Inovar no setor não é apenas investir em novos produtos e lançamentos, mas também profissionalizar a sua gestão de pessoas. O Caso da Souza Gomes, imobiliária do interior de Minas Gerais, aponta para os benefícios do cuidado com pessoas no setor.
Algumas pequenas empresas sofrem para conseguir investimentos em Recursos Humanos. Essa perspectiva afeta a rotatividade, os conflitos internos e, consequentemente, o clima organizacional.
Em Juiz de Fora, a Souza Gomes Imóveis revolucionou o mercado ao tornar-se um Excelente Lugar Para Trabalhar e, posteriormente, uma das Melhores Empresas Para Trabalhar em Minas Gerais.
Quem é a Souza Gomes Imóveis?
A Souza Gomes Imóveis está localizada em Juiz de Fora, cidade do interior do Estado de Minas Gerais. É uma pequena empresa — contando com pouco mais de 50 funcionários em seu painel.
Sua equipe divide-se entre o setor financeiro, atendimento de locação, marketing e a equipe de corretores. Todos trabalhando para garantir à Juiz de Fora e seus moradores as melhores opções de negócios e moradia.
A Souza Gomes e o Great Place To Work®
Como uma organização preocupada com seus funcionários, a imobiliária Souza Gomes sempre atuou com projetos voltados para o clima organizacional. A admiração com o Great Place To Work® vem de acompanhar outras empresas certificadas.
Em 2018, a imobiliária tornou-se pioneira ao inovar e se inscrever para a Jornada de Certificação e Ranking GPTW.
“Nosso principal objetivo com o GPTW era entender se estávamos no caminho certo e o que poderíamos melhorar em relação ao ambiente de trabalho”, afirma Diogo Souza Gomes, CEO da Souza Gomes Imóveis.
Analisar o desempenho da Souza Gomes considerando o setor imobiliário mineiro e nacional também era um benefício. Afinal, por meio do Great Place To Work® é possível ter um benchmarking do mercado, considerando o seu desempenho em aspectos de gestão de pessoas.
“A importância da pesquisa de clima é proporcionar um ambiente agradável, justo e impulsionador para o colaborador ser quem ele é e, ao mesmo tempo, ter ferramentas e suporte para superar os desafios pessoais e profissionais”, relata Diogo.
Sendo assim, o Selo GPTW é, na prática, um termômetro preciso da climatização dos funcionários. Um benefício para todas as partes, ao refletir a aprovação das pessoas em, de fato, ser um Excelente Lugar Para Trabalhar.
O processo de engajamento dos funcionários na pesquisa
O engajamento dos funcionários na pesquisa de clima GPTW é fundamental para todo o processo. Afinal, é nela que é realizada a escuta ativa sobre os pontos fortes e melhorias de todo o ambiente de trabalho.
Na Souza Gomes Imóveis, eles evidenciam para todas as pessoas a importância e os benefícios que a pesquisa de clima proporciona.
“Conversamos sobre o propósito e explicamos, por diversos canais, como grupos corporativos, sobre como funciona a pesquisa e como ela contribui para o cenário geral do trabalho”, afirma Diogo.
Para ter o máximo de qualidade no processo, a pesquisa GPTW fica disponível para respostas durante o período de até duas semanas. É neste período que cada funcionário — de forma voluntária e anônima — deve contribuir com suas respostas.
Esse processo de sensibilização sobre a importância da participação, principalmente em pequenas empresas, serve para garantir a lisura do processo e o valor mínimo de respondentes — critério avaliativo para qualificar para a certificação GPTW.
“Fazemos a sensibilização da pesquisa de forma tranquila, atentamos muito para os prazos. Falamos do GPTW ao longo do ano, em reuniões e encontros informais, tudo para que, na época da pesquisa, eles já estejam cientes da importância de reservar um horário para responder com calma e coração”, conta o CEO.
É natural que, durante o processo de respostas, os funcionários deem feedback sobre o processo: “um retorno dos funcionários que recebemos é que as perguntas compreendem o cenário de trabalho, não são questões que fogem do dia a dia do colaborador, criando situações inusitadas”, relata Diogo.
Ao ter uma aderência próxima ao cotidiano profissional, a pesquisa GPTW estabelece um diagnóstico preciso sobre o clima organizacional.
A Souza Gomes como Excelente Lugar Para Trabalhar
Desde 2018, a Souza Gomes é contemplada com o selo GPTW. Uma conquista que reflete sua política de valorização da gestão de pessoas e o caráter inovador no mercado e na região.
“A certificação traz um mix de vantagens para a empresa de forma tangível e intangível. Reforça um ambiente de trabalho saudável e, consequentemente, mais produtivo e eficiente”, indica Diogo.
A certificação GPTW é a validação de que o ambiente de trabalho é positivo. E esse resultado é aferido a partir das perspectivas dos funcionários, que participam da pesquisa de clima GPTW.
O pioneirismo da Souza Gomes também “inspira outras imobiliárias a olharem o bem-estar do funcionário de forma real, empática e urgente, principalmente as que visitam nosso projeto de imersão-escola para gestores de todo o Brasil, o SG Labs”, relata o CEO.
Tornar-se um Excelente Lugar Para Trabalhar permite que a organização faça benchmarkings, considerando outras empresas, suas práticas, seus resultados e dando mais perspectiva de mercado.
Os resultados da Pesquisa GPTW indica caminhos importantes para aprimorar estratégias e planos de ações de gestão de pessoas: “Nem sempre é sobre dinheiro para investir no colaborador: pode ser no cuidado ao ouvir suas sugestões, em priorizar um equipamento de trabalho melhor, uma mudança de horário, um treinamento, um espaço de descanso”, indica Diogo.
Ser uma empresa GPTW, portanto, é a certeza de que, na Souza Gomes “gente é o nosso maior alicerce”, aponta Diogo. “Ter um clima organizacional bacana e inspirador é uma preocupação diária”, finaliza.
A Melhor Pequena Empresa Para Trabalhar em Minas Gerais
Ser uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™ significa receber uma alta avaliação dos seus funcionários. Para estar dentro de um dos Rankings GPTW é necessário atingir critérios específicos, como ter um CNPJ registrado dentro de um Estado ou CNAE dentro do setor.
A lista dos rankings obedece a ordem avaliativa, indo da melhor pontuação até a menos pontuada. Por isso, estar dentro de qualquer uma das listas de Melhores Empresas Para Trabalhar™ é sinal de prestígio e valorização humana.
Marcar presença, em diversos anos, em uma das listas é desafiador. E essa é a realidade da Souza Gomes Imobiliária, presente na lista de Pequenas Empresas no Ranking de Melhores Empresas Para Trabalhar™ em Minas Gerais por cinco anos consecutivos.
“Estar no pódio das Melhores Empresas Para Trabalhar em Minas Gerais repetidamente é ainda mais recompensador, porque espalha um trabalho conciso e perpétuo em como podemos deixar a rotina dos nossos funcionários mais leve, cuidando da saúde mental, recebendo treinamento, atenção e carinho”, relata Diogo.
Em 2024, a Souza Gomes Imóveis liderou a premiação entre as Pequenas Empresas. A premiação valoriza o trabalho realizado com foco em pessoas. “E, consequentemente, a empresa também cresce com o legado de funcionários felizes, capacitados e com alta performance”, conta Diogo.
Participar dessa lista é também um orgulho para a Souza Gomes, que sendo uma organização do interior coloca-se entre as Melhores Empresas Para Trabalhar em todo o Estado mineiro.
“A sensação é de orgulho, potência e superação. É muito recompensador ser uma imobiliária pequena, do interior de Minas Gerais, com apenas 52 funcionários, de um ramo tão tradicional e disputar com referências da capital, com aportes e times bem mais robustos que o nosso”, relata Diogo.
Isso demonstra que não importa o seu tamanho, sua localização ou seu setor. Ser um GPTW atravessa a valorização das pessoas, colocando a gestão humana como um foco estratégico.
A evolução no ranking até chegar ao topo
A Souza Gomes Imóveis começou sua trajetória no ranking de Melhores Empresas Para Trabalhar™ imediatamente no topo. De fato, no primeiro ano de GPTW a organização não participou do ranking, marcando presença nos cinco anos consecutivos.
Essa evolução é resultado de um trabalho apurado de aperfeiçoamento da gestão de pessoas a partir dos resultados obtidos pela Pesquisa de Clima GPTW.
“A partir do momento que priorizamos a melhoria constante do cotidiano dos funcionários e colocamos essa questão em uma pauta periódica de discussão, todos entendem e enxergam o que a empresa realmente faz de melhorias para esse fim”, conta Diogo.
Diversas ações foram realizadas a partir da análise apurada do clima organizacional: biblioteca, palestras sobre saúde mental, grupo de leitura, viagens de final de ano, treinamentos variados, grupo de corrida, festas trimestrais e ambiente de descanso são alguns dos projetos adotados.
Com o tempo, essas ações refletiram na pontuação e na “evolução da nossa posição no ranking, sem citar o intangível, que é proporcionar um espaço acolhedor, sem julgamentos e preocupado com o crescimento e conforto do outro tanto no âmbito profissional como pessoal”, conclui Diogo.
O Caso da Souza Gomes Imóveis e o Efeito GPTW
Além da evolução no ranking GPTW Minas Gerais, a Souza Gomes Imóvel vivenciou um protagonismo importante para o setor na região. Proporcionar escuta ativa aos funcionários aprimorou a gestão de pessoas, por meio de uma série de projetos.
Tais ações trouxeram impactos positivos para a organização: marca empregadora, inovação e pioneirismo no setor e reconhecimento do mercado são alguns dos casos.
Marca empregadora
Tendo o GPTW “como um norte sobre questões mais específicas sobre clima organizacional em geral”, como relata Diogo, a Souza Gomes impactou positivamente a força de sua marca empregadora na região.
“Quando fazemos uma seleção para corretor de imóveis ou funcionários do administrativo da imobiliária, percebemos um aumento frequente no número de cadastros no banco de talentos. Para corretores, por exemplo, temos 250 pessoas cadastradas. Esse número reflete uma marca empregadora forte, e a certificação de Melhor Empresa Para Trabalhar com certeza influencia nessa percepção de desejo”, afirma Diogo.
Pioneirismo no setor imobiliário regional
A participação na Jornada de Certificação e Ranking GPTW por parte da Souza Gomes Imóveis também marcou o pioneirismo na região. É uma nova forma de enxergar as pessoas corretoras de imóveis, não como concorrentes, mas aliadas.
“O mercado imobiliário ainda é, em pleno 2024, um setor que carece de profissionalização em diversos âmbitos, principalmente no que tange a gestão de pessoas. Em muitas imobiliárias, o corretor não é visto como uma peça-chave do corpo de colaboradores da empresa, e sim como um parceiro de negócios esporádicos e até mesmo concorrente”, relata Diogo.
Esse pensamento focado nas pessoas da Souza Gomes, de fato, impactou o mercado imobiliário. Mostrando que é possível ter uma gestão de pessoas, tornando-se uma empresa humanizada e estratégica, a qual proporciona resultado de negócios e humanos.
Redução no turnover e aumento no tempo de permanência
O impacto de uma empresa que preocupa-se com o sentimento de orgulho das pessoas afeta o desejo de permanecer.
Há diferentes fatores que fazem a pessoa permanecer dentro da organização. Segundo o Estudo das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar em 2023, o principal é “a oportunidade de crescer”.
Na Souza Gomes, o tempo de permanência afetou diretamente a rotatividade: “houve diminuição do turnover e aumento no número de colaboradores que completaram 5, 10 e 15 anos de casa”, relata Diogo.
Isso é possível quando a organização preocupa-se com a gestão de pessoas e utiliza a pesquisa de clima GPTW para coletar insights de melhorias.
O Caso da Souza Gomes aponta para o impacto do pioneirismo dentro do setor em uma região e como a preocupação com gestão de pessoas precisa ser articulada para todos os ambientes de trabalho.
Se você quer inovar e proporcionar uma experiência única para os seus funcionários, inscreva-se agora para a Jornada de Certificação e Ranking GPTW.