da empresa. Com as soluções do GPTW para o RH, sua equipe de recrutamento tem a oportunidade de desenvolver melhor as habilidades.

Assim, oferecemos  palestras, workshops e cursos voltados para o setor, com assuntos e contextos, tendo como principais estes abaixo:

  • auditoria da cultura: avaliação da cultura da empresa para entendimento dos gaps e melhorias, por meio da pesquisa GPTW, workshop de benchmark das melhores empresas, construção e renovação da cultura;
  • employer branding: falar sobre o selo GPTW e que é um atrativo;
  • diversidade e inclusão: reflexão sobre a importância do respeito às diferenças dentro das organizações e como esse comportamento pode ser positivo, desenvolvendo um ambiente de inovação e criatividade;
  • atualização dos profissionais de RH: demandas e competências exigidas na área, principais desafios, estratégias de gestão de pessoas;

Com uma equipe bem desenvolvida, o RH amplia a visão e a capacidade de avaliação dos candidatos. E quanto mais atualizada, maiores as chances de sucesso no recrutamento online. 

Se você gostou desse post, que tal aproveitar a visita para acessar o nosso site e ver como podemos transformar o seu negócio em um Great Place to Work? Acesse! 

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