O clima organizacional é um fator crucial para a transformação das relações entre as pessoas. No Caso da Cresol, a gestão humanizada sempre foi uma aplicação, mas a parceria com o GPTW elevou as práticas e resultados.
Cliente do GPTW desde 2019, a Cooperativa de Crédito viu sua marca empregadora crescer, assim como a satisfação dos colaboradores por meio do e-NPS. Além disso, o índice de confiança dos funcionários na empresa aumentou consideravelmente.
Essa história de sucesso tornou a Cresol em uma referência dentro do mercado Agro, inclusive com a empresa marcando presença entre as Melhores Empresas Para Trabalhar do setor.
Quem é a Cresol?
A Cresol é uma cooperativa de crédito presente no mercado desde 1995. Criada no interior do Paraná, ela desafio fazer a diferença, destacando-se como uma das principais cooperativas financeiras brasileiras.
Atualmente, o Sistema Cresol é formado por mais de 800 agências presentes em 19 Estados brasileiros, totalizando mais de 900 mil cooperados. O atendimento é personalizado, criando planos de ações a partir das soluções financeiras da Cresol.
O objetivo da cooperativa é sempre ajudar a desenvolver os cooperados e seus empreendimentos, assim como toda a sociedade.
A Cresol antes do Great Place To Work
Antes de tornar-se um cliente do Great Place To Work, a Cresol já investia em gestão humanizada. “É o modelo que a Cresol sempre teve, mas precisava se organizar de forma estruturante com práticas e políticas que fossem condizentes ao ambiente organizacional que sempre atuou”, afirma Katiuce Ferrari, gerente de Gente e Gestão.
Em 2018, ao realizar a sua primeira pesquisa de clima, o eNPS (métrica que confere a satisfação dos colaboradores) era de 68. Compreendendo que era necessário aprimorar esse cenário, promovendo melhorias no clima organizacional, a Cresol procurou o GPTW.
Tudo foi incentivado internamente, visto que a indicação da consultoria GPTW foi feita pela gerente de Gente & Gestão da época. Em 2019, a Cresol iniciou a parceria com o Great Place To Work®.
Caso Cresol: objetivos da parceria
Compreendendo a importância da gestão humanizada para os negócios, a Cresol procurou o Great Place To Work para ter um ambiente profissionalizado, focado em resultados e que mantivesse esse modelo de gestão.
“Os relacionamentos se fortalecem e surgem vínculos de confiança e respeito entre líderes e liderados, as lideranças são novas e os programas de treinamentos são pautados nesse princípio de proximidade, mostrando que vínculos geram resultados. Nesse cenário, o engajamento é consequência”, explica Katiuce Ferrari.
Receber a Certificação do GPTW ou ser premiada como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar sempre foi compreendido como consequência desse objetivo.
“O selo é consequência, bem como os rankings. A verdade é que o desejo sempre foi de profissionalizarmos o ambiente e materializarmos as práticas que já existiam na cultura da organização”, aponta a gerente de Gente e Gestão.
Ao colocar como objetivo fortalecer o clima organizacional, a Cresol conseguiu superar as expectativas e ter efeitos positivos da parceria com o Great Place To Work, como veremos.
A aplicação da pesquisa GPTW na Cresol
Todo o processo do GPTW começa a partir da pesquisa de clima. Para isso é fundamental ter a adesão dos funcionários, afinal é por meio das respostas deles que a organização terá um mapeamento aprofundado da situação atual do clima.
A pesquisa Great Place To Work é formada pelo conjunto de 63 questões fechadas e duas alternativas abertas. Elas apuram cinco diferentes pilares: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
Para conquistar a certificação de Excelente Lugar Para Trabalhar é preciso atingir 70% de favorabilidade na pesquisa, além de contar com o engajamento dos funcionários — o número mínimo de respondentes varia conforme o tamanho do quadro de colaboradores.
Na Cresol, para estimular a participação das pessoas, a gestão conta com o apoio dos “Cresol Lover’s”. Eles são funcionários de diferentes equipes na estrutura da organização, todos estão treinados — pelo consultor do GPTW — para ajudar seus colegas no processo da pesquisa.
Além disso, eles contam com o apoio do GPTW, podendo entrar em contato diretamente com a consultoria em caso de necessidade. Isso facilita, pois não fica toda a comunicação não fica centralizada apenas no RH, disseminando as orientações e os “como fazer”.
A Cresol também aplica outras técnicas para engajamento: “fazemos vídeo de sensibilização no começo da pesquisa, contando com toda a liderança e liderados. Também usamos os canais para conectar com as pessoas por meio da nossa News”, relata Katiuce.
Dessa forma, todos os funcionários da empresa recebem diferentes estímulos informacionais do início da pesquisa e da importância de participar: “por meio de um lançamento em live para toda a rede, pelos Cresol Lover’s e em nossa rede social interna”, conta Katiuce.
O Efeito GPTW na Cresol
Ao longo destes anos de aplicação, a pesquisa GPTW tornou-se um canal de comunicação entre a gestão e os funcionários da Cresol. Proporcionando voz ativa para todas as pessoas abordarem seus sentimentos, anseios, desejos e inspirações dentro da organização.
Os colaboradores que estão na empresa desde antes da parceria com o GPTW reforçam “a credibilidade e ações construídas após a pesquisa do Great Place To Work” , afirma Ferrari.
A pesquisa de clima do GPTW afetou diretamente as práticas e políticas da empresa. “Pesquisamos porque queremos melhorar, eu diria que o mais importante são as ações criadas após o resultado”, afirma Katiuce.
Com o apoio da consultoria GPTW, alguns efeitos foram alcançados, tanto na marca como na geração de valor para as pessoas que compõem todo o Sistema Cresol.
Fortalecimento da marca empregadora
Além de certificada, a Cresol foi premiada como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em diferentes anos. Na lista focada no Agronegócio, a posição da empresa cresceu anualmente, até chegar ao topo em 2024.
O crescimento no banco de talentos e currículos recebidos cresceram drasticamente de 2018 — último ano antes da parceria com o GPTW — até 2024.
“Antes da parceria, tínhamos uma média de 83.198 currículos no banco de talentos. Uma busca de 37.948 candidatos pela Cresol por ano”, aponta Ferrari. Ela também reforçou que, em 2018, a organização teve 18.617 currículos cadastrados.
Em cinco anos, o crescimento do banco de talentos foi superior a 133%, tendo uma busca ativa dos candidatos pela empresa muito superior. “Hoje temos 194.092 currículos no banco de talentos e uma busca ativa de 128.748 candidatos”, afirma Katiuce.
No primeiro semestre de 2024, por exemplo, a empresa registrou a intenção de mais de 46 mil candidatos em fazer parte da organização. “É visível perceber o crescimento que tivemos, foram várias ações e o impacto do GPTW, com certeza, fortaleceu a nossa marca empregadora”, conclui Katiuce.
Melhoria no eNPS
O eNPS (Employee Net Promoter Score) é uma métrica adaptada pelo RH para mensurar a satisfação dos funcionários. É uma maneira de definir se eles estão engajados com a organização.
Quanto maior o eNPS, melhor! Porque há uma indicação da presença de funcionários promotores, que sentem-se pertencentes e felizes por estarem trabalhando na organização.
Com o objetivo de fortalecer o clima organizacional, o eNPS é uma métrica essencial. E a Cresol é um exemplo prático disso!
“Quando fizemos a pesquisa, em 2018, antes da parceria, tivemos um eNPS de 68. No primeiro ano da parceria, em 2019, fizemos 72. Em 2024, nosso índice foi 91”, relata Katiuce Ferrari.
Esse processo evolutivo é resultado da pesquisa de clima do GPTW, que oferece insights importantes para práticas que elevem a sensação positiva dos funcionários no ambiente de trabalho.
“O GPTW tem nos ajudado muito nesse processo. Foram processos evolutivos, a gente aprendeu, errou, acertou e crescemos muito”, afirma Katiuce.
Posicionamento no setor Agronegócio
Posicionar-se no setor Agropecuário também foi um aspecto positivo da parceria Cresol e GPTW. Dentro da premiação das Melhores Empresas Para Trabalhar focada no setor, a organização foi presença fixa.
Em 2024, a empresa atingiu o ponto mais alto deste Ranking GPTW, o que representa um posicionamento importante.
“A Cresol nasceu na agricultura familiar, ela nasceu no agronegócio. Então ter esse reconhecimento como primeiro lugar é mostrar que estamos no caminho certo, que a essência do nosso negócio está sendo conservada”, afirma Katiuce
Atualmente, a Cresol é uma das poucas cooperativas de crédito que fazem presença neste ranking. Liderá-lo é demonstração da força dessa essência de negócio, que cresce, mas mantém a conexão com o agronegócio.
O Caso da Cresol demonstra como as pessoas são essenciais para o fortalecimento do clima organizacional. “Engajamento e pertencimento” são os fatores que Katiuce indicou como os mais importantes ao realizar a pesquisa de clima GPTW.
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