A diferença entre um funcionário satisfeito e o engajado, está no modo como cada um percebe, identifica e se compromete com as atividades e objetivos da empresa.
Pode não parecer, mas existem diferenças entre funcionário satisfeito e o funcionário engajado. Entretanto, é comum que nas empresas as pessoas entendam como conceitos sinônimos.
Assim, nem sempre um funcionário satisfeito se sente engajado como deveria. Já que diversos fatores influenciam no comportamento dos profissionais e cabe à empresa conhecer e identificar para atuar em prol de melhorias.
O objetivo deste post é apresentar o conceito de funcionário satisfeito e funcionário engajado, além do papel da liderança na gestão desses perfis. Continue lendo e saiba a importância da cultura para o conceito, a influência do clima organizacional e como o GPTW pode ajudar sua empresa nesse sentido!
Quais as diferenças entre funcionário satisfeito e funcionário engajado?
Antes de entender como esses profissionais se comportam e atuam dentro das empresas é preciso entender o conceito de cada um deles!
Satisfeito
Um funcionário satisfeito é aquele que demonstra em seu estado de espírito estar contente com o trabalho desempenhado e com o que a empresa oferece. Isso quer dizer que, no geral, é um profissional comprometido, que se sente respeitado e valorizado por sua liderança imediata.
Além disso, tem um bom salário, está de acordo com os benefícios e desempenha funções interessantes, dentro de condições de trabalho que lhe são favoráveis. São pessoas que vão permanecer na empresa, enquanto esses aspectos corresponderem às suas expectativas.
Até então parece um funcionário exemplar e dos sonhos de qualquer empresa, entretanto, é preciso ter cuidado, pois ele pode não estar totalmente comprometido com os objetivos organizacionais. Portanto, não fará esforços para vestir a camisa e conquistar uma posição diferenciada tanto para ele, quanto para o negócio.
Engajado
O funcionário engajado, além de estar satisfeito, se identifica com os propósitos organizacionais e se compromete para ajudar sua empresa a vencer os desafios e atingir as metas propostas.
Dessa forma, entende que seu excelente desempenho pode colaborar para que a organização se torne referência no mercado. O que é bom para o seu currículo e suas aspirações de trabalhar em uma empresa conceituada.
Além da satisfação pessoal, pensa de modo corporativo, ampliando sua visão para que todos sejam contemplados pelo sucesso. Por isso, acredita que é mais do que uma obrigação, enxerga oportunidades de se desenvolver, crescer e ter retorno por esse comportamento.
Contudo, não podemos afirmar que há um perfil errado de colaborador, mas chamar a atenção para os perigos de ter pessoas extremas em ambas as situações. É preciso encontrar o equilíbrio para que o excesso não crie expectativas que a empresa não será capaz de corresponder.
Quando isso acontece, há um risco de interferência em fatores de permanência, comprometendo o desempenho geral da empresa que pode ficar sem profissionais importantes em momentos decisivos do negócio.
Qual o papel da liderança na gestão desses perfis?
Todo líder tem a responsabilidade de estimular sua equipe e promover um ambiente agradável, de satisfação e engajamento. Contudo, é essencial não prometer mais do que a empresa pode oferecer, para não criar falsas esperanças.
Como nem sempre é possível no primeiro momento diferenciar um funcionário satisfeito de um engajado, quanto mais ações voltadas para a motivação e o engajamento, maiores as chances de desenvolver perfis que não sejam somente satisfeitos.
Dessa forma, algumas ações podem ser adotadas pelas lideranças, a fim de instituir uma cultura de engajamento, pautada no crescimento e desenvolvimento:
- saiba reconhecer e valorizar o trabalho dos colaboradores;
- implemente a cultura do feedback contínuo;
- promova capacitação;
- encoraje o aprendizado;
- estimule a diversidade de ideias;
- seja um líder em que a equipe possa se inspirar;
- fortaleça a importância do trabalho em equipe;
- reconheça os esforços dos funcionários;
- recompense sempre que possível;
- ouça os colaboradores;
- melhore a comunicação;
- conheça bem os funcionários;
- provoque debates saudáveis.
Por que a cultura é tão importante na formação desses tipos de colaboradores?
A confiança é a base essencial de uma cultura voltada para pessoas, pois estimula que os funcionários se abram com as outras pessoas do time, compartilhando ideias e percepções. Com metas e valores bem definidos, os profissionais se sentirão mais confortáveis para abraçar a causa da empresa.
Dessa maneira, o ato de “vestir a camisa” somente acontece quando o colaborador percebe que vale a pena ir além da satisfação e batalhar por algo maior do que o salário e benefícios no final do mês, o chamado senso de pertencimento.
Isso faz com que ele tenha satisfação de levantar todos os dias para ir trabalhar, sem cogitar sair por não se conectar com a organização. Por essa razão, o engajamento requer que o funcionário tenha uma experiência única, com vivência que seja real e significativa em sua jornada profissional.
Logo, a empresa deve proporcionar um ambiente diferenciado, ou seja, uma liderança inspiradora, objetivos concretos, cultura de otimismo e desenvolvimento e clima agradável.
Dentro dessa cultura é importante promover o employee experience e colocar o colaborador como foco principal das decisões da gestão de pessoas, para alinhar o fit cultural que conduz a um “match perfeito”, potencializando o engajamento que nasce da identificação com a missão, visão e valores da empresa.
Como o clima organizacional pode influenciar o comportamento de satisfação e engajamento dos funcionários?
Tanto para um funcionário satisfeito, quanto para um funcionário engajado, o clima organizacional exerce uma grande influência em seu comportamento. Já que em um ambiente repleto de conflitos e desencontro de ideias, dificilmente, as pessoas conseguem atuar de modo produtivo.
Em um ambiente de trabalho saudável e favorável ao crescimento, um profissional engajado sempre vai buscar novos desafios, trabalhando ativa e colaborativamente para ajudar sua empresa a alcançar os objetivos.
Desse modo, seu comprometimento e otimismo tende a contagiar aos que estão à sua volta, até mesmo aquele funcionário satisfeito, pouco disposto a ultrapassar obstáculos.
Portanto, ter uma atmosfera leve e descontraída, é capaz de mudar um estado de espírito e comportamentos.
O que o GPTW pode fazer pela sua empresa quando o assunto é satisfação e engajamento?
No GPTW temos soluções que podem colaborar para o engajamento dos seus colaboradores e transformar o entendimento daqueles que se sentem satisfeitos, porém pouco comprometidos com metas e desafios.
Assim, as soluções do GPTW de Certificação e Ranking podem ser efetivas, ajudando a construir e fortalecer a cultura de confiança, alto desempenho e inovação, visando excelentes resultados.
Com o Great Place to Work sua empresa terá opções para desenvolvimento de diversos níveis de liderança. Já que os líderes são exemplos a serem seguidos, que sob influência os colaboradores trilham o caminho definido por suas gestões.
Além disso, percorrendo a Jornada de Certificação, sua empresa poderá obter dados sobre o nível de satisfação dos funcionários em relação ao ambiente de trabalho e, ainda, melhorar seus resultados a partir dos planos de ação.
Por isso, nossa missão é fornecer mecanismos à gestão de pessoas para que as organizações sejam capazes de incentivar o engajamento em nível elevado e priorizando o trabalho em equipe, para sucesso funcional e corporativo.
Além disso, ajudamos a criar um ambiente culturalmente estimulante ao crescimento e desenvolvimento, para transformar sua empresa no melhor lugar para trabalhar e fazer com que seus colaboradores se tornem promotores naturais da marca, o que é uma forma de engajamento.
Por fim, mesmo que as diferenças entre o funcionário satisfeito e o funcionário engajado sejam notáveis e relevantes, é preciso enxergar as pessoas como capital humano e bem mais precioso da sua empresa. Dessa maneira, quanto mais você investir, maiores as chances de conquistas.
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