As tendências de liderança mudam ao longo do tempo. O comando autocrático já não é compatível com as expectativas atuais de pessoas e organizações. A inserção da inteligência artificial passa a ganhar mais e mais espaço.
Segundo o Relatório de Tendências 2024 do GPTW®, as empresas enfrentam desafios como inovação, diversidade e inclusão, saúde mental e integração de novas tecnologias. Desenvolver lideranças é uma prioridade para 90% das organizações e as competências mais valorizadas são a empatia e a gestão humanizada.
Para entender o perfil de liderança que impulsiona os resultados, continue a leitura. Preparamos um panorama completo para destacar a necessidade de novas competências nas posições-chave das empresas. Vamos lá?
As tendências de liderança para sua empresa ficar atenta
As competências e experiências humanas são a base do sucesso nos negócios. Desejamos equipes com talentos diversificados para enfrentar mudanças rápidas, competitividade no mercado e necessidade constante de inovação.
A liderança desempenha um papel estratégico nos negócios ao formar equipes competentes e engajar as pessoas.
Estudos sobre o ambiente de trabalho global e engajamento, realizados pelo Gallup, retratam o impacto da liderança nos negócios:
- 70% das variações de engajamento estão relacionadas à liderança do time;
- 81% menos absenteísmo;
- 14% mais produtividade;
- 18% menos rotatividade de pessoal em organizações com alta rotatividade;
- 43% menos rotatividade de pessoal em organizações com baixa rotatividade;
- 10% melhor em avaliações de satisfação do cliente;
- 18% mais vendas;
- 23% mais lucro.
Desenvolver pessoas capazes de despertar o engajamento gera resultados concretos para as empresas. As tendências de liderança apontam para uma abordagem menos autocrática, priorizando a gestão humanizada e empática.
O comportamento autocrático é caracterizado pela centralização excessiva e cadeia de comando. Embora adotado no passado, já não consegue lidar com a competitividade atual.
Pessoas verdadeiramente engajadas são mais produtivas, vendem mais e geram lucros mais expressivos. Explore as competências humanas que são tendências de liderança nesse novo momento!
Empatia
Empatia é essencial para uma gestão humanizada. Ao se colocar no lugar dos outros, compreendemos a pessoa além do colaborador.
A liderança empática afasta a gestão autocrática. Podemos contribuir para um ambiente de trabalho mais acolhedor e colaborativo. O foco em comando e centralização é redirecionado para uma gestão mais humanizada.
Comunicação
Uma comunicação clara e eficaz alinha a equipe aos objetivos da empresa. Lideranças que se comunicam bem evitam mal-entendidos, promovem um ambiente de transparência e uma cultura de confiança.
A comunicação precisa ser efetiva. Ao mesmo tempo, deve demonstrar uma preocupação genuína com as pessoas.
O feedback, verdadeiro e focado em ajudar, é fundamental. É preciso diálogo para cada pessoa agir de forma alinhada à cultura e aos objetivos organizacionais.
Resiliência
A resiliência permite que lideranças e equipes superem adversidades e se adaptem rapidamente às mudanças. Vivemos um cenário de tecnologias emergentes, novas gerações e oscilações do mercado. O contexto requer uma mentalidade de crescimento e disposição para adotar novas práticas.
O autocuidado é fundamental. A saúde física e mental faz toda a diferença. Humor, disposição, motivação e engajamento não são aspectos a serem cuidados apenas no grupo, mas também nas lideranças.
Inovação e criatividade
Inovação e criatividade impulsionam o crescimento e a competitividade da empresa. Essas habilidades precisam de um ambiente fértil para se desenvolver.
Lideranças aceitam os riscos de testar novas ideias e enxergam o potencial nos erros como parte do processo. Incentivam novos jeitos de fazer as coisas e sentem-se felizes pelo protagonismo dos integrantes da equipe.
Para o processo ser bem-sucedido, o apoio deve vir da própria cultura da empresa, declarada em seus valores organizacionais. Do contrário, a gestão não estará respaldada para incentivar a criatividade das pessoas.
Capacidade de delegar
Chegar a uma posição de liderança exige entregas expressivas. Porém, uma vez no cargo, o desafio é fazer o time produzir, ao invés de focar apenas no desempenho individual.
As lideranças precisam saber delegar. Atribuir tarefas permite que as pessoas contribuam com suas competências e experiências.
De pouco adianta contratar talentos, se as equipes não podem empregar essas competências para contribuir com a empresa. É importante dar autonomia, com responsabilidade, para obter o melhor do time.
Honestidade
A cultura de confiança é um pilar para o engajamento no trabalho. Oferecer feedbacks, ser sincero sobre expectativas e cumprir com a palavra são atributos de ética e honestidade. Eles desenvolvem lideranças admiráveis, que motivam e engajam a equipe pelo exemplo.
Engajar as pessoas envolve reciprocidade. As pessoas dedicam mais tempo, esforço e comprometimento à medida que veem retorno do investimento.
O retorno não é apenas financeiro, mas de bem-estar, bons relacionamentos e um clima organizacional.
Não por acaso, 8 de cada 10 pessoas pedem demissão devido às relações com a gestão. As tendências de liderança apontam para o abandono de práticas autocráticas.
Comprometimento
O discurso é importante para incentivar comportamentos nas pessoas. Contudo, mais importante ainda é a personalidade cativante e o exemplo oferecido pela gestão.
As atitudes das lideranças devem refletir o que desejamos na empresa. Se desejamos pessoas engajadas e comprometidas nos times, a liderança precisa expressar esses valores em suas atitudes. Assim, essas qualidades farão parte da cultura da empresa.
5 tendências de liderança para 2024
As tendências de liderança destacam as competências humanas como chave para solucionar desafios atuais de negócios. Atualmente, o caminho para ser mais competitivo e potencializar os lucros, é a atuação sustentável e com visão de longo prazo.
1. Diversidade e inclusão
Promover a inclusão e diversidade nas empresas é um desses desafios. As lideranças colaboram para construir ambientes de trabalho saudáveis e inclusivos.
No estudo de Tendências de Gestão de Pessoas 2024, 66,8% das empresas considerarem o tema estratégico. No entanto, engajar a liderança ainda é o principal desafio de D&I apontado pelas organizações.
O tema deve estar na pauta de desenvolvimento. À medida que se aprofundam sobre o assunto e enxergam benefícios concretos da pluralidade de ideias no ambiente de trabalho, a tendência é o aumento da adesão das lideranças.
2. ESG
No estudo de Tendências de Gestão de Pessoas 2024, outro padrão identificado é o reconhecimento da relevância da liderança ESG. Para 22% das pessoas, o desenvolvimento de lideranças é essencial para promover práticas ambientais, sociais e de governança mais adequadas.
Essas práticas estimulam e, ao mesmo tempo, dependem da inovação. À medida que novos requisitos são estabelecidos para as organizações, as mudanças internas precisam ocorrer para se adequar ao ambiente de negócios.
Por isso, como estão à frente da inovação nas equipes, as lideranças também exercem um papel essencial para uma organização mais responsável. Sem contar que as próprias relações de trabalho, mais adequadas aos direitos humanos e bem-estar das pessoas, é uma política social relevante.
3. Gestão de times híbridos
Buscar a efetividade em modelos de trabalho mais flexíveis também é uma tendência de liderança. As pessoas precisam se manter engajadas e alinhadas no trabalho, sendo auxiliadas a lidar com os desafios por suas lideranças.
Hoje, equipes híbridas fazem parte do dia a dia das empresas. Embora tenha sido impulsionado no período de restrição das atividades presenciais, o trabalho remoto se consolidou como uma alternativa para as empresas.
Lidar com os desafios da distância e não convivência, como saúde mental, colaboração e produtividade, é uma das tendências de liderança. A gestão precisa buscar caminhos alternativos para que as pessoas se sintam acolhidas e vivenciem uma boa experiência física e remotamente.
4. Futuro do trabalho com IA
A inteligência artificial é uma ferramenta complementar, potencializando as capacidades humanas e promovendo a eficiência e inovação contínua. Contudo, diante de tantas mudanças, é natural que as pessoas tenham medo e criem resistências.
Para conciliar o interesse em elevar a produtividade com os desafios naturais do processo, as tendências de liderança apontam novamente para um olhar humanizado. Empatia, resiliência e escuta são cuidados decisivos para as pessoas conseguirem transitar para as novas tecnologias.
5. Inovação
A mentalidade da liderança pode acelerar ou desacelerar os processos de inovação. Quem está à frente do time influencia o sistema de incentivos que motiva as pessoas a adotarem novas práticas.
É a atuação da liderança que define:
- se o time será reconhecido pela inovação;
- se os erros serão aceitos como parte do processo de negócios;
- se os projetos receberão suporte adequado.
A criatividade tende a surgir nesse contexto de trabalho amigável a mudança. Se as pessoas precisam assumir sozinhas os riscos e não são recompensadas pelos acertos, dificilmente estarão engajadas em algo novo.
Como o GPTW ajuda a avaliar a liderança na sua empresa
As empresas podem estar em diferentes estágios em relação à adoção das tendências de liderança. É importante conhecer as pessoas e o ambiente de trabalho no qual as equipes estão inseridas, levantando as particularidades da empresa.
A Certificação GPTW é um reconhecimento para as empresas que construíram excelentes lugares para trabalhar. Também é um caminho de apoio e suporte para você promover mudanças e aproveitar oportunidades de melhoria.
Na jornada da certificação, as empresas são avaliadas pela perspectiva das pessoas. Isso ocorre com a Pesquisa de Clima Organizacional Trust Index ™, em que entendemos o ambiente de trabalho e como ele afeta as pessoas.
Os estágios de liderança são um tema-chave nessa avaliação. Ouvindo as pessoas que trabalham na sua empresa, o GPTW identifica o perfil das lideranças.
Você adquire dados concretos sobre as lacunas existentes. Logo, pode implementar melhorias e aproveitar oportunidades, estabelecendo objetivos claros para se afastar dos modelos autocráticos e promover uma gestão humanizada.
As tendências de liderança auxiliam na construção de um excelente ambiente de trabalho e na superação de desafios. Por isso, desenvolver pessoas para as posições-chave, incorporando uma gestão mais humanizada, empática, resiliente e inovadora à cultura da empresa, é essencial nos dias de hoje.
Agora que você já se aprofundou um pouco mais sobre as novas competências de liderança, aproveite a sua visita para conferir nosso conteúdo exclusivo sobre os estágios de liderança.
1 comentário
Muitíssimo interessante