A gestão de pessoas ampliou-se significativamente, indo além dos processos tradicionais de recrutamento, motivação e capacitação de colaboradores. Compreender e implementar as tendências do People Analytics é uma necessidade estratégica para alinhar, avaliar e reforçar as ações na área de gerenciamento de talentos.
Neste artigo, exploraremos o conceito de People Analytics, sua relevância, como funciona e as tendências que estão direcionando a gestão de pessoas. Fique conosco!
O que é People Analytics?
As tendências de People Analytics, ou estratégia para a gestão de pessoas, são práticas de coleta, análise e interpretação de dados relacionados aos colaboradores da organização.
Neste processo, a coleta e processamento das informações envolve inteiramente a área de RH, como:
- recrutamento;
- desempenho;
- engajamento;
- satisfação;
- rotatividade.
A abordagem baseada em dados permite que as empresas tomem decisões estratégicas e eficientes em relação ao time. Dessa forma, o RH se fortalece por meio de informações e estudos.
Qual a importância do People Analytics?
A metodologia oferece insights que auxiliam as empresas a entender seus colaboradores e tomar melhores decisões baseadas em dados, não em intuição.
Isso leva a uma gestão de pessoas mais eficiente, contribuindo para o crescimento sustentável e o sucesso da organização.
As principais vantagens em aplicar as tendências de People Analytics são:
- tomada de decisão baseada em dados: permite que as empresas distanciem-se de suposições e tomem decisões com base em dados concretos;
- melhorias no recrutamento: ao analisar dados de recrutamento, as empresas identificam fontes de contratação mais eficientes, aprimoram seus processos e selecionam candidatos que se encaixam melhor em sua cultura;
- redução da rotatividade: identifica os principais motivos da rotatividade dos colaboradores, facilitando o entendimento das empresas sobre medidas proativas para reter sua equipe e evitar a perda de talentos;
- aumento do engajamento: a análise de dados revela fatores que afetam o engajamento da equipe, possibilitando a implementação de estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a satisfação da equipe;
- otimização da eficiência dos processos de RH: identificar as ineficiências nos processos de RH ajuda a otimizar a alocação de recursos e a economizar tempo e dinheiro;
- desenvolvimento de talentos: identificar talentos internos e suas necessidades de desenvolvimento, permitindo que as empresas criem planos de carreira e promovam o crescimento interno;
- melhoria da diversidade e inclusão: a análise de dados evidencia possíveis limitações nas práticas de RH e auxilia a criação de ambientes de trabalho inclusivos e diversos;
- monitoramento em tempo real: ao analisar dados em tempo real, as empresas encontram problemas com mais agilidade e tomam medidas imediatas;
- previsão de tendências de RH: a análise preditiva permite que as empresas prevejam tendências futuras, como aumento na rotatividade, possibilitando a tomada de medidas preventivas.
Quais as 6 principais tendências de People Analytics?
1. Análise em tempo real
Uma das tendências de People Analytics é a capacidade de realizar análises em tempo real. As empresas monitoram simultaneamente os dados dos integrantes da organização ao invés de esperar longos intervalos para detectar e resolver problemas tardiamente.
Assim, o monitoramento em tempo real traz respostas imediatas a eventos críticos, como a detecção precoce de sinais de insatisfação da equipe, permitindo intervenções proativas e a preservação de um ambiente de trabalho saudável.
2. Foco em produtividade
Tradicionalmente, a gestão de recursos humanos concentrou-se em métricas mais amplas, como taxa de rotatividade e satisfação dos funcionários. No entanto, as empresas usam atualmente dados para medir e otimizar a produtividade de seus colaboradores de maneira mais precisa.
Gradativamente, as empresas recorrem ao People Analytics para compreender maneiras de otimizar a produtividade de seus colaboradores.
3. Diagnósticos e projeção
A habilidade de compreender o presente e projetar cenários futuros é facilitada por algoritmos avançados e análise preditiva. Isso não apenas ajuda as empresas a identificar eventos atuais, mas também a antecipar o que é provável que aconteça.
4. Análise da rede organizacional
A análise da rede organizacional envolve o estudo das interações entre as pessoas na empresa, incluindo colaborações, influências e fluxo de informações na organização.
Essa abordagem permite otimizar a comunicação, identificar líderes informais e promover uma cultura de colaboração mais eficaz. Além disso, a análise da rede organiza a empresa de maneira a potencializar o compartilhamento de conhecimento e a inovação.
5. Transparência
Fomentar a transparência é uma das demandas do mercado de trabalho atual. Isso inclui oferecer aos colaboradores acesso às suas informações e esclarecer o processo de tomada de decisões de RH com base em análises.
Essa abordagem não só fortalece a confiança e o comprometimento dos funcionários, mas também auxilia na conformidade com regulamentos de privacidade de dados.
6. Aplicação no recrutamento e seleção
No recrutamento e seleção, o People Analytics encontra os candidatos ideais para a organização. A análise de dados é usada para identificar candidatos com o melhor ajuste cultural e competências.
Além disso, a automação e o uso de algoritmos ajudam a reduzir o viés nas decisões de contratação. Assim, o resultado é uma seleção mais precisa de candidatos e um processo de recrutamento mais eficiente.
Quais os principais desafios na implementação do People Analytics?
A implementação das tendências de People Analytics pode oferecer inúmeros benefícios. No entanto, estudos já destacaram que as estratégias de promover a transformação digital do RH e atrelar dados à gestão de pessoas ainda são alguns dos principais desafios do setor.
Assim, dentre os principais obstáculos em implementar as tendências de People Analytics, é possível destacar:
- obtenção de dados com qualidade;
- segurança na aquisição e armazenamento das informações;
- resistência cultural, gerando falta de aceitação na transformação dos processos de RH;
- falta de alinhamento entre quais os objetivos da obtenção de dados e sua aplicação;
- coleta de dados sem finalidades claras, sendo a “coleta pela coleta”;
- integração das informações com sistemas e demais áreas da empresa;
- habilidades técnicas da equipe de RH em aplicar e mensurar as estratégias de People Analytics;
- avaliação do retorno sobre o investimento (ROI).
People Analytics na pesquisa de clima?
A pesquisa de clima organizacional realizada pelo GPTW desempenha um papel essencial no contexto do People Analytics, oferecendo insights para a análise de dados relacionados aos recursos humanos. Afinal, ela permite:
- coleta de dados abrangentes;
- dados contextualizados e integrados com a realidade da sua empresa;
- avaliação e mensuração do engajamento;
- interpretações precisas e diretas;
- feedback quantitativo e qualitativo;
- identificação de pontos de melhoria.
Ela oferece uma visão única das percepções dos funcionários e do clima organizacional, e, quando combinado com outros dados de RH, permite uma análise completa e embasada para impulsionar melhorias na gestão e estratégias da sua empresa.
A pesquisa de clima organizacional pode ser o seu primeiro passo na aplicação das tendências de People Analytics e a base ideal para validar a necessidade da reformulação das estratégias de gestão da sua empresa.
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