Por: Bruno Arins

Redator do GPTW

Por: Bruno Arins

Redator do GPTW

21 fevereiro, 2019 • 9:40

Se você acompanhou nosso artigo sobre imagem de marca empregadora, deve ter percebido a importância do ambiente de trabalho para a construção de uma boa percepção. Agora, procure imaginar como os seus clientes, fornecedores, investidores e colaboradores enxergam a sua empresa.

Em longo prazo, o conjunto dessas percepções traduz a sua reputação corporativa e mostram como fortalecer a marca empregadora. Acompanhe alguns dos seus efeitos na imagem de Employer Brandings no Brasil e no mundo!

1. Reputação corporativa é mais importante do que salário

O CareerBuilder é um dos maiores sites de empregos do mundo e, em 2015, coordenou uma pesquisa com 2000 profissionais de RH e 5000 candidatos nos Estados Unidos. Se a empresa de interesse apresentasse uma boa reputação como empregadora, 83% dos candidatos aceitariam salários menos agressivos.

A Harvard Business Review chegou a conclusões semelhantes em um estudo, que mostra que o Employee Experience precisa estar diretamente ligado ao valor significativo do trabalho. Desta vez, 9 em cada 10 profissionais negociariam a redução da sua renda para desenvolver atividades com mais propósito. O levantamento ouviu 2.285 americanos em 26 mercados com diferentes portes, remunerações e características demográficas.

2. Empresas reconhecidas atraem mais e melhores talentos

No Índice de Marcas de Talento do LinkedIn, as empresas em destaque recebem 2,5 mais candidatos na plataforma e diminuem seu custo por contratação em até 43%. Os candidatos também tendem a ser mais qualificados e ter mais familiaridade com a identidade de marca, a cultura e os valores das empresas.

No caso das melhores empresas para trabalhar no Brasil, as marcas empregadoras presentes no ranking Great Place to Work também são altamente disputadas pelos candidatos. Só em 2018, as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar — que também poderíamos chamar de melhores em Employer Branding — receberam 8,6 milhões de currículos. Ou seja, uma média de 57 mil por empresa.

3. Marcas empregadoras também impactam o consumidor

Ainda de acordo com o LinkedIn, a imagem percebida pelo público-alvo e pelos colaboradores não são independentes. Em uma análise com mais de 7000 profissionais em todo o mundo, foi constatada uma forte correlação entre a imagem de marca empregadora e a marca da empresa: quanto mais difundida a sua marca empregadora for, mais a sua marca de consumo será conhecida pelos potenciais clientes.

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Segundo o GPTW, o índice de confiança dos colaboradores das melhores empresas para trabalhar é acompanhado pelo feedback positivo dos clientes. Logo, quanto maior a confiança dos funcionários, maior o nível de satisfação do público externo.

O papel do GPTW na gestão de clima da sua empresa

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em reconhecimentos como as estrelas Michelin, a norma ISO 9000 e o selo de Excelência em Franchising, certo? Cada um deles atesta, respectivamente, a qualidade gastronômica de restaurantes, as boas práticas de gestão de empresas em geral e o notável desempenho de franquias.

Da mesma forma que esses reconhecimentos melhoram a imagem de marca e a reputação corporativa, uma certificação voltada à gestão de clima organizacional também é um diferencial de mercado. Esta é a proposta do Programa de Certificação GPTW.

A partir de uma pesquisa com aplicação 100% online, empresas de todos os portes — inclusive pequenas e médias — têm acesso a um relatório completo com o diagnóstico do clima e pontos de melhoria. Caso haja 70% de concordância nas questões afirmativas relacionadas no questionário, a organização ainda recebe o selo oficial da certificação, que pode ser usado em toda a sua comunicação por 12 meses.

Além de tornar-se elegível para o ranking GPTW das Melhores Empresas para Trabalhar, a maior conquista da certificação é a certeza de um feedback genuíno, já que os próprios colaboradores avaliam sua Employee Experience através da metodologia do GPTW. Com o reconhecimento de uma reputação corporativa sólida, é possível atrair novos clientes, novos fornecedores, novos investidores e, claro, novos talentos.

Quando as pessoas evoluem, as organizações evoluem junto. Conheça o Programa de Certificação GPTW e confira os planos para empresas a partir de 5 funcionários!

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