Investir na metodologia do Great Place To Work® para transformar a gestão de pessoas. O Caso da Tial mostra como o GPTW vai além da certificação, sendo uma ferramenta essencial para promover um ambiente de trabalho positivo.
Conquistar o selo GPTW é um momento de validação para as empresas. Em alguns casos, ela não vem no primeiro ano de aplicação, mas aplicar a pesquisa GPTW é o primeiro passo para transformar o ambiente de trabalho.
No Caso da Tial, narramos a história de uma empresa que investiu no resultado aprofundado da pesquisa de clima GPTW. Por meio desse diagnóstico, conseguiu transformar a gestão de pessoas e conquistar a validação como um Excelente Lugar Para Trabalhar.
Quem é a Tial?
A Tial é uma empresa fundada em 1986 no interior de Minas Gerais, na cidade de Visconde do Rio Branco. Foi a primeira brasileira a produzir bebidas a base de frutas, com 100% dos ingredientes naturais e sem aditivos químicos.
Atualmente, a empresa oferece 51 produtos, entre néctares, sucos 100% e outras bebidas de frutas e água de coco. Além do comércio brasileiro, a Tial também exporta suas bebidas e produtos para países como Portugal, Japão e Estados Unidos.
Com capacidade de produção de 96 milhões de litros por ano, a Tial é uma referência no mercado no Brasil e no mundo.
A Tial antes do Great Place To Work
A Tial tinha a prática de realizar pesquisas de clima, antes mesmo de fechar uma parceria com o Great Place To Work. Segundo Flávia Cristina Ribeiro Reis, Chief Human Resource Officer (CHRO) na Tial, “realizamos algumas pesquisas utilizando outras metodologias”.
Por meio dessas ferramentas, a Tial conseguiu ter uma visão geral sobre o clima organizacional. Entretanto, segundo Flávia, “percebemos que faltava profundidade nos diagnósticos e direcionamento claro para as ações”, indica a CHRO.
Flávia já conhecia a metodologia do GPTW, pois havia aplicado em empresas que havia trabalhado antes de chegar na Tial.
“Sempre considerei o GPTW uma ferramenta valiosa, pois oferece um diagnóstico profundo do clima organizacional e ajuda a alinhar ações de melhoria aos objetivos estratégicos da empresa”, afirma Flávia.
Flávia, portanto, tomou a decisão estratégica de trazer o GPTW para a Tial. Para ela, era fundamental que a pesquisa de clima pudesse trazer insights que impactaram diretamente todo o processo da gestão de pessoas, do desenvolvimento de liderança ao engajamento de talentos.
“Diferentemente das abordagens anteriores, a metodologia do GPTW se destacou por fornecer uma análise mais detalhada e estruturada, com indicadores que nos permitiram identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria com maior clareza”, afirma Flávia.
A participação é um fator fundamental para que a organização consiga receber a maior quantidade de feedbacks possíveis da sua equipe, ajudando a identificar os diferentes pilares da metodologia GPTW.
“O GPTW trouxe um diferencial ao engajar nossos colaboradores no processo, promovendo uma visão mais ampla e integrada de como o ambiente de trabalho impacta diretamente a experiência de cada pessoa na organização”, aponta Flávia.
Introduzir o GPTW na Tial foi uma “escolha estratégica”, segundo Flávia. Assim, seria possível fornecer para a gestão de pessoas informações cruciais para o desenvolvimento de um ambiente mais saudável e colaborativo.
O grande objetivo da Tial com o GPTW
A Tial aplicou a pesquisa do GPTW, pela primeira vez, em 2022. Nesta época, o objetivo era aplicar a metodologia GPTW para mapear todas as necessidades da gestão de pessoas.
“O objetivo principal era entender a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e identificar áreas que necessitavam de melhorias. Desde o início, a busca pela certificação era secundária”, relata Flávia.
O primeiro passo para se tornar um Excelente Lugar Para Trabalhar é ouvir os seus funcionários. Por meio da pesquisa GPTW é realizado um processo de escuta ativa, dando voz para todas as pessoas.
A Tial compreendia os valores e os ideais do GPTW, procurando-o para “escutar os colaboradores e usar esse feedback para desenvolver ações concretas que impactassem positivamente a cultura e os processos internos”, relata Flávia.
Embora o GPTW seja uma referência global quando se trata da certificação dos melhores ambientes de trabalho, ela vai muito além. A pesquisa GPTW é desenvolvida para avaliar diferentes dimensões, dando uma compreensão holística do clima organizacional.
Além disso, por meio dos resultados obtidos pela pesquisa GPTW, é possível estabelecer planos de ações, criando metas e objetivos para a evolução da gestão de pessoas. Foi esse o trabalho procurado e desenvolvido pela Tial.
Caso da Tial: a não certificação no primeiro ano de aplicação
Após a aplicação da pesquisa GPTW, muitas empresas anseiam pela certificação. Quando não há êxito imediato neste objetivo, a organização acaba frustrada. Entretanto, o selo GPTW é um reflexo do trabalho realizado pela gestão de pessoas.
A Tial chegou ao GPTW tendo isso em mente. “Tínhamos consciência de que não seríamos certificados nesse primeiro ano, e isso já estava alinhado com nossos objetivos iniciais”, aponta Flávia.
Então, porque a Tial fez um investimento no GPTW? Para conseguir aprofundar nas informações sobre o ambiente de trabalho. A Tial procurava a metodologia GPTW, capaz de oferecer tudo aquilo que eles ansiavam para a transformação da empresa.
“Sabíamos que, até aquele momento, as pesquisas realizadas anteriormente careciam de maior profundidade e que muitas ações ainda precisavam ser estruturadas e implementadas”, afirma Flávia.
Por isso, “o objetivo principal da primeira pesquisa do GPTW era obter um diagnóstico detalhado e confiável, que nos permitisse entender os principais desafios e construir um plano de ação sólido para promover melhorias significativas no ambiente de trabalho”, finaliza Flávia.
Mesmo com a aplicação de outras ferramentas de pesquisa de clima, Flávia sabia que havia uma deficiência na análise. Essa falta foi preenchida pelos resultados da pesquisa do GPTW.
“Investir na aplicação da pesquisa GPTW, mesmo com o receio de não ser certificada, foi uma decisão estratégica, porque enxergamos a pesquisa como uma ferramenta poderosa para orientar o desenvolvimento organizacional”, afirma Flávia.
Este investimento também representou um momento de mudança e compromisso da Tial para com todos os seus funcionários.
“O investimento representou um compromisso com a transparência e a valorização das pessoas, mostrando aos colaboradores que a empresa estava disposta a ouvi-los e agir com base em suas opiniões”, relata Flávia.
Esse reconhecimento por parte da Tial “fortaleceu a confiança e o engajamento, assim como gerou um ciclo contínuo de aprendizado e evolução impactando diretamente a cultura organizacional e a performance da empresa como um todo”, finaliza a CHRO.
Investir no GPTW é investir na gestão de pessoas
O receio de não conquistar a certificação GPTW no primeiro ano de aplicação é real para muitas empresas. Em alguns casos, apostam em ferramentas de pesquisa de clima organizacional como forma de termômetro antes de aplicar a pesquisa GPTW.
A história da Tial nos aponta para um fato: a metodologia GPTW é aprofundada e detalhada. Por isso, não há como ter certeza de que outras ferramentas vão preparar adequadamente a organização para ser certificada.
Mas, vale a pena investir no GPTW mesmo com receio de não ser certificada? Para a Tial, a resposta é sim.
“Sem sombra de dúvidas, a aplicação da pesquisa GPTW valeu muito a pena, mesmo sem a certificação no primeiro ano. O aprendizado e os insights gerados foram tão valiosos que a pesquisa, junto com seus desdobramentos, já entrou no calendário anual da empresa como uma prática fixa”, afirma Flávia Reis.
Apenas a metodologia do GPTW é capaz de conduzir a organização para uma conquista de certificação, afinal, ela oferece um diagnóstico completo sobre o clima organizacional.
“O diagnóstico detalhado nos permitiu identificar prioridades de melhoria, planejar ações mais efetivas e acompanhar a evolução do nosso clima organizacional ao longo do tempo”, aponta Flávia.
Na Tial, como em outras empresas, o GPTW acaba sendo “fundamental para fortalecer nossa cultura, aumentar o engajamento dos colaboradores e promover um ambiente de trabalho cada vez melhor, independentemente da certificação”, finaliza Flávia.
Por isso, investir no GPTW não é investir apenas na certificação e na validação das práticas de gestão de pessoas da sua empresa. É investir em uma pesquisa de clima capaz de orientar a transformação do ambiente de trabalho.
“Consideramos a riqueza de informações coletadas pela pesquisa GPTW um dos grandes diferenciais da metodologia. É, ao mesmo tempo, completo e de fácil compreensão, permitindo que tanto a liderança quanto os colaboradores entendam os resultados de forma clara”, conta a CHRO.
A importância do diagnóstico do GPTW
Por meio do diagnóstico do GPTW, foi possível criar diferentes planos de ação. Esse é o efeito GPTW nas organizações: por meio de dados e pesquisa, a transformação da gestão de pessoas torna-se uma realidade.
“Essa riqueza nos permite identificar padrões, tendências e áreas específicas de melhoria. É uma ferramenta que não apenas avalia, mas também orienta ações estratégicas de grande impacto para a gestão de pessoas e a evolução da cultura organizacional, finaliza Flávia.
A pesquisa do GPTW fez um mapeamento detalhado de todos os processos da Tial. Por meio do processo de escuta dos funcionários, foi possível compreender todos os fatores que influenciam o clima organizacional.
“A pesquisa GPTW nos forneceu dados valiosos que guiaram ações estratégicas, sendo uma das principais o trabalho de desenvolvimento de lideranças. Identificamos que muitos dos resultados da pesquisa estavam diretamente ligados à atuação dos líderes”, aponta Flávia.
No momento em que o diagnóstico do GPTW é gerado, a organização passa a elaborar planos de ação que atuam diretamente no problema.
Transformando a gestão de pessoas por meio da pesquisa GPTW
No Caso da Tial, após realizar os avanços necessários para a gestão de pessoas apontados na primeira aplicação da pesquisa de clima, na segunda aplicação, a certificação foi conquistada.
“No ano seguinte, alcançamos a certificação graças a um trabalho consistente e estratégico baseado nos aprendizados do primeiro ano. Após a primeira pesquisa, analisamos cuidadosamente os resultados, identificamos as áreas que precisavam de mais atenção e desenvolvemos um plano de ação focado nas prioridades”, relata Flávia Reis.
Todas as melhorias foram apontadas pelos funcionários, mostrando como o processo de escuta ativa é fundamental. Houve fortalecimento da comunicação interna, ações de reconhecimento, desenvolvimento de lideranças e iniciativas voltadas ao bem-estar e à valorização das pessoas.
“Essas mudanças começaram a gerar impactos perceptíveis no dia a dia, aumentando a confiança dos colaboradores no processo e no compromisso da empresa em ouvir e agir. O engajamento também cresceu, o que contribuiu diretamente para que atingíssemos o percentual necessário para a certificação”, conta Flávia.
No final das contas, a certificação “foi uma conquista coletiva que refletiu o esforço contínuo em fazer da Tial um ambiente ainda mais acolhedor e colaborativo”, finaliza Flávia.
Caso da Tial: inspiração para as empresas com receio de não serem certificadas no primeiro ano
A Tial é um verdadeiro exemplo de como a certificação é um resultado obtido a partir da evolução da gestão de pessoas. O principal objetivo é transformar o ambiente de trabalho para garantir um espaço saudável e seguro para todas as pessoas.
“Para as organizações que têm interesse em aplicar a pesquisa GPTW, mas temem não alcançar a certificação, nossa mensagem é clara: a certificação é importante, mas o verdadeiro valor da pesquisa vai muito além dela”, relata Flávia.
Por meio da pesquisa de clima do GPTW, a gestão de pessoas conta com uma ferramenta efetiva de transformação do ambiente de trabalho.
“Na Tial, sabíamos que não atingiríamos a certificação no primeiro ano, mas o diagnóstico detalhado que recebemos foi essencial para identificar prioridades e promover mudanças significativas”, aponta Flávia.
A experiência da Tial demonstra como a gestão de pessoas é um passo necessário para os resultados positivos no negócio. Afinal, é por meio do relacionamento e da confiança que a organização reduz suas taxas de rotatividade e aumenta a performance e o engajamento.
“O importante é enxergar a pesquisa como um ponto de partida, uma oportunidade de aprendizado e crescimento. O investimento vale a pena, pois os insights obtidos ajudam a construir um ambiente de trabalho mais saudável, engajado e alinhado aos objetivos estratégicos da organização”, finaliza Flávia.
Efeito GPTW na Tial
Conforme abordamos nos tópicos anteriores, a metodologia GPTW ofereceu para a Tial instrumentos necessários para detalhar o clima organizacional. Por meio das respostas oferecidas pelos funcionários, foi possível compreender os pontos fortes e as melhorias necessárias.
O diagnóstico GPTW ajuda nesta identificação, oferecendo dados e ajudando a organizar as prioridades para a gestão de pessoas. Transformar o ambiente de trabalho em um espaço seguro é um exercício contínuo, por isso, priorizar é fundamental.
Dentre as ações que foram desenvolvidas a partir da aplicação da pesquisa GPTW na Tial estão o desenvolvimento da liderança, a melhoria da comunicação interna e a alteração dos benefícios e ações de reconhecimento.
A Escola de Líderes
O Efeito GPTW transforma o ambiente de trabalho por meio de programas e estratégias criadas a partir do diagnóstico da pesquisa de clima. A Escola de Líderes, por exemplo, é um programa desenvolvido dentro da Tial a partir da identificação da necessidade de desenvolver suas lideranças.
“Em 2023, mais de 50 líderes participaram de capacitações focadas em temas como: cultura organizacional, comunicação efetiva, colaboração, escuta ativa, conversas difíceis, feedbacks construtivos e solução de conflitos em equipe”, enumera Flávia.
A partir da Escola de líderes, a Tial proporciona impactos também nos funcionários. Afinal, com lideranças mais efetivas, a performance e o engajamento dos times prosperam.
“Essas formações têm gerado um impacto direto no engajamento e na performance das equipes, promovendo líderes mais preparados para lidar com os desafios do dia a dia e fortalecer a experiência dos colaboradores”, afirma Flávia.
Melhoria no e-NPS
O e-NPS é um dos principais indicadores de clima organizacional. Ele metrifica o sentimento dos funcionários, qualificando se eles indicariam a empresa para pessoas próximas trabalharem.
Em muitas empresas, aumentar a satisfação dos funcionários é um verdadeiro desafio. Isso porque envolve uma série de elementos, como o feedback, a escuta ativa e a realização de programas e ações que dialogam com as necessidades das pessoas.
Após a primeira aplicação da pesquisa GPTW, em 2022, a Tial pode perceber a evolução do e-NPS. De 2022 para 2023, por exemplo, o aumento do e-NPS foi de 76%. Crescimento que só foi possível devido a leitura do diagnóstico do GPTW.
“Após implementar ações estratégicas derivadas da pesquisa, registramos um avanço significativo em 2023, com o eNPS tendo um aumento de 76%. Em 2024, mantivemos a evolução, alcançamos 41 pontos no eNPS, o que reflete um ambiente de trabalho mais engajador e um sentimento de pertencimento cada vez mais consolidado”, relata Flávia.
Redução da rotatividade
Existem diferentes motivos para fazer com que os funcionários permaneçam na sua organização. Mas há um grande motivo que o faz sair: ambiente de trabalho negativo.
Quando a organização escuta os funcionários e age — ativamente — sobre suas observações, necessidades e desejos, o turnover voluntário é diretamente impactado.
De modo geral, a rotatividade é reduzida. Podemos exemplificar essa história com o Caso da Tial. Desde a primeira aplicação da pesquisa GPTW, os impactos na rotatividade dos funcionários foram percebidos.
“Em 2022, o turnover médio era de 2,6%, refletindo alguns desafios relacionados ao engajamento e à retenção de talentos. Após implementar ações estratégicas baseadas nos resultados da pesquisa, conseguimos reduzir o turnover médio para 2,12% em 2023”, relata Flávia.
Para Flávia, “esses números reforçam como a pesquisa GPTW e as ações derivadas dela contribuem para fortalecer a confiança e o engajamento dos colaboradores”. Desta forma, os talentos passam a desejar ficar na organização.
Mudanças na comunicação interna, benefícios e reconhecimento
Os principais desafios mapeados pela pesquisa GPTW na Tial foram: comunicação interna, benefícios e reconhecimento. Esses três pilares do relacionamento com os funcionários afetam diretamente a satisfação.
Flávia relata que foram estabelecidos planos de ações para a comunicação, por exemplo houve um trabalho intenso para “garantir que as informações fossem mais claras, acessíveis e frequentes para todos os colaboradores”.
Na área dos benefícios, a Tial revisou o pacote oferecido “tornando-o mais alinhado às necessidades dos times”, conta Flávia.
Por fim, nas ações de reconhecimento, Flávia nos conta que foram implementadas iniciativas que “destacassem as contribuições dos colaboradores, valorizando ainda mais seu trabalho e impacto na empresa.
“Essas ações foram o ponto de partida para transformar a Tial, criando uma base sólida para as melhorias que continuamos a implementar nos anos seguintes”, finaliza Flávia.
Fortalecimento da marca empregadora
A Tial conquistou a certificação como um Excelente Lugar Para Trabalhar em 2023, em sua segunda aplicação da pesquisa GPTW. O selo trouxe impactos internos e externos, com o aumento do engajamento e sentimento de pertencimento dos funcionários e o fortalecimento da marca empregadora.
“A notícia da certificação foi recebida com muita alegria e entusiasmo pelos nossos funcionários. Foi um momento de grande celebração, pois simbolizou o reconhecimento de todo o esforço coletivo para transformar a Tial em um lugar cada vez melhor para se trabalhar”, conta Flávia.
Se a aplicação da pesquisa GPTW já havia garantido ganhos no engajamento e sentimento de pertencimento, essas características foram ainda mais intensificadas com a certificação.
“A certificação reforçou o orgulho dos colaboradores em fazer parte da Tial e aumentou a confiança no compromisso da empresa com a valorização das pessoas”, segundo Flávia.
Em termos de marca empregadora, a certificação também proporcionou ganhos. A Tial passou a atrair a atenção de mais pessoas, isso foi refletido no aumento de candidaturas na empresa.
“Observamos um aumento significativo no número de candidaturas, refletindo o fortalecimento da nossa atratividade como empregador. Este resultado consolida a Tial como uma empresa reconhecida por oferecer um ambiente de trabalho de excelência, alinhado às expectativas e valores dos profissionais que buscamos atrair”, finaliza Flávia.
Os planos futuros da Tial com o GPTW
O Caso da Tial está longe de ser encerrado. Segundo Flávia, a parceria com o GPTW é entendida como uma “ferramenta essencial para qualificar ainda mais a gestão de pessoas”. Isso significa que novos desafios serão encontrados — e superados — por meio de uma escuta ativa dos funcionários.
Isso nos mostra como a história da transformação do ambiente de trabalho não termina com a conquista da certificação. Na verdade, ela é um trabalho contínuo que deve ser levado à sério para proporcionar ações efetivas na vida dos funcionários.
“A pesquisa também funciona como um termômetro, orientando a gestão a adotar práticas mais inclusivas, transparentes e alinhadas à cultura organizacional. Ao integrar a pesquisa no planejamento anual, conseguimos construir uma gestão de pessoas mais estratégica e conectada com o propósito de transformar a Tial em uma das melhores empresas para se trabalhar”, relata Flávia.
Os planos futuros da Tial com o GPTW são, segundo Flávia, “ambiciosos e desafiadores”. O foco é performar em algum dos Rankings GPTW, que elege as Melhores Empresas Para Trabalhar™ em todo o país.
“Sabemos que alcançar esse objetivo exige muito esforço e consistência, mas estamos comprometidos em continuar fortalecendo nossa cultura organizacional e promovendo melhorias contínuas no ambiente de trabalho”, conta Flávia.
O Caso da Tial nos mostra como a parceria com o GPTW é muito mais do que uma validação por meio da certificação. É um processo de transformação metodológica da gestão de pessoas.
Se você deseja transformar o seu ambiente de trabalho em um espaço mais seguro e saudável para os seus funcionários, chegou o momento de fazer a sua história. Veja como aplicar a nossa pesquisa!