Por: Admin

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8 março, 2022 • 11:23

Ao estudar o comportamento organizacional, entendemos as causas e consequências do modo de agir percebido em pessoas, grupos e organizações.

Para realizar intervenções com alta probabilidade de sucesso nas empresas, o comportamento organizacional é um tema indispensável. Esse campo de estudos procura entender, avaliar e melhorar os processos mentais e comportamentais de indivíduos, grupos e organizações.

Assim, os gestores podem entender se no curto, médio e longo prazo, a maneira como se age internamente favorece a estratégia de negócios. Igualmente, podem promover as mudanças necessárias para incentivar o desenvolvimento organizacional.

Logo abaixo, explicamos o que é comportamento organizacional e como aplicar o conceito nas empresas. Continue a leitura e conheça essa ferramenta fundamental para a gestão de pessoas!

O que é comportamento organizacional?

O comportamento organizacional é a maneira como as pessoas, em níveis individual, grupal e estrutural, agem dentro da empresa. Por isso, ao estudá-lo, buscamos entender, avaliar e melhorar os processos mentais, comportamentos e atitudes.

Do ponto de vista individual, podemos analisar as motivações, necessidades, responsabilidades, ética e outras características da pessoa no ambiente de trabalho. No grupo, entendemos como são as pessoas vivenciando relações humanas, conflitos, autoridade, poder, acordos, etc. Já no estrutural, analisamos questões ligadas aos processos e organizações em seu conjunto, cultura organizacional, ambiente de trabalho, normas de conduta, etc.

Imagine, por exemplo, que a empresa passa por um momento de queda nas vendas. Ao estudar o comportamento organizacional, levantaremos informações sobre como as pessoas agem, quais são as motivações desses comportamentos, o que está causando a queda na produtividade, etc.

O estudo, frequentemente, é conduzido em parceria com os profissionais de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Afinal, além destes comportamentos, é importante entender os processos que levaram às atitudes dos colaboradores no trabalho.

O que acontece quando não olhamos para o comportamento organizacional?

Quando não olhamos para o comportamento organizacional, há grandes chances de desalinhamento com os objetivos, estratégias e valores organizacionais.

É o caso, por exemplo, da empresa que deseja ser humanizada, mas os líderes desrespeitam os colaboradores. Igualmente, daquela que quer se destacar como campeã em vendas, mas os vendedores não têm motivação para dar algo a mais. Ou ainda, da organização que preza pela excelência, mas existem erros, desperdícios e problemas de qualidade na linha de produção.

Ao saber o que é comportamento organizacional, podemos entender suas causas e consequências, respectivamente:

  • Por que as pessoas, grupos e organizações agem de certa forma?
  • Como isso afeta a produtividade, resultados financeiros, desenvolvimento da estratégia de negócios e afins?

Ao compreender essas questões, aplicamos medidas corretivas com mais probabilidade de sucesso, melhorando os resultados.

Quais são os tipos de comportamento organizacional?

O comportamento organizacional pode ser avaliado conforme diferentes critérios. A partir deles, é mais fácil entender as causas e consequências da forma como pessoas, grupos e organizações agem.

Responsabilidade

A avaliação quanto à responsabilidade considera se as pessoas seguem obrigações ligadas ao bom funcionamento da organização. Cumprir prazos, entregar tarefas, vestir-se adequadamente para o local de trabalho e ter disciplina quanto à jornada de trabalho são exemplos.

Ética

Ao usar a ética como critério, o comportamento é avaliado segundo a conformidade com normas legais e morais de conduta. Entender se as pessoas tratam umas às outras de forma justa, respeitam os direitos uns dos outros e são honestas em suas atividades são casos dentro desse campo de estudos.

Competitividade

A empresa pode analisar também se o comportamento é mais colaborativo ou competitivo no ambiente de trabalho. Nesse caso, o objetivo não é buscar o certo ou errado, mas o caminho ideal conforme a estratégia e valores organizacionais.

Um cuidado é verificar o grau desses dois comportamentos. É possível, para ilustrar, que a empresa deseje a competição entre os colaboradores, sem deixar que ela se torne excessiva.

Satisfação dos colaboradores

Outro critério de análise é entender se os colaboradores estão satisfeitos na empresa. Será que o comportamento organizacional demonstra que os talentos são atendidos em suas necessidades, como segurança, reconhecimento, saúde e alimentação?

Perseguição

O diagnóstico sobre o comportamento organizacional pode ser voltado para entender se as pessoas são perseguidas no trabalho. Dessa forma, assédio, excesso de cobrança, bullying e diversas outras condutas podem ser mapeadas e tratadas para fornecer um ambiente de trabalho adequado para as pessoas.

Diversidade e inclusão

Os gestores podem considerar se a empresa se mostra aberta às diferenças e consegue ser plural em relação às pessoas, valores, experiências, comportamentos, etc. É um tema, por exemplo, que afeta a capacidade de inovação, pois a diversidade está ligada às formas pelas quais podemos realizar algo novo.

Quais são os níveis de comportamento organizacional?

Enquanto os tipos de comportamento organizacional são bastante variados, os níveis geralmente são três: indivíduo, grupo e organização.

Nível individual

Uma análise do comportamento no nível individual pode usar indicadores, avaliações de desempenho, feedbacks do líder e outros recursos. Afinal, tentará entender a maneira como uma pessoa age, suas motivações, necessidades, insatisfações, etc.

Nível grupal

Outra forma de acompanhar o comportamento é avaliar os grupos formais, como equipes de departamento, times de trabalho e integrantes de um projeto. Igualmente, pode analisar grupos informais, construídos a partir do relacionamento entre colegas.

Nível organizacional

O nível organizacional é o quadro geral em que estão inseridos grupos e pessoas. Aqui, avaliamos conceitos abrangentes, como cultura da empresa, políticas de gestão de pessoas, rotatividade de pessoal, absenteísmo, etc.

Um ponto importante é conectar o tipo de comportamento organizacional com o nível de análise. Para exemplificar, considere uma empresa que deseja avaliar a diversidade e inclusão.

No nível individual, um líder pode ser orientado a exercitar as habilidades de escuta, em vez de bloquear ideias das quais diverge.

No nível de grupo, avaliamos a consideração e respeito das pessoas com membros, independentemente de crenças, valores, raça, etnia, etc.

No nível organizacional, podemos avaliar normas de crescimento na carreira, cultura e políticas a respeito da diversidade.

Como avaliar o comportamento organizacional?

Os conceitos ligados ao comportamento organizacional ajudam os gestores a levantar as questões certas. A partir de então, podemos usar essas perguntas em diferentes tipos de pesquisa e avaliação para entender a situação e tomar decisões mais assertivas.

Realize avaliações de desempenho

Uma delas é a avaliação de desempenho individual e coletiva. Nela, podemos verificar, além da produtividade, questões ligadas à responsabilidade do colaborador e das equipes.

Considere uma tarefa de controle de qualidade, como os casos em que relatórios, planilhas e comunicados passam por várias pessoas antes de serem aprovados. Nesse caso, a avaliação de desempenho pode medir a responsabilidade de cada um ou da equipe na totalidade, ajudando os gestores a fazer correções, por exemplo.

Acompanhe indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho podem revelar tendências de comportamento organizacional. Por isso, é muito importante que os gestores criem condições para medir os KPIs e acompanhem essas métricas.

Uma variação no turnover, por exemplo, demonstra a tendência de permanecer ou deixar a empresa. No absenteísmo, observamos o comprometimento com a presença no trabalho. No E-NPS, analisamos satisfação e lealdade das pessoas.

Procure bons indicadores de desempenho e use-os como termômetro do comportamento organizacional.

Verifique se os colaboradores estão alinhados com a cultura e objetivos da empresa

Outro ponto importante é entender se os colaboradores têm o fit cultural. Se há um choque entre o que a empresa espera e os valores do talento, a tendência é o comportamento organizacional contraproducente, ao menos, ao nível individual.

É possível ilustrar com os três indicadores mencionados anteriormente. Se há um conflito entre a pessoa e a empresa, em termos de cultura e objetivos, as chances de saída, baixo comprometimento e insatisfação aumentam. Portanto, teremos inúmeras barreiras para conquistar o melhor do colaborador.

Ao pensar sobre o comportamento, procure entender se existem indicadores de alinhamento com valores e objetivos organizacionais.

Elabore uma pesquisa de clima

A pesquisa de clima organizacional avalia como os colaboradores enxergam a empresa enquanto lugar para trabalhar. Isto é, seria um ambiente com boas experiências, bem-estar, perspectiva de crescimento e outras vantagens?

Essa avaliação contribui para uma análise precisa do comportamento organizacional. No nível individual, por exemplo, podemos entender as causas dos comportamentos, esclarecendo a relação dos colaboradores com líderes, satisfação com benefícios, qualidade de vida no trabalho e diversos outros pontos que influenciam as ações individuais.

Além disso, a pesquisa de clima retrata as tendências de comportamento em grupos e organizações. Isto é, se diversos colaboradores enxergam as atitudes da organização ou grupo de uma forma, é provável que elas, de fato, correspondam a um comportamento coletivo.

Sendo assim, agora que você já entende o que é comportamento organizacional, é importante buscar as ferramentas de pesquisa e avaliação mais adequadas. Com elas, os conceitos podem ser colocados em prática para iniciar os diagnósticos e melhorias na sua empresa.

Para complementar a sua leitura, confira também o conteúdo sobre clima organizacional e a importância de colocar as pessoas no centro e entenda como realizar a sua pesquisa!

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