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1 agosto, 2023 • 1:41

A gamificação no RH é uma estratégia para auxiliar as pessoas quanto ao engajamento e motivação nas atividades. Além disso, fornece não só uma disposição imediata, mas ajuda a sustentar o ânimo das equipes ao longo do tempo.

Para isso, as mecânicas de jogos são introduzidas nos processos, transformando a experiência das pessoas. Criamos um contexto mais estimulante e convidativo para as tarefas que geram gratificações mais imediatas e estejam conectadas a objetivos claros.

Entenda os benefícios e aplique a gamificação na sua empresa!

O que é gamificação?

Gamificação é incorporar mecânicas de jogos em contextos que, originalmente, não continham esse modelo de interação. Com isso, tornamos as atividades mais adequadas para engajar e motivar os envolvidos.

Como funciona a gamificação no RH?

A gamificação no RH redesenha as atividades de gestão de pessoas transformando-as para que o esforço aconteça dentro de jogos e dinâmicas, assim como importar mecânicas que facilitem a realização das tarefas.

Para isso, elementos presentes nos jogos são usados para modificar a experiência. Trabalhar na empresa, realizar uma capacitação, ser avaliado quanto ao desempenho, tudo isso pode ser remodelado.

As mecânicas de jogos são essenciais para a gamificação no RH.

Pontuação

Nos jogos, o avanço das pessoas é indicado a partir de pontos conquistados. Além disso, esses ganhos podem ser visíveis em placares.

Níveis

A evolução também pode ser traduzida em diferentes níveis. Por exemplo, a educação corporativa poderia dividir o progresso das pessoas em iniciante, avançado e mestre.

Desafios, metas e missões

Os obstáculos existem dentro de fragmentos de história, que são as missões. Por exemplo, um programa de onboarding pode contar uma história em que cada missão é uma etapa na integração da pessoa: conhecer a função, colegas de trabalho e a tradição da empresa.

Espólio

Certos desafios podem ter recompensas diretas e imediatas. Em jogos, é comum que, ao derrotar um inimigo, recebam-se itens mágicos, acessórios, chaves e outras vantagens. Os ganhos podem ser pontos no jogo, itens, opções de personalização, entre outros benefícios.

Feedbacks

As pessoas têm o retorno sobre os resultados de suas ações. Além disso, os feedbacks positivos costumam oferecer recompensas e iniciar novos desafios, que terão benefícios ainda melhores. Criam-se ciclos (loopings) de engajamento.

Qual o seu objetivo?

A gamificação de um processo atua para modificar a experiência das pessoas envolvidas. As mecânicas de jogos são novos jeitos de organizar tarefas, controlar o desempenho, oferecer feedback, entre outras modificações.

Criar um estado de flow

Em relação à execução de tarefas, a gamificação tem o objetivo de criar o estado de concentração profunda, em que não nos damos conta do mundo externo. Esse estado de fluxo (flow) permite a execução com menos estresse e mais eficiência nas atividades.

Aumentar o engajamento das pessoas

A gamificação no RH também objetiva o comprometimento das pessoas em relação às atividades. Afinal, busca aumentar o interesse e minimizar a resistência das pessoas diante dos desafios.

Sustentar a motivação

Um terceiro objetivo é conseguir sustentar a motivação, e não apenas oferecer um acréscimo imediato de disposição. Para isso, a gamificação se utiliza dos ciclos (loopings) em que a pessoa é recompensada imediatamente e abre-se um novo desafio, que leva a um ganho ainda maior.

Quais são os benefícios da gamificação no RH?

As mecânicas de jogos criam uma experiência mais amena e estimulante nas atividades. Com isso, pessoas e organizações são beneficiadas.

Aumentar a motivação e gerar pertencimento nas pessoas

A gamificação no RH aproxima as tarefas e as recompensas. Os jogos usam ferramentas para facilitar a liberação de reações químicas ligadas à satisfação, como a dopamina.

Ao importar essas mecânicas, tarefas que, muitas vezes, exigiram um grande esforço são amenizadas, geralmente com a quebra em pequenas ações e a inclusão de gratificações imediatas.

Aumentar a eficiência dos treinamentos

As mecânicas de jogos favorecem as capacitações. Podemos destacar a motivação, organização e a memorização como vantagens.

Em relação à motivação, o aprendizado de adultos precisa estar conectado a benefícios. Diferentemente de quando uma criança vai à escola, as pessoas formadas têm dificuldades em manter o foco sem ver uma conexão com um resultado prático. O que é bastante facilitado se a jornada de aprendizado está gamificada.

Uma segunda vantagem é organizar a informação sobre a capacitação. Tarefas se tornam desafios, a evolução será medida em trilhas ou níveis de personagem, a pessoa adquire um senso do que vem antes e depois graças às missões e assim por diante.

Por fim, o aumento do interesse e motivação são essenciais para a memorização. Quanto mais ativa é a participação da pessoa no processo de aprendizado, mais intensa é a formação de sinapses (conexões entre neurônios), permitindo que o cérebro se adapte aos novos conhecimentos e habilidades.

Ter equipes mais bem preparadas para desafios

As dinâmicas de jogos auxiliam o desenvolvimento de competências nas equipes. Aliás, como método de ensino, as pessoas podem desenvolver soft skills, que são cada vez mais requisitadas no mercado de trabalho.

Isso ocorre porque as competências comportamentais costumam ser requisitos para superar os desafios propostos nas dinâmicas. Uma capacitação pode prever uma tarefa, por exemplo, que exige colaboração, criatividade, liderança e comunicação. Assim, ao realizar a atividade de forma lúdica, as pessoas se capacitarem indiretamente.

Ter um time mais criativo

A gamificação orienta as pessoas para a resolução de problemas. Existe estímulo com recompensas para se buscar soluções tradicionais ou inovações, que substituem a prática anterior caso se provem mais eficientes. Por isso, as pessoas tendem não só a aprender, mas a buscar novos caminhos para solucionar os desafios.

Potencializar a produtividade

A equipe pode desenvolver competências com as mudanças nas capacitações. Outra característica é a motivação e engajamento no trabalho. Por isso, os reflexos serão sentidos na produtividade.

Influenciar a atração e permanência de pessoas

Gamificar é uma das possíveis medidas para melhorar o ambiente de trabalho, reduzindo o estresse para realizar as tarefas e aumentando a motivação e o engajamento. Essas melhorias na experiência geram frutos em relação à atração e permanência de talentos.

Como aplicar a gamificação no RH?

A gamificação RH pode começar com a introdução de mecânicas de jogos em processos e atividades, como treinamentos, integração e recrutamento de pessoas.

Defina os objetivos

Um bom começo é definir a atividade que será melhorada com as mecânicas de jogos. Nesse sentido, estabeleça um objetivo claro para as mudanças, como estimular as pessoas, facilitar a avaliação de desempenho ou organizar as informações do processo.

Dê clareza aos critérios

As mecânicas de jogos precisam oferecem regras. Para defini-las, procure avaliar quais são as tarefas relevantes dentro do processo, que darão origem às recompensas e benefícios.

Em uma capacitação, por exemplo, as tarefas são os exercícios, aulas, leituras e afins. Crie pequenos desafios e estabeleça os critérios que indicam a conclusão da atividade.

Crie um sistema de pontuação

A conclusão das tarefas pode ser associada a um sistema de pontuação. Estes pontos funcionam como moeda para obter recompensas, indicam o progresso das pessoas ou desbloqueiam novos desafios a serem perseguidos.

No exemplo da capacitação, as tarefas podem conceder pontos. A seguir, os próximos tópicos na trilha de aprendizagem podem ser desbloqueados à medida que os ganhos são acumulados.

Estimule as pessoas

O ideal é oferecer tarefas desafiadoras, demandando um real esforço e concentração para serem realizadas. Por outro lado, o equilíbrio é importante para que o desafio não se transforme em frustração. Por isso, as mecânicas de jogos costumam dividir o trabalho em pequenas tarefas.

A criação de ciclos de engajamento também é útil. Estabeleça tarefas que, ao mesmo tempo, geram recompensa e liberam novos desafios.

Ofereça recompensas

As recompensas devem ser escaláveis. Cada ciclo de atividades deve fazer a pessoa olhar para o próximo nível em que os ganhos são maiores.

Imagine que, na gestão de desempenho, o prêmio máximo é um celular de última geração. Uma solução seria gerar bilhetes à medida que as tarefas são concluídas, e aqueles que coletassem mais desses pontos teriam chances potencializadas no sorteio do prêmio.

Você também pode usar pontos que deem direito a obtenção de recompensas, como nos benefícios flexíveis. O importante é haver essa conexão com as tarefas e os ganhos cada vez mais expressivos.

Registre a evolução

Os pontos devem marcar a evolução das pessoas. É importante investir em elementos visuais e símbolos, que representem esse crescimento .

Para ilustrar, um vendedor pode atingir os níveis bronze, prata e ouro para simbolizar os resultados. Uma capacitação pode criar etapas como iniciante, avançado, perito e mestre.

Analise os resultados individuais

Os resultados são avaliados constantemente para que as pessoas entendam seu progresso. Para isso, podem ser usados recursos visuais, como quadros, dashboards, gráficos e ilustrações.

Compartilhe os resultados

Esses resultados podem ser compartilhados com todos os participantes. É possível ter ranqueamentos, medalhas virtuais e outros sinais de reconhecimento do progresso no grupo.

Dê feedback sobre o desenvolvimento

Os feedbacks devem ser constantes, ajudando a pessoa a evoluir nas tarefas propostas. A gamificação no RH pode ser usada com a análise de dados para oferecer informações objetivas, identificando as lacunas de desempenho e orientando as pessoas.

Hoje, é muito comum adotar plataformas virtuais para treinamento, onboarding, gestão de desempenho e outros processos que já contenham os recursos de gamificação. Com isso, a implantação da metodologia é simplificada.

A mudança para um modelo com pequenas tarefas e gratificações mais imediatas contribui para o engajamento e motivação das pessoas. Por isso, é importante avaliar as mecânicas de jogos que podem ser incorporadas em cada processo, adaptando as atividades conforme às suas particularidades.

Sendo assim, a gamificação no RH terá relevância para melhorar o desempenho e produtividade. O ambiente será mais estimulante com um sistema de incentivos adequado e uma experiência mais positiva diante das atividades.

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