Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas GPTW

Por: Caroline Maffezzolli

Diretora de Marketing Digital e Vendas GPTW

10 junho, 2022 • 11:18

O recrutamento preditivo usa da análise de dados para identificar candidatos com potencial para os cargos da empresa. Ele é um dos modelos de recrutamentos que existem, facilitando a vida do RH. 

Adotar um processo seletivo ágil e qualificado é um ponto significativo para um RH eficiente. E, o recrutamento preditivo tem tudo a ver com isso.

Nele, usamos os dados e a automação para responder rapidamente à questão-chave: qual é o melhor candidato para a vaga específica que abrimos?

O que é recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo é a combinação do uso da análise prévia com soluções de tecnologia, a fim de identificar a melhor pessoa para uma vaga específica. Os dados são coletados e interpretados para projetar cenários com base em probabilidades.

Imagine, por exemplo, que a empresa recebeu dez mil currículos para uma vaga de auxiliar administrativo. A análise preditiva avalia os padrões e as tendências nesses currículos, estimando e ranqueando os candidatos com maior compatibilidade com a vaga.

Uma das bases disso é a People Analytics. Essa metodologia consiste em coletar e interpretar dados sobre pessoas, de modo a entender suas:

  • características;
  • competências;
  • desempenho;
  • fit cultural.

 A função da análise preditiva é desvendar quais são as melhores escolhas para um processo de recrutamento e seleção.

Vale ressaltar que a análise preditiva não é a única aplicável no recrutamento. Pode ser necessário integrar com outros métodos, como:

  • descritiva: entender um determinado contexto;
  • prescritiva: útil receber orientações sobre o que fazer;
  • diagnóstico: conhecer as causas de um problema.

O uso de dados no RH é decisivo para lidar com os desafios do recrutamento. Triar currículos, avaliar riscos nas contratações e indicar o melhor candidato para vaga são algumas das vantagens.

Para que serve o recrutamento preditivo?

A análise preditiva projeta cenários futuros e revela os riscos envolvidos nessas projeções. No caso do recrutamento e seleção, a preocupação central são as chances de sucesso ou insucesso da contratação realizada.

Por esse raciocínio, o recrutamento preditivo contribui para a empresa realizar contratações mais adequadas. Ele captura e interpreta dados que indicam que uma pessoa está mais apta do que outra para a função que precisa ser desempenhada.

A análise de dados pode recorrer a uma ampla variedade de informações, como currículos, relatórios de entrevistas, bancos de talentos e redes sociais. A avaliação, portanto, abrangerá uma grande quantidade de dados para chegar a um resultado preciso sobre o provável sucesso de uma pessoa no cargo. 

A precisão desses dados ajuda a ter uma contratação eficiente, reduzindo as taxas de rotatividade na empresa. 

Como o recrutamento preditivo funciona na prática?

O recrutamento preditivo utiliza dados sobre seleções bem-sucedidas para entender as características ideias para uma vaga. Esse paradigma pode utilizar dados sobre contratações:

  • na empresa;
  • no segmento de mercado;
  • em outros setores com desafios similares.

Após construir a descrição da vaga, a ferramenta será usada na avaliação de candidatos. A tarefa principal é, considerando as evidências e indicadores, entender as chances de a contratação atender ou não atender às expectativas.

Quanto mais aderente ao fit cultural, perfil, hard skills e soft skills ideais, maiores são as chances de sucesso. Trata-se de entender o risco de cada contratação, considerando admissões que já foram bem-sucedidas anteriormente.

Os recrutadores terão uma nova perspectiva para decidir sobre as contratações. É um processo que deixa de se apoiar apenas na intuição humana para fundamentar decisões com base em evidências extraídas de conjuntos de dados.

Quais os impactos dessa análise na empresa?

Proporcionar uma percepção mais adequada do encaixe entre candidatos e oportunidades terá um impacto expressivo.

Clima organizacional

As pessoas admitidas pela empresa terão perfis mais compatíveis com o clima organizacional. Hoje, por exemplo, muitas empresas buscam um ambiente de trabalho mais inclusivo e aberto às diferenças.

Essa diversidade pode ser estimulada com o recrutamento preditivo. A partir dele, candidatos podem ser analisados considerando características-chave para inclusão na empresa, como empatia, resiliência, colaboração e adaptabilidade.

Recrutamento e seleção

Os recrutamentos podem ser realizados com menos riscos em relação aos candidatos contratados. Não somente é possível identificar os perfis mais aderentes, como aumentar a compreensão do time de recrutadores sobre os candidatos.

Muitas vezes, diante de alternativas igualmente boas para uma função, esse conhecimento ajuda a definir prioridades. Haverá um amplo conhecimento dos perfis e competências das pessoas. Além disso, dentro dessas características, entenderemos quais delas aumentam as chances de uma contratação adequada.

Os recrutamentos também são beneficiados com automação e agilidade nos processos. Torne-se possível oferecer um tratamento adequado mesmo diante de uma grande quantidade de currículos recebidos.

Currículos

As análises preditivas contribuem para que os currículos sejam realmente apreciados com eficiência. Além de trazer escala para o processo, a tecnologia é capaz de integrar diferentes fontes de informação, como dados do LinkedIn e de bancos de talentos, para ampliar a compreensão sobre os candidatos.

Aliás, com a inteligência artificial, as triagens deixam de ser baseadas apenas em palavras-chave ou padrões simples. Essa tecnologia consegue aplicar raciocínios e avaliações complexas em grande escala, lidando com grandes volumes de tarefas com eficiência.

Os resultados estarão mais próximos do que ocorreria se cada um dos currículos fosse analisado individualmente por um recrutador. Há muito mais chances de êxito em identificar as pessoas mais adequadas para as entrevistas e demais etapas do processo seletivo.

Produtividade

A produtividade será potencializada à medida que o capital humano é aumentado sistematicamente. A partir da combinação de diferentes formas de análise de dados, a organização pode continuamente avaliar e melhorar suas competências, perfis e experiências.

Outro benefício é a permanência de talentos na empresa. Aumentar os acertos nas contratações e contar com pessoas por longos períodos diminui os efeitos negativos sobre a produtividade. Deixar de perder produtividade nos períodos de adaptação de novos integrantes ou de cargos sem ocupantes na empresa são exemplos.

O recrutamento é o primeiro passo de uma série de processos que terão impacto nos resultados. Por isso, ao fornecer uma avaliação precisa dos riscos de cada contratação, o modelo preditivo terá efeitos positivos sobre a produtividade.

Processos

Com a aplicação de tecnologias avançadas no recrutamento, podemos identificar candidatos com competências específicas para otimizar processos. Dessa forma, as empresas podem antecipar mudanças, mantendo-se competitivas em um mercado dinâmico.

O recrutamento preditivo auxilia a busca de perfis que auxiliem a inovação nos processos de negócios. Encontrar esses talentos é fundamental para se adaptar a novos contextos e ganhar produtividade nas empresas. Por isso, os impactos ultrapassam os indicadores de RH e alcançam toda a organização.

Rotatividade de pessoal

Os efeitos do recrutamento preditivo podem ser medidos na rotatividade de pessoal. As pessoas contratadas terão mais facilidade para se adaptar à cultura e ao contexto de trabalho. Logo, reduzem-se as chances de pedidos de demissão, especialmente os realizados no curto prazo.

Nesse sentido, além de apresentar um impacto financeiro no longo prazo com mais produtividade e melhoria de processos, existe um ganho imediato. É possível reduzir os impactos negativos da rotatividade, como custos de rescisão, contratação e capacitação de pessoas.

Quais são os benefícios de contar com o recrutamento preditivo?

O modelo de recrutamento preditivo traz agilidade e eficiência aos processos. Existe maior probabilidade de tomar decisões acertadas e mais chances de agregar as pessoas certas. Confira os benefícios!

Ter escalabilidade no processo de recrutamento

O processo de recrutamento consegue crescer para receber mais candidaturas, sem perder qualidade ou aumentar os custos excessivamente. Isto é, torna-se escalável.

Imagine que, ao receber 10 currículos para uma vaga, a equipe de RH pode avaliar todos em um dia e marcar as entrevistas.

Já se crescermos esse número para 100 currículos, ou o time gastará mais tempo, ou fará no mesmo período com menos qualidade.

Por sua vez, o software consegue aplicar a mesma qualidade, com acréscimos mínimos no tempo de análise. Daí a ideia de ganhar escala.

Realizar a triagem de currículos

A triagem de currículos é um dos pontos mais importantes do recrutamento preditivo. Ao identificar padrões, tendências e rankear os candidatos, crescem as chances de encontrar os candidatos ideais para as vagas.

Aliás, a equipe de RH pode ter mais tempo livre para realizar análises humanas, além de considerar diversos fatores, como:

A triagem eficiente reduz a quantidade de currículos aprovados. Logo, com um número enxuto, os recrutadores podem:

  • ler as cartas de apresentação com atenção;
  • dedicar mais tempo às entrevistas;
  • aplicar provas vivenciais.

O recrutamento preditivo, portanto, não virá para substituir a equipe de recrutamento. Seu papel é apoiar o processo com informações e simplificação de etapas para os responsáveis tomarem decisões mais adequadas.

Divulgar oportunidades com mais eficiência

O recrutamento preditivo exige a transformação digital do processo. Com isso, diversas etapas ganham soluções de automação, indicadores de desempenho e visibilidade dos processos.

Entre as automações efetivas está a divulgação de vagas nos diversos canais utilizados pelo recrutamento da empresa. Não é preciso cadastrar as oportunidades uma a uma. Logo, você ganha tempo para tarefas de maior valor agregado.

Fazer uma avaliação abrangente dos candidatos

Outra vantagem é que recrutamos além da formação e experiência profissionais. Esses requisitos ainda são relevantes, mas vale a pena considerar outros fatores ao realizar uma contratação.

Um exemplo é o fit cultural. Se existe um alinhamento de valores, a pessoa se sente bem com as normas estabelecidas e tende a se adequar aos objetivos da empresa. Consequentemente, as chances de adaptação são maiores.

Já as análises comportamentais ajudam a prever atitudes. Algumas questões podem ser consideradas nesse caso:

  • Queremos alguém mais planejador, executor, analista ou comunicador?
  • Precisamos de alguém que se adapte ao que é feito nas equipes ou que busque coisas novas?

Nesse sentido, a People Analytics pode ser aplicada às etapas específicas da seleção, como:

  • entrevistas;
  • testes de perfil;
  • provas vivenciais e de conhecimento.

Nesse caso, os relatórios obtidos após a aplicação das técnicas vão fornecer os dados para as análises dos candidatos, facilitando a tomada de decisão pelos recrutadores.

Melhorar indicadores de RH

As melhorias no processo de recrutamento impactam diversos indicadores de RH, porque aumentam as chances de o candidato se adaptar ao cargo e atender às necessidades da empresa.

Um indicador afetado é o turnover recente. O recrutamento preditivo pode reduzir a chance de substituição dos profissionais, principalmente nos primeiros seis meses, que costumam estar mais ligados às escolhas no processo seletivo.

Além disso, existem mais chances de a pessoa se adaptar à empresa com o perfil e fit cultural. Portanto, a permanência desse novo talento é provável, especialmente se o colaborador encontrar um excelente clima organizacional.

Por fim, os indicadores específicos da área de recrutamento e seleção são beneficiados com:

  • custos de recrutamento;
  • vagas fechadas no prazo;
  • percentual de êxito nas contratações.

Como implementar o recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo combina novas práticas de gestão de pessoas com o uso da tecnologia. E precisamos realizar mudanças nessas duas áreas para adotar o modelo. Veja algumas dicas!

Pesquise diversos fornecedores de tecnologia

Um primeiro passo é identificar softwares de recrutamento e seleção que ofereçam o suporte necessário para o processo.

Existem diferentes opções no mercado, e você deve buscar aquela com melhor custo-benefício, considerando o volume de contratações, ferramentas e gastos envolvidos.

Avalie as principais funcionalidades

Entre as funcionalidades está a automação de processos por software. Em alguns casos, usa-se a inteligência artificial para análises aprofundadas dos currículos e candidatos.

Outra funcionalidade comum é o processamento de dados na nuvem. Afinal, permite que grandes quantidades de candidaturas sejam analisadas, sem recorrer aos recursos internos de tecnologia da empresa.

Defina os canais de divulgação de vagas

Um terceiro ponto de atenção é a integração entre a tecnologia e os canais pelos quais a empresa receberá as candidaturas. O volume de candidaturas conta bastante nesse caso.

Os portais de vagas são bastante utilizados. Afinal, é possível dispensar trabalhos manuais, desde que exista integração com o software de RH.

Já para processos menores, existe a possibilidade de converter documentos escaneados em texto editável — em empresas que recebem currículos físicos.

Crie os perfis de vaga

Outro passo significativo do recrutamento preditivo é entender o que a empresa busca:

O perfil será o modelo de comparação com os candidatos. Portanto, precisam estar bem definidos para atender as necessidades da empresa.

Entre os dados utilizados, é importante contar com informações sobre contratações bem-sucedidas. O recrutamento preditivo criará uma descrição de vagas com características-chave para uma contratação adequada. O que passa por entender quais indicadores aumentam as chances de sucesso.

Padronize os processos de recrutamento em todos os setores

Os processos de recrutamento e seleção devem ser semelhantes em todas as áreas. É preciso haver critérios em comum, ainda que se considere as particularidades de cada departamento.

Quando cada setor pode organizar o próprio recrutamento, não há garantias que os mesmos fatores serão considerados. Logo, o fit cultural e o perfil comportamental podem não se fazer presentes nas contratações, porque não há uniformidade nas escolhas realizadas.

Outra vantagem da padronização é a evolução dos processos adotados ao longo do tempo. Com todos os setores adotando um modelo-base, recebemos uma quantidade mais abrangente de feedbacks. Esse aprendizado contribui para melhorar continuamente os processos de recrutamento e seleção.

Invista em ações de employer branding

A marca empregadora potencializa os resultados do recrutamento preditivo. Ser reconhecido como um excelente lugar para trabalhar estimula talentos a buscarem oportunidades na organização.

Empresas com uma imagem positiva no mercado receberão mais candidaturas. Isso atrai diversidade de perfis, facilitando a identificação das pessoas mais adequadas para os cargos.

A lógica é maximizar a disponibilidade de talentos no processo seletivo. Com recursos de automação, o recrutamento preditivo consegue lidar com grandes volumes de dados, sem que isso se torne burocrático ou atrase o processo.

Por isso, uma ampla variedade de competências, experiências e características terá muitos pontos positivos. Aumentamos as chances de encontrar a pessoa certa para o cargo, sem que isso aumente esforço e custos de seleção.

Integre o desenvolvimento profissional ao recrutamento

Um benefício do recrutamento preditivo é a clareza sobre as lacunas de competência entre candidatos e cargos. Outros processos de recursos humanos, nesse sentido, podem facilitar a adaptação do profissional à função e reduzir as chances de uma saída indesejada no futuro.

O desenvolvimento individual é um exemplo de preparação que pode impactar a rotatividade. É fundamental que, mesmo que tenha um perfil mais próximo do ideal, a pessoa seja preparada para a função que se espera dela na empresa.

Essa tarefa pode ser realizada com ferramentas de ensino à distância, nas quais o estudo pode ser assíncrono. Cada pessoa pode receber materiais e aulas conforme a sua própria curva de aprendizado.

O recrutamento preditivo terá um papel relevante ao indicar as necessidades de desenvolvimento. Dados sobre os candidatos serão fundamentais para mapear as lacunas e preparar as capacitações, acelerando a adaptação ao cargo.

Outro cuidado relevante é investir em um bom plano de integração também facilitará esse processo. Não é porque os perfis são mais adequados que devemos deixar os profissionais sem um processo de adaptação à cultura e ao contexto de trabalho.

Qual o futuro do recrutamento preditivo?

Uma pesquisa da empresa de análise de mercado SkyQuest  revelou um crescimento de 50% no uso de análise de dados pelo RH, entre 2019 e 2022. Boa parte disso se deve ao surgimento de novas tecnologias de inteligência artificial.

A tendência é a substituição ou potencialização dos métodos de automação no processo seletivo. Em vez de selecionar candidatos com base em algumas palavras-chaves ou padrões simples, a Inteligência Artificial consegue ler e interpretar os dados para gerar raciocínios complexos. Logo, resultados e previsões serão cada vez mais precisos.

Entre as soluções de inovação, o aprendizado de máquinas e as redes neurais assumem funções que, antes, somente poderiam ser realizadas por humanos. Assim, a tecnologia estará cada vez mais presente, auxiliando os recrutadores a encontrar os perfis ideias para a empresa.

Conte com a ajuda do Great Place to Work®

O GPTW pode ajudar sua empresa a implementar um recrutamento preditivo. Temos mais de 25 anos avaliando práticas de gestão de pessoas nas melhores empresas do país, e muitas das nossas soluções se conectam aos desafios de quem precisa agregar pessoas na organização.

Com o diagnóstico organizacional por meio da pesquisa de clima, por exemplo, você terá retrato completo da empresa, entendendo aspectos como clima e cultura organizacionais. Assim, as melhorias a serem feitas no recrutamento podem ser identificadas e trabalhadas com planos de ação elaborados em conjunto com nosso time de especialistas.

A chave para o recrutamento preditivo e boa parte das ações de gestão de pessoas é a análise de dados. Portanto, vale a pena trazer esse know-how à sua empresa.

Assim, você pode transformar a gestão de pessoas, deixando o RH preparado para realizar um recrutamento preditivo. Consequentemente, agregará pessoas com eficiência e agilidade.

Se quiser entender como funcionam as consultorias, na prática, confira as soluções do GPTW!

Em Resumo

O que é recrutamento preditivo?

Recrutamento preditivo é uma abordagem que utiliza análise de dados e algoritmos para identificar os candidatos mais adequados para uma vaga. Baseado em People Analytics e Big Data, ele avalia tanto as habilidades técnicas quanto as características comportamentais dos candidatos, garantindo um melhor alinhamento com a cultura organizacional.

Quais os benefícios do recrutamento preditivo?

Os principais benefícios do recrutamento preditivo incluem:

  • decisões mais estratégicas: reduz erros de contratação ao prever quais candidatos têm maior probabilidade de sucesso na empresa;
  • eficiência: acelera o processo de seleção ao filtrar candidatos com base em dados concretos;
  • melhor alinhamento cultural: garante que os novos contratados se encaixem bem na cultura da empresa, aumentando a motivação e o engajamento;
  • redução de custos: minimiza os custos associados a contratações equivocadas e alta rotatividade.

Crédito da imagem: Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se