Apesar de já ser uma realidade, a transformação digital ainda é vista como um desafio por profissionais de RH, que estão vivenciando o surgimento de novas necessidades e precisam assumir um novo posicionamento na empresa, passando a ser um RH protagonista.
No entanto, essa não é uma jornada simples de se trilhar. Afinal, quais são as novas necessidades do mercado? Como desenvolver uma nova postura na empresa? O que é preciso para ser percebido como um setor de alto impacto?
Aqui, nós vamos te apresentar o que é ser um RH protagonista, como você pode desenvolver esse posicionamento na empresa e como o GPTW pode ajudar.
Aproveite o conteúdo!
O que é ser um RH protagonista?
Nós podemos visualizar uma empresa a partir de dois tipos de personagens: os coadjuvantes, que fazem parte da história com pequenas participações, e os protagonistas, que desempenham um papel de destaque e transformam os rumos da trama.
Do mesmo modo, em uma organização, podemos classificar os setores da empresa entre protagonistas e coadjuvantes. Em outras palavras, os que escolhem participar da história, e os que assumem o papel de gerar mais e melhores resultados.
Ser um RH protagonista significa abandonar a postura de “esperar que as coisas aconteçam” para adotar o comportamento de gerador e potencializador de resultados.
Esse é o comportamento mais buscado dentre profissionais de RH, que, com a aceleração da transformação digital, buscam fortalecer a marca empregadora e obter um diferencial competitivo no mercado.
Como ser um RH protagonista?
O primeiro passo para ser um RH protagonista está em realizar a análise do seu posicionamento atual.
Busque entender qual percepção colaboradores e setores da empresa têm sobre a atuação do RH, quais resultados esse setor já apresentou e quais as principais dificuldades no alcance de objetivos.
Analisando esses pontos iniciais, o próximo passo é definir o posicionamento desejado. Para isso, você pode responder a algumas perguntas:
- o que colaboradores e lideranças esperam do setor de RH?
- como podemos atuar para sermos reconhecidos como RH protagonista?
- qual a missão do setor e como ela está alinhada com os objetivos estratégicos?
Também existem algumas ferramentas que poderão facilitar o processo, como a aplicação da Matriz SWOT.
Conhecida por sua aplicação em planejamentos estratégicos e diagnósticos organizacionais, a matriz permite que você realize a identificação dos principais aspectos do setor, sendo dividida em:
- Forças: o que diferencia o setor e principais qualidades;
- Fraquezas: onde é preciso melhorar;
- Oportunidades: situações externas ao setor ainda não foram exploradas;
- Ameaças: quais problemas na empresa podem afetar a atuação.
Além disso, alguns comportamentos podem viabilizar a atuação estratégica do setor. Confira os principais a seguir.
Estude a estratégia da empresa
Para ser protagonista, é preciso conhecer o palco, o enredo da obra e entender como a sua participação pode agregar e se destacar no espetáculo.
Em uma empresa, isso significa que profissionais de RH devem estar por dentro da estratégia e saber como a sua atuação pode contribuir e transformar os resultados do negócio. Mas como visualizar a área na estratégia organizacional?
Uma metodologia que pode auxiliar nessa análise é o balanced scorecard, que divide a empresa em quatro perspectivas que trabalham com indicadores e objetivos, dispostas da seguinte forma:
- clientes;
- financeiro;
- processos internos;
- aprendizagem e crescimento (pessoas).
O ponto alto do modelo é o alcance dos objetivos e metas financeiras. Mas para que sejam atingidos, é preciso cuidar da base de toda a estratégia da empresa: seus colaboradores.
Por meio dessa visualização, fica mais simples entender onde o RH está posicionado na estratégia e como as suas ações estão relacionadas com os objetivos.
Busque a prevenção
Uma das principais características de um RH protagonista é o intraempreendedorismo. Ou seja, assumir uma postura de proatividade, inovação e criatividade nas rotinas da empresa.
Isso significa que a área de recursos humanos não deve esperar o surgimento dos problemas para que a sua atuação seja solicitada. É preciso estar pronto para identificar e tratar as situações antes que elas cresçam e sejam ainda mais difíceis de gerenciar.
Por isso, além das ações corretivas, um setor protagonista busca se posicionar com a elaboração de estratégias preventivas.
Não quer dizer que o setor deve ter uma “bola de cristal” ou buscar adivinhar o que pode acontecer, mas utilizar ferramentas como People Analytics e interpretar dados da empresa para gerar soluções.
Atue como mentor de lideranças
Como os demais setores de uma organização, o RH é especialista em temas específicos, relacionados a aspectos como gestão, liderança, cultura e engajamento de equipes.
O setor compreende com maior profundidade o porquê de alguns comportamentos serem menos produtivos do que outros, quais as suas causas e efeitos e por onde seguir em determinadas situações.
Por isso, RH protagonista é mais que um observador de lideranças e orientador pontual. Ele atua como um mentor que guia e desenvolve as habilidades e competências ideais para líderes e equipes.
Assim, mais do que dar apoio, profissionais de RH devem desenvolver estratégias de capacitação para que líderes e futuras lideranças saibam como aplicar técnicas de desenvolvimento de pessoas em situações, como:
- feedbacks;
- avaliações de desempenho;
- planos de desenvolvimento;
- despedidas de colaboradores.
Desse modo, a área de recursos humanos deve ser percebida também como a formadora de outros protagonistas na empresa.
Invista em conhecimentos generalistas
Para ser estratégico, é preciso conhecer as dores, processos e necessidades dos setores da empresa. Isso significa que o profissional protagonista deve buscar conhecimentos diversos e que vão além do setor de RH.
Com uma formação generalista, o RH pode desenvolver a visão sistêmica da empresa e terá dados mais precisos sobre onde, como e quando é possível atuar na proposta de soluções.
Além disso, o conhecimento generalista permite que outros setores da empresa sintam uma maior confiança em compartilhar suas dificuldades com a área de recursos humanos.
E para desenvolver a visão generalista, profissionais de RH podem investir em diversas ações, como:
- capacitações;
- integrações com setores;
- ciclos de rotação de atividades;
- participação em reuniões com outras áreas.
Aqui, o foco principal é buscar experimentar outras atribuições e vivenciar a rotina dos setores.
Conheça seus clientes
Por fim, para ser um RH protagonista, profissionais da área devem buscar conhecer as necessidades de seus clientes principais: as pessoas.
Este comportamento já tinha um papel essencial na empresa, mas agora ele deve ser visto como uma necessidade emergencial, especialmente devido à onda de demissões voluntárias que vem alertando o mercado nos últimos tempos.
Ao buscar entender os desafios e necessidades das pessoas, profissionais de RH poderão elaborar estratégias que promovam a qualidade de vida no trabalho e ações que possam ser vistas como um fator de permanência na empresa.
Dessa forma, uma das ferramentas que podem viabilizar o recolhimento de informações sobre a percepção de colaboradores é a pesquisa de clima.
Afinal, qual o impacto da transformação digital no RH?
Como visto, a atuação protagonista do RH gera um diferencial competitivo para a empresa e promove ações que estimulam a manutenção de talentos e seu desejo de permanecer na empresa.
Em meio à transformação digital, esse posicionamento é ainda mais necessário para o alcance de resultados. Com o crescimento dos modelos de trabalho híbrido e remoto, além das ferramentas digitais, profissionais de RH precisam estar mais conectados com as novas possibilidades e melhorias em sua atuação.
Recrutamentos inteligentes, capacitações mais elaboradas, análise de dados e mudanças de processos já não são uma expectativa, mas uma realidade para as empresas que buscam um melhor posicionamento no mercado.
Assim, dentre tantas mudanças, a melhor escolha é buscar o apoio, como do GPTW, que conta com mais de 25 anos de experiência em transformar os ambientes de trabalho.
Para ser um RH protagonista, é necessário ter uma empresa experiente auxiliando nos bastidores. Entre em contato e conheça as soluções do GPTW.