Por: Great Place To Work®

Por: Great Place To Work®

20 março, 2024 • 3:17

Conquistar o selo GPTW é a certificação de que a empresa passou — e atingiu os critérios para ser aprovada — pelo processo de avaliação de clima com metodologia Great Place To Work.

Como uma autoridade global em ambiente organizacional, o GPTW oferece uma certificação para aquelas empresas que atingem os critérios avaliativos em sua metodologia na pesquisa de clima.

Ser uma empresa certificada é uma validação das pessoas colaboradoras de que o ambiente é um excelente lugar para trabalhar.

Embora o selo GPTW esteja disseminado no mercado, ainda há muitas questões em torno dele. 

O que é o selo GPTW?

O selo GPTW — Great Place To Work — é uma certificação criada na década de 1980 pelo jornalista Robert Levering. Ela busca analisar a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, criando um diagnóstico aprofundado do clima organizacional.

Em sua vida profissional, Robert foi responsável por conversar e entrevistar uma série de pessoas empresárias e colaboradoras. Ele percebeu que a confiança é a base para construção de um ambiente saudável para trabalhar. 

O Great Place To Work, assim, é um local no qual as pessoas têm confiança na liderança e nos seus colegas de trabalho, além de gostarem do que fazem. 

A metodologia GPTW chegou ao Brasil em 1997, ano da primeira lista das Melhores Empresas Para Trabalhar™. 

Atualmente, a pesquisa Trust Index do GPTW é aplicada em 98 países, impactando 12 milhões de pessoas colaboradoras anualmente. São mais de 10 mil empresas participantes em todo o globo. 

O selo GPTW é para qualquer organização que prioriza o clima organizacional e as pessoas. Independente do setor, do formato de negócio (empresas, indústrias, cartórios, organizações) e do porte.

O que significa o selo GPTW?

O selo GPTW significa que a empresa foi certificada como um Excelente Lugar Para Trabalhar.

Por meio de uma pesquisa de clima confidencial, as pessoas da organização são convidadas para avaliar o ambiente.

As afirmativas são construídas considerando cinco pilares, uma metodologia que propõe que a cultura de confiança, a liderança efetiva, o propósito e os valores alinhados geram um ambiente propício para que cada pessoa possa desenvolver o seu melhor.

A metodologia GPTW Trust Index™ impacta em melhores resultados para as pessoas, para os negócios e para a sociedade. Refletindo assim, o propósito do Great Place To Work: transformar as organizações em excelentes ambientes de trabalho para todas as pessoas.

Ou seja, o selo GPTW significa a maximização do potencial humano considerando os seguintes pilares:

  • credibilidade;
  • respeito;
  • imparcialidade;
  • orgulho;
  • camaradagem.

Para ser “Para Todos” é preciso que a organização seja realmente pensada para garantir a saúde mental, o bem-estar e o desenvolvimento das suas pessoas colaboradoras.

Como conseguir o selo GPTW em 2025?

Para conquistar o selo GPTW é necessário aplicar a pesquisa de clima GPTW na empresa. Cada organização tem um momento específico e, por isso, nosso time de especialistas é focado em oferecer o melhor plano de ação para a aplicação.

Nossa plataforma é avançada, apurando dados em tempo real e ajudando as lideranças a tomarem decisões mais efetivas.  

Por meio da Metodologia GPTW, analisamos todas as relações e o sentimento dos funcionários. A empresa que obter 70 pontos na pesquisa — e atinja os critérios de auditoria — é certificada como um Excelente Lugar Para Trabalhar.

Como podemos ver no vídeo abaixo:

Como começar? 10 passos para se tornar GPTW

Você não sabe por onde começar para ser uma empresa Great Place To Work® ainda em 2025? Qual é o primeiro passo? Qual site devo acessar?

Neste checklist, preparamos um passo a passo de como ser um GPTW em 2025, tirando todas as dúvidas mais comuns sobre por onde começar o nosso processo.

Passo 1: Agende uma conversa com nossos especialistas

O caminho de entrada no GPTW é por meio dos nossos especialistas. Para tanto, existem dois caminhos possíveis:

Em ambos caminhos você receberá um contato do nosso time para conversar sobre a sua empresa.

Passo 2: Elabore um plano que combine com sua empresa

Na reunião, o nosso time entenderá as necessidades da sua organização. Nossa plataforma permite adaptações, por isso os planos são elaborados a partir dos objetivos estratégicos que cada empresa anseia na parceria com o GPTW.

Passo 3: Contrate o GPTW

Ao debater as necessidades, o momento e os objetivos da empresa com o GPTW, você receberá uma proposta comercial. É ela quem deverá ser assinada para dar início à nossa parceria!

Passo 4: Prepare a sua pesquisa de clima

Nossa pesquisa é realizada online, por meio da nossa plataforma. Antes de aplicar, você pode conferir os blocos de afirmativas, podendo adicionar novas perguntas — conforme o plano contratado. 

Passo 5: Sensibilize os funcionários sobre a importância da pesquisa

Antes de aplicar a pesquisa de clima GPTW é importante sensibilizar os funcionários para entender a importância da participação de todos. A pesquisa é totalmente confidencial e voluntária. 

Mas você não está só nessa missão, nosso time está preparado para ajudar com materiais e em ações necessárias para conscientizar o público sobre como participar.

Passo 6: Aplique a pesquisa de clima na sua organização

Chegou o momento da aplicação da pesquisa. Há um prazo corrido para isso, sendo iniciado automaticamente em nossa plataforma, conforme configuração realizada pelo cliente. 

Passo 7: Acompanhe o engajamento dos funcionários em tempo real

É importante reforçar que a participação é voluntária. Você poderá acompanhar o envolvimento das pessoas com a pesquisa e, caso necessário, realizar novas ações de sensibilização. 

Como a pesquisa é voluntária, não é possível tomar ações punitivas ou controladoras para fazer as pessoas responderem. Essa prática fere o código de conduta do GPTW e pode anular a pesquisa, após o processo de auditoria.

Passo 8: Aguarde o encerramento da pesquisa

A pesquisa é encerrada automaticamente conforme o prazo programado de 15 dias, porém caso não atinja a amostra mínima dentro desse prazo a plataforma é prorrogada automaticamente por 7 dias para que alcancem as respostas necessárias.

Passo 9: Receba os resultados

Nossa plataforma oferece uma análise de dados rica em detalhes. Por meio da nossa metodologia, é possível mapear o nível de confiança dos funcionários na organização. As informações são tão detalhadas que oferecem oportunidades de melhorias variadas, criando planos de ações para avançar na construção de um Excelente Lugar Para Trabalhar. 

Passo 10: Conquiste o selo GPTW

Para conquistar o selo GPTW é preciso atingir os seguintes critérios:

  • ter a amostra mínima necessária (varia conforme o tamanho da empresa);
  • atingir 70 pontos na pesquisa de clima;
  • ser aprovada nos processos de auditoria.

Quando uma empresa atinge esses critérios, ela é certificada como um Excelente Lugar Para Trabalhar, recebendo nossa certificação. O selo tem validade de 12 meses e fica disponível na nossa plataforma e pode ser utilizado em todos os canais de divulgação da organização. Use-o com orgulho!

A Metodologia Trust Index™ GPTW

A metodologia Trust Index GPTW leva em consideração diferentes dimensões que compreendem o ambiente de trabalho. Além disso, ela é considera duas visões: a área — colaborador e liderança — e empresa — colaborador e empresa.

As pessoas conferem uma nota a cada uma das 63 afirmativas de acordo com a escala Likert, escalonando entre “nunca é verdade” e “sempre é verdade”. 

No método GPTW, as afirmações são construídas por blocos. Elas são fundamentais para direcionar o diagnóstico, elaborando uma análise aprofundada do sentimento das pessoas colaboradoras com a organização.

A nota final da pesquisa de clima é calculada a partir da média de todas as 63 afirmativas. Ou seja, se a sua nota for 72, significa que 72% das pessoas colaboradoras foram favoráveis nas afirmativas.

Além das fechadas, há ainda duas questões abertas:

  1. O que torna a sua empresa um excelente lugar para trabalhar?;
  2. O que pode ser melhorado na sua empresa?

Essas perguntas não compõem a nota final da pesquisa, entretanto são essenciais para a compreensão e análise da organização sobre aspectos positivos e pontos de melhorias.

Um Great Place To Work é um espaço no qual a cultura de confiança está disseminada. Essas afirmativas e dimensões são pilares para a análise e compreender se naquela organização as pessoas confiam na liderança, gostam das pessoas com quem trabalham e têm orgulho do que fazem.

Entenda como é feito o cálculo da nota da pesquisa de clima GPTW

Credibilidade

Nesta dimensão estão as afirmativas que avaliam o sentimento de confiança das pessoas colaboradoras na gestão da empresa. 

Sendo assim, são apontadas questões que direcionam a compreender como as comunicações, a competência e integridade da organização passam credibilidade para as pessoas colaboradoras.

São avaliadas a comunicação interna, a coordenação, supervisão e visão da gestão e, por fim, a honestidade e confiabilidade que a gestão transmite.

Respeito

Nesta dimensão, o objetivo central é conseguir apurar e analisar o sentimento que as pessoas colaboradoras têm em relação ao respeito.

As afirmativas, portanto, pedem para as pessoas colaboradoras avaliarem o clima considerando se elas se sentem respeitadas pela liderança.

São avaliadas questões sobre valorização profissional, colaboração e consideração.

Imparcialidade

Nesta dimensão, o foco é trabalhar a justiça da liderança. 

Neste sentido, as pessoas colaboradoras são direcionadas a consideram afirmativas que pontuam o sentimento de avaliação igualitária da liderança.

São avaliadas o reconhecimento, as promoções, pagamentos e outros aspectos que aferem a imparcialidade das pessoas líderes.

Orgulho

Nesta dimensão, o foco é analisar o sentimento de orgulho da pessoa colaboradora.

Para tanto, são apuradas afirmativas sobre a função da pessoa no negócio, o sentimento de pertencimento e importância em relação ao time e ao ambiente no qual está inserida.

Camaradagem

Por fim, a dimensão de camaradagem visa mensurar o companheirismo dentro da organização. 

Neste sentido, são apuradas a proximidade entre pessoas colaboradoras e liderança, hospitalidade do ambiente empresarial, senso de comunidade entre as áreas.

O selo GPTW é pago?

Essa questão é bastante repetida. Para sanar qualquer tipo de dúvida, é importante ressaltarmos que uma empresa não pode comprar o selo GPTW.

A única maneira de receber o selo GPTW é por meio da Pesquisa GPTW. Este é um serviço oferecido pela Great Place To Work que avalia toda a organização considerando a metodologia GPTW.

A aplicação da pesquisa é realizada mediante a contratação de um plano. Os valores e formatos variam conforme o tamanho e a necessidade da organização, sendo um serviço personalizado.

Ou seja, o selo GPTW não pode ser comprado, visto que não é um produto avulso. Ele é uma certificação atrelada ao processo da aplicação da pesquisa GPTW e aos critérios avaliativos para ser um Excelente Lugar Para Trabalhar.

Quais os critérios para conquistar o selo GPTW?

Nem todas as organizações que aplicam a pesquisa GPTW recebem o selo. É essencial atingir os critérios avaliativos exigidos.

Para ter credibilidade, é necessário que as empresas garantam a participação das pessoas colaboradoras. Por isso, um dos critérios para se tornar uma empresa certificada GPTW é atingir uma amostra mínima de respondentes.

Essa amostra é calculada considerando o número total de pessoas colaboradoras dentro da organização.

A pesquisa de clima é uma avaliação das pessoas colaboradoras sobre o ambiente da empresa, por isso, a nota que eles indicam é essencial para ser um GPTW.

Portanto, para ser uma empresa com o selo GPTW o segundo critério é atingir um nível de favorabilidade nas respostas de 70%.

Ou seja, a cada 10 pessoas colaboradoras, 7 precisam aferir uma pontuação positiva para a afirmativa.

Em resumo, os critérios para receber o selo GPTW são:

  • atingir a amostragem mínima de respondentes — calculada com base no número total de pessoas colaboradoras na organização;
  • atingir a nota de 70% na favorabilidade das afirmativas.

Após a certificação, é importante ressaltar que o selo GPTW tem validade de 12 meses. Sendo necessário fazer uma nova aplicação após o vencimento.

O que fazer se minha empresa não for certificada GPTW

Quais as vantagens de ter o selo GPTW?

Ser uma empresa certificada pelo GPTW — ou seja, receber o selo GPTW — proporciona ganhos consideráveis.

Existem benefícios internos, como a relação com as pessoas colaboradoras, engajamento, envolvimento e sentimento de pertencimento com a organização.

Assim como há benefícios externos, como a marca empregadora, a redução da taxa de rotatividade e o faturamento acima do PIB nacional.

Marca empregadora

O impacto de ser uma Excelente Empresa Para Trabalhar na marca empregadora é notório. As organizações tornam-se um espaço de atração para novos talentos, que procuram por um espaço com validação de clima organizacional positivo.

Um exemplo é a TEEVO, empresa de tecnologia que conseguiu reduzir em 50% o seu processo de recrutamento de talentos após se tornar uma empresa certificada pelo GPTW.

Segundo dados do Estudo das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil 2023 — ranking GPTW que posiciona as melhores organizações brasileiras entre as certificadas —, o número de currículos recebidos foi de 10.440.835 currículos em 12 meses, uma média de 69.605 por empresa.  

Faturamento acima do PIB

O faturamento das empresas certificadas pelo GPTW também apresenta melhor desempenho do que o nível nacional.

Em 2023, o Estudo das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil apontou que o crescimento médio no faturamento das organizações participantes da lista foi de 9,6%.

Esse valor é superior ao aumento do PIB entre o primeiro semestre de 2022 e o de 2023, que ficou em 3,7%.

Turnover reduzido

O desejo de permanecer em uma das empresas certificadas pelo GPTW é superior ao das organizações não certificadas.

Ainda segundo o Estudo das 150 Melhores, o turnover global das organizações premiadas foi de 28% e o turnover voluntário foi de 8%

Em comparativo, o turnover global de mercado em 2023 foi de 56%, sendo o voluntário, 48%.

A EUROIMMUN experimentou o efeito de ser uma empresa certificada GPTW na sua rotatividade, que chegou a quase zero após receber o selo.

O selo GPTW, portanto, é resultado de um processo. É a conquista daquelas empresas que conseguem desenvolver um ambiente saudável e confiável para todas as pessoas colaboradoras.

Neste sentido, podemos afirmar que o selo GPTW é a consequência da construção estratégica de um clima organizacional positivo.

Chegou o momento de analisar o clima da sua empresa, aproveite a visita para agendar sua conversa com o time de especialistas sobre a pesquisa GPTW.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se