Dinâmicas de grupo são ferramentas para desenvolver equipes, fortalecer a cultura organizacional e promover um ambiente colaborativo. São versáteis, sendo aplicáveis desde processos seletivos até a formação de lideranças e capacitações profissionais.
Em uma dinâmica, usamos práticas lúdicas como ferramenta de ensino, avaliação e integração de pessoas. Melhoramos a adesão e o engajamento nas atividades, sendo o facilitador para alcançar os resultados desejados.
Logo abaixo, apresentamos como essa ferramenta funciona e listamos 10 exemplos para você aplicar na sua empresa. Continue a leitura!
Entenda o que são dinâmicas de grupo
Dinâmicas de grupo são atividades lúdicas que promovem colaboração ou competição para avaliar, educar e integrar pessoas. Elas são bastante adotadas pelo RH em processos de seleção, gestão de competências, desenvolvimento e formação de lideranças, entre outros.
Essas atividades podem ser competitivas, quando existe uma disputa entre as pessoas. Ou colaborativas, quando os participantes trabalham juntos para alcançar um objetivo em comum, compartilhando ideias e recursos.
Em ambos, as pessoas são inseridas em uma narrativa ficcional. Nela, os participantes assumem papéis ou enfrentam desafios que simulam situações reais ou imaginárias. Como resultado, demonstram habilidades, tomadas de decisões e interagem de forma espontânea em um ambiente seguro e descontraído.
A importância das dinâmicas de grupo para as empresas
As dinâmicas de grupo são facilitadoras para a gestão de pessoas. O objetivo delas não é o sucesso ou insucesso no próprio jogo, mas educar, avaliar e aproximar as pessoas. Por exemplo, uma dinâmica pode ter um grupo como vencedor, mas uma pessoa do outro ter demonstrado competências mais aderentes à vaga.
Sua lógica é criar um contexto envolvente para que as pessoas estejam engajadas e comprometidas. Por meio de técnicas de observação, sistemas de pontos e outras abordagens, podemos avaliar e desenvolver competências, estimular vínculos no grupo, conceder feedbacks etc.
Os motivos para aplicar as dinâmicas são vários. Promover uma boa experiência impacta positivamente a qualidade de vida das pessoas, por exemplo. Em estudo global do GPTW, empresas em que as pessoas se divertem no trabalho apresentam entre 190% e 220% mais probabilidade de alcançar um alto nível de bem-estar.
A felicidade no ambiente de trabalho também é um componente relevante, que pode ser impulsionada por novas abordagens em treinamentos, reuniões, avaliações de desempenho e outras atividades. Segundo estudo da Management Science, divulgado pela Forbes, colaboradores felizes são cerca de 12% mais produtivos.
Com as dinâmicas de grupo, podemos contribuir para esse efeito positivo.
Entenda quando aplicar a dinâmicas de grupo
Recrutamento e seleção
As dinâmicas funcionam como prova vivencial nos processos de recrutamento e seleção. Para avaliar os candidatos, recrutadores podem utilizar da observação das pessoas em contextos que exigem competências e experiências aderentes às necessidades da empresa. Com isso, jogos e dinâmicas são bastante produtivas.
Plano de integração
O onboarding pode ser acelerado por dinâmicas de grupo que estimulem a confiança e camaradagem entre as pessoas. Consegue-se que as pessoas adquiram informações umas sobre as outras, aumentando seu grau de conhecimento mútuo de um jeito informal e descontraído.
Treinamento e desenvolvimento
O aprender fazendo é um dos pontos positivos de adotar dinâmicas de grupo durante processos de educação corporativa. Essas atividades são mais envolventes que apostam em absorver, pura e simplesmente, o conteúdo teórico.
Avaliação de desempenho
Dinâmicas bem estruturadas revelam comportamentos autênticos e competências reais dos colaboradores. Os gestores conseguem identificar habilidades, atitudes e conhecimentos demonstrados na prática, complementando avaliações formais e entrevistas individuais.
Integração entre membros da equipe
As atividades lúdicas também são uma boa maneira de promover o autoconhecimento, o conhecimento dos outros e a confiança recíproca nas equipes. Lideranças podem, por exemplo, usar essa ferramenta para estimular a comunicação aberta e fortalecer os laços entre membros.
Conceder feedback
Profissionais especializados podem atuar como facilitadores. Com a observação externa, cada um pode ter os pontos fortes e melhorias ressaltadas durante as dinâmicas. Esses feedbacks orientam o desenvolvimento e podem reconhecer qualidades para estimular a pessoa.
10 ideias de dinâmicas de grupo para aplicar na empresa
1. Dinâmica da ilha deserta
A dinâmica da ilha deserta permite que a equipe reconheça qualidades de seus membros e fortaleça vínculos. Ela consiste em perguntas em que cada um escolhe quem seria mais indicado para vivenciar uma determinada experiência.
Uma das perguntas, que dá nome a dinâmica, seria qual dos presentes seria levado caso a pessoa estivesse em uma ilha deserta. O questionário pode ter poucas perguntas, e o resultado esperado é que o grupo reconheça competências e diferenças de perspectivas.
2. Dinâmica da observação
A observação auxilia as pessoas a desenvolverem e testarem a percepção sobre o ambiente e pessoas. Nela, o grupo se senta em círculo com alguns poucos minutos em silêncio antes da dinâmica começar.
Depois disso, a pessoa facilitadora pede que o grupo feche os olhos. Então, são perguntadas coisas que seriam fáceis de responder, caso fosse dado o devido foco à questão. Por exemplo, quantas pessoas no círculo estão usando roupas de cor azul?” ou “quem está sentado exatamente à sua direita e à sua esquerda?”.
Além de atribuir pontos para tornar o processo mais interessante, é importante reforçar as lições. Essa dinâmica pode levar a reflexão sobre a importância da atenção para a garantia da qualidade, para detectar quando os colegas podem precisar de ajuda ou oportunidades de melhoria no ambiente de trabalho, que passariam despercebidas sem uma observação cuidadosa.
3. Dinâmica dos anúncios classificados
Os anúncios classificados são uma forma de autoapresentação criativa e reconhecimento de potenciais. Cada participante recebe a missão de criar um anúncio de jornal de si mesmo, mas seus nomes não devem estar nele.
O grupo também deve ser orientado para ser criativo e explorar gostos e habilidades que são pouco conhecidas dos demais. Tudo isso criará uma nova perspectiva para a formação de equipes.
A seguir, são escolhidas lideranças, conforme o tamanho necessário para um projeto real ou simulado. Os responsáveis pelos times avaliam os anúncios, revezando entre si, até que cada participante seja selecionado.
Por fim, as lideranças leem o conteúdo e perguntam quem é a pessoa, que irá se revelar. Assim, pouco a pouco, os times são formados.
4. Dinâmica do desafio
O desafio é uma dinâmica que usa as expectativas para criar um contexto de pressão simulada. Para começar, os participantes se sentam em um círculo e recebem uma caixa. Dentro dela, existe um brinde ou presente.
Para começar a dinâmica, a pessoa facilitadora deve sair ou virar de costas. Então, os participantes passam a caixa de mão em mão. O tempo dessa primeira rodada pode ser contado com um cronômetro, uma música ou com a interrupção em um momento aleatório.
O papel do facilitador é dar a entender que, dentro da caixa, existe um desafio de alta complexidade. Deve-se explicar que, caso a pessoa não consiga solucionar o problema, haverá uma eliminação automática do processo seletivo. Contudo, se ela passar a caixa para o membro ao lado, existirão outras oportunidades para se testar.
Perguntas, contagem regressiva e comentários intimidadores podem ser usados para aumentar o clima de tensão. É possível avaliar se a pessoa consegue agir sob pressão, assim como se algum dos membros toma a iniciativa e pede para abrir a caixa, mesmo não estando com ela.
5. Dinâmica das semelhanças
O jogo das semelhanças é uma dinâmica simples para que as pessoas se vejam como “farinha do mesmo saco”. Com isso, potencializam sua relação de confiança no ambiente de trabalho.
Distribua lousas ou folhas de papel para os membros do grupo. Cada pessoa faz uma pergunta sobre situações, gostos ou habilidades. Então, a equipe escreve suas respostas no papel.
Filme favorito, viagem dos sonhos e comida preferida são exemplos. Ao final de cada rodada, as respostas são reveladas, com as pessoas podendo identificar características em comum.
6. Dinâmica das mãos dadas
As mãos dadas são uma dinâmica para estimular a união e atenção. As pessoas são chamadas a formar um círculo de mãos dadas e devem ser alertadas sobre a necessidade de recordar quem está do lado direito e esquerdo.
Depois, são orientadas a caminhar pelo ambiente livremente. Além disso, um espaço é marcado no centro da sala, usando uma cartolina ou outro objeto para delimitar um retângulo.
O time é orientado a tentar ocupar o espaço delimitado, ajustando-se para que todos estejam em contato com a marcação.
Após as rotinas para distração, o grupo é chamado a reformar a roda, com o máximo de fidelidade possível à composição inicial.
7. Dinâmica do balão
A dinâmica do balão é mais descontraída e trabalha a cooperação. Os participantes enchem bexigas, e elas são soltas no ambiente.
Com os balões flutuando, o grupo deve cooperar para manter todos no ar, durante um período determinado. É um jogo simples e efetivo.
8. Dinâmica da memorização
A memorização é realizada com um jogo de números e ações. Na primeira rodada, uma dupla é chamada para contar 1,2 e 3.
Após, o número 1 é substituído por uma ação, como bater palmas, erguer as mãos ou dar um pulo. Por exemplo, a contagem pode ser “pular”, 2 e 3.
O procedimento é repetido até o último número. Na segunda rodada, por exemplo, pode ser “pular”, “bater palmas” e 3. Por fim, os participantes precisam realizar três ações, que poderiam ser “pular”, “bater palmas” e “coçar o nariz”.
A ideia é que a pessoa memorize as ações e pratique a sequência.
9. Dinâmica das características
Na dinâmica das características, a equipe participa de um jogo de mímica. Para começar, as pessoas são convidadas a escrever atributos inusitados sobre si mesmas em um pedaço de papel. Então, todos são dobrados e colocados no centro da roda.
Um participante é sorteado e deve pegar um papel. O participante então lê silenciosamente o atributo inusitado e deve representá-lo através de mímica, sem usar palavras ou sons.
Os demais tentam adivinhar qual é a característica sendo representada. Quem acertar, será o próximo a escolher um papel e fazer a mímica. A dinâmica continua até que todos os papéis tenham sido representados ou pelo tempo determinado para a atividade.
10. Dinâmica dos cubos solidários
A dinâmica dos cubos solidários exercita a colaboração e trabalho em equipe. Esse jogo começa com a divisão dos participantes em pequenos grupos, que devem ser municiados com materiais, como cartolinas, papel, cola e tesoura.
Durante o tempo determinado, os grupos devem construir cubos. A proposta é que eles sejam decorados. Ao final, os participantes são avaliados pela quantidade e qualidade dos resultados produzidos.
Saiba como planejar as dinâmicas de grupo
O planejamento das dinâmicas de grupo envolve os seguintes passos:
- defina um objetivo de avaliação, educação, colaboração etc.;
- identifique o desafio para orientar a tarefa;
- liste as regras do jogo e a forma de se comunicar com os participantes;
- separe os materiais necessários;
- organize o ambiente;
- aplique a dinâmica;
- colete feedback sobre o processo.
Com as dinâmicas de grupo, a empresa consegue reduzir o estresse gerado por processos de seleção, avaliação e educação corporativa. O resultado é não apenas um engajamento mais efetivo nas atividades, mas ganhos de longo prazo como melhoria da experiência e satisfação dos colaboradores.
Agora que você já conhece a importância das dinâmicas de grupo, complemente a leitura com o guia completo sobre avaliação de desempenho!
Em resumo
Quais são as melhores dinâmicas de grupo?
As melhores dinâmicas de grupo para aplicar na sua empresa são:
- Dinâmica da ilha deserta;
- Dinâmica dos anúncios classificados;
- Dinâmica do desafio;
- Dinâmica das semelhanças;
- Dinâmica do balão;
- Dinâmica da memorização;
- Dinâmica das características.
O que fazer para animar um grupo?
A dinâmica das semelhanças é uma boa alternativa para animar um grupo. Um membro do grupo pergunta sobre filmes favoritos, comidas e outros gostos, e cada pessoa deve escrever sua resposta em segredo. As respostas são reveladas simultaneamente, descontraído os envolvidos.
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