Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas do GPTW

Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas do GPTW

2 agosto, 2022 • 11:41

Nos últimos anos, diversos modelos de trabalho vem se popularizando e um deles é o anywhere office. Esse termo em inglês está relacionado a facilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Seja pela globalização ou virtualidade, essa possibilidade seduz os profissionais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Owl Labs, em torno de 50% dos profissionais estão propensos a recusar empregos que não oferecem modelos flexíveis — esse número é expressivo em um cenário transformado pela era digital.

O que é e como funciona o anywhere office? Neste post você conhecerá os benefícios e porque se tornou uma tendência. Continue lendo e veja como adaptar sua empresa para esse modelo de trabalho!

O que é anywhere office?

Na tradução, anywhere office quer dizer algo como “escritório em qualquer lugar”. Ou seja, é um modelo de trabalho que pode ser realizado de qualquer parte do mundo. Nele os profissionais, entre colaboradores e autônomos, podem realizar atividades remotamente.

É um formato flexível que proporciona maior independência e liberdade, uma vez que não determina uma base específica de trabalho. Mesmo com vínculo empregatício, os colaboradores não precisam estar em um escritório ou sede da empresa.

Esse modelo vai além do home office, pois o profissional não precisa estar em casa para executar o trabalho. De ondem estiverem, com acesso à internet e a sistemas, eles podem produzir e entregar suas demandas normalmente.

Por que o anywhere office se tornou uma tendência?

Um estudo realizado pela empresa de recrutamento especializado Robert Half revelou que as empresas planejam um modelo híbrido. Dos executivos entrevistados, 95% acreditam que esse é um formato permanente no mercado.

Com a pandemia da Covid-19, as empresas se viram forçadas a buscar alternativas para manter seus colaboradores seguros e ativos. Foi então que se fortaleceu o home office e a ideia de que é possível ter produtividade mesmo à distância.

A evolução para trabalhar em qualquer lugar ocorreu naturalmente, pois a flexibilidade permitiu que os profissionais escolhessem o local de trabalho. O modelo faz parte de uma transformação já esperada, considerando a tendência digital instaurada.

Com acesso à internet e a ferramentas virtuais, líderes e equipes conseguem se comunicar, sem a necessidade da presença física. As pessoas podem estar em locais diferentes, participando de uma mesma reunião on-line, por exemplo.

Diante dos avanços tecnológicos, era quase impossível que as organizações permanecessem engessadas em um único formato. Empresas como o Google e Amazon foram precursoras nessa iniciativa, seguidas por diversas startups.

O GPTW, por exemplo, tem funcionários presentes em 11 estados brasileiros e três países diferentes, o que ajuda a promover relações a qualquer lugar do mundo.

Segundo o Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 7ª. edição, os profissionais priorizam cada vez mais o crescimento na carreira. Ao serem perguntados sobre o que é mais importante para os candidatos na escolha da vaga, 41% dos empregados permanentes responderam para a possibilidade de crescimento.

Embora o salário seja relevante, ter benefícios, como flexibilidade no modelo de trabalho, é fator de escolha e permanência em uma organização.

Quais benefícios esse modelo proporciona para empresas e colaboradores?

Tanto a empresa quanto os colaboradores têm a ganhar com um modelo de trabalho como o anywhere office. É claro que nem todas as empresas ou funções podem aderir a esse formato, considerando o segmento e as atividades.

Para aqueles que podem implementar esse conceito mais flexível de rotina, as vantagens se destacam. Confira algumas delas!

Diminuição dos quadros de estresse

A saúde mental é, hoje, um dos principais focos de atenção no comportamento dos colaboradores de uma empresa. Com o anywhere office os problemas com deslocamento e cumprimento de horário específico dão lugar a uma rotina mais leve, flexibilizada e sem estresse.

Redução de custos

Os custos com infraestrutura são elevados para manter uma equipe presencial e com um mínimo de condições e conforto. O formato favorece a redução desses custos, já que os encontros presenciais são escassos ou praticamente inexistentes.

Maior engajamento e produtividade

Alguns aspectos como segurança, autonomia e confiança são pilares do trabalho realizado à distância. Dessa forma, a pessoa se sente mais livre e confortável para trabalhar da forma como prefere.

Esse é um formato que traz maior engajamento, motivação e, consequentemente, produtividade. Sem o estresse do dia a dia ou pressão no ambiente de trabalho, a tendência é uma jornada tranquila, com resultados mais positivos.

Desenvolvimento profissional e networking

No modelo de anywhere office, a pessoa é responsável por organizar suas demandas e entregá-las no prazo. Quem tem interesse em crescer na carreira e ter mais oportunidades terá tempo para:

  • participar de cursos, palestras e capacitações;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • se conectar com pessoas dentro e fora da empresa.

Como adaptar uma empresa para o anywhere office?

Para adotar o trabalho à distância é fundamental estabelecer uma nova mentalidade sobre as relações no ambiente corporativo. Ter a equipe atuando à distância exige adequações para que todos se adaptem a uma realidade diferente, fortalecendo as relações de confiança, a comunicação e os relacionamentos on-line.

Selecionamos algumas dicas para você que deseja implementar esse modelo na sua organização!

Uso da tecnologia como aliada

A tecnologia é instrumento chave para que o anywhere office funcione uma vez que os colaboradores precisarão de soluções eficientes na rotina. Dos sistemas aos canais de comunicação, os recursos tecnológicos devem ser fornecidos pela organização, garantindo que os profissionais terão ferramentas adequadas de trabalho.

Incorporação do modelo à cultura da empresa

A cultura organizacional é o conjunto de valores, hábitos e regras de uma empresa, logo, o anywhere office deve ser incorporado. Ele tende a alterar o comportamento das pessoas e o modo como elas se relacionam, transformando também o ambiente — nesse caso, virtual.

Capacitação de lideranças para gerenciamento de times remotos

A liderança tem um papel fundamental no processo de mudança do modelo de trabalho, especialmente, na gestão de times remotos. Habilidades como lidar com as adversidades e estabelecer uma comunicação transparente e fluida são fundamentais para pessoas nesses cargos.

Se liderar equipes presencialmente já é um desafio, o fator distância intensifica sua complexidade. Todavia, isso pode ser remediado com uma boa preparação. Isso demanda algumas etapas como:

  • o alinhamento dos times;
  • a confiança da liderança em talentos da empresa;
  • a confiança de integrantes da equipe em gestores.

Esse é um modelo que chegou para ficar e as organizações que não buscarem se adequar, perderão vantagem competitiva. A formação de líderes, o uso de tecnologias e a mudança de mentalidade são estratégias que precisam ser consideradas para o sucesso desse formato.

As empresas que enxergarem o potencial dessa forma de trabalho terão a chance de contratar os melhores talentos. Isso fortalece a construção de times, contando com profissionais interessados em contribuir com suas habilidades e competências, em troca de autonomia e flexibilidade de trabalho.

O anywhere office propõe uma nova roupagem para as relações de trabalho e mostra que é possível oferecer liberdade e ter produtividade em um mesmo pacote. Por isso, não perca tempo e prepare a sua organização para um cenário corporativo cada vez mais digital e descentralizado.

Se você gostou deste post, que tal aproveitar a visita para conferir mais um artigo? Entenda mais sobre o futuro do trabalho e os desafios de desenho do modelo híbrido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se