Um ambiente organizacional prestigiado pelas pessoas que trabalham na empresa traz diversas vantagens, e o selo GPTW é uma confirmação disso. Com a certificação GPTW, a empresa vê suas boas práticas reconhecidas pelo mercado e pode agregar atributos positivos à marca.
A perspectiva de conquistar a certificação também motiva as equipes de RH em busca de melhorias no ambiente de trabalho. Nesse momento, porém, podem surgir dúvidas sobre que práticas podem deixar a organização mais próxima do seu objetivo.
Neste conteúdo, explicamos como o selo GPTW funciona e oferecemos 5 dicas para quem deseja participar do processo. Prossiga!
O que é o selo GPTW?
A Jornada de Certificação GPTW é uma ferramenta para conhecer a empresa, a partir da percepção das pessoas que trabalham nela.
É importante entender que o selo fornecido pelo GPTW é fruto da avaliação das pessoas que vivenciam o ambiente de trabalho: o colaborador. Portanto, a tarefa de selecionar empresas e determinar se é um local bom não é nossa — até porque organizações perfeitas não existem.
Com essa avaliação, você pode identificar os pontos de melhoria e potenciais ainda não realizados, criando um ambiente de trabalho cada vez melhor.
À medida que a organização melhora a experiência no trabalho, os resultados vão ser capturados pela pesquisa de clima. Com isso, a empresa tem acesso ao segundo momento da jornada, que é o reconhecimento.
Ao atingir 70 pontos no Trust Index (índice de confiança) e a amostra mínima de respondentes, você pode obter a certificação GPTW.
É uma forma de sinalizar as características positivas da organização, que impactarão a atração e permanência de talentos, entre outros benefícios. Porém, não significa que a empresa é perfeita e não precisa atentar-se a pontos de melhorias.
O Trust Index avalia 5 dimensões que estão presentes nos excelentes ambientes de trabalho:
- respeito;
- orgulho;
- credibilidade;
- camaradagem;
- imparcialidade;
O papel do GPTW vai além de pesquisar e certificar empresas. Temos como missão transformar os ambientes de trabalho em um excelente lugar para todas as pessoas.
A ideia é que, em qualquer estágio que a empresa comece a jornada, consiga-se um plano de ação para promover melhorias após a pesquisa podendo ter acesso a benchmarking.
A partir da aplicação da pesquisa, você pode ter acesso ao conhecimento e experiência acumulados ao longo de mais de 25 anos, avaliando práticas de gestão dentro das melhores organizações. Por sua vez, o benchmarking traz as práticas que podem ser modelos para a empresa se inspirar e avaliar as atividades internas.
Como a certificação GPTW funciona?
A Jornada de Certificação GPTW começa com a escolha de uma solução adaptada ao tamanho e particularidades da empresa. Assim, por exemplo, existem opções diferentes para empresas com mais e menos de 30 pessoas contratadas, bem como de acordo com as personalizações de que a organização necessita.
Todo o acompanhamento do processo ocorre em uma plataforma online, chamada GPTW Connect. Nela, a empresa vai realizar o cadastro e agendar a pesquisa de clima organizacional, dentro de um prazo de até 6 meses.
As pessoas que trabalham na empresa devem ser comunicadas sobre as datas em que os questionários devem ser respondidos. Após o início da pesquisa, haverá 15 dias para que os respondentes preencham os formulários na plataforma.
Os resultados da pesquisa de clima organizacional formam um relatório completo com dados sobre os seguintes itens:
- adesão à pesquisa;
- benchmarking — comparação com as 150 melhores do país em cada quesito;
- demografia — alguns planos trazem os filtros por idade, gênero, cargo ou nível de atuação, que são importantes em empresas com mais pessoas.
Além do Trust Index, outros indicadores serão gerados, como Estágios da Liderança, IVR – Velocidade da Inovação e eNPS. Você deve verificar qual plano atende às características da sua organização, a fim de ter o melhor custo-benefício.
Ao final da pesquisa, sempre haverá um relatório para criar um plano de ação. Caso a empresa atinja os 70 pontos no Trust Index™ e tenha o número mínimo de respondentes, junto ao conhecimento, a sua empresa terá conquistado o selo GPTW, que é o reconhecimento da qualidade do ambiente de trabalho.
Quais são os benefícios da certificação GPTW?
A Jornada da Certificação é um caminho para entender o quanto os funcionários estão satisfeitos com o ambiente de trabalho e o quanto confiam na organização e nos líderes.
Ser um Great Place to Work diferencia as empresas, coloca uma estrelinha ao lado de sua marca, que sinaliza: aqui colocamos as pessoas no centro da estratégia.
Desse modo, percorrer essa trajetória trará inúmeros benefícios para a empresa. Confira, abaixo, algumas dessas vantagens!
Validar a cultura da empresa
Muitas empresas contam com valores organizacionais definidos, mas poucas traduzem isso no ambiente de trabalho. Nesse sentido, a certificação GPTW é uma sinalização de que o discurso é vivido na prática, pois se reflete no ambiente e na percepção das pessoas.
Criar fatores de atração e permanência de talentos
Para alcançar os 70 pontos na pesquisa de clima, a empresa precisa ter construído um ambiente de trabalho com bases sólidas e boas experiências. E o reconhecimento dessas práticas, junto às melhorias realizadas, potencializa o interesse em trabalhar na organização.
Melhorar o engajamento de time
Quando a empresa é um lugar em que vale a pena trabalhar, as pessoas tendem a se comprometer para continuarem na organização. Existem motivos para querer produzir, e isso se traduz no engajamento dos integrantes das equipes.
Ter o reconhecimento da marca
Os sentidos e associações ligados à imagem da empresa se tornam mais positivos com um selo GPTW.
Esse reconhecimento é externo e está há 25 anos avaliando um número cada vez maior de empresas que buscam ser um excelente lugar para trabalhar aos funcionários. Isso será um fator benéfico tanto à marca empregadora como à marca comercial.
Quais são as 5 dicas para quem vai participar do processo?
A empresa terá sucesso na Jornada de Certificação se ouvir seu time e, a partir desta escuta ativa, transformar suas políticas e práticas buscando o melhor caminho para todos.
Assim, é preciso adotar estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e colocar as pessoas no centro da organização.
Pensando nisso, separamos 5 dicas que farão a diferença durante a jornada de certificação. Saiba mais!
1. Estabeleça e fortaleça a cultura organizacional
A empresa deve assumir valores compatíveis com o mundo de hoje e que sejam vividos dentro da organização. Ao longo de mais de 25 anos dentro das melhores empresas para trabalhar, percebemos que 6 práticas, chamadas Pilares for All, são recorrentes nos ambientes de trabalho de excelência:
- valores;
- inovação;
- confiança;
- eficácia da liderança;
- movimento da liderança;
- maximização do potencial humano.
No GPTW, procuramos entender:
- o que torna a cultura da sua empresa única;
- quais são as suas singularidades e virtudes;
- como a organização oferece um ambiente de trabalho diferenciado para seus colaboradores.
A empresa pode encontrar a própria maneira de exercitar essas práticas, como fazer a integração dos colaboradores, criar canais para receber feedbacks, pensar medidas para retribuir o trabalho e capacitar as lideranças para darem o exemplo. Elas dão norte para você ter uma cultura mais forte para o mundo de hoje.
2. Invista na experiência das pessoas que trabalham na empresa
A Employee Experience corresponde ao conjunto de interações da pessoa ao longo de sua jornada dentro da empresa. Quem é bem recebido, vive boas relações no trabalho, tem líderes inspiradores e vê o trabalho reconhecido, por exemplo, terá uma percepção muito mais positiva sobre como é o trabalho na empresa.
Entre as tendências, estão os cuidados com a saúde e bem-estar das pessoas. Avaliar questões como a carga de trabalho, níveis de cobrança e respeito à vida pessoal são alguns dos pontos que podem melhorar a experiência.
Também é importante imaginar a jornada do colaborador como uma trajetória de crescimento. Dentro da proposta de valor da empresa, esse ponto é o que mais influencia o desejo de permanecer na organização.
3. Desenvolva as lideranças da empresa
A liderança é o principal ponto de contato da empresa com os integrantes das equipes. Segundo estudo recente da Gallup, a estimativa é que 70% das variações de engajamento de um time estejam relacionados à pessoa que gerencia o grupo.
Quem ocupa um cargo à frente das equipes precisa ir além da performance individual e impactar positivamente as demais pessoas. Isso ocorre quando, junto às competências técnicas e capacidade de realização, existem competências que facilitam as relações humanas.
Comunicação, promoção da diversidade e inclusão, inovação, capacidade de aprendizado e gestão emocional são algumas das competências de liderança que vão fazer a diferença. Logo, podem ser o alvo do desenvolvimento de lideranças.
4. Construir ou fortalecer a cultura de confiança
A construção ou fortalecimento da cultura de confiança é um dos pontos mais importantes para sustentar vínculos dentro da empresa.
Se os colaboradores e colaboradoras têm uma relação segura, confortável e confiável com o resto da equipe, o ambiente organizacional torna-se um ótimo lugar para trabalhar, e um dos motivos disso é o livre espaço para expor ideias e questionamentos.
Lembrando: o selo GPTW é dado com base na avaliação dos funcionários. Portanto, promover relações de confiança é essencial no desempenho da empresa.
5. Trabalhe a comunicação organizacional
A empresa deve usar uma linguagem adequada para falar com as pessoas. Essa comunicação precisa representar o espírito, os valores e o tom de voz da organização, ajudando a caracterizar a cultura.
Sem contar que é importante ter clareza e assertividade nos momentos de abordar os integrantes das equipes. Ruídos de comunicação, como fofocas, mentiras e boatos, podem prejudicar a percepção das pessoas sobre a empresa. Imagine o que aconteceria se surgisse um boato de que alguém seria demitido?
A linguagem também deve ser humanizada e respeitosa. Mesmo em momentos desafiadores, como conceder feedbacks negativos e cobrar mais empenho das pessoas, a empatia deve estar presente nas abordagens, especialmente pelas lideranças.
Da mesma forma, lembre-se de escutar as pessoas que trabalham na empresa. Quem vivencia na pele as condições do ambiente de trabalho pode ter excelentes feedbacks para melhorar o bem-estar interno.
Aliás, a pesquisa de clima organizacional é uma das maneiras para fazer isso. Mesmo quando em um primeiro momento a empresa não alcança a pontuação para receber o selo GPTW, o conhecimento adquirido direciona as mudanças que precisam ser realizadas.
Em síntese, o processo de certificação GPTW é um reconhecimento dado, a partir da avaliação dos funcionários, para as empresas bem-sucedidas em criar um excelente ambiente de trabalho. Ao ter interesse genuíno em cuidar das pessoas e boas estratégias de comunicação sobre as melhorias realizadas, você aumenta as probabilidades de receber boas avaliações e conquistar o selo que valida as práticas de gestão de pessoas.
Que tal dar o primeiro passo para o seu reconhecimento? Saiba mais sobre a Jornada de Certificação e seja reconhecido como um excelente lugar para trabalhar!