Por: Aline Bernardes

Branding e Conteúdo | Great People

Por: Aline Bernardes

Branding e Conteúdo | Great People

16 dezembro, 2022 • 3:50

2022 foi um ano de parceria. Por isso, convidamos a Great People, nossa maior parceira na construção de empresas melhores para as pessoas, para os negócios e para a sociedade, para nos ajudar a construir a retrospectiva desses últimos 12 meses de muito aprendizado, inovação e crescimento.


Este ano começou com um ar diferente, de retomada e esperança numa nova realidade um pouco mais estável e promissora em relação ao que vivemos nos últimos anos de pandemia.

No início do ano, soltamos nosso já tradicional Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas para 2022 que mostrou que, para 42,6% das pessoas, a prioridade seria o desenvolvimento de lideranças. 

Mas temas como diversidade e inclusão, inovação e saúde mental também se destacaram.

O fato é que 2022 foi um ano de focar em employee experience e, consequentemente, em ter pessoas mais motivadas, capacitadas e prontas para enfrentar os desafios organizacionais e contribuir positivamente para os resultados de negócio. 

Foi o ano de perceber ainda mais o papel central das pessoas no sucesso das organizações e no impacto positivo do trabalho no mundo em que vivemos.

Todos esses temas ditaram o mundo do trabalho em 2022 e, claro, o nosso trabalho, a nossa produção de conteúdo e a escolha dos nossos parceiros. Neste ano, consolidamos uma das mais importantes parcerias e trouxemos para perto o ecossistema Great People, que compartilha os nossos valores, pensando sempre nas pessoas, nos negócios e na sociedade. 

Essa nossa visão ainda mais sistêmica nos ajudou a ampliar o olhar e navegar com mais segurança por temáticas e universos fundamentais nesse novo cenário. Vamos recapitular nossa trajetória nesses meses?

Novos jeitos de trabalhar

Em 2022, notícias de demissões ocuparam as mídias – tanto “A Grande Renúncia”, protagonizada por pessoas insatisfeitas com seus trabalhos, quanto as demissões em massa efetuadas por empresas reconhecidas no mercado.

No relatório de Employee Experience, lançado no 2° semestre deste ano após pesquisa respondida por mais de 2.000 pessoas, 72,2% responderam que na empresa em que trabalham não existe treinamento ou capacitação para a liderança sobre demissão.

Gráfico retirado do Relatório Employee Experience

Por isso, nos agarramos ao conceito de demissão humanizada para mostrar para o mercado que há, sim, uma maneira mais empática de conduzir esse processo.

Os novos formatos de trabalho também movimentaram o mercado neste ano. Como somos uma empresa 100% remota, trouxemos nosso RH para contar como foi a demissão da nossa sede e a transição para esse modelo de trabalho, e também para compartilhar alguns aprendizados sobre liderança remota. Não deixe de assistir essas duas conversas que estão muito enriquecedoras!

ESG, sustentabilidade e responsabilidade social

Chega de deixar a sustentabilidade apenas como pauta de conversas informais ou metas não priorizadas pela sua organização. Em 2022, o ESG se tornou presença obrigatória nas agendas corporativas – principalmente das empresas que buscam se aperfeiçoar e entregar cada vez mais valor. 

Com o apoio da nossa parceira Geração Social, falamos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Jornada ESG, relatórios de sustentabilidade e ainda premiamos, dentre as Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2022, as que mais se destacaram na pauta ESG. 

Sem contar os nossos esforços para levar conteúdo educativo sobre o tema para o mercado, como este post mostrando a relação entre ESG e RH – afinal, a área de Recursos Humanos é essencial para impulsionar práticas Ambientais, Sociais e de Governança nas organizações!

Post feito em Parceria pelo GPTW e Geração Social

Além disso, também em parceria com a Geração Social, assumimos três compromissos do Pacto Global

Qualidade de vida e saúde mental em tempos de burnout

Este ano também foi fundamental para a transformação do posicionamento das empresas em relação à saúde mental das pessoas.

Em janeiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a considerar a síndrome de burnout como um fenômeno ocupacional, causando movimentação nas empresas – que se tornaram ainda mais responsáveis por promover e cuidar da saúde emocional das pessoas.

Nossa live sobre “As faces do Burnout e o papel da liderança” teve excelente audiência, assim como o artigo escrito pelo Dr. Pedro Shiozawa, CEO da Jungle – empresa integrante da Great People, parceira do GPTW. O alto engajamento apenas reforça como o tema ganhou ainda mais relevância nos últimos meses e se tornou pauta obrigatória dentro das organizações.

Para valorizar as iniciativas de empresas que estão se destacando e incentivar que outras comecem a buscar recursos para promover a saúde mental de suas equipes, a Jungle também reconheceu 15 empresas, consideradas destaques em saúde emocional, durante a premiação do GPTW das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil em 2022.

Criando líderes que entendem de pessoas

Como apontado na pesquisa de Tendências de 2022, neste ano os holofotes estiveram nas lideranças.

94% das pessoas respondentes disseram que a empresa pretendia investir no desenvolvimento de líderes ao longo do ano. Neste conteúdo, abordamos a importância do RH nesse processo e compartilhamos dicas para a área orientar e apoiar o esse desenvolvimento na empresa.

37% afirmaram que a mentalidade da liderança era o principal empecilho para a inovação. Não à toa, apoiamos a Youleader – também parceira do GPTW -, neste e-book completo sobre o tema: “Inovação nas Empresas: qual é o papel da liderança?”.

Post realizado em parceria pelo GPTW e Youleader

41,6% apontaram o engajamento da liderança como um dos principais desafios em relação às ações de Diversidade e Inclusão da empresa. Juntamos os temas e, para apoiar as empresas a transformarem teoria em prática, em maio realizamos o Summit Liderança e Diversidade Data-Driven, evento que mostrou como implementar práticas de D&I e mensurá-las para que o tema não fique apenas no discurso.

Além disso, produzimos diversos artigos sobre liderança que você pode conferir no nosso site: https://gptw.com.br/conteudo/ 

Diversidade e Inclusão como meta

O Summit mencionado também abordou a questão da diversidade, afinal, não dá para falar de liderança, saúde mental, sustentabilidade e inovação sem falar do papel fundamental de uma cultura inclusiva e uma equipe diversa.

Falamos de Diversidade e Inclusão o ano todo, e consideramos a pauta extremamente importante para a construção de excelentes lugares para trabalhar.

Aproveitamos principalmente as datas comemorativas para reforçar nosso posicionamento e, mais importante, compartilhar conteúdo sobre temáticas relacionadas à D&I para educar o mercado e transformar a sociedade.

Fizemos a campanha #MelhorParaTodas em prol da equidade de gênero, quando falamos de saúde mental das mulheres nas empresas, da participação das mulheres no mercado de trabalho e de liderança, trazendo algumas das mulheres líderes do GPTW neste vídeo inspirador:

Em novembro, mês da Consciência Negra, criamos este glossário com termos fundamentais para quem quer, de verdade, se envolver na construção de uma sociedade antirracista, além de compartilhar um artigo completo com a história por trás da data que celebra a resistência da população negra no Brasil.

Produzimos ainda vários conteúdos sobre a causa LGBTQIA+, sem contar os vários outros já publicados anteriormente:

O retorno dos encontros presenciais

E neste ano ainda teve o retorno dos eventos presenciais e o tão desafiador teste do formato híbrido – já adiantamos que funcionou super bem.

A 26ª Premiação Nacional das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, realizada em parceria com a Época Negócios, aconteceu no modelo híbrido e foi um sucesso! Contamos com a participação de 1.373 pessoas presencialmente e impactamos 17.300 com a transmissão ao vivo exclusiva.

No evento, anunciamos também algumas mudanças:

Tatiane Shirazawa como nova CEO do GPTW e Ruy Shiozawa oficialmente assumindo o cargo de CEO da Great People.

Fotógrafo Alexandre DiPaula
Na imagem, Tatiane Shirazawa à esquerda, ao lado de Ruy Shiozawa à direita.

Saiba mais sobre o evento neste artigo, e não deixe de conferir também o Estudo do Ranking GPTW Brasil 2022 que apresenta o perfil das 150 Melhores Empresas.

Retomamos também o tão esperado Visitas de Benchmark, que em sua 8ª edição acompanhou 119 participantes, representantes de 38 empresas, numa imersão no Mercado Livre, Magalu, Boehringer Ingelheim e Hyundai

Uma verdadeira excursão por empresas reconhecidas por suas boas práticas de gestão. Ano que vem tem mais, hein? 

Para não perder a próxima edição, inscreva-se aqui na Lista VIP de interesse e receba em primeira mão todas as novidades e detalhes do Visitas de Benchmark 2023!

O ano das parcerias

Como dissemos, 2022 foi o ano das parcerias. Unimos forças com parceiros estratégicos que nos apoiaram na produção de eventos, conteúdos e pesquisas de mercado que impactaram centenas de pessoas.

  • Com a Petlove, mapeamos como as empresas estão se movimentando para incluir benefícios voltados para cães e gatos e apoiar pessoas que têm pets na família…
  • Também nos unimos à PDeC para entender como está a questão da equidade de gênero nos Conselhos…
  • Apoiamos a ANAMBA e a Saint Paul para compreender os impactos da pandemia na vida das mulheres
  • Falamos sobre a comunicação interna e seus desafios com a Dialog
  • Debatemos os novos formatos de trabalho com a Woba (Antiga Beer Or Coffee)…
  • Com a Sólides e a Convenia, usamos nossos conhecimentos e experiências para falar sobre avaliação de desempenho e demissão humanizada…
  • Com nossos parceiros de mídia espalhados por todo o país reconhecemos as melhores empresas para trabalhar e suas práticas de gestão…
  • E com a Primavera Editorial no lançamento do livro “25 anos de história da gestão de pessoas e negócios nas Melhores Empresas para Trabalhar“, escrito por Daniela Diniz…
  • E ainda aderimos internamente ao programa Empresa Amiga MASP para impulsionar o acesso à cultura dentro da nossa equipe, mas também incentivar e inspirar o mundo corporativo.

E com a Great People firmamos uma das mais importantes parcerias da nossa história. Ao nos conectarmos a todas as soluções plugadas ao Ecossistema, nossa atuação se tornou ainda mais forte. 

Compartilhamos propósitos e valores, dividimos esforços e, assim, estamos indo mais longe na construção de empresas que colocam as pessoas no centro e, assim, transformam negócios e a sociedade. 

E este ano foi apenas o começo.

Desejamos que o que vem por aí seja ainda melhor. Um ano de conexão, transformação, empatia, sustentabilidade, equilíbrio e crescimento.

Que venha 2023!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se