
Desde que o RH deixou de ser um departamento burocrático e assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento do capital humano, surgiram uma série de desafios para os gestores. Um dos mais atuais é despertar o sentimento de pertencimento nas empresas, você sabe a importância desse tema?
Os sintomas que demonstram que é hora de pensar no senso de pertencimento podem ser vistos em muitos indicadores de RH, como: talentos saindo da empresa, baixo engajamento nas atividades e dificuldades de bem-estar no trabalho
Quer saber mais? Então, continue lendo este conteúdo. Ao longo do texto, vamos tirar o senso de pertencimento do papel com 6 dicas para desenvolver essa relação com os seus colaboradores. Não deixe de conferir!
O que é senso de pertencimento?
O sentimento de pertencimento é uma ligação psicológica entre colaborador e empresa, em que o funcionário se vê como parte de uma comunidade. Assim, a organização deixa de ser apenas outro lado de uma relação de serviços, tornando-se um grupo social cuja unidade e permanência fazem sentido para os seus membros.
Nessa comunidade, as pessoas criam vínculos de lealdade, respeito e confiança. Portanto, o grupo deixa de atender apenas às necessidades básicas, como obter o salário e passa a satisfazer os colaboradores de formas complexas, por exemplo realização pessoal e conquista da estima dos colegas.
Por isso, o sentimento de pertencimento traz inúmeros benefícios para as empresas, como:
- fazer com que os talentos queiram permanecer na empresa;
- transformar funcionários em defensores da organização;
- engajar as pessoas para que se comprometam com os objetivos da empresa;
- aumentar a satisfação das pessoas, influenciando o seu bem-estar.
Por que as empresas precisam gerar esse sentimento nas pessoas?
O engajamento e o clima organizacional são altamente dependentes do senso de pertencimento. Logo, esse é um dos principais elementos de um ambiente de trabalho positivo e saudável.
Quando as pessoas se sentem verdadeiramente pertencentes, a tendência é que os vínculos entre as equipes se fortaleçam. Em partes, isso se deve à criação de um espaço baseado em confiança e colaboração.
Ao mesmo tempo, cada pessoa colaboradora se enxerga como uma parte relevante de toda a engrenagem do negócio. Com isso, a tendência é observar uma melhora no desempenho organizacional.
Um estudo da Harvard Business Review ajuda a demonstrar, em números, a importância de desenvolver esse sentimento. Em geral, empresas com uma elevada percepção de pertencimento alcança resultados como:
- aumento de 56% da performance;
- redução de 50% do risco de turnover;
- diminuição de 75% no número de dias de licença por doença;
- aumento de 167% na satisfação dos profissionais.
Diante desses dados, fica fácil perceber que desenvolver o senso de pertencimento não é só uma prática humanizada. Essa também é uma forma de obter vantagens competitivas importantes, especialmente diante da necessidade de atrair e engajar bons talentos.
O sentimento de pertencimento, portanto, afetará positivamente diferentes aspectos organizacionais, conforme detalharemos abaixo.
Permanência de talentos
Para reduzir os pedidos de demissão, o senso de pertencimento nas empresas integra a Employee Value Proposition (EVP), que corresponde à proposta de valor ao colaborador que uma empresa proporciona.
Assim, além de salário e benefícios, podemos trazer a cultura e os valores organizacionais, gerando identificação para a oferta dirigida ao funcionário.
Com isso, proporcionamos um melhor ambiente para as pessoas, o que impacta diretamente nos resultados do negócio e, consequentemente, torna a empresa mais competitiva.
Engajamento dos colaboradores
Se a organização atende às necessidades mais complexas dos profissionais, eles estarão mais dispostos a investir suas competências e comprometimento na empresa. Com isso, se constrói a reciprocidade necessária para gerar a motivação e o orgulho de fazer parte.
Funcionários como promotores da empresa
Além disso, a empresa vai garantir que os profissionais continuem com uma atuação coesa, baseada em convergência de valores e interesses. Desse modo, tentarão fazer com que o grupo social não se desfaça ao longo do tempo.
Ambas as características se refletem no eNPS, pois os profissionais assumem uma postura de defender as organizações da qual se sentem parte. Logo, haverá um aumento dos promotores da empresa em relação aos neutros e detratores.
Bem-estar dos colaboradores
Com o bem-estar, os colaboradores veem mais significado no trabalho e contam com relações mais amistosas. Desse modo, o pertencimento influencia a sensação no trabalho, especialmente nos aspectos ligados à saúde mental e satisfação do colaborador.
12 dicas para construir o sentimento de pertencimento na empresa
O sentimento de pertencimento está ligado à capacidade da organização de satisfazer as necessidades e desejos dos colaboradores. Para isso, precisamos promover a estima entre colegas e empresa, bem como a autorrealização dos colaboradores.
1. Escute as pessoas
A escuta ativa é essencial para desenvolver o senso de pertencimento. Essa ação envolve mais que apenas ouvir as pessoas: o foco deve estar em compreender, acolher e agir com base no que é compartilhado.
Ao mesmo tempo, escutar as pessoas não deve se resumir às participações em reuniões ou à realização de pesquisas de clima organizacional — embora elas também sejam importantes. Em vez disso, o ideal é criar espaços seguros para a expressão e comunicação das pessoas.
Isso significa ter um ambiente que transmita confiança para que as pessoas possam dar ideias e apresentar sugestões de melhorias. É essencial que as pessoas não tenham medo de julgamentos ou represálias, pois é isso que permite que elas falem de forma genuína.
2. Promova a participação dos colaboradores
Ter uma gestão mais democrática e ouvir os colaboradores é o primeiro passo. Com isso, demonstramos a importância das pessoas, suas demandas e ideias, para a organização. As formas de escutar os colaboradores são bastante variadas:
- avaliação de desempenho do líder;
- caixas de sugestão;
- pesquisas de satisfação;
- pesquisas de clima organizacional;
- reuniões de equipe ou “one on one”.
Ademais, você deve ficar atento ao comportamento dos líderes. Quem está à frente do time é o contato imediato da administração com a equipe. Assim, se houver vínculo de confiança e lealdade, as pessoas podem estar mais dispostas a se abrir e sugerir melhorias para gestão.
3. Pratique o endomarketing
O marketing interno também é uma medida importante. Com ele, realizamos a comunicação com funcionários, adotando técnicas e estratégias para promover o envolvimento do colaborador com a organização. Veja alguns exemplos:
- usar o storytelling para expressar a história da empresa de modo que as pessoas se identifiquem;
- celebrar momentos importantes para o colaborador, como aniversários, promoções, datas comemorativas etc.;
- fornecer brindes e materiais temáticos durante o onboarding;
- fazer eventos para promover o senso de pertencimento e unidade na equipe.
Por isso, o endomarketing deve estar alinhado aos valores organizacionais. Afinal, quando a pessoa se vê representada pela empresa, as chances de desenvolver o sentimento de pertencimento naturalmente serão maiores.
4. Desenvolva pessoas
Ter planos de desenvolvimento para os colaboradores é uma demonstração de consideração pelos objetivos individuais. Dessa forma, a empresa oferece a oportunidade de crescimento para o funcionário e humaniza a relação.
O que é uma necessidade diferente dos recursos materiais e financeiros. Ademais, para reforçar o desenvolvimento, use recrutamentos internos e planos de sucessão, valorizando os colaboradores diante de oportunidades.
5. Promova mudanças nos benefícios
Outra medida para construir a reciprocidade é apostar em benefícios adequados aos desejos e necessidades dos colaboradores.Você pode até adotar o modelo de benefícios flexíveis, em que os profissionais escolhem entre diversas opções como será o seu pacote.
Com esses cuidados, demonstramos que os interesses são considerados nas políticas da empresa, em vez de vir com uma proposta genérica. Lembre-se também da importância da experiência do colaborador como componente que pode ter impactos maiores do que salário e recompensas financeiras.
6. Compartilhe o propósito da companhia
Já que o senso de pertencimento também envolve conectar as pessoas com os pilares do negócio, é essencial compartilhar claramente o propósito da empresa. Essa é uma prática que muitas vezes é deixada de lado, mas que é poderosa para explicar a razão de existir do negócio e dar significado ao trabalho.
Pense no caso de uma empresa cujo propósito é ajudar pequenos e médios empreendedores a prosperar por meio das soluções oferecidas. Quando esse propósito é claro para as pessoas e elas se sentem pertencentes, a tendência é que os colaboradores também se vejam contribuindo com os pequenos empreendedores do país.
No entanto, esse compartilhamento só gerará o efeito desejado se ele ocorrer além das palavras. É preciso demonstrar o propósito no dia a dia, usando-o de forma coerente como guia para as decisões e ações.
Ao final, é possível criar uma identidade coletiva que funciona como uma espécie de fio que une todos os colaboradores em torno do mesmo propósito.
7. Promova a diversidade e inclusão
Outro tema importante, é valorizar as diferenças entre as pessoas, promovendo a diversidade e inclusão. Os colaboradores devem encontrar um ambiente tolerante a ideias, experiências e valores distintos, a fim de não se sentirem estranhos no ninho.
Aqui os líderes também são fundamentais, já que devem saber como incentivar a cooperação e gerir conflitos internos, promovendo a união entre os membros do time.
Sem contar que o líder tem um papel central na identificação de preconceitos, comportamentos, processos injustos que possam prejudicar o respeito entre os colaboradores.
8. Incentive a participação das pessoas nas ações da empresa
Outra forma de fazer com que os colaboradores se sintam pertencentes inclui envolver as pessoas nas diversas atividades da empresa. Quando os profissionais se envolvem nas iniciativas organizacionais, a tendência é que se conectem mais com a companhia, seu propósito e as demais pessoas.
Entre as soluções para incentivar a participação estão a criação de comitês internos, desenvolvimento de programas de voluntariado, iniciativas de inovação e outras.
Além disso, abrir espaço para as pessoas contribuírem com as diversas atividades faz toda a diferença. Para tanto, oferecer autonomia para os colaboradores permite que cada pessoa dê a própria contribuição, sem perder de vista o propósito e os objetivos do negócio.
9. Crie uma cultura de feedback
Como você conferiu até aqui, comunicação e transparência são dois elementos-chave para desenvolver o senso de pertencimento. Outra maneira de colocar esses valores em prática é por meio da criação e fortalecimento de uma cultura de feedback.
Mais que apenas oferecer um retorno para os colaboradores, as pessoas também devem poder compartilhar suas perspectivas. A partir disso, é possível criar um ciclo positivo de orientações e impressões construtivas, em busca da melhoria contínua.
Para tanto, o feedback deve ser visto como uma ferramenta de desenvolvimento por todos — e não como uma crítica ou acusação. Além disso, lideranças e liderados devem dar e receber feedback regularmente, com base em confiança e respeito mútuo.
Também é interessante contar com múltiplos canais e formatos de feedback. Reuniões 1:1 e de avaliação de desempenho podem ser combinadas a conversas mais informais e a canais seguros para que todos se expressem.
10. Preparar as lideranças para oferecer acolhimento
O desenvolvimento do senso de pertencimento também depende da atuação das lideranças, que precisam ser capacitadas para acolher as pessoas. Como mostramos, isso envolve criar ambientes acolhedores e de segurança, além de firmar relações com base em respeito, confiança e empatia.
Nesse contexto, é importante desenvolver nas lideranças soft skills como a escuta ativa, inteligência emocional e comunicação clara. Líderes também precisam estar atentos às necessidades e experiências individuais, permitindo que colaboradores compartilhem com liberdade.
Entre as formas de preparação incluem a realização de workshops, treinamentos e mentorias, por exemplo. Dessa forma, as pessoas responsáveis pela gestão podem contribuir para aumentar o pertencimento dos colaboradores e criar equipes mais integradas.
11. Celebre as conquistas
Considerando que a percepção sobre o impacto do próprio trabalho tem um grande impacto no senso de pertencimento das pessoas, é essencial celebrar as conquistas no ambiente corporativo. Isso deve ser feito tanto quanto aos resultados individuais quanto do ponto de vista coletivo.
Quando a empresa bate uma meta relevante, por exemplo, a comemoração com os times aproxima as pessoas, gera um sentimento de satisfação e aprofunda a conexão com o propósito.
O reconhecimento pessoal também é importante e deve ser genuíno e proporcional à performance. Se uma pessoa recebe um reconhecimento público da liderança, a tendência é que ela fique mais engajada e motivada.
O reconhecimento e a celebração de conquistas pode ocorrer de diversas maneiras, como:
- menções em canais internos de comunicação;
- premiações e bônus;
- eventos de comemoração.
O fato é que realizar ações desse tipo contribui para reforçar a mensagem que cada esforço importa, além de fortalecer os laços entre os colaboradores e a empresa.
12. Aplique uma pesquisa de clima organizacional
A melhor forma de fortalecer o sentimento de pertencimento é realizando a pesquisa de clima organizacional. Essa avaliação retrata o sentimento dos colaboradores sobre trabalhar na empresa.
O resultado da pesquisa indica gaps ou lacunas. As práticas da empresa são comparadas com o benchmarking das melhores organizações. Depois disso, você saberá como chegar na excelência, definindo metas de evolução.
Assim, o senso de pertencimento nas empresas torna-se fruto de um processo de desenvolvimento organizacional. Esse esforço coloca o negócio à frente dos seus concorrentes, pois ajuda a construir engajamento, aumentar a produtividade e o bem-estar das pessoas como atributos internos. Portanto, cria vantagens competitivas e sustentáveis.
Quer saber mais? Para identificar as prioridades, definindo metas claras de desenvolvimento, conheça Pesquisa de Clima GPTW e veja como ela pode transformar o seu negócio!