A Inteligência Artificial no RH já é uma tecnologia bastante acessível, impactando nossas rotinas pessoais e profissionais. Com isso, atualmente, o cotidiano se transformou, e não seria diferente no dia a dia das organizações.
O ChatGPT impulsionou ainda mais essa inovação. A tecnologia da OpenAI consegue, entre outras funções:
- realizar pesquisas;
- compreender as informações;
- criar sínteses;
- produzir textos.
Isso é feito a partir de uma conversa em que a máquina dará respostas às perguntas e comandos do usuário.
Por isso, a solução é simples e prática, com um grande potencial de trazer eficiência para a área de Recursos Humanos. Entenda como usar o ChatGPT no RH com este conteúdo. Acompanhe!
O que é Inteligência Artificial no RH?
A Inteligência Artificial no RH é a tecnologia capaz de simular possibilidades da mente humana, como aprendizado e raciocínio lógico, sendo aplicada aos processos de gestão de pessoas, como:
- recrutamento e seleção;
- admissão;
- integração.
Assim, oferece inúmeros benefícios ao reduzir custos, agilizar processos e aumentar a produtividade.
O ChatGPT é uma nova oportunidade entre essas inovações. Antes dele, por exemplo, já havia aplicações da IA na análise de dados e People Analytics, como:
- análise diagnóstica: identifica problemas e suas causas-raiz;
- análise descritiva: apresenta dados e padrões existentes, traçando um cenário;
- análise preditiva: antecipa tendências e eventos futuros com base em estatística;
- análise prescritiva: fornece recomendações e soluções orientadas.
Também é comum o uso na automação de processos. Por exemplo, após uma análise de currículos, existem ferramentas de triagem com IA para ranquear os melhores candidatos.
O ChatGPT amplia as possibilidades da Inteligência Artificial no RH. Além disso, por ser uma ferramenta com versão gratuita, sua aplicação é acessível para organizações de diferentes tamanhos.
O que é o ChatGPT e como ele funciona?
O programa é uma ferramenta para gerar textos que se propõe a estabelecer uma conversa natural com o usuário da tecnologia.
Além disso, utiliza uma ampla base de conhecimento disponível na internet e pode adaptar sua resposta aos padrões solicitados pelo usuário.
É como ter uma assistente que consegue responder sobre quase tudo e apresentar respostas nos mais variados gêneros textuais. Por exemplo:
- mensagem simples na conversa;
- e-mail;
- relatórios;
- redações;
- trabalhos acadêmicos;
- peças jurídicas;
- tabelas.
Na maioria das vezes, a interação do usuário com o ChatGPT acontece como uma conversa de aplicativo de mensagem. A tecnologia compreende a mensagem e produz uma resposta.
Outra possibilidade é comando ou “Prompt”. Trata-se de indicar quais critérios a ferramenta precisa atender ao produzir um texto-resposta.
Um exemplo é pedir o gênero textual desejado, como “faça uma tabela” ou “crie um modelo de avaliação de desempenho”.
Como o ChatGPT pode ajudar o RH?
O recurso se torna uma ferramenta de Inteligência Artificial no RH à medida que conseguimos integrá-lo às tarefas. Nesse caso, a ferramenta pode complementar as atividades humanas e gerar diversos benefícios. Confira a seguir:
Agilizar processos
Reduz o tempo necessário para realizar o trabalho do RH. Isso pode ser feito com contribuições em situações do dia a dia:
- encontrar informações e tirar dúvidas dos profissionais;
- realizar brainstorming para atividades criativas;
- apoiar na construção de textos com rapidez e eficiência;
- realizar resumos de conteúdos apresentados;
- transformar o gênero de um texto em outro (por exemplo, uma tabela em relatório).
Nesses exemplos, um tempo precioso é poupado. Com isso, os usuários dos serviços de RH terão uma experiência de agilidade nas entregas realizadas, mantendo prazos mais enxutos.
Reduzir custos
Ao assumir parte das tarefas e liberar o tempo dos profissionais, o ChatGPT contribui para reduzir custos atuais e futuros. Com isso, auxilia o RH a influenciar os resultados financeiros das organizações.
Os custos atuais dizem respeito à economia de horas de trabalho. As tarefas podem ser realizadas por menos pessoas, minimizando despesas e horas extras.
No longo prazo, podemos melhorar a qualidade dos processos na gestão de pessoas. Trata-se de ter mais tempo para se dedicar às atividades estratégicas, como melhoria do clima organizacional, seleção adequada de pessoas e capacitação de lideranças.
Logo, diminuímos custos com:
- rotatividade;
- rescisões de contrato;
- erros no trabalho;
- baixa produtividade.
Aumentar a produtividade
As ferramentas de tecnologia otimizam os serviços internos. Nesse sentido, o ChatGPT oferece excelentes contribuições, como:
- mais agilidade nos processos;
- otimização de tarefas;
- melhoria na qualidade das decisões com informações adequadas;
- apoio a criatividade e resolução de problemas.
Portanto, o time será mais produtivo, aumentando a quantidade e qualidade das entregas que consegue realizar às partes interessadas.
Ter mais eficiência nas operações
A Inteligência Artificial no RH exerce um papel relevante para reduzir tarefas da equipe. Com isso, os profissionais podem se dedicar às atividades mais estratégicas para o desenvolvimento de competências e eficiência do negócio.
Podemos priorizar a satisfação no trabalho, o clima organizacional ou até mesmo o desenvolvimento de habilidades.
Esses serviços são decisivos para que a operação da empresa conte com as pessoas capacitadas nos lugares certos, em contato com boas lideranças e com motivação no trabalho.
Como usar a Inteligência Artificial no RH?
O ChatGPT pode complementar o trabalho humano em diferentes tarefas da gestão de pessoas. Confira alguns exemplos de como usar a Inteligência Artificial no RH.
Levante ideias de perguntas para entrevistas de emprego
Uma utilização bastante frequente é levantar ideias para produção de conteúdo. No RH, a habilidade pode ser aplicada para criação de perguntas em entrevistas de emprego. É possível explorar questões para dar suporte a diferentes funções e técnicas de seleção.
Crie um banco de dados com perguntas
A organização pode ser feita em um banco de dados com perguntas para serem utilizadas nas entrevistas de emprego.
Com o ChatGPT, conseguimos realizar toda a classificação em profissões, competências, cargos e afins. Assim, facilitamos o trabalho dos recrutadores ao aplicar as técnicas de seleção.
Peça sugestão de palavras-chave para divulgar as vagas
O brainstorming é uma das funções mais interessantes. Podemos, por exemplo, criar uma lista de palavras-chave, usando critérios de otimização para plataformas de divulgação de vagas.
Essa prática pode, inclusive, partir do envio da descrição do emprego ofertado para a Inteligência Artificial analisar com mais detalhes.
Proponha as descrições de vagas e cargos
A descrição dos cargos pode ser detalhada a partir da Inteligência Artificial. Essa produção de modelo terá como base conhecimentos gerais, divulgados na internet.
Outra possibilidade é enviar uma descrição pronta e solicitar o levantamento de pontos de melhoria, fazendo uma revisão do conteúdo.
Crie e desenvolva desafios técnicos para pessoas candidatas
O ChatGPT facilita o trabalho dos profissionais de RH na aplicação de técnicas de seleção mais complexas. Nelas, a pessoa responsável não conta com as competências da área.
É o caso de criar provas vivenciais e avaliações de conhecimento para cargos técnicos em áreas como:
- direito;
- engenharia;
- medicina;
- psicologia.
O ChatGPT é excelente para sugerir temas e exercícios relevantes, que podem ser revisados por especialistas antes de serem aplicados, mas ainda assim ele não substitui uma pessoa. Compartilhe a sugestão com o gestor da área ou a pessoa que tenha um maior conhecimento sobre o assunto, caso seja uma vaga técnica, e personalize o conteúdo de acordo com a cultura da sua empresa. Mesmo nesses detalhes os candidatos já vão conhecendo melhor a empresa e o modo de ser
Elabore planos de desenvolvimento das pessoas colaboradoras
A ferramenta pode auxiliar na criação de um plano de desenvolvimento. Identificar pontos de melhoria em avaliações de desempenho, sugerir capacitações relevantes e escrever trilhas de desenvolvimento de pessoas são alguns exemplos.
Escreva respostas automatizadas para perguntas comuns das equipes
Os recursos de integração possibilitam que você adote a Inteligência Artificial para dar respostas às pessoas colaboradoras. Esse processo é realizado com o treinamento da tecnologia a partir de perguntas, padrões de resposta e critérios que você deseja atender.
Após, com o uso da API e do protocolo http, a ferramenta pode ser adotada em software de chatbot. É uma forma econômica de realizar o autoatendimento, reduzindo a carga de trabalho dos profissionais.
Revise leis trabalhistas
A Inteligência Artificial também servirá para verificar questões ligadas à legislação trabalhista. O ideal é solicitar sempre a data e a fonte da informação, para conferir se as regras ainda são aplicadas. Isso porque, a base de conhecimento da ferramenta é de setembro de 2021.
Alternativamente, você pode usar o Bing AI. Trata-se da solução da Microsoft que integra o ChatGPT ao buscador Bing.
Com isso, as informações são mais atualizadas e recebemos o link direto para a referência utilizada pela Inteligência Artificial. Isso facilita a pesquisa por leis e regulamentações.
Frases prontas que o RH pode perguntar ao ChatGPT
Saber as perguntas certas é o ponto-chave para usar a tecnologia no dia a dia. Veja exemplos:
- “você pode criar uma descrição de vaga para o cargo de desenvolvedor de software?”;
- “quais competências são essenciais para o cargo de analista de recursos humanos?”
- “quais são as principais perguntas a serem feitas durante uma entrevista para o cargo de atendimento ao cliente?”
- “quais técnicas de seleção são mais indicadas para avaliar as habilidades de liderança de um candidato?”
- “como você criaria um plano de desenvolvimento para uma pessoa que precisa aprimorar suas habilidades de comunicação?”
- “quais são as melhores práticas para elaborar um programa de integração para novas pessoas da equipe?”
- “quais são os principais indicadores de desempenho que podem ser utilizados para avaliar a produtividade de uma equipe?”
- “quais são as políticas e práticas recomendadas para lidar com questões de diversidade e inclusão no local de trabalho?”
Uma dica é descrever os critérios que deseja para as respostas. Assim, as perguntas serão respondidas dentro dos comandos especificados. Exemplos para o RH são os seguintes:
- “crie uma modelo de …”;
- “faça um brainstorming sobre …”;
- “elabore um resumo destas anotações: …”;
- “produza um texto-relatório a partir destas conversas de WhatsApp: (cópia da discussão do grupo de trabalho, por exemplo)”.
Outra dica é treinar a Inteligência Artificial antes de enviar a pergunta ou comando. Por exemplo, você pode copiar um e-mail e pedir ao ChatGPT para entender a linguagem e formato utilizados.
Após, basta pedir para que esse padrão seja replicado na produção da mensagem que você deseja enviar.
Portanto, a Inteligência Artificial no RH é uma ferramenta útil no dia a dia, complementando o trabalho das equipes. Por isso, o ChatGPT é uma adição interessante às ferramentas que já utilizamos no dia a dia, melhorando a agilidade, eficiência e produtividade.
E como falamos anteriormente, o ChatGPT é um aliado na otimização de tarefas, mas ele não substitui as pessoas e o lado humano. É fundamental que as tarefas produzidas estejam alinhadas com o jeito de ser da empresa, a cultura, linguagem, entre outros.
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