Por: Great Place To Work®

Por: Great Place To Work®

20 março, 2024 • 3:17

Conquistar o selo GPTW é a certificação de que a empresa passou — e atingiu os critérios para ser aprovada — pelo processo de avaliação de clima com metodologia Great Place To Work.

Como uma autoridade global em ambiente organizacional, o GPTW oferece uma certificação para aquelas empresas que atingem os critérios avaliativos em sua metodologia na pesquisa de clima.

Ser uma empresa certificada é uma validação das pessoas colaboradoras de que o ambiente é um excelente lugar para trabalhar.

Embora o selo GPTW esteja disseminado no mercado, ainda há muitas questões em torno dele. 

O que é o selo GPTW?

O selo GPTW — Great Place To Work — é uma certificação criada na década de 1980 pelo jornalista Robert Levering. Ela busca analisar a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, criando um diagnóstico aprofundado do clima organizacional.

Em sua vida profissional, Robert foi responsável por conversar e entrevistar uma série de pessoas empresárias e colaboradoras. Ele percebeu que a confiança é a base para construção de um ambiente saudável para trabalhar. 

O Great Place To Work, assim, é um local no qual as pessoas têm confiança na liderança e nos seus colegas de trabalho, além de gostarem do que fazem. 

A metodologia GPTW chegou ao Brasil em 1997, ano da primeira lista das Melhores Empresas Para Trabalhar™. 

Atualmente, a pesquisa Trust Index do GPTW é aplicada em 98 países, impactando 12 milhões de pessoas colaboradoras anualmente. São mais de 10 mil empresas participantes em todo o globo. 

O selo GPTW é para qualquer organização que prioriza o clima organizacional e as pessoas. Independente do setor, do formato de negócio (empresas, indústrias, cartórios, organizações) e do porte.

O que significa o selo GPTW?

O selo GPTW significa que a empresa foi certificada como um Excelente Lugar Para Trabalhar.

Por meio de uma pesquisa de clima anônima, as pessoas da organização são convidadas para avaliar o ambiente.

As afirmativas são construídas considerando cinco pilares, uma metodologia que propõe que a cultura de confiança, a liderança efetiva, o propósito e os valores alinhados geram um ambiente propício para que cada pessoa possa desenvolver o seu melhor.

A metodologia GPTW Trust Index™ impacta em melhores resultados para as pessoas, para os negócios e para a sociedade. Refletindo assim, o propósito do Great Place To Work: transformar as organizações em excelentes ambientes de trabalho para todas as pessoas.

Ou seja, o selo GPTW significa a maximização do potencial humano considerando os seguintes pilares:

  • credibilidade;
  • respeito;
  • imparcialidade;
  • orgulho;
  • camaradagem.

Para ser “Para Todos” é preciso que a organização seja realmente pensada para garantir a saúde mental, o bem-estar e o desenvolvimento das suas pessoas colaboradoras.

Como conseguir o selo GPTW?

Para conquistar o selo GPTW é necessário participar — e atingir os critérios estabelecidos — da Jornada de Certificação e Ranking GPTW. 

Nesta Jornada, as empresas aplicam uma pesquisa Trust Index™ com as pessoas colaboradoras. Essa pesquisa faz um diagnóstico do clima organizacional, considerando 5 diferentes dimensões.

Metodologia Trust Index™ GPTW

A metodologia Trust Index GPTW leva em consideração diferentes dimensões que compreendem o ambiente de trabalho. Além disso, ela é considera duas visões: a área — colaborador e liderança — e empresa — colaborador e empresa.

As pessoas conferem uma nota a cada uma das 63 afirmativas de acordo com a escala Likert, escalonando entre “nunca é verdade” e “sempre é verdade”. 

No método GPTW, as afirmações são construídas por blocos. Elas são fundamentais para direcionar o diagnóstico, elaborando uma análise aprofundada do sentimento das pessoas colaboradoras com a organização.

A nota final da pesquisa de clima é calculada a partir da média de todas as 63 afirmativas. Ou seja, se a sua nota for 72, significa que 72% das pessoas colaboradoras foram favoráveis nas afirmativas.

Além das fechadas, há ainda duas questões abertas:

  1. O que torna a sua empresa um excelente lugar para trabalhar?;
  2. O que pode ser melhorado na sua empresa?

Essas perguntas não compõem a nota final da pesquisa, entretanto são essenciais para a compreensão e análise da organização sobre aspectos positivos e pontos de melhorias.

Um Great Place To Work é um espaço no qual a cultura de confiança está disseminada. Essas afirmativas e dimensões são pilares para a análise e compreender se naquela organização as pessoas confiam na liderança, gostam das pessoas com quem trabalham e têm orgulho do que fazem.

Entenda como é feito o cálculo da nota da pesquisa de clima GPTW

1. Credibilidade

Nesta dimensão estão as afirmativas que avaliam o sentimento de confiança das pessoas colaboradoras na gestão da empresa. 

Sendo assim, são apontadas questões que direcionam a compreender como as comunicações, a competência e integridade da organização passam credibilidade para as pessoas colaboradoras.

São avaliadas a comunicação interna, a coordenação, supervisão e visão da gestão e, por fim, a honestidade e confiabilidade que a gestão transmite.

2. Respeito

Nesta dimensão, o objetivo central é conseguir apurar e analisar o sentimento que as pessoas colaboradoras têm em relação ao respeito.

As afirmativas, portanto, pedem para as pessoas colaboradoras avaliarem o clima considerando se elas se sentem respeitadas pela liderança.

São avaliadas questões sobre valorização profissional, colaboração e consideração.

3. Imparcialidade

Nesta dimensão, o foco é trabalhar a justiça da liderança. 

Neste sentido, as pessoas colaboradoras são direcionadas a consideram afirmativas que pontuam o sentimento de avaliação igualitária da liderança.

São avaliadas o reconhecimento, as promoções, pagamentos e outros aspectos que aferem a imparcialidade das pessoas líderes.

4. Orgulho

Nesta dimensão, o foco é analisar o sentimento de orgulho da pessoa colaboradora.

Para tanto, são apuradas afirmativas sobre a função da pessoa no negócio, o sentimento de pertencimento e importância em relação ao time e ao ambiente no qual está inserida.

5. Camaradagem

Por fim, a dimensão de camaradagem visa mensurar o companheirismo dentro da organização. 

Neste sentido, são apuradas a proximidade entre pessoas colaboradoras e liderança, hospitalidade do ambiente empresarial, senso de comunidade entre as áreas.

O selo GPTW é pago?

Essa questão é bastante repetida. Para sanar qualquer tipo de dúvida, é importante ressaltarmos que uma empresa não pode comprar o selo GPTW.

A única maneira de receber o selo GPTW é por meio da Jornada de Certificação & Ranking, com a aplicação da pesquisa GPTW FOR ALL.

Existem diferentes planos, enquadrados para atender o porte e o momento da organização.

Plano Starter

Plano elaborado para atender empresas com até 29 pessoas colaboradores, oferecendo os seguintes serviços:

  • Pesquisa Great Place To Work®: pesquisa de gestão para mensurar a qualidade do ambiente interno e da cultura organizacional, além de identificar a percepção dos colaboradores sobre a organização;
  • relatório GPTW Connect Básico: resultados por pergunta e análise de pontos fortes e oportunidades de melhorias;
  • comparação com os ranking das Melhores Empresas;
  • página exclusiva para empresas certificadas;
  • IVR – Velocidade de Inovação: métrica que mede o nível de inovação da empresa;
  • acesso à comunidade GPTW;
  • relatório de comentários;
  • estágios da liderança;
  • suporte.

Plano Basic

Pensada para empresas com 30 a mais de 5.000 pessoas colaboradoras, dentro do plano está contemplado os serviços:

  • Pesquisa Great Place To Work;
  • 1 benchmarking;
  • 2 práticas recomendadas;
  • acesso à comunidade Great Work;
  • página exclusiva para empresas certificadas;
  • suporte por chat e e-mail;
  • e-nps;
  • IVR;
  • estágios da liderança.

Plano Pro

Elaborado para empresas de 30 até mais de 5.000 pessoas colaboradoras, este plano contempla as seguintes soluções:

  • Pesquisa Great Place To Work;
  • 1 benchmarking;
  • 3 práticas recomendadas;
  • acesso à comunidade Great Work;
  • página exclusiva para empresas certificadas;
  • suporte por chat e e-mail;
  • e-nps;
  • IVR;
  • estágios da liderança;
  • relatórios de comentários;
  • média geral por agrupamento;

Plano Performance

Também oferecida para empresas que contam de 30 até mais de 5 mil colaboradores, contempla os serviços:

  • Pesquisa Great Place To Work;
  • personalização da pesquisa com acréscimo de três afirmativas, duas demográficas e um agrupamento;
  • 2 benchmarking (Ranking Brasil + Ranking da escolha da organização);
  • 4 práticas recomendadas;
  • acesso à comunidade Great Work;
  • página exclusiva para empresas certificadas;
  • suporte por chat e e-mail;
  • implementação via ligação;
  • e-nps;
  • IVR;
  • estágios da liderança;
  • relatórios de comentários;
  • média geral por agrupamento;
  • tabulação completa dos resultados;
  • leitura e interpretação dos resultados.

Quais os critérios para conquistar o selo GPTW?

Nem todas as organizações que participam da Jornada de Certificação & Ranking recebem o selo GPTW. É essencial atingir o mínimo dos critérios avaliativos exigidos.

Para ter credibilidade, é necessário que as empresas garantam a participação das pessoas colaboradoras. Por isso, um dos critérios para se tornar uma empresa certificada GPTW é atingir uma amostra mínima de respondentes.

Essa amostra é calculada considerando o número total de pessoas colaboradoras dentro da organização.

A pesquisa de clima é uma avaliação das pessoas colaboradoras sobre o ambiente da empresa, por isso, a nota que eles indicam é essencial para ser um GPTW.

Portanto, para ser uma empresa com o selo GPTW o segundo critério é atingir um nível de favorabilidade nas respostas de 70%.

Ou seja, a cada 10 pessoas colaboradoras, 7 precisam aferir uma pontuação positiva para a afirmativa.

Em resumo, os critérios para receber o selo GPTW são:

  • atingir a amostragem mínima de respondentes — calculada com base no número total de pessoas colaboradoras na organização;
  • atingir a nota de 70% na favorabilidade das afirmativas.

Após a certificação, é importante ressaltar que o selo GPTW tem validade de 12 meses. Sendo necessário fazer uma nova aplicação após o vencimento.

O que fazer se minha empresa não for certificada GPTW

Quais as vantagens de ter o selo GPTW?

Ser uma empresa certificada pelo GPTW — ou seja, receber o selo GPTW — proporciona ganhos consideráveis.

Existem benefícios internos, como a relação com as pessoas colaboradoras, engajamento, envolvimento e sentimento de pertencimento com a organização.

Assim como há benefícios externos, como a marca empregadora, a redução da taxa de rotatividade e o faturamento acima do PIB nacional.

Marca empregadora

O impacto de ser uma Excelente Empresa Para Trabalhar na marca empregadora é notório. As organizações tornam-se um espaço de atração para novos talentos, que procuram por um espaço com validação de clima organizacional positivo.

Um exemplo é a TEEVO, empresa de tecnologia que conseguiu reduzir em 50% o seu processo de recrutamento de talentos após se tornar uma empresa certificada pelo GPTW.

Segundo dados do Estudo das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil 2023 — ranking GPTW que posiciona as melhores organizações brasileiras entre as certificadas —, o número de currículos recebidos foi de 10.440.835 currículos em 12 meses, uma média de 69.605 por empresa.  

Faturamento acima do PIB

O faturamento das empresas certificadas pelo GPTW também apresenta melhor desempenho do que o nível nacional.

Em 2023, o Estudo das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil apontou que o crescimento médio no faturamento das organizações participantes da lista foi de 9,6%.

Esse valor é superior ao aumento do PIB entre o primeiro semestre de 2022 e o de 2023, que ficou em 3,7%.

Turnover reduzido

O desejo de permanecer em uma das empresas certificadas pelo GPTW é superior ao das organizações não certificadas.

Ainda segundo o Estudo das 150 Melhores, o turnover global das organizações premiadas foi de 28% e o turnover voluntário foi de 8%

Em comparativo, o turnover global de mercado em 2023 foi de 56%, sendo o voluntário, 48%.

A EUROIMMUN experimentou o efeito de ser uma empresa certificada GPTW na sua rotatividade, que chegou a quase zero após receber o selo.

O selo GPTW, portanto, é resultado de um processo. É a conquista daquelas empresas que conseguem desenvolver um ambiente saudável e confiável para todas as pessoas colaboradoras.

Neste sentido, podemos afirmar que o selo GPTW é a consequência da construção estratégica de um clima organizacional positivo.

Chegou o momento de analisar o clima da sua empresa, aproveite a visita para agendar sua conversa com o time de especialistas da Jornada de Certificação & Ranking GPTW.

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