Por: Great Place To Work

Por: Great Place To Work

7 fevereiro, 2024 • 1:22

De 2020 para 2024, a rotina de trabalho já passou por experiências diversas com a adoção do trabalho remoto e, agora, o retorno ao 100% presencial. As Tendências de RH 2024 apontam para caminhos e possibilidades, mostrando que a gestão de pessoas se transforma.

Em 2023, vimos muitas práticas adotadas durante o período do isolamento social retrocedendo. O retorno ao trabalho 100% presencial tornou-se uma tendência organizacional, assim como a preocupação da liderança e empresa com a qualidade de vida no trabalho.

Para aprofundar na análise e compreensão do que é tendência para o RH e a gestão em 2024, a Great Place To Work — em parceria com o Ecossistema Great People — lançou o Relatório Tendências Gestão de Pessoas 2024, fundamental para conhecer as tendências RH 2024.

Como é feito o Relatório Tendências Gestão de Pessoas 2024?

Esta é a sexta edição do Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas, fruto de uma pesquisa realizada anualmente para apontar as principais prioridades de pessoas gestoras e expectativas para o ano que está chegando.

A pesquisa Tendências de Gestão de Pessoas em 2024 foi realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. Participaram 1864 respondentes de todo o Brasil, de diferentes organizações e setores.

Foram abordadas questões sobre mercado de trabalho, diversidade e inclusão, ESG, saúde mental, desenvolvimento de pessoas, liderança, formatos de trabalho, inovação e negócios.

O objetivo foi — assim como nos últimos 6 anos — considerando os desafios do ano anterior, compreender quais são as prioridades e tendências de gestão de pessoas para o ano seguinte.

Perfil das pessoas respondentes

As pessoas respondentes da entrevista ocupam, em sua maioria, o cargo de gerência nas suas organizações (24.8%). Analistas (21.8%) e Coordenadores/Supervisores (21,7%) completam o pódio de ocupações das pessoas respondentes.

Em termos de setores, tecnologia (15,9%), Serviços (15,5%) e Indústria (15,5%) foram os destaques. Mas vários setores tiveram respondentes, como consultoria, varejo, saúde, educação e treinamento, financeiro, agronegócio, construção, imobiliário, transporte e logística, agência, turismo e lazer, entre outros.

A amostra também foi composta, majoritariamente, por pessoas que atuam em empresas de 10 a 500 colaboradores. Destaque para 5,8% dos respondentes que atuam em empresas com mais de 10.000 funcionários.

O que foi desafio para o RH e Gestão de Pessoas em 2023?

Em 2023, a saúde mental tornou-se o principal desafio para a Gestão de Pessoas. Foi a primeira vez que a temática assumiu a liderança na pergunta “Quais foram os principais desafios de Gestão de Pessoas em 2023?”.

Desde 2020, a liderança estava com a “Adoção de novas políticas e/ou formatos de trabalho”. Com o fim do isolamento social promovido como método de segurança no combate ao Covid-19, essa temática deixou de ser a principal barreira para a gestão.

O mundo corporativo, portanto, tem voltado suas atenções para a saúde mental, cobrando relações mais saudáveis com o trabalho. O Ministério da Saúde do Brasil, inclusive, atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho após 24 anos. 

A Síndrome do Burnout, também conhecida como esgotamento profissional, a ansiedade e a depressão foram incluídas na listagem da Portaria GM/MS nº 1999.

Além da saúde mental, outros dois desafios se destacaram no relatório: a comunicação interna e o desenvolvimento/capacitação de lideranças.

As 13 prioridades para o RH e Gestão de Pessoas em 2024

A partir da compreensão daqueles que foram os principais desafios para a gestão de pessoas, o relatório questionou sobre as prioridades para o ano de 2024.

A lista apresenta aquelas que serão as principais tendências do setor, com foco no desenvolvimento de lideranças, fortalecimento da cultura organizacional e engajamento das pessoas colaboradoras.

Os itens mais votados e selecionados como as prioridades para a Gestão de Pessoas em 2024 foram, em ordem:

  1. desenvolvimento/capacitação da liderança;
  2. cultura organizacional;
  3. engajamento das pessoas;
  4. comunicação interna;
  5. saúde mental;
  6. experiência do colaborador;
  7. novas políticas/formatos de trabalho;
  8. marca empregadora;
  9. digitalização de processos e ferramentas de RH;
  10. transformação digital;
  11. diversidade e inclusão;
  12. princípios da ESG;
  13. People Analytics.

O desenvolvimento de liderança transpassa todas as outras temáticas abordadas no relatório. Ela é apontada como uma barreira para a inovação e desafio para a diversidade e inclusão, por exemplo.

Para entender a melhor maneira de desenvolver lideranças, o segredo passa por realizar um diagnóstico de clima organizacional. Por meio dele é possível identificar os gaps das competências das pessoas líderes, desalinhamentos culturais e quais as práticas adotadas que realmente atendem às necessidades e às demandas das pessoas.

Quais são as tendências de RH em 2024?

Para além de compreender os desafios do ano anterior e as prioridades para 2024, o Relatório também aborda diferentes temáticas por diversas perspectivas.

São abordados o estado de maturidade e imersão das organizações em temas como Diversidade e Inclusão, ESG, Saúde Mental, Desenvolvimento de Pessoas, Liderança, Formatos de Trabalho, Inovação e Negócios.

Tendências de Diversidade e Inclusão 2024

A Diversidade e Inclusão segue sendo uma pauta estratégica para a maioria das pessoas (66,8%), mas o tema se mantém em queda na lista de “Prioridades de Gestão de Pessoas”. 

O grande desafio para as empresas está na maturidade, a grande maioria não trata das questões de D&I no dia a dia, não há a presença de um comitê, tampouco a estratégia casada para proporcionar acolhimento e desenvolvimento.

O principal desafio para a Diversidade e Inclusão no ano de 2024 será o de engajar as lideranças em suas causas. 

Tendências de ESG 2024

Mesmo que a ESG esteja ganhando cada vez mais relevância para investidores e pessoas, as empresas ainda estão patinando para engajar ações estratégicas na temática.

Isso acontece por uma falta de compreensão de que essas ações precisam estar alinhadas. Muitas empresas assumem ter práticas de capacitação, desenvolvimento e saúde mental, cultura organizacional e engajamento. Mas tratam essas ações isoladamente. 

A tendência principal para ESG em 2024 é ganhar um protagonismo em ações e estratégias alinhadas.

Tendências de Saúde Mental 2024

A saúde mental ganhou protagonismo para as empresas. As pessoas respondentes do relatório enxergaram a temática como o principal desafio de 2023.

Entretanto, ainda não há — na maioria das empresas — um orçamento direcionado para ações voltadas para a saúde mental e emocional das pessoas colaboradoras.

A tendência, para 2024, é que a saúde mental se torne ainda mais protagonista das ações estratégicas da gestão de pessoas. 

Tendências de Desenvolvimento de pessoas

As pessoas apontaram a necessidade do desenvolvimento de soft skills — habilidades sociocomportamentais — como a principal tendência para 2024.

As empresas estão cada vez mais exigindo que as pessoas não apenas estejam capacitadas tecnicamente para suas funções, mas emocional e socialmente.

Isso significa que o ambiente de trabalho preza por uma capacidade de criar relações interpessoais saudáveis e um clima organizacional positivo.

As tendências de RH 2024 e gestão de pessoas apontam para o fortalecimento do papel da liderança, que é uma pessoa com alta capacidade de influenciar as pessoas e o ambiente.

Este é apenas um pequeno resumo dos resultados apontados pelo Relatório Tendências Gestão de Pessoas 2024, a íntegra do material é composta com mais análise e comentários de especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se