
Analisar o perfil comportamental é uma estratégia utilizada por muitas organizações para promover o autoconhecimento, formar equipes de alta performance e melhorar o clima organizacional. O Teste DISC é um mecanismo utilizado pelos RHs para essa análise.
De acordo com o Teste DISC, todas as pessoas são compostas por quatro perfis de comportamento. Entre elas, existem diferentes predominâncias. Uma pessoa pode ter um perfil equilibrado entre os quatros, mas o mais comum é encontrarmos pessoas em que um desses perfis destaca-se.
Encontrar o perfil predominante em uma pessoa pode ser de grande auxílio para a elaboração de planos de desenvolvimentos e formação de times. Mas há muitos outros benefícios em fazer o teste DISC.
O que é o teste DISC?
O teste DISC é uma ferramenta para identificação de perfil comportamental. A sigla vem dos quatro perfis determinados: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C).
Este método defende que esses quatro aspectos comportamentais estão presentes em todas as pessoas, porém em diferentes níveis. Assim, o teste DISC é uma metodologia que avalia o comportamento humano identificando os níveis de predominância destes quatro.
Ela é uma metodologia utilizada nas organizações para ajudar na definição do perfil das pessoas profissionais e candidatas. O RH utiliza para ajudar na formação de equipes e também na construção da melhor abordagem para fazer a gestão de pessoas.
Cada um dos aspectos comportamentais determinados pelo teste DISC é complementado por diferentes características, mostrando para a pessoa gestora como pode elaborar planos de ações para o melhor gerenciamento da equipe.
Abaixo abordaremos como cada um destes perfis comportamentais tendem a se comportar, mas o quadro a seguir apresenta um pouco de suas características marcantes.
Quem criou o DISC?
A metodologia DISC foi criada pelo psicólogo William Moulton Marston. Além do DISC, William é conhecido por ter criado o teste de Pressão Arterial Sistólica, utilizado no detector de mentiras, e também a Mulher-Maravilha (sob o pseudônimo de Charles Moulton).
Ou seja, além de ser PhD em Psicologia pela Universidade de Harvard, William Marston também é escritor, inclusive de histórias em quadrinhos. Sua curiosidade o incentivou a estudar sobre o comportamento dos indivíduos.
Por meio dos seus estudos, desenvolveu a metodologia DISC, focada em analisar o perfil comportamental de cada pessoa. Desvendou a combinação de quatro fatores que formam o perfil das pessoas: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.
Seu estudo foi publicado em 1928, no livro “As emoções das pessoas normais”, passando a ser aprofundado por muitas outras pessoas estudiosas ao redor do mundo.
Como funciona o Teste DISC?
A avaliação DISC mensura a predominância dos quatro perfis comportamentais nas pessoas: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Elas podem aparecer com destaque para uma ou em uma combinação percentual.
O teste DISC é realizado por meio de questionários e formulários. Geralmente, este teste é de múltipla escolha, requerem respostas rápidas e diretas sobre preferências pessoais, opiniões e atividades preferidas. Essas respostas geram métricas que identificam o comportamento e as competências dos colaboradores.
O resultado apresenta qual é a característica predominante da pessoa testada. Com essa análise, a gestão pode identificar o perfil dominante, os pontos fortes, as áreas de melhorias e as potencialidades da pessoa dentro da organização.
É importante ressaltar que as características predominantes podem variar na pessoa ao longo do tempo. Isso significa dizer que a aplicação — separada por um intervalo de tempo de meses — pode revelar diferentes predominâncias dos quatro perfis comportamentais do DISC.
Isso acontece porque o DISC revela um retrato do momento da pessoa. Isso é fundamental para ajudar no desenvolvimento pessoal e autoconhecimento, promovendo oportunidades de melhorias nas habilidades socioemocionais de cada pessoa.
Quais os 4 perfis DISC?
Como falamos, os quatro perfis que compõem a metodologia DISC são: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S) e Conformidade (C). Cada um é formado por um conjunto de características predominantes, constituindo o comportamento e a personalidade.
Ao fazer o teste DISC, você determina qual destes perfis comportamentais está predominando sobre a pessoa naquele momento. Isso ajuda a mapear as tendências do comportamento, auxiliando a gestão.
O perfil comportamental é um importante dado para a constituição do people analytics, um grande auxílio para orientar decisões mais eficientes na formação de equipes, contratação, desenvolvimento e treinamento.
Dominância (D)
O perfil comportamental da Dominância costuma demonstrar maior orientação por resultados e motivação diante de desafios. A eficácia é uma característica marcante das pessoas que têm predominância deste perfil DISC.
Pessoas dominantes tendem a ser mais ativos diante das situações, tendo alta capacidade para tomadas de decisões. São mais pragmáticas nas busca por resultados mais eficientes, por isso, são comumente consideradas mais competitivas.
São destaques pela persistência, independência, confiança e tomada de decisões rápidas. Em contrapartida, tem maior tendência à impaciência e dificuldade de delegar tarefas.
Fornecer feedbacks curtos e objetivos é a melhor maneira de abordar uma pessoa com predominância deste perfil comportamental. A gestão precisa ilustrar a situação de maneira rápida e informar sobre os pontos de destaques e melhorias.
Influência (I)
O perfil comportamental da Influência demonstra motivação pela liberdade e criatividade, são pessoas que procuram a interação social, sendo mais comunicativas e extrovertidas. A persuasão é uma característica predominante das pessoas que têm predominância deste perfil.
Pessoas influentes gostam de trabalhar em equipe, nesse formato elas tendem a destacar pela habilidade de inspirar e motivar as outras pessoas. São pessoas otimistas, emocionais e entusiasmadas.
Em contrapartida, neste perfil predominante, as pessoas tendem a perder o foco com mais facilidade, tendo dificuldade de gerenciamento.
Uma excelente abordagem da gestão para as pessoas com este perfil predominante é apontando como o feedback poderá ajudar no desenvolvimento e melhoria desta pessoa.
Estabilidade (S)
O perfil comportamental da Estabilidade (Stability, em inglês) demonstra uma orientação voltada para a colaboração, sendo motivados pela segurança e a lealdade entre as pessoas.
Pessoas com perfil comportamental de estabilidade em predominância conseguem lidar melhor com suas emoções e com as mudanças de contexto, tendo mais controle estável perante às adversidades.
Tendem a não gostar de mudanças repentinas e preferem evitar conflitos, procurando manter um ambiente de trabalho equilibrado e saudável.
Essas pessoas gostam de receber feedbacks pautados na avaliação com exemplos específicos, descrevendo a situação, as expectativas que haviam sobre eles e as frustrações (ou não) geradas.
Conformidade (C)
Pessoas do perfil comportamental Conformidade valorizam a precisão e a consistência. A motivação delas está no alto padrão de qualidade e eficiência. Por isso, tendem a agir de maneira exata, seguindo as regras da organização.
Quando há predominância deste perfil DISC, a pessoa tende a ser mais cautelosa, detalhista e analítica. Preferem seguir as regras e procedimentos, por isso operam dentro da qualidade e do prazo esperado.
Em contrapartida, essas pessoas podem ser duras consigo mesmas. A elevada autocrítica e a inflexibilidade são pontos que precisam de uma atenção e cuidado.
Quando necessário, a melhor maneira de oferecer feedback para esses profissionais é por meio das diretrizes da própria instituição. Mostrando como o comportamento pode estar alinhado (ou não) com os valores e ideais da cultura organizacional.
Como identificar o perfil DISC?
Para identificar o perfil comportamental DISC é preciso realizar um teste. Essa avaliação consiste em responder um formulário com cerca de 29 questões múltipla escolha.
A cada questão, a pessoa deve optar pela palavra que a melhor define. Essa escolha é subjetiva, mesmo que a pessoa se identifique com todas as alternativas, deve optar por aquela que melhor se encaixa para o momento.
Não há certo ou errado neste teste, por isso, é recomendável responder da forma mais sincera possível, sem pensar muito a cada pergunta. Quando a resposta é mais sincera e espontânea possível, mais adequada fica a identificação do perfil DISC.
Alguns exemplos das questões apresentadas no teste DISC são:
Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Atencioso
- Competitivo
- Controlado
- Convincente
Escolha a palavra que melhor lhe define:
- Audacioso
- Mediador
- Detalhista
- Descontraído
Ao final, você conhecerá qual dos quatro perfis DISC é predominante. Assim como os pontos fortes e os pontos limitantes.
Onde fazer o Teste DISC?
O Teste DISC pode ser feito on-line, de forma gratuita e rápida, mas ela também é a base utilizada por outras empresas para desenvolver a sua própria análise de perfil comportamental. O tamanho do relatório oferecido também varia entre as opções gratuitas e pagas do teste.
No caso de quem deseja fazer uma versão gratuita e com relatório mais enxuto, o site MrCoach, discus e Pacto RH são alguns dos que oferecem essa opção. Basta entrar nos links e iniciar a avaliação, o relatório oferecido apresenta o perfil predominante, as características marcantes e os pontos de melhorias.
Para quem deseja ter um aprimoramento nos dados é possível adquirir uma versão mais completa do teste nestes mesmo sites. Outra alternativa é contratar o teste de perfil comportamental de outras organizações, como a Sólides, que desenvolveu quatro perfis a partir da metodologia DISC e outros métodos de análises comportamentais.
Quais as vantagens de fazer o perfil DISC?
A metodologia DISC é um caminho para promover o autoconhecimento e oferecer uma série de vantagens para a gestão de pessoas. É importante dizer que esse teste não objetiva excluir ou eliminar profissionais, mas aprimorar o conhecimento sobre como tornar o ambiente de trabalho em um espaço melhor para todas as pessoas.
Quando utilizada com esse objetivo, a metodologia DISC fortalece a cultura de confiança na organização, aumentando o sentimento de pertencimento de todas as pessoas funcionárias. Mas há muitos outros benefícios em contar com a análise do perfil DISC.
Promover o autoconhecimento
Começamos com a promoção do autoconhecimento. O relatório da metodologia DISC oferece uma completa análise sobre cada um dos perfis comportamentais. Isso ajuda as pessoas identificarem os pontos positivos e os de melhorias.
O autoconhecimento é fundamental para o relacionamento interpessoal, seja profissionalmente ou fora da organização. Quando a pessoa conhece mais sobre si mesma — características, habilidades, capacidades socioemocionais —, melhor ela consegue se desenvolver e relacionar.
Para além de suas características positivas, o DISC também oferece uma análise sobre os gaps de competências socioemocionais que cada perfil comportamental pode apresentar. É um verdadeiro retrato com pistas e possibilidades para o autoconhecimento.
Aprimorar o trabalho em equipe
Naturalmente, quando as pessoas conhecem mais sobre si mesmas, melhor elas conseguem se relacionar com outras pessoas. Neste sentido, o trabalho em equipe é aprimorado.
Por meio da metodologia DISC, a gestão de pessoas poderá conhecer mais sobre o seu time, indicando possibilidades de desenvolvimentos e também organizando o trabalho em equipe.
É possível aproximar perfis complementares, oferecendo a possibilidade de uma interação positiva e enriquecedora para os membros do time. Isso ajuda a motivar os funcionários a permanecerem e engajarem em seu trabalho.
Direcionar talentos
Uma maneira otimizada de utilizar a metodologia DISC é no direcionamento dos talentos. Tenho conhecimento dos perfis DISC das pessoas, a gestão poderá organizar as equipes da melhor maneira possível.
Novamente, essa metodologia não deve ser utilizada para eliminar talentos de um processo seletivo, mas perceber se há uma sintonia adequada entre o que a organização está oferecendo e o que a pessoa está esperando para o momento.
Focar no desenvolvimento pessoal
Como falamos, o teste DISC oferece relatórios detalhados sobre as diferentes características e competências socioemocionais que o perfil predominante sobre a pessoa tem.
Por meio deste relatório é possível oferecer um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para cada pessoa funcionária. A gestão poderá observar os aspectos que podem ser desenvolvidos e oferecer ferramentas estratégicas para esse crescimento.
Melhor a experiência do colaborador
Outro benefício oferecido pela metodologia DISC é a melhoria da experiência do colaborador. Se a gestão fica ciente das características e competências dos funcionários com mais riqueza, fica mais fácil organizar ações coerentes para desenvolvimento e comunicação interna.
Quando o teste DISC é aplicado desde o momento da contratação, é possível oferecer um onboarding personalizado para a melhor experiência da pessoa com a organização. Esse conhecimento ajuda em todas as outras etapas e no relacionamento entre a empresa e a pessoa funcionária.
Por que identificar o perfil comportamental?
Conhecer o perfil DISC é uma maneira de aperfeiçoar o relacionamento entre a organização e a pessoa funcionária. Cerca de 75% das empresas listadas pela Fortune 500 adotam a ferramenta em seus negócios.
Isso acontece porque as organizações entenderam que as pessoas são contratadas pelo seu currículo — hard skills —, mas geralmente são desligadas por conta de seu comportamento.
Esse tipo de turnover tornou-se mais comum do que se imagina nas organizações, gerando elevados custos e prejuízos. Por isso, a análise comportamental tornou-se uma ferramenta essencial para uma contratação mais eficiente.
Como o RH pode usar a metodologia DISC?
Para o RH, a metodologia DISC tornou-se um grande aliado para diversos setores: recrutamento e seleção, desenvolvimento profissional, feedbacks qualificados, composição de times de alta performance, e muito mais.
O de ferramentas e da tecnologia, de fato, está cada vez mais frequente no dia a dia do RH. Segundo o Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2025, realizado pela parceria entre o Great Place To Work® e o ecossistema Great People, o uso da IA já é uma realidade.
A metodologia DISC pode ser aplicada de diferentes formas, inclusive com recurso da inteligência artificial. Os benefícios são variados, desde o início da jornada do funcionário na empresa.
Recrutamento e seleção
No processo de recrutamento e seleção de novos talentos para a organização, os testes DISC ajudam a compreender se as pessoas candidatas estão alinhadas com a expectativa para determinada vaga.
Ao conhecer as competências e as habilidades das pessoas candidatas, fica mais fácil indicar para a liderança do time que está contratando as possibilidades para além das habilidades técnicas presentes no currículo.
É, de fato, uma união de dados e informações — sobre as soft e hard skills — que ajudam a tornar o processo de contratação mais eficiente, visando diminuir a rotatividade.
Desenvolvimento profissional
Para além de contratar com mais eficiência, o teste DISC auxilia na construção de Planos de Desenvolvimento Individual para cada um dos profissionais que compõem a organização.
Todo o processo de feedbacks e reuniões one on one fica mais enriquecedor, pois a liderança tem informações precisas sobre os pontos de melhorias e os aspectos socioemocionais que podem ser desenvolvidos em cada pessoa do seu time.
Isso também é importante para os funcionários, que conseguem elaborar estratégias de desenvolvimento profissional e pessoal de maneira mais precisa.
Feedbacks qualificados
Cada perfil comportamental relaciona-se diferente diante de um feedback da liderança. De fato, as experiências são subjetivas e um retorno do líder pode ser mal interpretado quando oferecido de forma imprecisa e sem estratégia.
O teste DISC ajuda a identificar a melhor maneira de fazer a abordagem da pessoa funcionária. Ao conhecer as características e o perfil comportamental predominante, a liderança poderá aperfeiçoar o discurso, dando um feedback mais construtivo e eficiente.
Entender como dar feedback para os funcionários é a melhor maneira de fazer com que essa conversa seja realmente construtiva.
Composição de times de alta performance
Como falamos anteriormente, a metodologia DISC aponta que todas as pessoas têm em si os quatro perfis comportamentais — embora algum esteja predominante. Nesse sentido, podemos entender que um time de alta performance é aquele que consegue mesclar essas predominâncias.
A união dos perfis comportamentais em um time, de forma equilibrada, pode ser de grande auxílio para ter foco nos resultados e gestão humanizada. Um equilíbrio perfeito para criar um Excelente Lugar Para Trabalhar.
Como desenvolver líderes a partir do teste DISC?
A liderança desenvolve um papel fundamental para o crescimento organizacional. Existem diferentes estilos de líderes e, portanto, variadas maneiras de desenvolver um profissional para assumir um cargo de gestão.
Os perfis DISC podem auxiliar na construção de um plano de desenvolvimento para a liderança, atribuindo as características predominantes das pessoas ao trabalho e propondo desenvolvimento para as habilidades socioemocionais complementares.
Todos os perfis predominantes podem exercer uma liderança de resultados positivos para a organização, sempre associada a uma ação de desenvolvimento e aperfeiçoamento.
Pessoas líderes com Dominância em alta
Uma característica marcante do perfil comportamental Dominância (D) é o empreendedorismo. São mais ativos diante das situações, com alta capacidade de tomada de decisões.
Essas características, unidas ao pragmatismo para buscar resultados, são fundamentais para uma boa liderança. Para este perfil, é preciso desenvolver o olhar humanizado e a capacidade de escuta.
Desta forma, será possível unir a visão voltada para o negócio e a capacidade de motivar positivamente o time.
Pessoas líderes com Influência em alta
Como vimos, pessoas com perfil comportamental Influência (I) em predominância tendem a ser bastante comunicativas. Essa capacidade de influenciar o time positivamente é fundamental para uma boa liderança.
Com forte poder de persuasão, esse perfil consegue conduzir as discussões e direcionar o time para o foco do negócio. Para este perfil, é fundamental desenvolver a objetividade e o pragmatismo.
Pessoas líderes com Estabilidade em alta
Pessoas com Estabilidade (S) em alta tendem a ser observadoras, acolhedoras e estruturadas. A visão humanizada é um destaque nestas lideranças, capazes de compreender a dificuldade do seu time e acolher nos momentos de ansiedade.
É comum, que esse tipo de liderança, torna-se mais “amiga” e “parceira” do seu time. Para este perfil, é importante investir na capacidade de percepção pragmática para os negócios, equilibrando o lado humano e organizacional.
Pessoas líderes com Conformidade em alta
Pessoas com Conformidade (C) predominante tendem a ser analisadoras e criteriosas. São líderes que estão em total convergência às normas da organização. Neste sentido, eles estão preocupados em seguir as orientações e os objetivos organizacionais.
Para este perfil, o desenvolvimento da escuta ativa é fundamental, pois é preciso equilibrar a capacidade de acolher as pessoas do time e a necessidade de seguir à risca as orientações da empresa.
Como o perfil dos colaboradores influencia o clima organizacional?
Uma organização é formada não apenas pelo conhecimento técnico do seu capital humano, mas pelo comportamento destas pessoas. As habilidades socioemocionais interferem diretamente no clima organizacional.
Quando, em um time, as pessoas estão em conflito, há diversos prejuízos. O principal está na insatisfação das pessoas, o que gera desengajamento e o desejo de não estar mais presente no trabalho. As taxas de absenteísmo promovidas por questões de saúde também tendem a aumentar.
Conhecer os perfis comportamentais das pessoas funcionárias, portanto, é uma maneira de melhorar o clima organizacional. Fazendo com que a gestão possa enxergar melhor as oportunidades de equilibrar o time e promover um feedback preciso para o melhor relacionamento entre as pessoas.
Neste, e em vários outros aspectos, o teste DISC é uma ferramenta essencial para a gestão de pessoas. Se você deseja ter informações de dados estratégicos para a tomada de decisão, esta avaliação pode ser uma verdadeira mudança de chave.
Agora que você entendeu o impacto do teste DISC e o efeito promovido no clima organizacional, aproveite para aprofundar seu conhecimento sobre o que é a pesquisa de clima em um conteúdo exclusivo!