As ações de endomarketing atuam no relacionamento com o interno: as pessoas que trabalham na organização. Ao melhorar a comunicação da empresa com seu público, impacta-se o engajamento e motivação das equipes.
Ao investir em ações como essa será gerado dividendos para a organização, e consequentemente alguns indicadores-chave darão um salto de qualidade com um marketing interno bem-feito, como:
- produtividade;
- clima organizacional;
- permanência de talentos;
- despesas com rotatividade.
Neste conteúdo, reunimos dicas para você começar o marketing interno na empresa e melhorar o relacionamento da organização com as equipes. Continue a leitura e coloque as ações de endomarketing em prática!
Equipes engajadas e fiéis: a magia do endomarketing!
O endomarketing reúne ações para construir uma boa relação com clientes internos. Seu objetivo é fidelizar as pessoas, criando uma percepção positiva sobre trabalhar na empresa e identificação com a cultura organizacional.
Assim como o marketing externo, o interno usa bastante ferramentas de comunicação. É a partir da forma como nos dirigimos às pessoas que vamos cativá-las e torná-las promotoras da marca empregadora.
Um ambiente de trabalho que oferece condições para que as pessoas tenham bem-estar, qualidade de vida, motivação e engajamento facilita o processo. Isso porque, no endomarketing, trabalharemos os significados percebidos, vendendo o peixe da organização.
Imagine, por exemplo, que a empresa oferece um plano de saúde. Existe uma relação de causa e efeito entre a entrega e bem-estar das pessoas — que terão mais acesso a serviços para cuidar da qualidade de vida. O papel do marketing interno é também criar relações de significante e significado.
Contextualizamos um bom produto, que é trabalhar na empresa, em uma comunicação efetiva para fidelizar, criar percepções positivas e identificação com a cultura. Para isso, usamos tanto da linguagem verbal como de elementos não verbais, como:
- objetos;
- atitudes;
- símbolos.
Benefícios das ações de endomarketing
O endomarketing costuma ser organizado em um calendário, em que se distribuem as ações ao longo do tempo. Um planejamento efetivo e um calendário que faça sentido trarão diversos benefícios para sua empresa.
Equipes mais motivadas e engajadas
O marketing interno dá sentido para as pessoas sobre as entregas realizadas pela empresa. Além disso, ajuda a construir o relacionamento com clientes internos, criando promotores da marca.
Há um efeito direto sobre a motivação e engajamento: as pessoas veem o retorno da produtividade que ofertam para a organização. Igualmente, existe o benefício indireto: cada promotor da marca empregadora influencia os colegas.
Otimização da produtividade
As pessoas não funcionam como máquinas. Para termos acesso a suas criatividades, dedicação, inovação e produtividade, precisamos cuidar do aspecto psicológico.
São os sentimentos e emoções que geram uma relação de simpatia ou antipatia com as atividades, assim como estresse ou contentação com os resultados obtidos. O estudo publicado pela Harvard Business Review, por exemplo, mostrou que pessoas felizes apresentam um ganho de produtividade de aproximadamente 31%.
Melhoria do clima organizacional
O clima organizacional é um indicador ligado à percepção das pessoas sobre como é o trabalho dentro da empresa. Enquanto a motivação é pessoal e interna, o clima seria externo e coletivo, ambos se complementando.
A pessoa motivada afeta a percepção de todos à sua volta, além de ter relações mais satisfatórias no trabalho. Por outro lado, essa variação positiva do clima muda o ânimo das pessoas no trabalho.
Então, ao atuar para que as pessoas associem significados positivos ao trabalho e à empresa, o endomarketing promove um clima organizacional mais ameno e impacta a motivação.
Redução do turnover
Com a combinação entre boas práticas de gestão de pessoas e endomarketing, a empresa ganha força enquanto lugar para se trabalhar. São medidas que influenciam a permanência de talentos e, consequentemente, reduzem a rotatividade de pessoal.
Melhoria na comunicação interna
A comunicação interna se torna mais uniforme e positiva para a organização. É o principal alvo das ações de endomarketing, buscando uma percepção e identificação mais positiva junto às equipes.
Melhora o bem-estar dos colaboradores
O bem-estar das pessoas envolve propósito e motivação para trabalhar. Afinal, podemos estar diante das mesmas tarefas, mas se vemos um sentido nelas será muito mais fácil e menos estressante realizar o trabalho.
Alinhamento da cultura da empresa entre profissionais
A cultura passa a ser defendida junto às pessoas. É com a comunicação que as equipes perceberão os valores organizacionais e poderão se identificar com o modo de ser da empresa.
Promove a lealdade à empresa
O resultado do processo de endomarketing é a pessoa fiel à organização. É algo, inclusive, que você pode medir com o eNPS.
7 ações de endomarketing para contar com um time repleto de promotores do negócio
Um ótimo passo para começar no endomarketing é planejar o calendário de ações. O que vocês farão ao longo do ano para se comunicar melhor e criar boas relações com as equipes?
Há sete ações que você pode realizar agora mesmo para implantar uma estratégia. Confira, a seguir!
1. Alinhe-se com a cultura da empresa
O ponto de partida é pensar quais são os valores organizacionais que precisam ser transformados em atributos da imagem da empresa. Pense o que você deseja comunicar.
É importante desenvolver empatia, olhando a questão pela perspectiva da pessoa colaboradora.
Para ilustrar, imagine que a empresa tem o valor da produtividade. Se você só colocar essa informação nos materiais de divulgação, as pessoas podem percebê-la como uma péssima notícia. Afinal, dá a entender que terão de trabalhar mais que em outros lugares.
Por isso, devemos pensar em como o valor pode ser importante do ponto de vista das equipes. A produtividade pode significar várias coisas para as pessoas:
- a empresa reconhece quem se dedica;
- investe em boas lideranças em seus quadros;
- tem planos de carreira e perspectiva de crescimento;
- oferece condições de bem-estar e capacitação para os times darem seu melhor.
Assim, reflita sobre a cultura, práticas realizadas e como elas podem ser comunicadas.
2. Faça um levantamento das datas importantes
O calendário contém ações de endomarketing que serão realizadas durante o ano. As datas podem ser aquelas que já existem ou celebrações definidas pela organização.
Um exemplo é usar as semanas do Dia Mundial da Saúde (7 de abril) e do Dia Internacional da Saúde Mental (10 de outubro) para ações voltadas ao bem-estar das pessoas. Outro seria fixar a segunda semana do ano para educação financeira, reforçando a preocupação da empresa em ajudar as pessoas a atingirem suas metas de vida.
3. Organize o orçamento
O passo seguinte é levantar as ações que podem ser realizadas e seus devidos custos, planejando um orçamento de endomarketing. Há uma grande variedade de ações, de modo que as empresas podem montar estratégias compatíveis com os recursos disponíveis.
Em muitos casos, o valor das ações não está no ganho financeiro, mas no que simbolizam. Um kit de boas-vindas não tem valor econômico alto, por exemplo. Porém, mostra o cuidado, carinho e felicidade ao receber a pessoa.
4. Identifique as necessidades dos colaboradores
As ações de endomarketing partem dos desejos e necessidades da equipe. Buscaremos entregas que façam sentido para o grupo e sejam bem recebidas.
Coletar dados é um bom começo para entender essas necessidades. Ao usar métodos para medir a satisfação, como pesquisa de clima e eNPS, podemos entender quais lacunas de experiência podem ser abordadas nas ações e campanhas internas.
5. Avalie o objetivo, impacto e viabilidade das ações
A projeção e medição dos resultados podem ser qualitativas ou quantitativas. É importante considerar ambos e comparar com os custos das ações, para entender sua viabilidade e impacto.
Do ponto de vista qualitativo, traçamos uma linha imaginária no tempo. Nela, pensamos o que aconteceria se nada fosse feito.
A seguir, projetamos (no planejamento) ou mensuramos (na execução), o que aconteceria com a mudança. A diferença entre as duas linhas é o impacto qualitativo da ação.
Uma boa forma de desenhar esse quadro é usar entrevistas e coletar feedbacks com grupos focais. Selecione pessoas que representem a população da empresa e abra o diálogo.
Já quantitativamente, podemos usar os indicadores de desempenho:
- eNPS;
- turnover;
- custos de RH;
- clima organizacional.
As duas primeiras são informações coletadas por pesquisas internas. Já o turnover e os custos utilizam o levantamento de dados nos registros da organização.
6. Conte com o apoio de outros setores
Quem lidera o projeto de endomarketing precisa vender a proposta vertical e horizontalmente. Embora os recursos dependam da administração da empresa, também demandamos o apoio dos outros setores no projeto.
Assim, ouça as lideranças dos demais setores, entenda seus desafios e conecte a mudança oferecida pelo projeto às necessidades delas. Essa cooperação será importante para:
- a mensagem ecoar;
- as pessoas serem liberadas para participar das atividades;
- o marketing interno ser visto como uma iniciativa positiva.
7. Use os perfis comportamentais
Ao desenhar o calendário, é importante buscar informações e práticas para refinar as estratégias. Entre as mais interessantes, está a análise de perfil comportamental.
Ela oferece conhecimento sobre tendências, personalidade e motivações das pessoas. Assim, podemos nos comunicar para causar uma percepção mais positiva junto às equipes.
As dicas mencionadas são um bom começo para a estratégia de endomarketing. Porém, o projeto pode ser desenhado de forma mais completa e causar um impacto ainda maior com o conhecimento e experiência especializados.
O GPTW tem mais de 35 anos dentro das melhores empresas para trabalhar do Brasil e do mundo. Entre as consultorias que oferecemos para organizações, ajudamos empresas a planejar estratégias de endomarketing e impulsionar o engajamento dos colaboradores.
Ao se tornar uma excelente empresa para se trabalhar, as ações de endomarketing serão potencializadas com um discurso reforçado pelas boas práticas da organização. Por isso, é importante satisfazer as lacunas na experiência das pessoas em conjunto com uma boa comunicação interna.
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