Por: Ted Kitterman

Gerente de Conteúdo Great Place To Work (EUA)

Por: Ted Kitterman

Gerente de Conteúdo Great Place To Work (EUA)

7 novembro, 2023 • 8:00

Construir confiança no ambiente do trabalho é possível com três elementos essenciais. 

Você deve ter várias teorias sobre o que torna uma organização em um lugar positivo para se trabalhar. 

Funcionários felizes são certamente aqueles com salários inflacionados e programas de benefícios incomparáveis. Talvez eles obtenham uma parte dos lucros da empresa em planos de transferência de ações aos funcionários, ou tenham abandonado a hierarquia tradicional em favor de uma estrutura “horizontal” mais equitativa. Certo?

Você está errado. 

Confiança no ambiente de trabalho 

A experiência dos funcionários não é determinada pelo fato de uma empresa ser de propriedade privada ou de capital aberto, se trabalham por hora ou são mensalistas, ou se uma empresa desenvolve software no Vale do Silício ou fabrica automóveis em Michigan. 

O principal ingrediente é aparentemente simples: a confiança. Seus funcionários confiam em você? 

A descoberta do ingrediente mágico foi o resultado de milhares de horas de entrevistas e grupos focais conduzidos pelos fundadores do Great Place To Work no desenvolvimento do seu Índice de Confiança

“Para praticamente todas as teorias que tínhamos, encontramos exceções consistentes”, diz Sarah Lewis-Kulin, vice-presidente de reconhecimento global do Great Place To Work. “O que não encontramos foi uma exceção para a confiança.”

 

O que gera confiança no ambiente de trabalho? 

Confiança pode parecer uma palavra simples, mesmo que seja cada vez mais reconhecida como um ativo essencial para o negócio. O Barômetro Anual de Confiança da Edelman mostra como a confiança nas instituições assim como nos meios de comunicação e no governo podem ter implicações profundas para os mercados. 

Mas o que significa para os funcionários experimentar confiança? Somente dizer a eles para confiarem em você não funciona. Você tem que construir uma cultura de alta confiança ao longo do tempo. 

De acordo com a pesquisa do Great Place To Work, essa cultura é construída em três componentes. 

  • Credibilidade: os funcionários acreditam que os líderes são competentes, comunicativos e honestos? 
  • Respeito: os funcionários se sentem respeitados tanto como profissionais quanto como indivíduos com vidas fora do trabalho? 
  • Justiça: os funcionários veem a organização como um lugar onde todos têm chances justas de sucesso? 

O que dá suporte a esses fatores é o compromisso com a diversidade, equidade, inclusão e pertencimento. Sem uma cultura acolhedora, inclusiva e equitativa, a confiança perde-se rapidamente. 

“O que estamos realmente falando, é que todos na organização são tratados com credibilidade, respeito e justiça, independentemente de seu cargo, gênero, raça, etnia ou outra categoria demográfica”, diz Lewis-Kulin. 

Para que um ambiente de trabalho seja excelente, a experiência do funcionário deve ser consistente para todos. Se apenas os gestores seniores do sexo masculino disserem que confiam na organização, enquanto os funcionários da linha da frente ou as mulheres na gestão estão tendo uma experiência muito diferente, isso não criará confiança. 

É por isso que o Great Place To Work introduziu seu modelo For All, no qual as diferenças entre diferentes grupos de funcionários são medidas para identificar como cada funcionário se sente no trabalho e não apenas a maioria. 

Os 3 componentes para construção da confiança 

Como os grandes líderes cultivam credibilidade, respeito e justiça em suas empresas? É crucial eliminar a lacuna entre dizer e fazer, pois a confiança só se desenvolve quando as palavras são seguidas de ação. 

Para que qualquer cultura desenvolva elevados níveis de confiança, é preciso começar pelos líderes. 

“Não é possível criar uma organização confiável sem que a confiança seja um modelo de valor vindo do topo da organização”, diz Lewis-Kulin. Caso contrário, você poderá ter um grupo de funcionários que confiam uns nos outros, mas que ficam de braços cruzados quando trabalham com pessoas fora de sua equipe. 

Maquiavel talvez aprove, mas certamente não é uma receita de sucesso no ambiente de trabalho moderno. 

Aqui estão algumas maneiras para os líderes começarem a construir confiança: 

1. Credibilidade 

  • comunique-se de forma consistente e direta; 
  • certifique-se de que suas ações públicas reflitam os valores que você subscreve internamente. Se a sua equipe de relações públicas, por exemplo, proclamar publicamente que a sua empresa defende a diversidade, equidade, inclusão e pertencimento, mas os funcionários não estão vivenciando uma cultura inclusiva, eles considerarão suas ações como hipócritas; 
  • exija que as declarações de valores públicos correspondam à experiência interna dos funcionários; 
  • certifique-se de que a comunicação ocorra em ambos os sentidos – ouça o seu pessoal tanto quanto você compartilha informações com eles; 
  • execute ações tangíveis sempre que perguntar e receber feedback dos funcionários. 

2. Respeito 

  • crie uma cultura que apoie o equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos funcionários, permita-lhes usar a folga remunerada e os horários flexíveis oferecidos e reconheça suas vidas fora do trabalho. E não se esqueça de dar um bom exemplo; 
  • mostre interesse genuíno em quem são seus funcionários e no que é importante para eles fora do trabalho; 
  • reconheça o bom trabalho e esforço extra dos funcionários; 
  • ofereça programas de desenvolvimento e treinamento, dê aos funcionários tempo para realizá-los e recompense os funcionários que os concluírem; 
  • garanta que todos possam ser eles mesmos no ambiente de trabalho, concentrando-se no pertencimento e na inclusão. 

3. Justiça 

  • revise a remuneração e elimine quaisquer disparidades salariais para funcionários que realizam trabalhos iguais; 
  • adicione assentos ao conselho de administração para garantir que as vozes dos excluídos sejam ouvidas; 
  • analise os programas de bem-estar no ambiente de trabalho para garantir que atendam às necessidades de todos os funcionários. 

A confiança para os negócios 

A boa notícia para os líderes é que a construção da confiança tem um impacto inequívoco no desempenho financeiro das organizações de todos os setores. 

De acordo com a empresa de investimentos independente FTSE Russell, os retornos acumulados no mercado de ações, das organizações de capital aberto listada nas 100 Melhores Empresas para Trabalhar da Revista Fortune, superam o mercado por um fator superior a três vezes. 

Os dados são claros: as empresas que investem nos seus trabalhadores apresentam resultados financeiros mais sólidos a longo prazo. Melhor ainda, essas empresas têm a resiliência necessária para enfrentar as crises econômicas.

A pesquisa do Great Place To Work mostra que as empresas que apoiaram grupos-chave de funcionários conseguiram crescer durante a Grande Recessão de 2008 a 2010, e superaram largamente a concorrência na década seguinte. 

Os resultados da confiança dos funcionários nos resultados financeiros são inegáveis: 

  • as culturas de alta confiança têm metade da rotatividade por demissões voluntárias que os concorrentes do setor; 
  • culturas de alta confiança aceleraram as taxas de inovação; 
  • culturas de alta confiança fazem com que mais funcionários vão além para entregar mais aos clientes. 

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