Por: Great Place To Work®

Por: Great Place To Work®

18 junho, 2024 • 10:17

No ambiente corporativo, no qual cada minuto conta para a produtividade e para a harmonia do trabalho em equipe, entender e valorizar a assiduidade torna-se um diferencial competitivo. É um índice que as empresas precisam monitorar atentamente.

Nem sempre líderes e pessoas da área de RH sabem definir o conceito ou impacto da assiduidade nas empresas, além de como este comportamento pode gerar vantagens para além da produtividade.

O que é assiduidade no trabalho?

Assiduidade no trabalho refere-se à presença constante e regular dos integrantes nas suas atividades profissionais conforme as exigências de seus cargos e horários de trabalho estipulados.

Este conceito vai além da mera presença física no local de trabalho, envolvendo também o comprometimento e a participação ativa durante as horas de trabalho.

A assiduidade é um indicativo importante de confiabilidade e dedicação. Sendo valorizada por lideranças, reflete diretamente na capacidade do indivíduo de cumprir com suas responsabilidades e contribuir para os objetivos da equipe e da empresa na totalidade.

Importante ressaltar que a assiduidade leva em consideração o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ou seja, não é sobre superar suas horas de trabalho diário ou adoecer para superar uma meta.

Qual a importância da assiduidade para as organizações?

A assiduidade reflete a presença física dos integrantes no ambiente de trabalho e evidencia o compromisso e a responsabilidade com que abordam suas atividades diárias.

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, no qual cada elemento pode ser decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio, manter uma equipe comprometida é essencial. 

Ela gera vantagens como:

  • garante que os processos e projetos avancem conforme planejado, maximizando o aproveitamento do tempo de trabalho;
  • facilita a organização de tarefas e a colaboração entre os membros da equipe;
  • assegura uma execução de trabalho consistente e confiável, o que é crucial para operações que dependem de precisão e continuidade;
  • contribui para uma distribuição equilibrada de carga de trabalho, evitando sobrecarga para alguns membros;
  • cultiva um ambiente de comprometimento e responsabilidade, reforçando valores como dedicação e respeito mútuo;
  • mantém altos padrões de qualidade, pois os processos não são interrompidos por mudanças frequentes na força de trabalho;
  • melhora a percepção externa da empresa como um local confiável e estável para trabalhar, atraindo talentos e mantendo boas relações comerciais.

Qual a importância dessa característica para o profissional?

A assiduidade é essencial para o desenvolvimento profissional, dando à pessoa tempo para aprimorar e aprender mais sobre suas atividades. 

Quando falamos em assiduidade, não nos referimos apenas à presença no trabalho presencial. Também incluímos o home office, no qual as pessoas mantêm a frequência sem contato físico.

A assiduidade é a demonstração de compromisso e de confiança da pessoa funcionária com a empresa.A presença permite maior envolvimento em projetos importantes e estratégicos, além de facilitar o acesso a treinamentos e aprendizados contínuos. 

Essa regularidade também ajuda a fortalecer relações profissionais e a manter-se atualizado sobre mudanças e tendências relevantes, o que potencializa o desempenho individual.

Quais as características de um colaborador assíduo?

Um integrante assíduo é um ativo em qualquer equipe e empresa. Essas pessoas demonstram uma série de características que os distinguem e que são altamente apreciadas no ambiente corporativo, como:

  • pontualidade: eles são meticulosos com seus horários, chegando sempre no horário estabelecido e respeitando os prazos de suas tarefas;
  • confiabilidade: podem ser contados para completar suas tarefas de forma consistente e eficaz, o que os torna pilares dentro de suas equipes;
  • comprometimento: mostram um forte compromisso com suas responsabilidades e com os objetivos da organização, participando ativamente das atividades propostas e iniciativas da empresa;
  • proatividade: não apenas esperam instruções ou o aparecimento de problemas; eles buscam ativamente maneiras de melhorar seus resultados e de contribuir para o sucesso da equipe;
  • resiliência: mantêm uma atitude positiva mesmo em circunstâncias desafiadoras e são capazes de adaptar-se a mudanças e contratempos sem comprometer sua assiduidade;
  • integridade: demonstram uma conduta ética impecável, sendo honestos em todas as suas interações e decisões. Isso fortalece a confiança que outros depositam neles;
  • comunicação eficaz: são claros e precisos em suas comunicações, o que evita mal-entendidos e assegura que as informações sejam transmitidas de maneira eficiente;
  • foco em resultados: orientam suas ações para alcançar os melhores resultados possíveis, não apenas para cumprir suas horas de trabalho.

Quais as vantagens para a empresa?

Empresas que cultivam, valorizam e estimulam a assiduidade colhem benefícios, como:

  • aumento da produtividade;
  • melhoria na coordenação de equipes;
  • redução de custos operacionais;
  • estabilidade e confiabilidade operacional;
  • promoção de um ambiente de trabalho justo;
  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • melhoria da qualidade do produto ou serviço;
  • aumento da satisfação e engajamento;
  • melhoria da imagem corporativa;
  • redução da taxa de turnover.

Como controlar a assiduidade na empresa?

Uma das formas mais efetivas de monitorar a assiduidade é por meio do registro de ponto online, que pode ser complementado com ferramentas de análise de produtividade. É importante analisar não somente se o membro do time se faz presente, mas o quão produtiva está sendo a sua presença na empresa.

Os sistemas de controle de ponto registram de forma precisa os horários de entrada e saída, além de pausas e períodos de ausência.

Com a tecnologia moderna, esses sistemas podem ser baseados em biometria, cartões de proximidade ou aplicativos móveis, oferecendo segurança contra fraudes e facilidade no acompanhamento.

Além disso, é importante analisar como o tempo está sendo utilizado. Assim, ferramentas de análise de produtividade no trabalho podem ser integradas ao controle de ponto para avaliar a eficácia com que as horas de trabalho são convertidas em resultados.

Essas ferramentas permitem que lideranças possam identificar padrões de comportamento, como atrasos frequentes ou saídas antecipadas, e relacioná-los com a produtividade individual e de equipe. Assim, é possível utilizar os dados coletados para fornecer feedback regular.

Com informações precisas sobre assiduidade e produtividade, a gestão pode tomar decisões informadas. Elas podem abordar as necessidades de treinamento, ajustes de carga de trabalho, criando uma cultura de reconhecimento ou intervenções em comportamentos indesejados.

A cultura da empresa como fator de assiduidade

Não é apenas o ponto eletrônico que pode mensurar ou monitorar a assiduidade em uma empresa. Quando a cultura de confiança está fortalecida, a frequência das pessoas funcionárias é estimulada pelo bem-estar e o prazer em fazer parte.

Quando a cultura organizacional está bem estabelecida no respeito e na confiança mútua, com feedbacks frequentes e proximidade entre liderança e pessoas lideradas, o controle da assiduidade é facilitado.

No Great Place To Work, por exemplo, a pessoa funcionária tem a liberdade para equilibrar sua vida pessoal e profissional, sendo estimulada a se ausentar quando não está se sentindo bem para o trabalho.  

Afinal, é fundamental garantir que a pessoa esteja presente e disposta para fazer seus afazeres.

Como incentivar a assiduidade dos colaboradores?

Apesar de ser um comportamento esperado, a gestão também pode investir em práticas para manter uma equipe motivada e produtiva. Veja algumas das principais a seguir.

Fortaleça a cultura da empresa

Fortalecer a cultura da empresa é um aspecto fundamental para incentivar a assiduidade. Uma cultura organizacional forte e positiva motiva as pessoas a serem mais presentes e cria um ambiente no qual elas se sentem parte.

Mantenha o clima organizacional

Um ambiente de trabalho positivo e acolhedor é mais convidativo e encoraja a comparecerem e se engajarem mais. Manter um clima organizacional saudável envolve garantir que todos se sintam seguros, respeitados e parte de uma equipe colaborativa.

Reconheça os colaboradores

O reconhecimento é uma poderosa ferramenta de motivação. Celebrar os membros que demonstram alta assiduidade reforça esse comportamento positivo e serve como exemplo para outros. Isso pode ser feito por elogios, prêmios de reconhecimento, ou benefícios adicionais.

Defina metas para cada pessoa

Estabelecer objetivos claros e alcançáveis para cada membro ajuda a manter o foco e a motivação. Quando as pessoas têm metas bem definidas, elas compreendem melhor a importância de sua presença regular para alcançar esses objetivos.

Aplique uma cultura de feedbacks

Fornecer feedback regular e bem estruturado é essencial para os integrantes entenderem como sua assiduidade impacta no desempenho geral. Feedbacks oportunos podem ajudar a corrigir quaisquer desvios e reforçar comportamentos positivos.

Aplique a pesquisa de clima

Por fim, realizar pesquisas de clima ajuda regularmente a entender o sentimento e as percepções dos membros sobre o ambiente de trabalho. Essas informações podem ser usadas para fazer ajustes que melhorem o clima organizacional e incentivem uma melhor assiduidade.

Qual a diferença da assiduidade e pontualidade?

Embora frequentemente usados de forma intercambiável no contexto do ambiente de trabalho, os termos “assiduidade” e “pontualidade” referem-se a aspectos distintos do comportamento das pessoas.

A assiduidade refere-se à frequência com que um membro está presente no trabalho durante os períodos esperados. Assim, é sobre a regularidade da presença de um membro no ambiente de trabalho, e em como ele contribui de maneira confiável para as atividades diárias da equipe

Já a pontualidade foca na aderência aos horários especificados para começar e terminar o trabalho, bem como respeitar os horários de reuniões, entregas de projetos e outros compromissos agendados. Ser pontual significa chegar e começar a trabalhar no horário estipulado e cumprir prazos precisos durante o dia.

E para melhorar tanto a assiduidade quanto a pontualidade, uma ferramenta eficaz é a pesquisa de clima organizacional do GPTW. Ela permite que as empresas avaliem a satisfação dos membros, o ambiente de trabalho, e identifiquem áreas de melhoria.

Usando essa ferramenta, as organizações podem coletar dados sobre como os integrantes percebem a cultura da empresa, incluindo aspectos relacionados à assiduidade e pontualidade.Aproveite a sua visita para aprofundar-se na importância da aplicação da pesquisa de clima GPTW na sua empresa, consulte nosso artigo explicando o processo de entrevista e certificação.

Crédito da imagem: Freepik.

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