Por: Lauren Wada

Gerente de Soluções para clientes GPTW

Por: Lauren Wada

Gerente de Soluções para clientes GPTW

8 novembro, 2023 • 9:00

Se você é um profissional de RH, você sabe como é importante realizar pesquisa com funcionários. 

Sabe também que é possível ter um exagero de boas ações. Você é justificadamente cauteloso, ou talvez até tenha medo de realizar muitas pesquisas e provavelmente já teve esses tipos de pensamentos:

  • “E se não formos capazes de agir com base no feedback que recebemos?”;
  • “E se estivermos pesquisando funcionários com muita frequência?”;
  • “Eles vão parar de responder a pesquisas futuras?”;
  • “Nosso pessoal já tem muito o que fazer. Não quero sobrecarregá-los adicionando uma pesquisa de funcionários às suas listas de tarefas.

Todas essas preocupações são válidas, mas não devem impedi-lo de realizar pesquisas com os funcionários. Com um pouco de planejamento, você pode obter informações oportunas e valiosas sobre seu ambiente de trabalho sem interferir no trabalho da equipe.

2 perguntas devem ser feitas para saber quando realizar pesquisas com funcionários

Não existe uma frequência padronizada para a realização de pesquisas. (Desculpe.) No entanto, há duas perguntas simples que você pode fazer e que o ajudarão a descobrir o momento ideal para sua organização.

1. Qual é o objetivo para esta pesquisa?

Antes de realizar uma pesquisa com funcionários, certifique-se de saber por que está fazendo isso. Isso o ajudará a fazer perguntas que fornecerão um feedback mais útil. 

Aqui estão alguns possíveis objetivos da pesquisa:       

2. A liderança será capaz de agir de acordo com os resultados da pesquisa?

Antes de iniciar uma pesquisa com funcionários, certifique-se de que suas equipes de liderança tenham capacidade para agir de acordo com os resultados da pesquisa em tempo hábil.

Por exemplo, se você trabalha para uma empresa de consultoria contábil, talvez não queira lançar uma pesquisa com funcionários no auge da temporada de fechamento de balanços.

Se este não for o momento certo do ano para realizar sua pesquisa, tudo bem!

Descubra quando será o melhor momento — e comprometa-se com isso. Não adie indefinidamente.

Faça pesquisas com os funcionários pelo menos uma vez por ano

Se você não coletar feedback pelo menos uma vez por ano, poderá não notar mudanças na experiência do funcionário. Por exemplo, imagine o que os funcionários tiveram que lidar a partir de março de 2020:

  • ansiedade e estresse com a pandemia;
  • uma transição abrupta para o trabalho remoto;
  • a morte de George Floyd e o consequente apelo por justiça e igualdade racial.

Foi muita coisa para processar em um ano, quanto mais em poucos meses.

90% dos nossos clientes pesquisam seus funcionários uma vez por ano ou mais. Eles sabem que se demorar muito entre as pesquisas, será mais difícil acompanhar e realizar as mudanças que atendam as necessidades das pessoas.

Conversas individuais também são valiosas, mas nem todos se sentem confortáveis ​​em compartilhar feedback pessoalmente.

As pesquisas com funcionários oferecem às pessoas uma maneira de se expressarem de forma aberta, honesta e confidencial. Eles também fornecem os dados necessários para obter adesão para novas iniciativas.

Formas avançadas de escutar os funcionários para “pesquisas de pulso”

Muitas organizações com estratégias avançadas para escutar seus funcionários, realizam a pesquisa mais de uma vez por ano.

Elas podem coletar feedback e dados semestralmente, trimestralmente, mensalmente ou mesmo semanalmente (como a pesquisa Feedback Friday da empresa Workday).

Quando você estiver confortável em lançar uma pesquisa anual, coletar feedback e compartilhar os resultados com os funcionários, considere fazer pesquisas com mais frequência.

Mas não faça apenas por fazer – é importante analisar os resultados e usá-los para informar sua próxima pesquisa:

  • primeiro, analise os resultados da sua pesquisa anual e identifique suas principais oportunidades de crescimento;
  • depois de analisar os dados, pense em lançar uma pesquisa de pulso (rápida, simples e objetiva) focada em uma ou duas oportunidades de crescimento específicas.

Por exemplo, talvez os resultados da sua pesquisa mostrem que os funcionários ao passarem pelo período de experiência estão tendo uma experiência menos positiva do que quando chegaram na empresa.

Você pode fazer uma pesquisa de pulso voltada especificamente para perguntar aos seus novos contratados sobre seu treinamento e experiência de integração.

Você também pode realizar sessões de escuta com funcionários efetivados há mais tempo para entender melhor por que eles estão tendo uma experiência menos positiva.

Aqui no Great Place To Work, realizamos nossa própria pesquisa de Índice de Confiança uma vez por ano, e realizamos pesquisas de pulso conforme a necessidade:

  • nossa equipe de liderança lançou uma pesquisa de pulso em março de 2020 para entender melhor como apoiar nossos funcionários durante a pandemia;    
  • contratamos cerca de 10 novos funcionários no final de 2019, então nossos líderes decidiram realizar uma pesquisa para avaliar como foi a experiência de integração deles.

Qual é a frequência? Como evitar que as pessoas se cansem da pesquisa

O cansaço das pesquisas só ocorre quando fica claro para os funcionários que a liderança não leva em consideração o feedback deles. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para evitar esse sentimento: 

  • expresse gratidão genuína pela participação e feedback de seus funcionários;
  • facilite sessões de escuta para obter mais contexto sobre os resultados da sua pesquisa;
  • resuma os principais pontos recebidos na pesquisa e compromissos das lideranças quanto as ações a serem tomadas;   
  • aja conforme prometido;
  • comunique claramente os resultados de novas iniciativas e programas criados como resultado da pesquisa. 

Quer você faça uma, duas ou mais de 20 pesquisas por ano, se desenvolver uma estratégia de escuta cuidadosa, baseada em pesquisas com funcionários, você obterá insights que o ajudarão a tomar decisões de negócios baseadas em dados, apoiar seu pessoal e tomar medidas estratégicas impactantes.

Pronto para iniciar sua estratégia de pesquisa de pulso?

Chegou o momento para iniciar a sua estratégia de pesquisa com funcionários. Lembre-se de como a pesquisa de pulso pode auxiliar a expansão e crescimento da sua empresa.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossa pesquisa de Índice de Confiança com funcionários e como podemos ajudá-lo a criar o ritmo de pesquisa para sua organização.

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