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11 janeiro, 2022 • 12:02

A humanização nas empresas compartilha valor com os colaboradores, atendendo suas necessidades e construindo um excelente ambiente de trabalho. Além de ser um ambiente de alta confiança e que possui lideranças eficazes e FOR ALL.

Nos últimos anos, as organizações têm se flexibilizado para gerar valor compartilhado entre as partes interessadas. Assim, ganham destaque ações como a humanização nas empresas, que mudam a relação entre colaborador e negócio.

Em vez de apenas maximizar o resultado do acionista, a empresa humanizada entende e atende as necessidades e desejos dos colaboradores, o que se tornou ainda mais relevante em um mundo que ainda sofre os efeitos de uma pandemia.

Você já parou para refletir sobre a importância de empresas humanizadas? Sabe como implementar esse modelo na sua organização? A seguir, abordamos essas questões fundamentais para gestão de pessoas e reunimos 6 dicas para colocar as pessoas no centro. Não deixe de conferir!

Entendendo a importância da humanização nas empresas

Não é novidade que as empresas consomem valor em seus processos e capturam valor junto ao mercado. Além disso, desejamos que essa relação entre essa despesa e receita seja positiva.

Organizações voltadas para a maximização do resultado para o acionista focam em otimizar a lucratividade. Pessoas, tecnologia, materiais, capital representam custos, e minimizá-los, enquanto se aumenta a receita, seria o propósito do negócio, nessa perspectiva.

Acontece que os avanços tecnológicos mudaram as vantagens competitivas das organizações. Uso de dados, velocidade na comunicação, automação de processos e outras inovações valorizaram o capital humano nas empresas.

As tarefas específicas e repetitivas, que poderiam ser realizadas por qualquer pessoa, cederam espaço para novos trabalhos. As organizações precisam de pessoas que consigam usar do conhecimento para inovar, criar produtos, estruturar serviços, trazer melhorias de processos, etc.

Nesse contexto, a humanização nas empresas é uma das estratégias para gerar valor compartilhado e tornar a organização um lugar atrativo para os talentos trabalharem.

Mais que nunca, devemos atender às necessidades financeiras e não financeiras dos colaboradores. Igualmente, oferecer um tratamento digno e respeitoso para construir relações de confiança.

Conhecendo os benefícios das empresas humanizadas

A geração de valor compartilhado terá retorno importante para a organização. Não se trata de abandonar a lucratividade, mas de encontrar um novo caminho, sustentável e adequado aos desafios atuais, para alcançá-la.

Aumento na produtividade

As empresas humanizadas influenciam diversas causas de produtividade. Com isso, conseguem impactar positivamente os negócios e ter vantagens competitivas.

Uma delas é o bem-estar das pessoas, que somente vão produzir e ter uma alta performance se tiverem boa saúde física e mental, e um ambiente que seja favorável para que cada funcionário dê o melhor de si.

Outra é o engajamento, pois ele é fruto da reciprocidade. Isto é, ao ter as necessidades atendidas, o profissional estará mais disposto ao comprometimento com as demandas da organização, a fim de manter seus ganhos materiais e imateriais.

Um terceiro é o fit cultural. A química em relação à empresa faz a pessoa se adaptar ao ambiente de trabalho e impulsionar o seu desempenho.

Enfim, são muitos os exemplos, como melhorar o clima, criar boas relações no ambiente de trabalho e aumentar o reconhecimento. Portanto, a humanização nas empresas é consequência de uma cultura de colocar as pessoas no centro da organização. 

Sensação de pertencimento

Também temos reflexos na sensação de pertencimento do colaborador. As empresas humanizadas constroem ambientes onde os colaboradores se sentem parte. Inclusive, é um vínculo que pode ser medido via E-NPS.

Clima organizacional agradável

A empresa humanizada está comprometida com as necessidades do colaborador. Entre elas, está a criação de um excelente ambiente de trabalho, com boas experiências, reconhecimento, perspectiva de crescimento, qualidade de vida, etc. Logo, direciona a organização para melhoria do clima. E para melhorar o clima, é fundamental escutar os funcionários e compreender o nível de satisfação deles quanto ao ambiente de trabalho.

Diminuição do turnover

Pessoas produtivas e satisfeitas saem menos das organizações, reduzindo a rotatividade de pessoal. Por isso, a humanização nas empresas ajuda a enfrentar um dos principais desafios do RH, que é controlar o turnover.

Aumento da permanência de talentos

Além disso, passamos a ter uma Employee Value Proposition (proposta de valor para o funcionário) que não se limita ao dinheiro e benefícios financeiros. Logo, reunimos novos atributos para argumentar pela permanência dos talentos.

Auxílio na construção da marca empregadora

Ter um discurso de humanização e colocá-lo em prática cria atributos positivos. Posteriormente, eles podem ser utilizados em estratégias de Employer Branding, criando uma percepção positiva no mercado sobre como é trabalhar na empresa.

Construindo uma empresa humanizada

A humanização das empresas envolve uma série de transformações, que vão desde a cultura até as ações no dia a dia. Confira 6 medidas para implementar na sua organização.

1. Tenha ciência dos valores e da cultura organizacional

A empresa deve ter clareza sobre os valores organizacionais. A partir deles, serão desenvolvidas ações de comunicação e gestão de pessoas, buscando o desenvolvimento de uma cultura organizacional forte.

Uma mudança é posicionar os colaboradores no centro da missão, visão e valores da empresa e atentar para que todos da organização vivenciem os valores no dia a dia. Diversidade, desenvolvimento de pessoas, bem-estar das pessoas, felicidade no trabalho e a pŕopria humanização são alguns itens que podem ajudar a realizar esse propósito. E cada empresa pode buscar os compromissos fundamentais que fizerem sentido para os seus idealizadores.

2. Entenda as necessidades e interesses

A seguir, precisamos entender as demandas dos colaboradores. Para isso, o principal mecanismo é a pesquisa de clima organizacional.

Nessa pesquisa, os colaboradores são ouvidos, de maneira geral e setorial (liderança, benefícios, bem-estar, etc), sobre como é a empresa enquanto lugar para trabalhar.

Aquilo que está mal nas pesquisas são lacunas de experiência, que podem ser resolvidas. Além delas, o relatório sobre o clima identificará os pontos fortes, que podem ser reforçados pelos gestores de pessoas.

Em síntese, a pesquisa de clima norteia o processo de humanização do ambiente de trabalho.

3. Tenha uma cultura de alta confiança

Dentre os três elementos fundamentais para que a empresa coloque as pessoas no centro e, consequentemente, ela terá a maximização do potencial humano é a confiança. Uma cultura de alta confiança existe quando as relações de trabalho são baseadas na confiança e isso é altamente valorizado. Os funcionários sentem altos níveis de confiança quando:

  • Acreditam na capacidade dos seus líderes (competência, comunicação, honestidade;
  • Acreditam que são tratados com respeito como pessoas e profissionais;
  • Acreditam que estão em um local de trabalho justo.

E apesar dos modelos de trabalho terem sofrido grandes mudanças, as pessoas continuam sendo pessoas.

Ao ter um ambiente de alta confiança as empresas beneficiam-se nos negócios, entre eles podemos citar o retorno no mercado de ações de duas a três vezes maior do que a média do mercado, taxas de rotatividade 50% menor que a dos concorrentes e níveis mais elevados de inovação, satisfação de clientes, comprometimento dos funcionários entre outros aspectos.

4. Eficácia na liderança

Liderar com humanidade é um dos pilares para construir empresas humanizadas. Escutar as pessoas, ter empatia, demonstrar respeito no dia a dia, equilibrar a cobrança profissional e diversas outras ações dependem da participação dos gestores.

Por isso, é importante envolver os gestores e buscar opções de formação de líderes para capacitá-los nessa nova missão.

5. Observe o benchmark

A inspiração para mudanças internas pode vir do exemplo das empresas que já tiveram sucesso em implementar novas práticas de gestão de pessoas. Você pode, entre outras medidas, conhecer as ações das empresas mais bem ranqueadas no GPTW. Também recomendamos a leitura do guia completo sobre benchmarking.

6. Implemente, aprenda e revise

O projeto de construir uma empresa humanizada deve estar sempre aberto a melhorias. É importante aplicar pesquisas periódicas e pontuais, usando os dados para acompanhar a evolução da empresa e ter feedbacks sobre o resultado das ações.

Lembre-se de que a premissa por trás das empresas humanizadas é colocar as pessoas no centro. A partir desse valor fundamental, orientamos as mudanças e serviços de gestão de pessoas.

Um dos objetivos da Jornada de Certificação do GPTW é conduzir as empresas nesse processo de transformação. Para isso, ajudamos em cada uma das etapas:

  • pesquisa de clima organizacional;
  • identificação dos problemas e lacunas de experiência;
  • comparação das práticas da empresa com o benchmark das melhores organizações;
  • consultoria, treinamentos e workshops com base em uma expertise de mais de 25 anos;
  • criação de um plano de ação para promover as mudanças;
  • acompanhamento da empresa com novas pesquisas.

Ao alcançar a pontuação de 70 nas pesquisas de clima, a empresa recebe o reconhecimento pelas mudanças por meio da certificação GPTW. Logo, suas ações ganham visibilidade no mercado e fortalecem a marca empregadora.

A humanização nas empresas é uma tendência, e as organizações podem colher diversos benefícios ao seguirem nessa direção. Com o nosso auxílio, você terá o conhecimento necessário e um plano bem definido para realizar as mudanças necessárias.

Para conhecer as soluções do GPTW e contar com nosso know-how para construir uma empresa humanizada, conheça a jornada de certificação!

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