Os Rankings de Diversidade GPTW 2023 foram anunciados no dia 10 de abril de 2024. Foram celebradas organizações que praticam a Diversidade e Inclusão dentro de seus quadros.
A celebração de Diversidade no GPTW é composta por sete diferentes rankings:
- Ranking Mulher;
- Ranking LGBTI+;
- Ranking Étnico-Racial;
- Ranking Pessoas com Deficiência;
- Ranking 50+;
- Ranking Atenção à Primeira Infância;
- Ranking Jovens Potências.
O Ranking Mulher teve sua sétima edição, sendo o mais antigo da composição do evento de diversidade. Jovens Potências, por sua vez, teve sua primeira celebração em 2024.
Destaques dos Rankings de Diversidade GPTW 2023
Como trabalham a diversidade nas organizações, todos os Rankings são celebrados e festejados em um evento único. Eles fazem parte da Jornada de Certificação e Ranking GPTW.
Em 2023, alguns destaques chamaram a atenção:
- crescimento no número de empresas participantes nos Rankings de Diversidades;
- 51 empresas foram premiadas, simultaneamente, em mais de um Ranking de Diversidade em 2023;
- a “Qualidade de vida” ganhou destaque como motivo de permanência, aumentando em números percentuais em todos os rankings;
- o “Tempo de permanência” médio das pessoas nessas organizações premiadas (em qualquer um dos rankings) é de, no mínimo, 2 anos.
Somando os sete rankings de Diversidade, cerca de 2.600 organizações participaram.
Como critérios para ser uma empresa premiada é necessário ser certificada pelo GPTW, responder questionários específicos do Ranking (que deseja concorrer) e apresentar práticas de D&I.
A posição final é um cálculo que considera a nota do Trust Index (obtida a partir da pesquisa de clima GPTW), questionário específico e análise das práticas.
As Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking Mulher
O Ranking Mulher do Great Place To Work reconhece e celebra empresas que são líderes em criarem ambientes de trabalho excepcionais para as mulheres.
Em sete anos de existência, o Ranking Mulher apresenta uma evolução contínua com a participação maior de organizações. Em 2023, 663 organizações participaram do processo de avaliação, representando um crescimento de 35% em relação à edição anterior.
Para se qualificarem para o ranking, as empresas precisavam atender a critérios específicos, como ter, no mínimo, 100 pessoas colaboradoras e CNPJ registrado no Brasil.
Entre as empresas participantes, 70 foram premiadas como as Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Mulher.
Gênero e Nível de Gestão
Em 2023, entre as empresas premiadas, pode-se observar uma redução da presença das mulheres no âmbito geral.
Mesmo aplicando práticas para estimular a presença e o crescimento das mulheres, as organizações apresentaram redução no quadro de alta liderança, média liderança e outras posições se comparada ao ano passado.
A equidade de gênero ainda está distante, o que chama a atenção. Segundo dados do IBGE, em 2022 a participação feminina no mercado de trabalho foi de 53,3%; enquanto a masculina foi de 73,2%.
A pesquisa ainda aponta que há diferenças entre salários para cargos com mesma função. Em 2022, mulheres em cargos de liderança teve rendimento médio 21,2% abaixo do que homens nesta função.
Práticas das Empresas Premiadas – Mulher
As empresas premiadas pelo Ranking Mulher destacam-se pelas práticas adotadas em suas rotinas.
São ações de Diversidade e Inclusão voltada para as mulheres, políticas de desenvolvimento e equidade nas oportunidades, programas de incentivo para contratação feminina e a exigência para fornecedores e terceiros em seguirem preceitos culturais da organização.
Comparada com as organizações não premiadas, as empresas que contemplam a lista de Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking Mulher apresentam maior maturidade para a temática.
Neste sentido, aplicam políticas e práticas com foco na força de trabalho feminina.
As 70 Melhores Empresas Para Trabalhar™ no Ranking Mulher
Dentre as 663 organizações inscritas para participarem do Ranking, apenas 70 conquistaram a premiação e se incluíram como Melhores Empresas Para as Mulheres Trabalharem.
Foram celebradas 35 médias empresas e 35 grandes empresas.
As 35 Médias Empresas Premiadas no Ranking Mulher
- Levvo
- Bristol Myers Squibb
- Novo Nordisk
- LIVELO
- TEKBOND
- ATLAS TECHNOLOGIES – DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES
- GRUPO CATARATAS
- Instituto Atlântico
- ÍLIA PARTICIPAÇÕES S.A.
- Mirum
- STRYKER DO BRASIL
- VISAGIO
- i-Cherry
- ZURICH SANTANDER SEGUROS E PREVIDÊNCIA
- EPHARMA – PBM DO BRASIL S/A
- GlobalFruit
- MERCADO ELETRÔNICO
- PORTO DO AÇU OPERAÇÕES
- Avenue Code
- ASTELLAS FARMA BRASIL IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS LTDA.
- Brivia
- LOCAWEB
- IPM Sistema
- YOUX GROUP
- Med Mais Soluções em Serviços Especiais LTDA
- nk store
- TECNOBANK
- PagueVeloz
- Hershey
- AQIA QUÍMICA INOVATIVA LTDA
- DLL
- JUNTO SEGUROS
- BMG Seguros
- RENAISSANCE SÃO PAULO HOTEL
- Bem Promotora
As 35 Grandes Empresas Premiadas no Ranking Mulher
- ERNST & YOUNG ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA
- Dow
- Magazine Luiza
- ACCOR
- Accenture do Brasil
- Arcos Dorados (McDonald’s)
- Itaú Unibanco
- Banco PAN
- Banco Bradesco S.A.
- Tokio Marine Seguradora
- IBM Brasil
- Capgemini Brasil
- Vivo
- Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
- General Mills
- Thoughtworks
- ZURICH SEGUROS
- LIBERTY SEGUROS S/A
- Grupo Sabin
- TIM BRASIL
- Deloitte
- B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO
- Electrolux Group
- Schneider Electric
- CCR S.A.
- Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
- Cogna
- Citi
- Raia Drogasil
- Cielo
- Assaí Atacadista
- Eurofarma Laboratórios S/A
- GETNET S.A.
- banco BV
- Mondelez Brasil
As Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking LGBTI+
O reconhecimento das empresas que lideram a criação de ambientes de trabalho excepcionais para pessoas profissionais LGBTI+ é fundamental.
O Ranking LGBTI+ celebra as organizações que promovem a equidade e implementam práticas inovadoras para o empoderamento desse grupo, construindo um ambiente mais diverso e inclusivo.
Na 5ª edição da premiação das Melhores Empresas Para Trabalhar™ GPTW LGBTl+ foram 393 empresas participantes. Crescimento de 83% em relação à edição anterior.
Para se qualificarem para o ranking, as empresas precisam ter, no mínimo, 30 pessoas colaboradoras, possuir CNPJ registrado no Brasil, ser certificada GPTW, responder questionário específico e encaminhar práticas para análise.
Entre as participantes, 30 foram reconhecidas como as melhores, sendo:
•05 Empresas de Pequeno porte;
•10 Empresas de Médio porte;
•10 Empresas de Grande porte;
LGBTI+ e Nível de Gestão
Em 2023, entre as empresas premiadas, a presença de pessoas LGBTI+ em cargos de liderança representou 13%.
Ao considerarmos a população LGBTI+ temos diferentes recortes que precisam ser considerados na análise. Afinal, a população representa pessoas desobedientes de gênero e dissidentes sexuais.
Ou seja, a identidade de gênero e a sexualidade são fatores que afetam sua exclusão social.Segundo o levantamento da Associação Nacional de Travesti e Transexuais (ANTRA) que aponta que 20% da população transexual está fora do mercado de trabalho.
Em termos de sexualidade, dentro das organizações premiadas pelo Ranking LGBTI+, 17% das pessoas colaboradoras declaram orientação diferente da heterosexual.
Práticas das Empresas premiadas no Ranking LGBTI+
Entre as Melhores Empresas Para Pessoas LGBTI+ Trabalharem 2023, existem diferentes práticas e ações que apresentam resultados positivos.
Destaca-se o apoio às pessoas que desejam fazer a readequação de gênero, com 100% das empresas premiadas promovendo o acolhimento e o suporte necessário para este momento específico na vivência trans.
Esta política ganha ainda mais destaque ao compararmos com os dados do Dossiê da Violência realizado pela ANTRA, o qual indica crescimento em 10,7% no número de assassinatos da população trans comparando 2023 com 2022.
Estes números colocam o Brasil como o país mais violento para pessoas trans viver no mundo, pelo 15º ano consecutivo em 2023.
As 5 Pequenas Empresas Premiadas no Ranking LGBTI+
- AGÊNCIA BISTRÔ
- BMG SEGURIDADE
- Agência Topper Digital Marketing
- BVA – Barreto Veiga Advogados
- QIAGEN
As 10 Médias Empresas Premiadas no Ranking LGBTI+
- Bristol Myers Squibb
- IPM Sistemas
- LIVELO
- LEVVO
- BHS
- Mirum
- i-Cherry
- ATLAS TECHNOLOGIES – DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES
- Instinto Atlântico
- LOCAWEB
As 10 Grandes Empresas Premiadas no Ranking LGBTI+
- Accenture do Brasil
- ERNST & YOUNG ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA
- ACCOR
- Banco PAN
- IBM Brasil
- Arcos Dorados (McDonald’s)
- TIM Brasil
- ZURICH SEGUROS
- Tokio Marine Seguradora
- Capgemini Brasil
As Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking Étnico-Racial
O Ranking Melhores Empresas Para Trabalhar™ Étnico-Racial foi criado para premiar as organizações que promovem a equidade racial.
Em sua quinta edição, 331 empresas participaram do processo de avaliação, o que representou um notável crescimento de 61% em relação à edição anterior.
Para ser uma das empresas premiadas, é necessário atingir critérios específicos, como garantir práticas de equidade racial e ações que visam a integração de pessoas pretas dentro da organização. Além de ser uma empresa certificada pelo selo GPTW.
No total, 31 empresas foram premiadas como Melhores Empresas Para Pessoas Pretas Trabalharem 2023 — sendo 2 de porte pequeno, 9 de porte médio e 20 de porte grande.
Pessoas Pretas e Nível de Gestão
Do quadro de lideranças das organizações premiadas no Ranking Melhores Empresas Para Trabalhar™ – Étnico-Racial, 21% é composto por lideranças negras.
Esses números, embora distante da equidade, apresentam um crescimento da presença de pessoas pretas.
É importante notar que, infelizmente, segundo dados do Instituto Brasil de Geografia e Estatísticas (IBGE), apenas 4,7% das lideranças nas 500 maiores empresas do Brasil são mulheres pretas.
Ou seja, fica-se a missão de aumentar a presença de pessoas pretas — sobretudo das mulheres — na posição de alta gestão dentro das organizações.
E as organizações premiadas neste ranking estão cientes dessa importância e puxam o mercado para o caminho da equidade.
Práticas das Empresas premiadas no Ranking Étnico-Racial
O Ranking Étnico-Racial chama a atenção pela proximidade entre as empresas premiadas e não premiadas em relação às práticas adotadas.
Isso aponta para uma conscientização das organizações sobre a importância da temática, assim como o caminho da implementação de algumas ações.
Entretanto, embora a distância seja pequena, as empresas premiadas destacam-se por, integralmente, adotarem políticas inclusivas na contratação e contar com profissionais letrados na temática Étnico-Racial.
As 2 Pequenas Empresas Premiadas no Ranking Étnico-Racial
- AGÊNCIA BISTRÔ
- Otus Engenharia
As 9 Médias Empresas Premiadas no Ranking Étnico-Racial
- LIVELO
- Bristol Myers Squibb
- LEVVO
- i-Cherry
- BHS
- Gerdau
- GRUPO CATARATAS
- LOCAWEB
- Laboratório Sabin de Análises Clínicas
As 20 Grandes Empresas Premiadas no Ranking Étnico-Racial
- ERNST & YOUNG ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA
- Banco PAN
- GETNET S.A.
- Itaú Unibanco
- Banco Bradesco S.A.
- Accenture do Brasil
- Avanade
- ZURICH SEGUROS
- B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO
- IPM Brasil
- GRUPO BOTICÁRIO
- General Mills
- Vivo
- Tokio Marine Seguradora
- Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
- LIBERTY SEGUROS S/A
- Assaí Atacadista
- BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.
- Boehringer Ingelheim
- TIM BRASIL
As Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking Pessoas Com Deficiência
O Ranking GPTW Pessoas com Deficiência celebra as empresas que lideram na criação de ambientes de trabalho inclusivos para pessoas com deficiência.
São empresas que promovem políticas para a contratação e desenvolvimento das pessoas com deficiência colaboradoras, dando oportunidades e acessibilidade.
Em sua 5ª edição, em 2023, foram 210 empresas participantes do processo de avaliação, o que representa um crescimento de 6% em relação ao ano passado.
Embora haja crescimento na participação da lista, é importante destacar que esse aumento foi o mais tímido dentre os Rankings de Diversidade GPTW 2023.
Isso denota a necessidade dessas organizações de puxarem a fila no debate da acessibilidade, inclusão e oportunidade para as pessoas com deficiência.
Dentre as 210 organizações participantes, 10 foram celebradas como as Melhores Empresas Para Pessoas com Deficiências Trabalhar.
Pessoas com Deficiência e Nível de Gestão
Segundo pesquisa do IBGE, as pessoas com deficiência enfrentam grandes barreiras no acesso ao mercado de trabalho brasileiro. Em relatório publicado em 2019, aponta-se que a taxa de participação dessa população no mercado era de 28,3%.
Isso significa dizer que a cada dez pessoas com deficiência, sete estão fora do mercado de trabalho.
Essa estatística ajuda a compreender o motivo de poucas lideranças serem desempenhadas por pessoas com deficiência.
Entre as Melhores Empresas Para Pessoas com Deficiência Trabalhar, por exemplo, apenas 2% da liderança é composta por essa população.
Embora haja legislação que garanta a presença de pessoas com deficiência nas empresas, ainda há um caminho a ser percorrido.
As organizações premiadas no Ranking Pessoas Com Deficiência sabem dessa importância e atuam ativamente para contratar e desenvolver profissionais dessa população.
As 10 Empresas Premiadas no Ranking Pessoas com Deficiência
- Dow
- Arcos Dorados (McDonald’s)
- Avanade
- Banco Bradesco S.A.
- IBM Brasil
- Itaú Unibanco
- Central Ailos
- Farmácia Artesanal
- HCosta
- ZURICH SEGUROS
As Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking 50+
O Ranking 50+ GPTW reconhece as organizações que são líderes em estabelecer um ambiente de trabalho excepcional para pessoas com 50 anos ou mais.
São empresas que estabelecem políticas de contratação e desenvolvimento considerando esta faixa etária.
Segundo o último Censo realizado pelo IBGE, o número de idosos no Brasil cresceu 57,4% nos últimos 12 anos.
Isso é uma demonstração de como nossa pirâmide social tem invertido, ganhando mais força em seu cume, o qual representa pessoas acima de 50 anos.
No mercado de trabalho, isso representa a convivência de até 5 gerações na mesma organização. Um retrato de conflitos geracionais, aprendizados e desenvolvimentos.
Em sua 4ª edição, em 2023, 400 empresas participaram do processo de avaliação, representando um crescimento de 172% em relação ao ano anterior.
Deste total, 20 organizações foram celebradas como Melhores Empresas Para Pessoas com 50+ Trabalhar.
Pessoas 50+ e Nível de Gestão
Com um quadro populacional envelhecendo, e novas políticas trabalhistas, a presença de pessoas 50+ nas organizações têm se acentuado.
Isso é refletido no papel de liderança, ocupado por alguns profissionais que estão habituados à organização por mais tempo.
Dentre as Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking 50+, o quadro de liderança tem 20% de composição de pessoas nesta faixa etária.
Considerando todos os sete rankings que compõem a Diversidade GPTW, este é um dos maiores desempenhos em relação a presença percentual na liderança.
As 20 Empresas Premiadas no Ranking 50+
- Tokio Marine Seguradora
- Dow
- Accenture do Brasil
- Bristol Myers Squibb
- Capgemini Brasil
- Avanade
- TIM Brasil
- LIBERTY SEGUROS S/A
- Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
- IBM Brasil
- Assaí Atacadista
- Banco Bmg
- SICOOB CREDICOPA
- GRUPO CATARATAS
- Habitasul
- Eurofarma Laboratórios S/a
- RENAISSANCE SÃO PAULO HOTEL
- Itaú Unibanco
- Vivo
- Sylvamo
As Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking Primeira Infância
O Ranking Primeira Infância celebra organizações que promovem políticas que dão suporte e contribuição às pessoas para o desenvolvimento integral de suas crianças.
A primeira infância é uma faixa etária da criança que compreende de zero a seis anos de idade, período o qual a atenção para o desenvolvimento pleno é redobrada.
Em sua 5ª edição, em 2023, a premiação recebeu 291 empresas participantes. Este número representa um crescimento de 59% em relação ao ano anterior.
No total, 729.110 pessoas colaboradoras foram impactadas pelo processo de pesquisa de clima e avaliação metodológica GPTW neste ranking.
Das 291 organizações participantes, 10 foram premiadas como as Melhores Empresas Para Trabalhar™ – Ranking Primeira Infância.
As 10 Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking Primeira Infância
- ZURICH SEGUROS
- Accenture do Brasil
- GRUPO CATARATAS
- Avanade
- Banco PAN
- LIBERTY SEGUROS S/A
- Eurofarma Laboratórios S/A
- ASTELLAS FARMA BRASIL IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS LTDA.
- HOSPITAL ALBERT EINSTEIN
- IBM Brasil
As Melhores Empresas Para Trabalhar™ — Ranking Jovens Potências
O Ranking Jovens Potência GPTW celebra as organizações que criam oportunidades para o desenvolvimento de novos talentos e os prepara para enfrentar os desafios da economia atual.
Jovens Potências visam reconhecer a inclusão produtiva das juventudes, como pauta essencial para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Este relatório especial é projetado não apenas para reconhecer, mas também para inspirar jovens profissionais, destacando as empresas que estabelecem as melhores práticas, fomentam a inovação e se comprometem com a excelência e a responsabilidade social em suas culturas corporativas.
Em sua primeira edição, a premiação Jovens Potências contou com a participação de 401 empresas. Sendo que 15 foram reconhecidas como as Melhores Empresas Para Trabalhar — Ranking Jovens Potências.
As 3 Pequenas Empresas Premiadas no Ranking Jovens Potências
- BMG SEGURIDADE
- Agência Yooper Digital Marketing
- NEON COMERCIAL REAGENTES ANALÍTICOS LTDA
As 6 Médias Empresas Premiadas no Ranking Jovens Potências
- YOUX GROUP
- PagueVeloz
- GRUPO CATARATAS
- AQIA QUIMICA INOVATIVA LTDA
- ZURICH SANTANDER SEGUROS E PREVIDÊNCIA
- Box Print
As 6 Grandes Empresas Premiadas no Ranking Jovens Potências
- Avanade
- Accenture do Brasil
- Sylvamo
- Arcos Dorados (McDonald’s)
- Dow
- Capgemini Brasil
Os Rankings de Diversidade GPTW 2023 são um momento de celebrar a inclusão das pessoas que compõem grupos minoritários no Brasil. Grupos, os quais, atravessam uma série de preconceitos que os excluem do mercado de trabalho.
As organizações que promovem diversidade e inclusão têm ganhos consideráveis em seu faturamento e cultura organizacional. Você pode conferir essas informações detalhadas no Estudo dos Rankings de Diversidade 2023.