Por: Great Place To Work

Por: Great Place To Work

13 março, 2024 • 4:56

Um cenário de mudanças atinge diretamente o clima de uma organização. No caso da EUROIMMUN, a pandemia proporcionou mudanças em seu formato de trabalho e a oportunidade de fortalecer a gestão de pessoas.

Mesmo compreendendo a importância e relevância da certificação GPTW, a EUROIMMUN procurou a metodologia do Great Place To Work para ser um verdadeiro instrumento de transformação organizacional. Esse era o foco principal.

Os resultados obtidos pela gestão de pessoas da EUROIMMUN são um reflexo de como o método de pesquisa de clima do GPTW consegue dar voz ativa para todas as pessoas colaboradoras.

Quem é a EUROIMMUN?

A EUROIMMUN é uma empresa que oferece tecnologia para diagnósticos laboratoriais, com soluções versáteis para diagnósticos de doenças alérgicas, infecciosas, autoimunes, detecção de antígeno e diagnóstico molecular.

No Brasil, a EUROIMMUN conta com uma unidade fabril com a mesma estrutura da matriz alemã. Atualmente, atende a nível mundial, com confecção e distribuição dos kits para diagnósticos.

Com tecnologia de última geração, a EUROIMMUN está presente em 17 países, desenvolvendo, produzindo e comercializando sistemas de testes, assim como soluções de software e automação para realização e avaliação de testes laboratoriais.

A EUROIMMUN antes do Great Place To Work

Em 2019, a EUROIMMUN passava por um momento de transformações. Naquela ocasião, o setor de RH era responsável apenas pela folha de pagamento e aplicação de benefícios. Ou seja, o setor estava atrelado à estrutura administrativa financeira.

A chegada da nova gerente de RH, Christiane Augusto, alterou esse cenário. Ela veio para a empresa com o desafio de implementar o RH Humano e Estratégico: “O RH estava no centro da gestão das mudanças na estrutura da organização”, relata.

O cenário encontrado por Christiane era “muito instável e com muita insegurança psicológica”. Por estar atravessando mudanças estruturais e culturais, a EUROIMMUN convivia com um cenário de alto desengajamento, conflitos interpessoais, turnover elevado e clima organizacional prejudicado.

Em 2019, a taxa de rotatividade atingiu 27% — sendo 17% de turnover passivo e 10% de turnover ativo.

Sem um instrumento formal para fazer a pesquisa de clima, a única forma de saber as dores e necessidades das pessoas era por meio de conversas diretas, além da entrevista de desligamento.

As necessidades da EUROIMMUN ao contratarem o Great Place To Work

Era necessário estruturar o setor de RH e contar com ferramentas precisas para o mapeamento das dores e necessidades de todas as pessoas envolvidas na empresa. Por isso, a EUROIMMUN procurou o Great Place To Work. 

“Claro que a certificação era um desejo, mas a nossa prioridade era dar voz aos colaboradores para compreendermos o que era percebido e sentido, traduzindo isso para números e indicadores”, afirmou Christiane.

A gerente de RH já conhecia o GPTW desde o início dos anos 2000, muito antes de entrar na EUROIMMUN. Essa familiaridade foi essencial para levar a metodologia para dentro da organização em 2018: “naturalmente, na minha entrada na empresa, apresentei a metodologia para a Direção”, conta Christiane.

Compreendendo que a pesquisa de clima do GPTW é desenvolvida para mapear os sentimentos e anseios das pessoas colaboradoras, tendo o objetivo de construir ambiente de confiança, a EUROIMMUN aplicou a pesquisa pela primeira vez em 2020.

A metodologia do GPTW utiliza o Trust Index (Índice de Confiança). Dividida em cinco dimensões, a pesquisa consegue mapear diferentes aspectos. Após a aplicação, os resultados oferecem insights importantes para a construção de planos de ação e melhorias.

A alta adesão das pessoas colaboradoras na pesquisa

Para ter o efeito necessário, é fundamental que a pesquisa de clima GPTW conte com a participação das pessoas colaboradoras. Neste sentido, é calculado um número mínimo de respondentes necessários para garantir veracidade e precisão nos dados. Esse valor varia conforme o tamanho da organização.

Em quatro anos de aplicação, a EUROIMMUN é um verdadeiro sucesso na adesão das pessoas colaboradoras, atingindo uma taxa de adesão superior a 90% em todos os anos.

Para ajudar nesse processo de engajamento, o GPTW ajuda a desenvolver materiais de comunicação. Isso foi essencial para o primeiro ano de aplicação da pesquisa na EUROIMMUN, no final de 2020.

“Divulgamos as peças em nossos canais de organização, além de envolver as lideranças para conscientizar sobre a importância da adesão na pesquisa. O material do GPTW trouxe credibilidade e segurança”, relata Christiane sobre a primeira aplicação.

Neste primeiro ano de pesquisa, a EUROIMMUN atingiu 95% de adesão. Considerando o ambiente encontrado por Christiane na empresa, esse resultado foi uma verdadeira surpresa positiva. 

Esse sucesso é resultado da estratégia de divulgação interna da empresa, que enfatizou as regras do GPTW — como o anonimato das pessoas respondentes. Atualmente, a adesão dos colaboradores é um KPI do setor de Gestão de pessoas.

“A partir de então, o conceito do GPTW é disseminado e sedimentado ano a ano, estando diretamente ligado à nossa estratégia e sendo usado como principal KPI Organizacional da Gestão de Pessoas”, conclui a gerente de RH.

A Devolutiva GPTW com papel essencial

Os pacotes de serviços e soluções oferecidos pelo Great Place To Work são variáveis. Uma das ofertas para os clientes é uma reunião com especialistas GPTW chamada de “Devolutiva”. 

Ela acontece após a aplicação da pesquisa na empresa. Nesta reunião, a equipe GPTW encontra-se com o cliente para ajudar na interpretação dos resultados da pesquisa de clima, mostrando como coletar os principais insights e extrair o máximo de informação possível de toda a avaliação de clima.

Essas reuniões são parte de alguns planos, mas também podem ser adquiridas separadamente pelos clientes. É uma maneira de ajudar as empresas aproveitarem de toda a potencialidade da pesquisa de clima GPTW.

No caso da EUROIMMUN, Christiane classificou essas reuniões como “essenciais”, com um suporte estratégico do GPTW. 

“Além de muitos insights cirúrgicos, o time do GPTW nos educou na leitura dos relatórios, conexão e interpretação dos números. Hoje, não só o RH, mas toda a liderança C-Level transita com fluência no Trust Index e pelos pilares de avaliação”, afirma Christiane.

Com os insumos coletados nestas reuniões, a EUROIMMUN conseguiu estabelecer prioridades, criar estratégias e elaborar planos de ação eficientes que elevaram a qualidade do clima organizacional, construindo um ambiente mais saudável.

As certificações da EUROIMMUN

A EUROIMMUN conquistou a certificação nos quatro anos em que aplicou a pesquisa de clima GPTW: 2020, 2021, 2022 e 2023. Em seu primeiro ano, o objetivo principal da empresa era trazer a metodologia do GPTW para fazer um mapeamento das necessidades das pessoas colaboradoras.

Ou seja, a certificação não era o objetivo principal da EUROIMMUN, tampouco havia certeza de que, em seu primeiro ano, o selo seria conquistado. Confiando em toda a expertise de gestão de pessoas do GPTW, a EUROIMMUN conquistou um resultado acima da média desde seu primeiro ano.

Com a certificação, a EUROIMMUN fortaleceu a sua marca empregadora de dentro para fora da organização. O selo é uma validação de que as pessoas colaboradoras sentem-se em um ambiente de confiança, no qual elas confiam em suas lideranças, gostam do seu trabalho e tem bom relacionamento com seus colegas.

Atualmente, a certificação faz parte do planejamento estratégico da EUROIMMUN. “Temos vários KPI’s desdobrados a partir dos relatórios da pesquisa de clima”, relata Christiane.

A pesquisa é esmiuçada em todas as equipes, tendo as lideranças como um papel essencial para o desenvolvimento e engajamento das pessoas colaboradoras.

A EUROIMMUN como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™

Receber o selo GPTW, porém, não classifica a empresa como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™. É importante salientar essa diferença.

Nem todas as empresas que são certificadas, tornam-se uma das Melhores Empresas. Para ser uma delas, é necessário participar de um dos rankings GPTW.

Em 2022, a EUROIMMUN tornou-se a primeira colocada dentre as Melhores Empresas Para Trabalhar na Medicina Diagnóstica — Pequenas Empresas. Esse foi um momento de alta celebração, comprovando o processo de transformação do clima organizacional desde que a EUROIMMUN procurou o GPTW.

No ano seguinte, a EUROIMMUN repetiu a sua liderança no ranking Medicina Diagnóstica. Além disso, a empresa ficou posicionada na 20ª posição entre as Pequenas Empresas Multinacionais do ranking Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil™ em 2023.

Atualmente, os três troféus conquistados estão expostos no hall de entrada da empresa, para que todas as pessoas colaboradoras, clientes e visitantes lembrem-se “que nosso propósito é compartilhado e é de ser uma empresa que causa muito orgulho nas pessoas”, conclui Christiane.

Efeito GPTW na EUROIMMUN

Tornar-se uma empresa com certificação GPTW e, posteriormente, fazer parte dos rankings de Melhores Empresas Para Trabalhar transformou a marca empregadora da EUROIMMUN.

Entretanto, os maiores efeitos GPTW na empresa vieram dos resultados adquiridos nas pesquisas de clima aplicadas anualmente desde 2020.

Redução da taxa de rotatividade

Como abordamos no início deste conteúdo, o cenário encontrado pela atual gerente de RH, em 2019, na EUROIMMUN era de clima organizacional negativo.

Uma das consequências dos conflitos interpessoais e falta de harmonia na empresa era a alta taxa de rotatividade, atingindo 27%.

Com a aplicação da pesquisa de clima GPTW, foi possível encontrar os principais gargalos da gestão de pessoas e elaborar prioridades e planos de ação para melhorias.

Em 2023, a taxa de turnover na empresa foi de apenas 2%. Uma redução em mais de 20 pontos percentuais. O turnover ativo — que acontece quando a pessoa colaboradora pede o desligamento — teve taxa de 0,26%.

Desejo de permanência dos talentos

Olhando para a taxa de rotatividade e retenção de talentos, a EUROIMMUN determinou um parâmetro de 5% para a primeira e 95% para a segunda. 

Estimular nas pessoas colaboradoras o desejo de permanecer na organização, passa por oferecer um ambiente saudável e seguro. Com o acesso aos insights e dados coletados nas pesquisas de clima com metodologia do GPTW, foi possível superar os parâmetros.

Em 2023, 99,74% dos colaboradores permaneceram na organização. Uma taxa de “retenção” de talentos superior ao parâmetro estipulado pela própria organização.

O Caso da EUROIMMUN é um exemplo de quando a empresa entende que a certificação e selo do GPTW é uma consequência do trabalho de pesquisa de clima. Ao compreender como o GPTW poderia transformar a gestão de pessoas da organização, os resultados surgiram.

Chegou o momento de transformar o seu negócio, aproveite a visita e venha construir a sua história com o GPTW. Converse com uma pessoa especialista!

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