
Oferecer informações estruturadas para a transformação do clima organizacional, este é um dos objetivos da pesquisa GPTW. No Caso da Algar Telecom, os insights e dados oferecidos pela pesquisa de clima ajudaram no fortalecimento da relação com os funcionários.
Aplicando a pesquisa GPTW há mais de 10 anos, a Algar Telecom aproximou-se dos associados — como eles chamam os colaboradores na empresa — oferecendo uma escuta ativa.
Transformar a escuta em práticas que transformam o clima organizacional, oferecendo a melhor experiência para os colaboradores só é possível quando há dados para embasar as decisões estratégicas.
Quem é a Algar Telecom?
A Algar Telecom é uma empresa de telecomunicações brasileira, oferecendo serviços de telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, internet de alta velocidade, soluções de dados para empresas e serviços de TI.
Com atuação desde 1954, a Algar é uma verdadeira hub de soluções completas para a famílias e empresas, presente em 16 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.
A Algar antes do Great Place To Work®
Antes de começar a aplicar a pesquisa GPTW, a Algar já realizava pesquisas internas para mensurar o clima organizacional e praticar escuta ativa com seus colaboradores.
“Historicamente sempre priorizamos escutar nossos associados por meio de pesquisas internas e, em determinados momentos, utilizamos ferramentas de mercado na aplicação”, relata Marina Pires, analista de Talentos Humanos. Estas pesquisas, porém, “não proporcionavam uma visão holística”, como relata Marina.
A Algar, portanto, passou a buscar por uma metodologia que fosse capaz de ir além da pesquisa, representando um verdadeiro movimento de transformação cultural. Procuravam também por uma empresa que “tivesse credibilidade não só junto aos nossos associados, mas também no mercado e na sociedade”, afirma Marina.
Foi assim que a organização chegou até o Great Place To Work: “conhecemos o GPTW por meio de referências no mercado, benchmarking com empresas que já adotavam essa metodologia e pelo seu reconhecimento nacional e internacional como uma das autoridades em gestão de clima organizacional e cultura”, afirma Marina.
Para Marina, a decisão de aplicar a pesquisa GPTW veio por conta da sua “metodologia estruturada, validada mundialmente e com profunda conexão com práticas de gestão que impactam diretamente o engajamento, produtividade e retenção”.
O método do GPTW, portanto, fortalecia o compromisso da Algar com a excelência na gestão de pessoas, oferecendo um relatório completo e holístico de toda a complexidade do clima organizacional.
“O grande diferencial do GPTW está na profundidade dos dados, na clareza dos insights, na comparação com benchmarks nacional de forma robusta e na credibilidade da metodologia validada globalmente, que permite comparações consistentes, insights relevantes e transformação real de dados em ações concretas e efetivas”, afirma Marina.
Por que a Algar procurou o GPTW?
Mensurar o clima organizacional é compreendido como vital na Algar Telecom. O clima impacta “diretamente a motivação, o engajamento, o senso de pertencimento e, consequentemente, os resultados de negócio”, afirma a analista de Talentos Humanos.
É possível, notar, portanto, que trabalhar cuidadosamente o clima organizacional é dar protagonismo para a gestão de pessoas e dar mais eficiência para as tomadas de decisões em todos os âmbitos do negócio.
“Ter um diagnóstico contínuo permite que possamos agir de forma preventiva, promover melhorias no ambiente de trabalho e reforçar a cultura que impulsiona o desenvolvimento dos associados e o crescimento sustentável da organização”, confirma Pires.
Por isso, o principal objetivo da Algar Telecom ao procurar o GPTW foi o de ouvir os seus colaboradores, entendendo suas percepções e necessidades para transformar em programas e práticas concretas dentro da organização.
“Além disso, buscamos fortalecer nossa cultura organizacional, aumentar o engajamento e garantir que a Algar continue a ser um ambiente saudável, produtivo e inspirador, no qual os associados se sintam valorizados e tenham orgulho de pertencer”, finaliza Marina.
Dados como agentes de transformação
Como pudemos acompanhar até aqui, a Algar sempre teve prioridade na escuta ativa de seus associados (como eles chamam seus funcionários). Após aplicarem pesquisas de clima por outras ferramentas, buscaram no GPTW a capacidade de oferecer uma visão holística da empresa.
Essa visão mais ampla do negócio só é possível pela coleta de dados estruturados, associados a uma metodologia. Para Marina, “O GPTW entrega um nível de profundidade e detalhamento que é, de fato, excepcional”.
Ela continua, afirmando que “os relatórios trazem análises quantitativas e qualitativas, com dados segmentados e até mesmo em temas específicos, como confiança, comunicação, reconhecimento, desenvolvimento e equilíbrio entre vida pessoal e profissional”.
Esta complexidade de informações oferecidas a partir da pesquisa GPTW oferece uma visão sistêmica da organização, é como uma “lupa para cada realidade dentro da empresa, tornando nossas decisões muito mais eficientes e orientadas por dados”, completa Marina.
Naturalmente, o protagonismo da área de Recursos Humanos (chamada de Talentos Humanos na Algar) aumentou. “Passamos a ser ainda mais consultados na definição de estratégias organizacionais, pois ficou evidente para toda a liderança que cuidar de de pessoas não é apenas uma responsabilidade social, mas uma alavanca direta de geração de valor, produtividade, inovação e sustentabilidade para o negócio”, afirma Marina.
Caso da Algar: efeitos GPTW
Um Excelente Lugar Para Trabalhar é aquele no qual a confiança, o orgulho e a camaradagem estão presentes no dia a dia. É o local no qual os funcionários confiam em seus líderes, têm orgulho do que fazem e se sentem valorizados pelos colegas.
Chamamos de “Efeito GPTW” os resultados atribuídos às ações, insights, planos de melhorias e programas realizados nas organizações a partir dos resultados da pesquisa GPTW.
Para além de conquistar a certificação e/ou ser premiada como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar — como é o caso da Algar —, o efeito GPTW está no dia a dia da empresa, promovendo melhorias e qualificando o clima organizacional.
A Algar como a Melhor Empresa Para Trabalhar em Minas Gerais
No ano de 2025, a Algar Telecom foi a primeira colocada entre as Melhores Empresas Para Trabalhar em Minas Gerais — no recorte das grandes empresas. Essa é uma conquista atribuída aos anos de trabalho e avanços nas ações de clima organizacional.
“É um orgulho imenso e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Ser reconhecida dessa forma reforça nosso compromisso com as pessoas, com a cultura que construímos e com o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade. Esse reconhecimento nos inspira a continuar evoluindo, inovando e colocando as pessoas no centro de tudo”, afirma Marina.
Trata-se de um reconhecimento validado pelas práticas culturais aplicadas na Algar Telecom, ao mesmo tempo que reconhece o setor de Talentos Humanos como um agente estratégico para a organização.
Potencialização da marca empregadora
Em muitos casos, a certificação GPTW reflete em reforço da marca empregadora junto ao mercado. Esse também é o caso da Algar Telecom, visto que a certificação traz um reforço positivo para a organização junto ao mercado.
“Observamos um aumento no volume e na qualidade dos candidatos que se aplicam às nossas vagas. Isso se traduz diretamente em redução do tempo de fechamento das vagas, menor custo de recrutamento e maior aderência cultural dos novos talentos”, afirma Marina.
A premiação como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar proporciona variados impactos: “a marca empregadora se fortalece, a percepção da sociedade em relação à nossa responsabilidade social e à nossa gestão de pessoas se amplia, e isso também reflete positivamente na relação com clientes, investidores e parceiros”, conclui Pires.
Criação e reforço de práticas culturais
Para tornar o ambiente cada vez melhor, a escuta ativa oferece um recurso fundamental: a percepção dos colaboradores. É a partir daí que torna-se possível criar estratégias, programas, benefícios e práticas culturais capazes de atribuir elementos positivos para o ambiente de trabalho.
Segundo Marina, “alguns programas foram fortalecidos e criados a partir dos insights da pesquisa GPTW”. Um exemplo de uma prática criado a partir do diagnóstico de clima oferecido pelo GPTW foi a “campanha de feedback é um presente”.
A prática consiste em “incentivar diariamente as lideranças e associados a realizarem feedbacks de forma contínua”, afirma Marina.
Para além dela, “também reforçamos programas de desenvolvimento de liderança, iniciativas de saúde mental, e ampliamos os canais de comunicação para garantir mais transparência e diálogo”, conclui a analista de Talentos Humanos.
Evolução do e-NPS
O e-NPS é um indicador fundamental para a mensuração da satisfação dos colaboradores dentro da organização. Esse índice ajuda na prevenção do turnover e também na qualidade do ambiente de trabalho em termos de saúde física e emocional.
“Observamos uma evolução no amadurecimento do nosso e-NPS quanto no sentimento de pertencimento. Quando os associados percebem que a empresa realmente escuta, se importa e, principalmente, age a partir do que é levantado na pesquisa, isso gera confiança, orgulho e motivação”, afirma Marina.
A conquista da certificação foi outro elemento a ajudar na evolução do e-NPS: “o selo GPTW também contribui muito para esse fortalecimento, pois valida externamente que somos, de fato, um Excelente Lugar para Trabalhar”, conclui Pires.
Protagonismo da área de Talentos Humanos
Todos os efeitos que citamos acima são reflexo da valorização e do protagonismo da área de Recursos Humanos (ou Talentos Humanos como é chamado na Algar) dentro da organização.
A parceria com o GPTW ajudou a mostrar que “empresas que cuidam das suas pessoas colhem resultados em produtividade, inovação, qualidade no atendimento ao cliente, redução de custos com turnover e absenteísmo. O reflexo do aumento do engajamento é percebido diretamente no desempenho dos times, na satisfação dos clientes e, consequentemente, nos resultados financeiros”, afirma Marina.
O Great Place To Work ajudou na construção deste protagonismo, ao “trazer dados precisos, confiáveis e comparáveis, que permitiram ao TH dialogar com a alta liderança em nível estratégico. Construímos estratégias alinhadas aos desafios e objetivos do negócio, com base em dados e não apenas em percepções”, conclui Pires.
O caso da Algar Telecom é um reflexo de como o GPTW pode impulsionar a gestão de pessoas dentro da sua organização. Além disso, valida de que investir na área de recursos humanos é fundamental para conseguir resultados de negócios.
Se você está em busca de transformar a sua organização, aproveite este momento para conversar com nossos especialistas.