Por: Great Place To Work®

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29 agosto, 2023 • 9:29

A Inteligência Artificial no RH já é uma tecnologia bastante acessível, impactando nossas rotinas pessoais e profissionais. Com isso, atualmente, o cotidiano se transformou, e não seria diferente no dia a dia das organizações.

O ChatGPT impulsionou ainda mais essa inovação. A tecnologia da OpenAI consegue, entre outras funções:

  • realizar pesquisas;
  • compreender as informações;
  • criar sínteses;
  • produzir textos.

Isso é feito a partir de uma conversa em que a máquina dará respostas às perguntas e comandos do usuário.

Por isso, a solução é simples e prática, com um grande potencial de trazer eficiência para a área de Recursos Humanos. Entenda como usar o ChatGPT no RH com este conteúdo. Acompanhe!

O que é Inteligência Artificial no RH?

A Inteligência Artificial no RH é a tecnologia capaz de simular possibilidades da mente humana, como aprendizado e raciocínio lógico, sendo aplicada aos processos de gestão de pessoas, como:

Assim, oferece inúmeros benefícios ao reduzir custos, agilizar processos e aumentar a produtividade.

O ChatGPT é uma nova oportunidade entre essas inovações. Antes dele, por exemplo, já havia aplicações da IA na análise de dados e People Analytics, como:

  • análise diagnóstica: identifica problemas e suas causas-raiz;
  • análise descritiva: apresenta dados e padrões existentes, traçando um cenário;
  • análise preditiva: antecipa tendências e eventos futuros com base em estatística;
  • análise prescritiva: fornece recomendações e soluções orientadas.

Também é comum o uso na automação de processos. Por exemplo, após uma análise de currículos, existem ferramentas de triagem com IA para ranquear os melhores candidatos.

O ChatGPT amplia as possibilidades da Inteligência Artificial no RH. Além disso, por ser uma ferramenta com versão gratuita, sua aplicação é acessível para organizações de diferentes tamanhos.

O que é o ChatGPT e como ele funciona?

O programa é uma ferramenta para gerar textos que se propõe a estabelecer uma conversa natural com o usuário da tecnologia.

Além disso, utiliza uma ampla base de conhecimento disponível na internet e pode adaptar sua resposta aos padrões solicitados pelo usuário.

É como ter uma assistente que consegue responder sobre quase tudo e apresentar respostas nos mais variados gêneros textuais. Por exemplo:

  • mensagem simples na conversa;
  • e-mail;
  • relatórios;
  • redações;
  • trabalhos acadêmicos;
  • peças jurídicas;
  • tabelas.

Na maioria das vezes, a interação do usuário com o ChatGPT acontece como uma conversa de aplicativo de mensagem. A tecnologia compreende a mensagem e produz uma resposta.

Outra possibilidade é comando ou “Prompt”. Trata-se de indicar quais critérios a ferramenta precisa atender ao produzir um texto-resposta.

Um exemplo é pedir o gênero textual desejado, como “faça uma tabela” ou “crie um modelo de avaliação de desempenho”.

Como o ChatGPT pode ajudar o RH?

O recurso se torna uma ferramenta de Inteligência Artificial no RH à medida que conseguimos integrá-lo às tarefas. Nesse caso, a ferramenta pode complementar as atividades humanas e gerar diversos benefícios. Confira a seguir:

Agilizar processos

Reduz o tempo necessário para realizar o trabalho do RH. Isso pode ser feito com contribuições em situações do dia a dia:

  • encontrar informações e tirar dúvidas dos profissionais;
  • realizar brainstorming para atividades criativas;
  • apoiar na construção de textos com rapidez e eficiência;
  • realizar resumos de conteúdos apresentados;
  • transformar o gênero de um texto em outro (por exemplo, uma tabela em relatório).

Nesses exemplos, um tempo precioso é poupado. Com isso, os usuários dos serviços de RH terão uma experiência de agilidade nas entregas realizadas, mantendo prazos mais enxutos.

Reduzir custos

Ao assumir parte das tarefas e liberar o tempo dos profissionais, o ChatGPT contribui para reduzir custos atuais e futuros. Com isso, auxilia o RH a influenciar os resultados financeiros das organizações.

Os custos atuais dizem respeito à economia de horas de trabalho. As tarefas podem ser realizadas por menos pessoas, minimizando despesas e horas extras.

No longo prazo, podemos melhorar a qualidade dos processos na gestão de pessoas. Trata-se de ter mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas, como melhoria do clima organizacional, seleção adequada de pessoas e capacitação de lideranças.

Logo, diminuímos custos com:

  • rotatividade;
  • rescisões de contrato;
  • erros no trabalho;
  • baixa produtividade.

Aumentar a produtividade

As ferramentas de tecnologia otimizam os serviços internos. Nesse sentido, o ChatGPT oferece excelentes contribuições, como:

  • mais agilidade nos processos;
  • otimização de tarefas;
  • melhoria na qualidade das decisões com informações adequadas;
  • apoio a criatividade e resolução de problemas.

Portanto, o time será mais produtivo, aumentando a quantidade e qualidade das entregas que consegue realizar às partes interessadas.

Ter mais eficiência nas operações

A Inteligência Artificial no RH exerce um papel relevante para reduzir tarefas da equipe. Com isso, os profissionais podem se dedicar às atividades mais estratégicas para o desenvolvimento de competências e eficiência do negócio.

Podemos priorizar a satisfação no trabalho, o clima organizacional ou até mesmo o desenvolvimento de habilidades.

Esses serviços são decisivos para que a operação da empresa conte com as pessoas capacitadas nos lugares certos, em contato com boas lideranças e com motivação no trabalho.

Como usar a Inteligência Artificial no RH?

O ChatGPT pode complementar o trabalho humano em diferentes tarefas da gestão de pessoas. Confira alguns exemplos de como usar a Inteligência Artificial no RH.

Levante ideias de perguntas para entrevistas de emprego

Uma utilização bastante frequente é levantar ideias para produção de conteúdo. No RH, a habilidade pode ser aplicada para criação de perguntas em entrevistas de emprego. É possível explorar questões para dar suporte a diferentes funções e técnicas de seleção.

Crie um banco de dados com perguntas

A organização pode ser feita em um banco de dados com perguntas para serem utilizadas nas entrevistas de emprego.

Com o ChatGPT, conseguimos realizar toda a classificação em profissões, competências, cargos e afins. Assim, facilitamos o trabalho dos recrutadores ao aplicar as técnicas de seleção.

Peça sugestão de palavras-chave para divulgar as vagas

O brainstorming é uma das funções mais interessantes. Podemos, por exemplo, criar uma lista de palavras-chave, usando critérios de otimização para plataformas de divulgação de vagas.

Essa prática pode, inclusive, partir do envio da descrição do emprego ofertado para a Inteligência Artificial analisar com mais detalhes.

Proponha as descrições de vagas e cargos

A descrição dos cargos pode ser detalhada a partir da Inteligência Artificial. Essa produção de modelo terá como base conhecimentos gerais, divulgados na internet. 

Outra possibilidade é enviar uma descrição pronta e solicitar o levantamento de pontos de melhoria, fazendo uma revisão do conteúdo.

Crie e desenvolva desafios técnicos para pessoas candidatas

O ChatGPT facilita o trabalho dos profissionais de RH na aplicação de técnicas de seleção mais complexas. Nelas, a pessoa responsável não conta com as competências da área.

É o caso de criar provas vivenciais e avaliações de conhecimento para cargos técnicos em áreas como:

  • direito;
  • engenharia;
  • medicina;
  • psicologia.

O ChatGPT é excelente para sugerir temas e exercícios relevantes, que podem ser revisados por especialistas antes de serem aplicados, mas ainda assim ele não substitui uma pessoa. Compartilhe a sugestão com o gestor da área ou a pessoa que tenha um maior conhecimento sobre o assunto, caso seja uma vaga técnica, e personalize o conteúdo de acordo com a cultura da sua empresa. Mesmo nesses detalhes os candidatos já vão conhecendo melhor a empresa e o modo de ser

Elabore planos de desenvolvimento das pessoas colaboradoras

A ferramenta pode auxiliar na criação de um plano de desenvolvimento. Identificar pontos de melhoria em avaliações de desempenho, sugerir capacitações relevantes e escrever trilhas de desenvolvimento de pessoas são alguns exemplos.

Escreva respostas automatizadas para perguntas comuns das equipes

Os recursos de integração possibilitam que você adote a Inteligência Artificial para dar respostas às pessoas colaboradoras. Esse processo é realizado com o treinamento da tecnologia a partir de perguntas, padrões de resposta e critérios que você deseja atender.

Após, com o uso da API e do protocolo http, a ferramenta pode ser adotada em software de chatbot. É uma forma econômica de realizar o autoatendimento, reduzindo a carga de trabalho dos profissionais.

Revise leis trabalhistas

A Inteligência Artificial também servirá para verificar questões ligadas à legislação trabalhista. O ideal é solicitar sempre a data e a fonte da informação, para conferir se as regras ainda são aplicadas. Isso porque, a base de conhecimento da ferramenta é de setembro de 2021.

Alternativamente, você pode usar o Bing AI. Trata-se da solução da Microsoft que integra o ChatGPT ao buscador Bing.

Com isso, as informações são mais atualizadas e recebemos o link direto para a referência utilizada pela Inteligência Artificial. Isso facilita a pesquisa por leis e regulamentações.

Frases prontas que o RH pode perguntar ao ChatGPT

Saber as perguntas certas é o ponto-chave para usar a tecnologia no dia a dia. Veja exemplos:

  • “você pode criar uma descrição de vaga para o cargo de desenvolvedor de software?”;
  • “quais competências são essenciais para o cargo de analista de recursos humanos?”
  • “quais são as principais perguntas a serem feitas durante uma entrevista para o cargo de atendimento ao cliente?”
  • “quais técnicas de seleção são mais indicadas para avaliar as habilidades de liderança de um candidato?”
  • “como você criaria um plano de desenvolvimento para uma pessoa que precisa aprimorar suas habilidades de comunicação?”
  • “quais são as melhores práticas para elaborar um programa de integração para novas pessoas da equipe?”
  • “quais são os principais indicadores de desempenho que podem ser utilizados para avaliar a produtividade de uma equipe?”
  • “quais são as políticas e práticas recomendadas para lidar com questões de diversidade e inclusão no local de trabalho?”

Uma dica é descrever os critérios que deseja para as respostas. Assim, as perguntas serão respondidas dentro dos comandos especificados. Exemplos para o RH são os seguintes:

  • “crie uma modelo de …”;
  • “faça um brainstorming sobre …”;
  • “elabore um resumo destas anotações: …”;
  • “produza um texto-relatório a partir destas conversas de WhatsApp: (cópia da discussão do grupo de trabalho, por exemplo)”.

Outra dica é treinar a Inteligência Artificial antes de enviar a pergunta ou comando. Por exemplo, você pode copiar um e-mail e pedir ao ChatGPT para entender a linguagem e formato utilizados.

Após, basta pedir para que esse padrão seja replicado na produção da mensagem que você deseja enviar.

Portanto, a Inteligência Artificial no RH é uma ferramenta útil no dia a dia, complementando o trabalho das equipes. Por isso, o ChatGPT é uma adição interessante às ferramentas que já utilizamos no dia a dia, melhorando a agilidade, eficiência e produtividade.

E como falamos anteriormente, o ChatGPT é um aliado na otimização de tarefas, mas ele não substitui as pessoas e o lado humano. É fundamental que as tarefas produzidas estejam alinhadas com o jeito de ser da empresa, a cultura, linguagem, entre outros.

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