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16 janeiro, 2024 • 10:40

Os indicadores de clima organizacional facilitam o processo de captura da percepção das pessoas sobre trabalhar na empresa. Eles serão a chave para implementar melhorias a partir de medições claras e precisas dos resultados alcançados.

Tais métricas são adotadas como um sistema. Não há um número definitivo para capturar todas as dimensões do clima organizacional, mas parâmetros que, em conjunto, desenham o cenário existente na organização.

Conhecer os principais indicadores de clima organizacional é fundamental para garantir que a harmonia da empresa esteja preservada. Em espaços harmônicos, o desempenho e performance das pessoas são melhores, dando segurança e confiança para os colaboradores.

Os 16 principais indicadores de clima organizacional para monitorar

1. Turnover

A taxa de rotatividade é a movimentação nos quadros da empresa com a saída e contratação de pessoas. Esse indicador quantitativo pode ser traduzido na fórmula:

  • (admissões totais + demissões totais) ÷ 2 ÷ número total de pessoas nos quadros da organização x 100).

Ter uma rotatividade elevada é disfuncional para as empresas. Pode ser um sintoma de um ambiente de trabalho ruim, no qual as pessoas não veem benefícios em permanecer.

Além disso, a alta rotatividade  reduz o capital humano e gera despesas financeiras com admissões e rescisões.

2. Absenteísmo

Absenteísmo é a medição das ausências no trabalho. É um indicador que explica desafios de produtividade e ainda representa um sintoma de que o clima não está positivo na empresa.

O cálculo pode ser feito com a comparação de horas perdidas e contratadas:

  • (número de horas de trabalho perdidas ÷ número de horas que deveriam ser trabalhadas) x 100.

Alternativamente, é possível considerar apenas as horas perdidas sem justificativa. As ausências injustas revelam faltas, atrasos e saídas antecipadas, em vez de motivos alheios à sua vontade.

3. Produtividade

Os indicadores de clima organizacional positivos afetam a produtividade das equipes. Por isso, oscilações positivas ou negativas nesse indicador podem estar associadas à qualidade do ambiente de trabalho.

Medir a produtividade envolve a identificação de fatores de entrada (recursos) e saída (resultados). 

Por exemplo, um vendedor pode ter a produtividade avaliada pelo total de vendas (saída) dividido pelo número de atendimentos (entrada).

4. Qualidade de vida

A qualidade de vida influencia a saúde, motivação e bem-estar das pessoas. Na maioria, esse indicador está ligado ao contexto em que as equipes estão inseridas:

  • ambiente amigável;
  • relações positivas com colegas e lideranças;
  • carga de trabalho adequada;
  • adequação nas cobranças;
  • ergonomia no trabalho.

Sobre o tema, por ser um indicador qualitativo, a coleta de feedbacks e os formulários com escalas são soluções para entender a experiência das pessoas na empresa.

5. Comunicação interna

A linguagem utilizada nas comunicações oficiais e entre as pessoas nas equipes está entre os indicadores de clima organizacional. Cuidados com o impacto da linguagem, inclusão e diversidade e clareza das informações são relevantes atualmente para a informação ser entendida, e as pessoas sejam respeitadas e consideradas no processo.

Entre outros aspectos, você pode avaliar se as lideranças estão capacitadas para se comunicar com qualidade no dia a dia. Igualmente, é possível considerar a linguagem e o tom adotado pela empresa, que deve refletir os valores organizacionais. 

Ademais, a comunicação não violenta é uma competência relevante para desenvolver nas equipes.

6. Volume de retrabalho

O volume de retrabalho indica que as tarefas não alcançaram a qualidade esperada. Embora o resultado possa estar associado à capacitação, frequentemente fatores motivacionais, a colaboração entre as pessoas e o clima organizacional afetam o desempenho.

Uma pessoa insatisfeita com a sua função pode aumentar o volume de retrabalho do setor, por exemplo. É importante analisar o sentimento das pessoas para que essa questão seja solucionada.

7. Imagem institucional

A forma como a empresa é vista pelas pessoas está bastante associada às relações de confiança e experiência no trabalho. Mesmo um bom trabalho de marketing interno terá desafios se o discurso não estiver alinhado à realidade. Por isso, a imagem institucional é um dos principais indicadores do clima organizacional.

Receber a certificação como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar™, por exemplo, causa impactos direto na marca empregadora. Mostrando para o mercado que a organização passou por uma análise apurada de clima organizacional, sendo um ambiente de confiança e segurança — segundo os próprios colaboradores.

8. Condições do ambiente de trabalho

Uma dimensão central do clima organizacional são as condições de trabalho. Ambientes limpos, organizados e esteticamente agradáveis são influências positivas, como a sensação de bem-estar e satisfação, impactando a motivação e o humor das pessoas.

É importante garantir que todas as pessoas colaboradoras tenham a estrutura mínima necessária para desempenhar o seu trabalho. Ou seja, materiais, infraestrutura e espaços adequados.

Por estar entre os indicadores de clima organizacional qualitativos, as condições podem ser identificadas ouvindo as equipes. Feedbacks, questionários, canais para receber sugestões e entrevistas são exemplos de ferramentas para coletar esses dados.

9. Relacionamento entre líder e liderados

O comportamento das lideranças é um fator decisivo para que as pessoas gostem de trabalhar na empresa. Pesquisa divulgada pelo G1 mostra que 8 de cada 10 pessoas deixam a empresa devido à relação com a chefia.

Uma cultura de confiança é aquela na qual as pessoas confiam em seus líderes e nos seus pares, além de gostarem da empresa que atuam. Além disso, ela é a base para se tornar um Great Place To Work.

As avaliações e capacitações serão decisivas para melhorar esse aspecto do clima organizacional. É necessário que a liderança seja entendida como uma habilidade, capaz de exercer uma influência positiva nas equipes.

10. Integração entre departamentos

A colaboração é um indicador fundamental para demonstrar um bom clima organizacional. Em uma atmosfera positiva, as pessoas estão mais dispostas a se ajudar e compartilhar informações.

Nesse contexto, a procrastinação, a resistência e outras barreiras à integração entre departamentos podem ser um sintoma de que as pessoas estão descontentes ou insatisfeitas com seus trabalhos. 

É um indicador que possibilita a análise não apenas de equipes isoladas, mas das relações entre setores.

A elaboração de um processo de Onboarding é fundamental, pois apresenta para as pessoas colaboradoras toda a estrutura da empresa logo no início da vivência do trabalho. Investir em ferramentas de comunicação também é outro aspecto fundamental.

11. Possibilidade de desenvolvimento profissional

Segundo dados do Estudo das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar 2023, a “Oportunidade de crescimento” é a principal motivação para permanência dos colaboradores na empresa. 44% dos mais de 2.1 milhões de funcionários das 150 empresas GPTW apontaram essa afirmativa como a razão para permanecerem nas suas empresas.

Esse volume mostra como a possibilidade de desenvolvimento profissional é fundamental dentro das organizações. Superando questões como qualidade de vida (26%), alinhamento dos valores (16%), remuneração e benefício (12%) e estabilidade (2%).

Podemos afirmar, portanto, que as pessoas colaboradoras querem se desenvolver e crescer dentro da organização, basta oportunidade para tal.

12. Benefícios oferecidos aos colaboradores

A qualidade dos benefícios também é um indicador de clima organizacional decisivo. Esses incentivos precisam não apenas ser atrativos, mas também atender às necessidades reais das pessoas.

A educação está em alta, sendo um dos benefícios que a empresa pode ofertar para os colaboradores para além do salário.

Em 2023, dentre as 150 Melhores Empresas Para Trabalhar™, 76,7% afirmaram que oferecem bolsa de estudos para cursos de graduação ou pós-graduação, e 70,7% para cursos de idiomas.

Além disso, 67,3% das empresas têm uma universidade corporativa e 47,3% disponibiliza verba para que o funcionário use no programa de desenvolvimento que quiser. 

Associado com o indicador anterior, a educação é uma das maneiras que os trabalhadores têm para se desenvolverem e estarem aptos a alcançarem cargos maiores dentro das organizações.

13. Avaliação de aprendizagem

Ser capaz de desenvolver competências, manter as equipes atualizadas e gerar oportunidades internas afeta a motivação das pessoas e o clima organizacional. É importante entender a qualidade dos serviços oferecidos, tanto internos quanto de fornecedores.

14. Cultura de feedback

A cultura do feedback constrói relações de confiança com diálogos transparentes entre as pessoas. Cada uma pode saber o que as lideranças esperam do trabalho, comportamentos e atitudes na empresa, recebendo o apoio para se desenvolver.

Os colaboradores mais satisfeitos com a empresa são aqueles que recebem a maior quantidade de feedback ao longo do ano. É isso o que aponta o Estudo das Melhores Empresas Para Trabalhar 2023, na qual 93% dos colaboradores satisfeitos apontaram que recebem 4 ou mais feedbacks formais ao longo do ano.

15. Engajamento das pessoas

Outra métrica relevante para compreender o clima organizacional é o engajamento das pessoas que trabalham na organização. Essa avaliação pode ser realizada a partir do eNPS.

Esse indicador parte do questionamento se as pessoas indicariam a organização para terceiros de confiança, como amigos próximos e familiares. A seguir, conforme o resultado em uma escala de 0 a 10, identificamos o percentual de promotores, detratores e neutros no ambiente de trabalho.

A pesquisa costuma ser realizada por meios que assegurem o sigilo dos avaliadores. Além disso, traz um campo para que a pessoa possa explicar os pontos de satisfação ou insatisfação para a nota apresentada.

16. Reclamações trabalhistas

Um clima organizacional ruim pode se refletir em processos judiciais trabalhistas. As causas podem variar desde divergências sobre cálculos de verbas rescisórias até pedidos de indenização por ofensas, assédio, ridicularização, humilhações e outras condutas inadequadas no trabalho.

O que é escala de clima organizacional?

No contexto da pesquisa de clima, um desafio é organizar os dados para produzir informações úteis para tomada de decisão. Muitos indicadores são qualitativos, criando dificuldades para medições objetivas. Além disso, é preciso agregar os resultados de todas as avaliações em um único índice de clima organizacional.

Uma abordagem eficaz envolve a atribuição de notas a cada indicador, seguindo uma escala ponderada. Essas notas são então combinadas para permitir a comparação entre diferentes áreas ou times, facilitando a identificação dos padrões de clima e a correlação com tipos específicos de clima organizacional.

Para ilustrar, imagine as seguintes opções de avaliações para a relação com liderança, benefícios, oportunidades de crescimento e oferta de capacitação:

  • 5 — muito bom;
  • 4 — bom;
  • 3 — regular;
  • 2 — ruim;
  • 1 — muito ruim.

Podemos, a partir do questionário, traduzir dados qualitativos em números. Podemos usar a média dos resultados para desenhar a escala de satisfação com o clima organizacional. Como exemplo, considere os seguintes resultados:

  • liderança — 3;
  • benefícios — 3;
  • oportunidades de crescimento — 5;
  • oferta de capacitação — 2.

A média dos resultados apresentados seria 3,25, que, na escala, é considerado um resultado regular. Esse exemplo ilustra o funcionamento das pesquisas de clima. No entanto, lembre-se que, de acordo com estudos especializados e experiência, é possível chegar a questionários sofisticados para oferecer um retrato mais fiel da organização.

Quais os principais tipos de clima organizacional?

Os resultados de clima organizacional costumam ser distribuídos em três faixas.

Bom

Os resultados indicam que as pessoas estão tendo uma experiência positiva na organização. Geralmente, esse desempenho é caracterizado por um ambiente de trabalho colaborativo, boa comunicação, alto nível de engajamento e satisfação dos colaboradores.

Médio

Na faixa média, os dados apontam para uma experiência nem tão positiva, nem tão negativa. Pode indicar áreas onde há oportunidades de melhoria, como comunicação interna menos eficaz, algum nível de insatisfação ou desconforto entre os colaboradores, mas sem atingir níveis críticos.

Ruim

Essa faixa reflete resultados preocupantes: as pessoas estão tendo uma experiência negativa na organização. Pode indicar problemas sérios, como altos níveis de insatisfação, falta de confiança, baixo engajamento, ambiente de trabalho tóxico ou outras questões que impactam significativamente o bem-estar dos colaboradores.

Os indicadores de clima organizacional contribuem para que a gestão tenha clareza sobre a qualidade do ambiente de trabalho e a experiência das pessoas. Esses dados são fundamentais para identificar quais são as lacunas de desempenho, sendo o ponto de partida para implementar medidas corretivas e otimizar o desempenho da organização.

Agora que você já conhece as métricas mais importantes, complemente a leitura com o conteúdo “5 dicas práticas para melhorar o clima organizacional” e entenda quais mudanças podem fazer a diferença na sua empresa!

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