Por: Great Place To Work®

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19 novembro, 2021 • 4:09

Os conceitos de clima organizacional e cultura organizacional podem ser confundidos por vezes. Assim, apesar de caminharem lado a lado, é preciso apontar que existem algumas diferenças entre eles. Confira.

Muito se fala e ouve sobre clima organizacional e cultura organizacional e sua importância nas organizações. Entretanto, nem todos entendem a relação e as diferenças entre esses dois conceitos.

Para promover um clima favorável e fortalecer a cultura no ambiente de trabalho é  fundamental conhecer suas características e individualidades. Um não elimina o outro, pelo contrário, devem caminhar juntos unindo esforços em benefício do crescimento organizacional.

O objetivo deste post é mostrar o conceito e as diferenças entre clima e cultura organizacional, além do impacto desses conceitos no negócio. Continue lendo e veja como aperfeiçoá-los na sua empresa com a ajuda do GPTW®!

O que é clima organizacional?

A maneira como as pessoas — entre gestores, colaboradores, clientes e fornecedores — percebem o ambiente em que atuam é chamada de clima organizacional. Esse sentimento é mais acentuado para os funcionários que estão presentes no espaço por mais tempo ao longo do dia.

O conceito evolui para uma prática que funciona como termômetro, influenciando no comportamento e no grau de motivação dos colaboradores. Dependendo de como o clima da empresa estiver, positivo ou negativo, pode impactar cada indivíduo ou o grupo inteiro.

Cada pessoa carrega consigo necessidades e expectativas relacionadas à vida pessoal e profissional. O ambiente corporativo precisa ser favorável ao desenvolvimento de um trabalho que permita a associação de produtividade e resultados com bem-estar e satisfação.

A julgar pelas necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e de autoestima defendidas por Maslow para contextualizar a Teoria das Necessidades Humanas, o bom clima organizacional é determinante para que todos — organização e colaboradores — alcancem seus objetivos.

Qual a sua importância?

O clima organizacional determina como as pessoas se sentem e influencia o comportamento humano no trabalho. Diversos desafios empresariais passam por melhorar esse indicador, que se refletirá em quase tudo que diz respeito ao capital humano.

Segundo Chiavenato, em Recursos Humanos: o Capital Humano nas Organizações, 9 ed., o ciclo motivacional começa com o equilíbrio interno. Então, estímulos ou incentivos despertam necessidades, e a pessoa precisa agir para sair da condição de tensão e desconforto.

A resolução do ciclo pode ocorrer de três maneiras:

  • satisfação da necessidade e retorno à situação de equilíbrio;
  • desvio da tensão ocasionada para o estado físico e psicológico da pessoa, como apatia, desgaste e estresse;
  • compensação da tensão gerada com a satisfação de outra necessidade.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que deseja um aumento salarial. Uma possibilidade é, após bater metas e ser produtiva, a necessidade ser satisfeita, retornando ao equilíbrio interno.

Também é possível que a organização não consiga atender às expectativas. A tensão pode gerar mudanças no estado físico e psicológico, como apatia, desinteresse, estresse e indiferença.

Um clima organizacional positivo é um indicador de que diversas necessidades são satisfeitas ou compensadas. Assim, existe mais ajustamento do comportamento humano ao esperado pela organização.

Neste contexto, Chiavenato esclarece:

Tal ajustamento não se refere somente à satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança, mas também à satisfação das necessidades de pertencer a um grupo social, de estima e de autorrealização. A frustração dessas necessidades causa problemas de ajustamento.

Por isso, se desejamos comportamentos como assumir riscos para inovar, oferecer o máximo de si nas tarefas, ser assíduo no trabalho, etc., precisamos de um contexto que satisfaça necessidades humanas: básicas e elevadas. Isso estimulará o ajustamento da conduta para o engajamento, em vez de estados negativos, como apatia, indiferença e estresse.

O que é cultura organizacional?

Os valores éticos e morais, os hábitos, as ideias, assim como o conjunto de regras e normas compartilhadas pelas pessoas dentro de uma empresa, conceituam a cultura organizacional e ajudam a criar uma identidade única para a marca.

Formada pelo conhecimento, crença e costumes de um povo reunido em sociedade, a cultura adaptada para o universo corporativo vai de encontro aos princípios em que cada profissional acredita.

Assim, nos processos seletivos, os recrutadores se preocupam em identificar o chamado fit cultural. A sintonia entre candidatos e empresa em relação ao seu posicionamento ético no mercado se torna um critério-chave.

O “vestir a camisa” e o sentir-se verdadeiramente pertencente estão diretamente ligados ao pensar e agir das lideranças e gestão. Das ações estratégicas de negócios à valorização do capital humano, tudo engloba uma cultura de crescimento, motivação e bem-estar mútuos.

Qual a importância da cultura organizacional?

A cultura organizacional determina o modo de ser da empresa em pontos-chave para o sucesso nos negócios. Stephen P. Robbins, por exemplo, estabelece sete características essenciais que são determinadas por esses valores e comportamentos consolidados:

Inovação e assunção de riscos

As culturas podem ser abertas a permitir experimentações e iniciativas em diferentes graus, assim como para apoiar a pessoa diante de erros. Logo, podem apresentar diferentes posturas em relação à inovação e criatividade.

Atenção aos detalhes

Empresas podem exigir diferentes níveis de precisão, análise e atenção aos detalhes. O que se refletirá nas cobranças e recompensas concedidas internamente.

Orientação para o resultado

Muitas culturas priorizam objetivos em maior grau, sem uma grande preocupação com os caminhos e estratégias adotadas. Há mais autonomia para as pessoas agirem de diferentes modos, desde que o resultado seja atingido.

Orientação para as pessoas

Outra variação é quanto a gestão se importa com o impacto das decisões nas pessoas. Aqui, assim como no caso anterior, é possível exigir diferentes graus de preocupação.

Orientação para a equipe

A orientação para a equipe é o nível de organização da empresa em grupos de pessoas. Há organizações que se estruturam em torno de indivíduos, enquanto outras são mais voltadas para a abordagem de times.

Agressividade

A cultura organizacional de algumas empresas estimula a competição mais intensa entre as pessoas. Outras, por sua vez, podem preferir equipes mais dóceis e acomodadas. Tudo isso em diferentes níveis.

Estabilidade

Por fim, o modo de ser da empresa pode estimular a manutenção do status quo ou a mudança de rumos. Há organizações que buscam o crescimento, por exemplo, enquanto outras focam em manter suas posições conquistadas.

Qual a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional?

A diferença entre clima organizacional e cultura organizacional está em seu ponto de convergência. Ou seja, uma empresa com cultura de valores bem consolidados, que prima pelo certo e justo, e um ambiente de alta confiança tende a desenvolver um ambiente com clima agradável, onde todos compartilham da mesma essência.

Portanto, são conceitos que precisam caminhar lado a lado. Sem focar nas diferenças, mas no quanto podem contribuir para fazer da organização o melhor lugar para se trabalhar — o clima organizacional reflete o que é difundido pela cultura em todas as camadas que compõem a estrutura corporativa.

Qual a relação entre clima organizacional e cultura organizacional?

Clima organizacional e cultura organizacional se influenciam reciprocamente. É possível falar em mudanças nas práticas culturais como um caminho para melhorar o ambiente de trabalho.

Pessoas no centro da cultura organizacional

As empresas que valorizam as pessoas tendem a implementar melhorias com impacto no clima organizacional. Uma cultura empresarial determina se as necessidades das pessoas que trabalham na empresa são importantes. É uma abordagem que se refletirá, à medida que resultados são entregues, na percepção mais positiva sobre trabalhar na empresa.

Por outro lado, uma cultura de sobrecarga no trabalho, cobrança excessiva, imprevisibilidade e liderança coercitiva degrada o clima. As pessoas terão provavelmente estados físicos e psicológicos de insegurança, incerteza, indiferença, entre outros.

Fortalecimento da cultura organizacional

O clima organizacional positivo pode auxiliar a empresa na construção de culturas de alto desempenho, confiança e inovação. As pessoas se sentem recompensadas com a satisfação de necessidades primárias, assim como pela autoestima, socialização e reconhecimento identificados na empresa. Logo, estarão mais engajadas em atingir os resultados propostos e ajustar suas condutas às expectativas.

Patrocínio da alta liderança

Tanto a melhoria do clima organizacional quanto da cultura organizacional não podem ficar a cargo apenas do RH. Uma boa experiência e práticas de alto desempenho dos negócios exigem a participação da liderança empresarial. Afinal, afetam todos os aspectos da organização humana.

Quais as vantagens de um clima e cultura positivos na empresa?

Práticas culturais que ajudam a construir um ambiente de trabalho mais positivo podem ter seus resultados medidos em indicadores. Quando trabalhamos para um clima organizacional e cultura organizacional mais adequados, influímos nos resultados de negócios.

Redução nas taxas de absenteísmo

O bem-estar das pessoas diminui as probabilidades de problemas de saúde física e mental. Simultaneamente, a motivação torna as pessoas mais assíduas em suas funções, evitando faltas injustificadas.

Ambas as consequências de um clima organizacional ameno são fatores de redução do absenteísmo. Igualmente, ajudam a diminuir o presenteísmo. Esse segundo conceito é a presença apenas física na empresa, com a mente divagando e sem concentração no trabalho.

Aumento da permanência de talentos

As pessoas preferem trabalhar em empresas com clima organizacional e cultura organizacional positivos. Esses estados são alcançados com um excelente retorno para pessoa e empresa, em que ambos têm suas necessidades satisfeitas.

Outra vantagem é que fortalecemos a permanência nas funções em que há escassez de talentos. Geralmente, as pessoas com alto nível de capacitação encontrariam bons salários para atender às necessidades básicas em diferentes empresas.

Clima organizacional e cultura organizacional entregam algo além. As demandas elevadas de estima, socialização e autorrealização profissional são diferenciais para as pessoas mais talentosas.

Aumento da produtividade

A atratividade para os talentos, somada à motivação no trabalho, será decisiva para o desempenho da empresa. Em artigo sobre a importância de cuidar dos colaboradores, trouxemos dados de um estudo da Universidade da Califórnia que indica uma melhoria de 37% na produtividade quando as pessoas estão felizes no trabalho.

Mantém a competitividade

Resumindo, clima organizacional e cultura organizacional são decisivos para uma empresa altamente competitiva no mercado. Essa correlação fica evidente quando observamos as 100 Melhores Empresas Para Trabalhar™. Tais organizações apresentaram um aumento constante de receitas por colaborador nos últimos 3 anos:

  • +3% em 2021;
  • +4% em 2022;
  • +7% em 2023.

Como clima organizacional e cultura organizacional impactam os resultados do negócio?

A palavra que melhor traduz o impacto de um clima e cultura estruturados na organização é confiança. Quando gestores e líderes se posicionam a favor do negócio sem, contudo, deixar de lado o bem-estar coletivo, os colaboradores enxergam oportunidades e se empenham para entregar bons resultados.

Nesse cenário, as equipes se relacionam bem, a comunicação é fluída e os conflitos quase não existem. Os colaboradores se orgulham de trabalhar na empresa e querem ver a marca se destacar como uma boa empregadora.

Alcançar esse patamar de excelência é um grande desafio. Contudo, com as ferramentas e estratégias adequadas, é possível. Juntos, o clima organizacional e a cultura organizacional são pilares de sucesso nos negócios.

Em um ambiente de trabalho com essas características, os colaboradores se sentem seguros e confortáveis para opinar e sugerir mudanças. A abertura para o diálogo, promovida pelos feedbacks contínuos, torna a equipe mais participativa e produtiva.

Outro ponto de destaque é que os níveis de turnover baixam consideravelmente quando o clima é saudável e dinâmico. Os profissionais sentem prazer e alegria em estar no ambiente de trabalho. Por isso, não sentem o desejo e nem a necessidade de buscar novas oportunidades no mercado.

Ambos têm um papel essencial de engajar e motivar, mostrando a importância das pessoas para a organização. A cultura mostra o interesse de desenvolvimento e crescimento, enquanto o clima cria o ambiente ideal para que isso aconteça.

Como trabalhar esses dois conceitos dentro da empresa?

O primeiro passo é entender como anda o clima organizacional. Esse diagnóstico é aplicável em uma empresa em desenvolvimento da cultura ou para aquela que já conta com missão, visão e valores, mas deseja se reinventar nesse aspecto.

A pesquisa de clima vai mostrar os pontos positivos e negativos, trazendo elementos para o planejamento das mudanças. Sem isso, será difícil ter um direcionamento sobre as melhores ações e estratégias a serem implementadas.

Com o resultado, a gestão consegue visualizar se a cultura instaurada ou planejada está conforme o que a maioria dos colaboradores prospecta. A percepção dos colaboradores é muito importante, considerando que eles são peças-chave no crescimento e sucesso da empresa. Afinal, atuam diretamente nas atividades do negócio.

Como melhorar o clima organizacional e a cultura organizacional na empresa?

Algumas dicas podem ajudar no processo de melhorar o clima e a cultura na sua empresa.

Tome decisões baseadas em dados

As pesquisas e bancos de dados sobre o ambiente de trabalho serão decisivos para entender como alocar os recursos disponíveis. Mapeie lacunas e oportunidades de melhoria com base em números, para avaliar quais ações oferecerão o melhor retorno do investimento.

Utilize o benchmark para realizar as mudanças

Ao conhecer os desafios internos, o padrão-ouro é buscar as práticas que já foram bem-sucedidas nas lideranças de mercado. Então, crie metas de desenvolvimento organizacional, indicando quais critérios precisam ser satisfeitos para que a empresa alcance os resultados desejados.

Encoraje as lideranças

As lideranças terão um papel-chave para que a empresa construa um clima mais ameno e fortaleça sua cultura. Quem assume a responsabilidade sobre uma equipe precisa atuar de forma alinhada com os valores organizacionais.

Participe da jornada da certificação do GPTW

A certificação do GPTW é uma iniciativa integrada a ações em que as empresas podem aperfeiçoar suas culturas e clima organizacionais. O GPTW pode auxiliar nessa e outras etapas para aprimorar e aperfeiçoar o conceito de clima organizacional e cultura organizacional. Somos uma empresa especializada em fortalecer a preferência dos talentos de alta performance pela organização.

As ações de employer branding são direcionadas conforme as necessidades apontadas pela pesquisa até que a empresa esteja apta a receber o certificado de melhor lugar para trabalhar.

Nosso serviço de consultoria tem como principal objetivo agregar valor transformando o ambiente de trabalho em um espaço onde todos se ajudam e se sentem iguais. Sabemos que esse não é um cenário que se altera do dia para a noite, mas com o envolvimento de todos é possível construir a melhor versão de clima organizacional e cultura organizacional.

Agora que você conhece as diferenças entre clima e cultura organizacional, o que acha de se aprofundar no tema? Neste artigo, falamos sobre o momento certo para uma mudança na cultura organizacional e quais os benefícios. Confira!

Crédito da imagem: Freepik.

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