A produtividade no trabalho é um dos principais objetivos das organizações. Esse indicador determina a capacidade de criar bens e serviços, obtendo o melhor do capital humano.
O RH participa ativamente do crescimento dos negócios à medida que contribui para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo.
Confira um guia sobre como melhorar o desempenho das equipes e impulsionar o sucesso dos negócios!
O que é produtividade no trabalho?
Produtividade no trabalho é a capacidade de criação de produtos e serviços a partir dos recursos disponíveis. Trata-se de um elemento decisivo para a empresa conseguir atender às demandas de negócios.
É possível mensurar esse indicador em diferentes tarefas, como operacionais, financeiras e administrativas.
Produtividade, qualidade e eficiência
A produtividade coexiste com a qualidade e a eficiência. Não basta produzir em excesso, se isso não atende critérios adequados.
Qualidade é atender aos padrões esperados para determinado produto ou serviço. Já a eficiência é o emprego econômico dos recursos, em que se chega ao melhor custo-benefício possível.
Ser uma empresa produtiva, portanto, é ter a capacidade de criação de forma eficiente e qualitativa considerando os recursos disponíveis.
Qual o papel do RH na produtividade da equipe?
O papel do RH na produtividade das equipes se tornou mais intenso em décadas recentes. O setor ampliou suas atividades para além das tarefas burocráticas e cumprimento da lei trabalhista.
À medida que consideramos cuidar do colaborador como um objetivo estratégico para a produtividade no trabalho, o papel do RH se torna muito mais amplo:
- cuidar do bem-estar das pessoas;
- lidar com os desafios da saúde mental no trabalho;
- atrair talentos e melhorar o tempo de permanência na empresa;
- identificar e desenvolver lideranças;
- criar um sistema de recompensas adequado;
- atuar diante de pessoas diferentes entre si.
Em parcerias com as demais áreas, o RH será decisivo para a empresa contar com saúde, motivação e competência, vivenciando um excelente clima organizacional.
Todo esse conjunto de ações refletirá em mais produtividade dos colaboradores.
Quais são as estratégias para melhorar a produtividade das equipes?
O RH precisa criar as condições para se chegar a um bom desempenho nos indicadores de produtividade, qualidade e eficiência. Confira 7 pontos de melhoria!
Identifique as falhas
A gestão deve buscar tanto informações quantitativas quanto qualitativas sobre a produtividade no trabalho.
Informações quantitativas
Para chegar a um indicador de desempenho, consideramos o número de tarefas entregues em comparação com o esforço realizado. Veja alguns exemplos:
- número de clientes atendidos ÷ horas de trabalho;
- vendas realizadas ÷ horas de trabalho;
- projetos concluídos ÷ semanas de trabalho.
O desafio é isolar qual é a unidade de produção em cada uma das funções. Em alguns casos, como as posições de liderança, pode ser interessante fazer a métrica por equipe.
Para isso, o resultado anterior deve ser calculado para cada um dos membros do time. Depois, extraímos a média aritmética.
Outra possibilidade é considerar apenas as unidades que atendem à qualidade e à eficiência. Por exemplo, podemos criar um indicador do número de projetos concluídos no prazo e dentro do orçamento, dividido pelas semanas de trabalho.
Informações qualitativas
A diferença entre o desempenho esperado e o obtido pelas equipes é a lacuna de competência. A seguir, precisamos entender por que estamos com uma produtividade no trabalho aquém do desejado.
Vários meios podem ser usados para coletar informações qualitativas:
- reuniões com a equipe;
- conversas com as lideranças;
- entrevistas;
- observação do trabalho;
- canais para envio de feedbacks, como e-mail ou caixa de sugestões.
As pesquisas de clima organizacional e as avaliações de desempenho são ferramentas centrais para coletar informações quali e quantitativa. Então, não deixe de contar com esses instrumentos.
Desenvolva lideranças na sua empresa
Aumentar a produtividade no trabalho exige gestão e liderança. As novas práticas precisam ser incorporadas no dia a dia, gerenciando a resistência das equipes e redefinindo hábitos.
Desenvolver as lideranças é fundamental, pois, a partir da influência, fica mais fácil as equipes aceitarem as transformações. Assim, a gestão estará muito mais próxima das pessoas no momento de implantar as novas práticas.
Certifique-se de que a gestão de equipes conta com competências de liderança e busque esse apoio para implantar as novas práticas.
Invista em tecnologia
A tecnologia é um fator decisivo para a produtividade no trabalho. Boa parte das tarefas repetitivas, que acabam demandando tempo sem entregar produtividade no trabalho, podem ser automatizadas.
Com a automação, as pessoas colaboradoras terão a vantagem de poder se dedicar ao trabalho mais estratégico, considerando as funções que exercem.
Várias ações podem ser realizados por tecnologia:
- emissão de notas fiscais;
- agendamento de reuniões;
- envio de e-mails;
- resumos de informações;
- criação de relatórios.
Estimule as pausas nas atividades
A gestão do tempo é uma competência que faz a diferença para as pessoas serem mais produtivas no trabalho. Entre as principais técnicas, está o estímulo a pausas programadas durante as atividades para além do horário do almoço.
Na prática, a maneira de organizar as horas de trabalho depende do tipo de atividade. Por exemplo, em tarefas administrativas, é possível usar a técnica do pomodoro, em que se realiza a atividade por 25 minutos, seguidas de um intervalo de 5 minutos.
Outro cuidado é ter uma estrutura adequada para as pausas espontâneas. São os casos em que a pessoa tem fome e sede, assim como precisa ir ao banheiro durante o trabalho.
As pausas também podem ser ergonômicas. Esses pequenos intervalos se aplicam a profissões que trabalham em posições que, mesmo confortáveis, comprimem o corpo, como à frente de uma máquina ou do computador. É benéfico realizar pequenas pausas ativas, ou seja, associadas a algum tipo de movimentação e alongamento.
Nos diferentes casos, além de contribuir com a saúde do trabalho, a proposta é criar um gráfico de produção mais horizontal. Em vez de um pico no começo da jornada e queda até o final do expediente, buscamos um desempenho mais linear com micro intervalos para recuperar as energias.
Ofereça flexibilidade no trabalho
O tempo também pode ser gerenciado com mais flexibilidade. Afinal, trabalhar por longos períodos, nem sempre é trabalhar bem.
Em uma jornada rígida, a pessoa pode não conseguir terminar tudo durante um dia, mas ficar livre em outro. Assim, varia momentos de excesso com períodos de falta de demanda.
Há diferentes formas de flexibilizar a jornada para promover um ajuste fino:
- bancos de horas;
- trabalho híbrido;
- diferentes regimes de trabalho (integral e parcial);
- flexibilidade nos horários.
A decisão deve considerar as informações coletadas com sua equipe, para entender qual é a realidade da empresa.
Desenvolva as pessoas e realize capacitações
As capacitações visam desenvolver competências técnicas e comportamentais. Além disso, construa jornadas e programas de desenvolvimento.
Uma competência técnica diz respeito aos conhecimentos e habilidades necessários para realizar a função. É dominar o Português, Matemática, Mecânica, Finanças e Direito, por exemplo.
As competências comportamentais são habilidades socioemocionais úteis para qualquer função. Disciplina, comunicação, inteligência emocional e trabalho em equipe são exemplos.
Por fim, o desenvolvimento corresponde a uma jornada em que preparamos a pessoa para todas as fases na empresa. É uma prática diferente do treinamento que direciona para lacunas de competência nas funções atuais.
Valorize a equipe
A empresa não pode descuidar das recompensas pelo trabalho. Esses benefícios podem ser de diferentes tipos:
- bonificações e salários adequados;
- feedbacks positivos;
- planos de saúde, odontológicos ou visuais;
- experiências, como viagens de incentivo, ingressos para eventos;
- previdência privada.
Uma tendência são os benefícios flexíveis. Nesse caso, o colaborador recebe pontos que funcionam como moeda pelas vantagens desejadas, compondo pacotes personalizados.
Torne o ambiente agradável
As equipes serão mais produtivas se gostarem de trabalhar na empresa. Uma boa gestão de clima deixa as pessoas mais saudáveis, engajadas e motivadas nas funções.
Um meio para, passo a passo, identificar as lacunas na experiência de implementar melhorias com uma pesquisa de clima organizacional. Nela, as pessoas que trabalham na empresa são ouvidas, para podermos mapear os pontos de melhoria com exatidão e desenvolver a empresa.
Você pode contar com a expertise do GPTW, que há décadas avalia as práticas das melhores empresas para trabalhar. Assim, terá auxílio tanto no processo de aplicação da pesquisa como na identificação e implantação das mudanças necessárias.
As empresas que alcançarem 70 pontos na pesquisa de clima também podem solicitar a certificação do GPTW. É uma forma de obter reconhecimento pelas mudanças realizadas e criar uma imagem de marca empregadora para atrair e permanecer com talentos.
A produtividade no trabalho é a consequência de um conjunto de melhorias na gestão de pessoas. Ao implementar as dicas deste conteúdo, você pode acelerar as mudanças e impulsionar o desempenho das suas equipes.
Conheça as estratégias GPTW e conte com equipes de alto desempenho na sua empresa!