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5 novembro, 2021 • 10:37

Investir nas metas de RH é fundamental para propor uma gestão de pessoas eficiente. Confira como fazer isso alinhando suas metas à estratégia organizacional da empresa.

Em muitas empresas, o RH estratégico se tornou um alvo. Entre as missões mais importantes do agora, está a definição de metas de RH alinhadas à estratégia organizacional.

Se a empresa quer seguir em certa direção, a gestão de pessoas fará essa pretensão se refletir no capital humano. Assim, os talentos serão buscados, desenvolvidos e mantidos, de forma alinhada com o planejamento.

Preparamos um guia para entender essa mudança e criar metas de RH em conjunto com a estratégia organizacional. Continue a leitura e coloque as dicas em prática!

O que são metas de RH?

As metas de RH são resultados futuros que, uma vez alcançados no prazo, demonstram que o departamento alcançou seus objetivos. Enquanto o objetivo é o ponto em que queremos chegar, as metas são as etapas que precisamos cumprir para realizar o que desejamos.

Metas SMART

Algumas metodologias contribuem para a qualidade das metas. Nas metas SMART, por exemplo, encontramos os critérios para definir alvos claros e adequados para os nossos times.

Para a ferramenta, as metas de RH devem ser específicas (specific), mensuráveis (mensurable), atingíveis (attainable) e com tempo limite (time-bound). Assim, serão mais efetivas e darão diretrizes claras para o trabalho.

Objectives and key results (OKRs)

Também podemos mencionar os objectives and key results (OKRs). Aqui, refletiremos sobre o que a organização deseja realizar (objetivos) e quais situações provam que ela chegou até lá (resultados-chave), estabelecendo metas trimestrais a partir desse conhecimento.

Benchmarking

As metas de RH podem ser fruto da comparação com modelos de sucesso. O benchmarking gera metas porque enxergamos a distância para as práticas de excelência e, assim, determinamos os degraus que devem ser subidos para chegar a seu nível.

Qual é a importância do alinhamento entre RH e negócio?

As ferramentas de trabalho, no entanto, precisam ser complementadas com conhecimentos específicos sobre os indicadores e atividades de RH. Além disso, devemos entender a estratégia da empresa e valorizá-la.

Ter competências para implementar a estratégia da empresa

O alinhamento entre RH e negócio é fundamental. As competências fazem parte das condições indispensáveis para o sucesso da estratégia da empresa. Se queremos produzir, vender, conquistar clientes, reduzir custos, etc, precisamos de pessoas que saibam alcançar esses resultados, conforme os padrões e requisitos estabelecidos pelos planos de negócios.

Cuidar do clima organizacional

Um ambiente de trabalho de excelência também é um requisito para que os talentos coloquem todo o potencial em benefício do negócio. Pessoas felizes, satisfeitas e engajadas produzem mais e melhor para a organização. Logo, impactam decisivamente o sucesso da estratégia organizacional.

Produzir resultados financeiros

Diversas ações do RH causam resultados financeiros. Rotatividade e absenteísmo elevados, por exemplo, podem elevar os custos operacionais devido à reposição de colaboradores.

Como definir metas de RH?

Alguns cuidados podem ser adotados para que as metas de RH estejam alinhadas com a estratégia organizacional. Para finalizar, listamos os pontos mais importantes.

Conheça os principais indicadores

Diversos números podem ser acompanhados pelo RH, inclusive, para atender às particularidades da empresa. Os indicadores mais comuns são os seguintes:

  • turnover — a rotatividade de colaboradores nos quadros da empresa, devido à saída de talentos;
  • absenteísmo — o tempo perdido com a ausência de profissionais no trabalho;
  • clima organizacional — a percepção dos colaboradores sobre como é o ambiente de trabalho e a experiência de trabalhar na empresa;
  • headcount — número total de colaboradores;
  • eNPS — índice sobre o percentual de colaboradores satisfeitos;
  • desempenho — avaliação das competências e resultados dos colaboradores.

Os indicadores podem ser drivers ou outcomes. Enquanto os drivers representam as causas dos resultados, os outcomes são suas consequências. Se a empresa tem um turnover elevado, a causa pode ser o clima organizacional, por exemplo.

Diferencie as metas operacionais

Na definição de metas, devemos diferenciar os números de rotina daqueles necessários para concretizar a estratégia. Respeitar o orçamento, pagar os colaboradores, gerir as horas extras, etc, são resultados que precisam ser alcançados, mas são operacionais.

Defina as metas estratégicas

As metas estratégicas são aquelas que movem a empresa para os objetivos organizacionais. Se a organização precisa melhorar a estrutura de custos, podemos definir uma meta de redução do turnover. Se deseja aumentar a produtividade, teremos de pensar nas avaliações de desempenho e melhoria do clima. Enfim, há diversos indicadores que podem ser utilizados para criar metas.

Defina as lacunas organizacionais

Um dos desafios é saber quais são os indicadores de meio que prejudicam ou favorecem a sua estratégia de negócios, fixando alvos claros de melhoria. Por exemplo, se os colaboradores não estão produzindo, o problema está nos benefícios, na relação com os líderes, na falta de perspectiva de crescimento ou em todas essas opções de resposta?

Ouça os colaboradores

Nesse cenário, é importante ouvir os colaboradores para saber quais são as lacunas na organização. Além disso, podemos adotar outras técnicas, como benchmarking, para ter um diagnóstico mais completo, comparando as práticas internas com modelos de sucesso.

Aqui no GPTW, ajudamos as empresas em todas as etapas desse processo. Por meio da coleta e análise de dados, traçamos um diagnóstico claro sobre as lacunas existentes nas organizações em que prestamos consultoria.

Depois disso, a nossa ferramenta fornece dados para que você possa desenvolver um plano de ação, ou você também pode contar com nossos especialistas em gestão de pessoas que trabalham em conjunto com o RH para desenvolver um plano. Nele, serão definidas as metas estratégicas, além de práticas para promover as mudanças necessárias e melhorar os resultados nas avaliações futuras.

Com isso, você pode construir um excelente ambiente de trabalho e contar com as vantagens competitivas para o seu negócio. Isso é essencial para obter resultados positivos para sua empresa! 

Com a consultoria e a jornada de certificação do GPTW, você terá as ferramentas para criar metas de RH alinhadas à estratégia organizacional. Afinal, terá clareza sobre as lacunas existentes e auxílio para traçar um roteiro de melhorias internas.

Para alcançar resultados incríveis, conheça agora mesmo o GPTW e suas soluções para empresas!

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