Por: GPTW

Por: GPTW

27 novembro, 2020 • 2:00

A Revolução Industrial chegou a sua quarta versão, em um mundo tomando pela transformação digital. Ao longo dos anos, a indústria se reinventou para adequar as diversas alterações provocadas pela evolução.

Para acompanhar os processos das empresas e adaptar as pessoas aos padrões da atualidade, o RH 4.0 surgiu de forma estratégica e passou a ter um papel de maior relevância, dando suporte à gestão, sobretudo na tomada de decisão.

O objetivo deste post é mostrar o impacto da Revolução 4.0 na gestão de pessoas e as principais tendências do RH 4.0. Continue a leitura e veja as vantagens de contar com um RH tecnológico no alinhamento dos objetivos da empresa às necessidades e expectativas dos seus colaboradores!

O que é a Revolução 4.0?

Para entender a Quarta Revolução é preciso voltar um pouco na história e relembrar a trajetória industrial, considerando sua evolução e melhorias aplicadas. De lá para cá, muitas coisas mudaram e a transformação digital é a protagonista que direciona o comportamento organizacional nas empresas.

Vamos entender melhor os quatro modelos da indústria:

Primeira Revolução

Marcado pela sobrecarga de trabalho, esse é período de atividade braçal e orgânica, em que a mão de obra começou a ser substituída pelas máquinas de modo gradativo e moderado — a produtividade aumentou, gerando melhores resultados e faturamento.

Segunda Revolução

Com o aumento da produção, as empresas começaram a enfrentar um problema — ter mão de obra qualificada para operar as máquinas. A modernidade, já presente na segunda etapa estimulou a criação das linhas de montagem.

Terceira Revolução

Aqui, surgiram a automação, os computadores e celulares, passando a conectar as pessoas e empresas de forma rápida e prática, por meio de mensagens transmitidas instantaneamente em curta, média ou longa distância.

Quarta revolução

Termos como Inteligência Artificial, Big Data, Business Intelligence, cloud e internet das coisas, são característicos dessa nova era. A Revolução 4.0, que reúne tecnologia, manufatura, pessoas e automação, prepara cada vez mais o ambiente organizacional para oferecer ao seu público uma experiência de compra diferenciada.

Como ela impacta na gestão de pessoas?

É compreensível que, em um ambiente gerido pelas soluções tecnológicas, com uso de ferramentas automatizadas, inteligentes e versáteis, um dos maiores impactos seja na gestão de pessoas.

A aplicação de novas tecnologias nos principais processos corporativos mudou o relacionamento e a comunicação entre gestores e equipes. As pessoas estão mais dinâmicas e preparadas, tecnologicamente, o que exige um comportamento de gestão pautado na confiança.

Para isso, é essencial que o RH 4.0 esteja próximo, alinhando o entendimento dos profissionais, ajudando os gestores a direcionar melhor os talentos para que estejam adequados nas funções, de acordo com o conhecimento e as habilidades.

Quais são as tendências do RH 4.0?

Sendo o RH 4.0 um modelo que acompanha todas as transformações, mudanças e intervenções tecnológicas, o próprio departamento consegue identificar suas tendências. Algumas são, inclusive, determinantes para o sucesso de uma empresa.

Processos estruturados e otimizados

Deixar de executar os processos de forma manual, para utilizar um sistema capaz de armazenar dados e informações, automaticamente é uma das tendências do RH 4.0. Com os processos estruturados, os profissionais passam a ter mais confiança em suas atividades e são mais guiados pelos dados.

O resultado é o aumento da produtividade, do engajamento e motivação dos colaboradores. Ao introduzir os recursos tecnológicos em seus processos, certamente, a empresa perceberá um movimento crescente de melhorias, onde o tempo e os custos relacionados aos projetos serão minimizados.

Perfis profissionais mais adequados às suas funções

Nada melhor do que ver talentos se desenvolvendo plenamente, adequados às atividades e funções, cumprindo o seu papel com satisfação e empenho. Para alcançar esse patamar de excelência é preciso acertar no processo de recrutamento, seleção e contratação de funcionários.

Com ferramentas tecnológicas capazes de realizar cruzamento de dados e avaliar os perfis, é possível identificar entre os candidatos, aqueles que podem se identificar melhor com a cultura da empresa e contribuir para o sucesso e promoção da marca.

Liderança no formato 4.0

Os líderes são de longe os principais responsáveis por conduzir a transição para o formato 4.0. Quando as máquinas inteligentes chegam, os funcionários acostumados a trabalhos manuais e poucos recursos tecnológicos podem sentir o impacto da mudança.

O RH deve estar preparado para acolher os gestores e ajudá-los a encontrar melhores caminhos de abordagem dos seus liderados. O RH 4.0 tem a missão de desenvolver nos líderes atuais a consciência tecnológica e contratar lideranças adequadas para já chegarem na empresa mais bem preparados e proativos.

Como a rotina organizacional pode se beneficiar de um RH tecnológico?

O RH tradicional exercia uma função de apoio operacional, se limitando às atividades de departamento pessoal, que englobam as questões trabalhistas e apoio na contratação de profissionais para as áreas solicitantes.

O RH 4.0 tem um perfil completamente diferente, embora seja ainda responsável por todas as questões trabalhistas e burocrática que envolvem o vínculo empregatício. Contudo, suas intervenções estratégicas, ajudam os gestores a desenhar melhor o que será mais adequado e produtivo para a área.

Os processos de preenchimento ou reposição de vagas são mais ágeis, considerando o uso das soluções tecnológicas para ajudar a encontrar o perfil ideal para uma função ou área — acertar na contratação e realizar um onboarding efetivo proporciona maiores ganhos à empresa, sobretudo, quando o profissional tem um comportamento autônomo e seguro.

Você conhece a Consultoria GPTW?

Se você conhece o grau de satisfação dos colaboradores em relação à sua empresa será mais fácil implementar melhorias e conseguir que eles se envolvam com as mudanças — essa é a exata missão da Consultoria GPTW.

A Consultoria GPTW ajuda você nas análises dos dados, nas recomendações e constatações para o atual cenário com base nos resultados da pesquisa. Além da construção de planos de melhoria a partir dos dados apresentados.

Descobrir o que sua empresa tem de bom e o que pode ser melhorado é uma oportunidade única de dar voz àqueles que estão no centro do negócio e devem proporcionar a melhor experiência aos seus clientes.

O GPTW contribui para medir o equilíbrio entre as expectativas que os colaboradores depositam na empresa em que trabalham e o que ela de fato, oferece.

Dessa maneira você terá condições de tomar melhores decisões sobre o uso de tecnologias, permanência de profissionais, necessidade de treinamento, perfil de contratação e aspectos que podem melhorar o clima organizacional e o ambiente de trabalho.

Durante o período você, os gestores e todo o time de colaboradores vivenciarão momentos de descobertas e terão a oportunidade de melhorar os processos a partir da identificação de erros e acertos.

O RH 4.0 é o intermediário entre a empresa e a equipe GPTW para ajudar na condução da jornada, unindo inovação, transformação digital, gestores e colaboradores — um processo que não é fácil, porém com chances reais de fazer que a sua empresa se beneficie de inovação e crescimento financeiro por meio das pessoas.

Se você gostou deste post e deseja ter uma empresa com uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, alinhada à gestão de pessoas e novas ferramentas, visite agora mesmo a nossa página e conheça mais sobre como ajudamos as empresas a conquistarem resultados excepcionais e sustentáveis por meio das pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se