
Você já refletiu sobre a importância de certificar a sua empresa? Quando compramos um produto ou contratamos um serviço, podemos ter dúvidas sobre o melhor fornecedor.
Tais dúvidas demandam um fator de desempate. Se um potencial fornecedor apresentar um selo de qualidade ou alguma certificação comprovando competência naquilo, isso seria um diferencial.
Nesse sentido, as pessoas confiam mais em produtos e serviços de empresas certificadas do que de marcas sem validação externa. Continue a leitura e entenda como extrair vantagens competitivas dessa tendência!
O que são as certificações para empresas?
Certificações para empresas são documentos em que uma autoridade externa reconhece determinadas características organizacionais. Geralmente, formalizam o resultado de pesquisas, avaliações ou auditorias, em que o desempenho é endossado pela entidade responsável.
Existem, nesse sentido, certificações mais formais, como as normas ISO (que atestam a gestão da qualidade). Também há certificações mais informais — frutos de avaliações públicas — como os selos da Trip Advisor no turismo.
Para que serve as certificações para empresas?
As certificações estimulam a busca por conhecimento externo para aperfeiçoar os processos de negócios. Isso permite melhoria nos padrões adotados, e a qualidade alcançada será reconhecida por uma autoridade externa.
Certificar a sua empresa requer um ritual, cuja etapa final é a formalização em um documento. Certificados devem ser emitidos por alguma instituição que tenha seu conhecimento e experiência reconhecidos.
Essa autoridade do avaliador exige credibilidade perante a sociedade, por lei ou por aceitação social. É a partir dela que as certificações oferecem diversos benefícios:
- solidez;
- responsabilidade;
- facilidade nas relações de negócios;
- maior segurança;
- sustentabilidade;
- melhorias nos processos produtivos.
Certificar a sua empresa é como ser um profissional que possui diplomas, títulos e certificados de cursos. A organização se mostra mais eficaz e capaz de oferecer o melhor para as partes interessadas.
Qual a importância de certificar empresa?
As certificações para empresas facilitam o desenvolvimento organizacional e potencializam a imagem do negócio.
Receber feedbacks externos e desenvolver o capital intelectual
Certificar a sua empresa exige a adequação a requisitos:
- normas técnicas de um setor;
- expectativa de grupos de clientes;
- práticas recomendadas por uma entidade avaliadora;
- comparação com o benchmark.
As empresas, portanto, podem receber o retorno sobre os próprios processos e práticas, identificando pontos de melhoria. A missão de certificar a empresa se torna um objetivo claro, estimulando ações voltadas para o desenvolvimento organizacional.
Um exemplo é a Pesquisa do GPTW. Essa avaliação oferece feedbacks específicos e indica prioridades para que a empresa transforme suas práticas de gestão de pessoas. Assim, ao mesmo tempo que avalia para recebimento da certificar a sua empresa, indica o caminho para pontos de melhoria.
Participar de processos de assessoramento e consultoria
As entidades de referência em certificações empresariais terão um profundo conhecimento das práticas de gestão e normas a serem seguidas. Por isso, além do feedback recebido, o processo de certificação permite o acesso a novos conhecimentos.
Em muitos casos, a empresa pode receber o auxílio de consultores para sugerir medidas corretivas. Outra prática que pode ser adotada é o benchmarking, modelando ações implementadas em organizações que já foram bem-sucedidas na certificação.
Por isso, a escolha de um selo de qualidade envolve a credibilidade, competência e experiência da entidade certificadora. É um fator que impactará o capital intelectual, que tem a oportunidade de agregar novos conhecimentos e práticas ao seu conjunto de saberes.
Promover atributos de marca para a organização
As certificações evidenciam as qualidades das empresas. Muitas organizações desejam ser reconhecidas pela sustentabilidade, felicidade no trabalho, cumprimento de padrões de qualidade etc. Nessa jornada, a validação por autoridades no assunto é um diferencial.
Imagine a equipe de gestão comercial de uma empresa. Esse time estará mais seguro de comprar se o fornecedor tem um selo que indique a origem do produto.
Outro exemplo é o talento do mercado. Pessoas competentes e disputadas no mercado estarão mais dispostas a buscar uma organização entre as Melhores Empresas para Trabalhar.
Nesse sentido, um cliente também tende a preferir um produto que atende a normas técnicas e padrões de qualidade. Isso pode interferir até mesmo no valor que a pessoa estará disposta a pagar pelo bem de consumo.
Estimular a inovação na empresa
O processo de certificação proporciona autoconhecimento organizacional. Ao buscar se adequar aos padrões exigidos, a empresa realiza uma análise de seus processos, cultura e práticas. Esse olhar é o primeiro passo para identificar áreas que necessitam de inovação e melhoria.
A exposição a novos padrões durante o processo de certificação inspira o surgimento de ideias e abordagens. As empresas são incentivadas a pensar em novos jeitos de fazer as coisas para atender aos requisitos da certificação.
É então que o processo de certificar a sua empresa cria um ambiente propício para testes e experimentações. As empresas são encorajadas a implementar mudanças de forma controlada, mensurando o impacto das medidas e promovendo ajustes.
As mudanças bem-sucedidas são consolidadas e validadas pela avaliação externa. Isso não apenas legitima as inovações implementadas, mas também fornece um feedback valioso de especialistas do setor.
Atender a requisitos técnicos e legislações aplicáveis ao setor
Certificar a sua empresa também pode ser um requisito para atender leis, regulamentações e normas técnicas.
Exemplos de certificações:
- Indústria alimentícia — Certificação ISO 22000 (qualidade e segurança dos alimentos);
- Construção civil — Certificação PBQP-H (qualidade em habitações de interesse social, usado em licitações);
- Setor automotivo — Certificação IATF 16949 (confiabilidade de peças automotivas);
- Indústria farmacêutica — Certificação BPF (Boas Práticas de Fabricação exigida pela ANVISA);
- Empresas de TI — Certificação SOC 2 (segurança de dados);
- Setor financeiro — Certificação PCI DSS (Segurança de dados de pagamento).
A certificação promove o crescimento do capital intelectual da empresa com feedbacks. Ao mesmo tempo, desenvolve atributos de marca e pode ser usado para cumprir exigências de leis e regulamentos.
Quais são os principais meios de certificar empresa?
As principais certificações do mercado são:
- ISO 9001;
- ISO 14000;
- NBR 16001;
- ISO 9004;
- Selo de Great Place to Work.
Essas certificações abrangem pilares dos negócios, sendo aplicáveis independentemente do setor de atuação.
ISO 9001
A ISO 9001 é uma norma base para o sistema de gestão de qualidade. Com ela, as empresas estruturam modelos de controle eficientes, gerenciam riscos e são voltadas para a melhoria contínua.
A Organização Internacional de Normalização (international organization for standardization) desenvolve e certifica padrões de qualidade para diferentes segmentos de negócios. Ela é composta pela cooperação entre entidades situadas em mais de 160 países, criando uma rede global.
ISO 14000
A ISO 14000 é uma série de normas voltada para a gestão ambiental nas empresas. A diretriz geral é chamada de ISO 14001, que introduz esse subsistema de gerenciamento de riscos e qualidade.
Na série, também estão disponíveis padrões para lidar com desafios específicos. Emissão de gases do efeito estufa (ISO 14064) e ISO 14040 (Avaliação do Ciclo de Vida), gestão de resíduos.
Ela se torna uma diretriz fundamental para alcançar a sustentabilidade e ser reconhecida por essas boas práticas.
NBR 16001
A NBR 16001 é uma das normas da ABNT. Seu papel é nortear a responsabilidade social empresarial, orientando as organizações para atividades mais sustentáveis.
Questões ambientais, ética, cidadania e transparência nas atividades são alguns dos princípios concretizados por meio dessa norma. Não por acaso, é uma padronização relevante para quem busca os atributos ESG.
ISO 9004
A ISO 9004 reúne padrões para garantir resultados de negócios sustentáveis. Ela orienta as empresas em áreas decisivas:
- crescimento sustentado;
- melhoria contínua;
- desenvolvimento de lideranças;
- inovação;
- desenvolvimento tecnológico.
São normas fundamentais para que a empresa consiga adaptar sua cultura ao ambiente, desenvolvendo produtos, serviços e processos de negócios.
Selo de Great Place to Work
A Certificação Great Place to Work® reconhece a empresa como um excelente lugar para trabalhar. Atuamos em 97 países, transformando ambientes corporativos por meio de consultoria que promove culturas de confiança e inovação nas empresas.
O programa de certificação reconhece os melhores locais de trabalho globalmente, incentivando práticas centradas nas pessoas. A concessão é resultado de uma jornada de desenvolvimento.
As empresas recebem feedbacks e implementam práticas com impacto positivo no ambiente de trabalho. Assim, torna-se referência como marca empregadora e capaz de conquistar talentos. O selo GPTW reconhece tais qualidades, por meio de um processo de avaliação externa.
Como conquistar o selo de Great Place to Work?
O selo de Great Place to Work exige 70 pontos na Pesquisa de Clima Trust Index®. Isso ocorre na jornada da certificação — processo consultivo, educativo e avaliativo para promover um excelente ambiente de trabalho.
Desde 1997, recebemos milhares de inscrições para concorrer às diversas posições das listas de Melhores Empresas para Trabalhar™. Até hoje já concedemos esse reconhecimento a mais de 6.200 organizações.
As empresas premiadas têm o direito de usar o selo de Great Place to Work em todas as suas comunicações. Sempre ouvimos relatos de quão importante é esse carimbo para as instituições, os colaboradores, gestão e demais envolvidos.
GPTW em 2023:
- Empresas certificadas — 2.307;
- Empresas impactadas — 6.019;
- Práticas Avaliadas — 117.105;
- Funcionários Impactados — 2.028.849.
A certificação se diferencia do ranking GPTW. Certificar a sua empresa significa obter o selo que reconhece a excelente experiência oferecida para as pessoas. Assim, a sua empresa ganhará destaque e será reconhecida em diferentes meios:
- uso do selo de Great Place to Work no marketing interno e externo;
- listagem entre as empresas certificadas;
- página personalizada no site do GPTW;
- habilitação para se inscrever na seleção do Ranking GPTW.
A certificação abre espaço para a empresa se destacar nos rankings geral e temáticos, ganhando ainda mais visibilidade. Com os rankings temáticos, ampliamos as oportunidades para diferentes empresas. Há listas de grandes a pequenas organizações, assim como especializados em tema:
- Diversidade e Inclusão;
- Jornada de Trabalho;
- Varejo;
- Indústria.
Certificar a sua empresa com selo GPTW é uma jornada de aprendizado e desenvolvimento organizacional. Você ajudará sua empresa a refletir sobre as práticas de gestão e promover melhorias, com auxílio especializado. Ao mesmo tempo, evidenciará as boas práticas e promoverá sua marca empregadora.
Para potencializar uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação na sua empresa, conheça a jornada da certificação GPTW!
Crédito da imagem: Freepik.