O mindset organizacional é, em essência, a mentalidade compartilhada na empresa. Uma configuração ou predisposição mental das pessoas direcionadas para o trabalho.
As organizações são impactadas por fatores externos, como a concorrência, questões sindicais e a economia, bem como por fatores internos, como cultura, ambiente e valores. Essas influências originam equipes mais flexíveis, inovadoras e criativas, mas também podem cultivar mentalidades prejudiciais.
Incentivar uma cultura voltada para o mindset organizacional proporciona muitos benefícios para a empresa. Pois toda a rede de colaboradores promoverá questões que impactam diretamente os resultados da organização. Continue lendo e entenda os desdobramentos desse conceito!
Entenda o que é mindset organizacional
Mindset organizacional é o conjunto de padrões de crenças e de pensamentos enraizados que determinam as atitudes e comportamentos da empresa. É um elemento decisivo para a formação da cultura e filosofia do negócio.
Pessoas, individualmente, têm suas próprias mentalidades. Esse mindset influencia as reações diante de estímulos do ambiente, tanto interno como externo. Além disso, ele é mais perceptível diante da incerteza e de situações urgentes, nas quais nos deparamos com atitudes irrefletidas.
As maneiras de pensar individuais existem em um sistema, que cria convergências. As convergências de mentalidade mais relevantes compõem o mindset organizacional. Por exemplo, uma organização terá um mindset de crescimento quando for senso comum na organização que as pessoas podem evoluir e se desenvolver, em vez de terem dons fixos e imutáveis.
Importância do mindset organizacional
O mindset organizacional indica como as equipes respondem às situações e mudanças que aceleraram ou obstruem resultados, como qualidade de vida no trabalho, bem-estar das pessoas e lucratividade da organização.
A mentalidade influencia como as pessoas se adaptam e lidam com os desafios. Isso ocorre internamente, com mudanças em sentimentos e emoções; assim como externamente, com atitudes.
Considere, por exemplo, a existência de uma tarefa urgente que requer atenção imediata. Essa informação pode desencadear respostas fisiológicas e comportamentais diversas.
Do ponto de vista fisiológico, os indivíduos experimentam sentimentos de raiva, estresse e insegurança, mas também sentimentos de calma, equilíbrio e motivação. No âmbito comportamental, as reações variam entre iniciativa, criatividade e inovação, ou então passividade, reatividade e procrastinação.
O mindset, nesse contexto, emerge como um dos fatores determinantes que influenciam a inclinação das pessoas para um ou outro conjunto de disposições.
Alinhamento com compromissos de longo prazo da organização
Um mindset organizacional eficaz traduz e incorpora a missão, visão e valores da organização. Isso resulta na criação de um ambiente no qual as pessoas atuam em consonância com a identidade, propósito e princípios da empresa.
Remoção de obstáculos às lideranças
Uma mentalidade compartilhada reduz os conflitos entre lideranças e pessoas lideradas. Isso garante que a equipe esteja alinhada, minimizando tensões e simplificando o processo de direção, influência e motivação em relação aos objetivos e metas.
Comportamento organizacional adequado
A mentalidade estabelece o comportamento organizacional esperado na empresa. Se for bem desenvolvido, alinha os esforços e estabelece padrões eficientes.
Melhoria do fit cultural nos processos seletivos
A instituição consegue identificar a mentalidade desejada nas pessoas, possibilitando a promoção de uma sincronia entre as características dos candidatos e os valores fundamentais da organização.
Como resultado, a organização aprimora o fit cultural e, consequentemente, eleva as taxas de sucesso nos processos de seleção.
Construção de uma imagem e reputação positivas
Organizações com um mindset de crescimento, inovação e humanização constroem suas reputação e imagem positivas no mercado. Além disso, organizações que cultivam as competências desejadas atraem indivíduos talentosos e incentivam sua retenção de forma mais consistente.
Adaptação das estratégias e processos da empresa
O mindset organizacional afeta o potencial da empresa de se adaptar ao contexto em que está inserida.
Afinal, o capital humano está predisposto a ser mais criativo, adaptável e inovador para oferecer produtos e serviços, enfrentar os concorrentes e lidar com as mudanças.
Saiba como o mindset organizacional funciona na organização
O mindset organizacional começa com os fundadores. As pessoas que trabalham na empresa, especialmente a gestão, recebem os valores e crenças de quem cria a organização. A seguir, esses critérios determinam quais comportamentos serão endossados e quais serão inibidos na empresa.
Em alguns casos, a recepção pode ser expressa. Um exemplo são as organizações que se esmeram para criar uma declaração de missão, visão e valores consistentes e se esforçam para aplicá-la. Assim, a mentalidade a ser construída está formalizada em um documento.
Em outros, a recepção pode ser tácita. Mesmo que não haja um documento escrito, as pessoas que tomam decisões se baseiam no que acreditam ser a vontade dos fundadores da empresa.
Com o passar do tempo, o mindset organizacional pode ser alterado por diversos motivos:
- adaptação a novos mercados e tecnologias;
- resposta a demandas sociais, como diversidade e inclusão;
- troca do controlador da organização;
- processos de fusão, aquisição e cisão;
- enfrentamento de crises;
- oxigenação com a entrada de pessoas com diversidade de ideias na empresa;
- mudanças em posições de liderança.
O que justifica, portanto, uma mudança não acidental do mindset organizacional é a competitividade da empresa. Ao entender a necessidade de adaptação a novos contextos, busca-se extrair vantagens competitivas sustentáveis.
Atualmente, parte disso consiste em adotar uma mentalidade de crescimento.
Como ele impacta a empresa
O mindset organizacional é um fator relevante para construir a cultura da organização. Diversas correlações podem ser identificadas entre a mentalidade e o modo de ser da empresa.
Missão, visão e valores
Missão, visão e valores, por exemplo, formalizam a maneira como a empresa deve se posicionar no ambiente interno e externo. Essa declaração funciona como uma comunicação, em grande parte, de qual deve ser a mentalidade de quem trabalha na organização.
Liderança forte
A liderança é fortalecida à medida que as linhas gerais do mindset organizacional são de conhecimento comum. Isso porque, ao atuar de forma alinhada a essa mentalidade, o comportamento de quem está responsável pela equipe é respaldado.
Um exemplo é a inovação. À medida que ela não é uma iniciativa isolada, mas endossada pela mentalidade da empresa, a liderança se fortalece. Há mais certeza sobre a possibilidade de estimular as pessoas a adotarem novas práticas e assumirem os riscos naturais do processo criativo para o crescimento e solução de problemas.
Definição do que é esperado pela equipe
Ao se estabelecer, a convergência do grupo passa a influenciar os comportamentos individuais. O mindset determinará atitudes e comportamentos que serão aceitos e incentivados, assim como a rejeição de comportamentos e atitudes. São criadas expectativas e alinhamentos transparentes para que as pessoas ajustem gradativamente suas condutas.
Processos seletivos mais eficientes
Ter um mindset organizacional facilita o processo de encontrar pessoas com talentos e perfis adequados aos paradigmas da empresa. Há mais chances de contratar pessoas que se identificam e apresentam fit cultural. Com isso, potencializamos a chance de um bom desempenho e de uma longa permanência.
Estratégias e processos
As empresas podem desenvolver mentalidades que facilitam a adaptação ao ambiente. Isso ocorre quando existe o reconhecimento da necessidade de crescimento e ajuste para enfrentar novos cenários e desafios organizacionais.
Organizações que desenvolvem uma mentalidade fixa terão dificuldades para construir vantagens competitivas em cenários que exigem adaptação. Se for o caso, os negócios podem desacelerar pela resistência em abrir mão de velhos processos e estratégias.
Por outro lado, uma mentalidade de crescimento é o ponto de partida para uma organização que consistentemente busca a inovação e incentiva o desenvolvimento de pessoas. Logo, a empresa será mais adaptada ao ambiente, construindo vantagens competitivas e aproveitando oportunidades vindas das mudanças em ambientes externos e internos.
Reputação da marca
O mindset organizacional se torna uma filosofia da organização, que é associada à sua imagem. A empresa passa a ser reconhecida pela sua humanidade, inovação, criatividade, resiliência e demais características que estejam presentes na mentalidade das pessoas.
Consumidores e talentos que se identificam com tais características estarão mais dispostos a interagir com a empresa. Ter uma mentalidade, portanto, é uma estratégia para construir a marca empregadora ou consumidora, que pode integrar um conjunto de abordagens com esse fim.
Inserindo o mindset organizacional na empresa
Inserir um mindset organizacional compatível com as crenças e valores que defendemos exige um processo de reforço. Velhos hábitos precisam ser abandonados, superando a resistência a mudanças.
Atitude das lideranças
Cada pessoa pode desenvolver o próprio ponto de vista sobre a mudança, promovendo ou resistindo à nova mentalidade. A atitude das lideranças é fundamental para, na medida do possível, tratar individualmente as objeções, estimulando um amplo engajamento para implementar o novo mindset.
As lideranças precisam, em primeiro lugar, agir conforme o discurso da empresa. Outra característica relevante é o respaldo. É preciso que haja um sistema de incentivos em sinergia com as expectativas comunicadas.
Imagine que desejamos uma mentalidade que estimula o desenvolvimento de competências. Deve haver mecanismos de reforço tanto para as lideranças que incentivam a mentalidade como para integrantes dos times que aderem às práticas. Assim, haverá razões para convergir.
Alinhamento de equipe
As pessoas precisam conhecer as expectativas da empresa, a fim de ajustarem os comportamentos. Duas boas ferramentas, neste contexto, são o feedback e o feedforward.
O feedback é importante para conversar com as pessoas sobre o ajustamento do comportamento às expectativas da empresa. Olharemos para o que foi feito e entenderemos quais são as mudanças necessárias, em um trabalho conjunto com a pessoa avaliada.
Já o feedforward observa o futuro. Essa técnica consiste em avaliar o que pretendemos realizar e entender quais são os desenvolvimentos que cada um precisa para alcançarmos os objetivos. Ambas são formas eficazes de garantir o alinhamento do time.
Mudanças aos poucos
A transformação da mentalidade corporativa é um processo gradual. Haverá pontos naturais de desaceleração, que precisam ser superados:
- objeções e resistência à mudança;
- hábitos e preconceitos arraigados;
- curva de aprendizado das novas práticas;
- ruídos de comunicação.
Entre os processos que apoiam a mudança, a empresa precisa ficar atenta à gestão de clima organizacional. É importante mensurar e entender o impacto das transformações da mentalidade corporativa na satisfação das pessoas.
Mudanças graduais e encorajamento serão decisivos para que a transformação ocorra, mantendo um bom ambiente de trabalho. Coletar dados sobre o clima ajuda a acompanhar esse impacto, fazendo correções no processo para obter resultados ótimos.
Comunicação transparente
A transparência na comunicação terá um papel decisivo para a mudança. Ela será responsável por facilitar o alinhamento interno, auxiliar o aprendizado e motivar as pessoas a desenvolverem um novo mindset organizacional.
Parte dessa comunicação pode envolver o estabelecimento de marcos:
- mudanças na declaração de visão, missão e valores;
- ajustes no código de conduta da empresa;
- emissão de comunicados institucionais.
Igualmente, é importante investir em processos de escuta. As decisões e ações são mais legítimas quando os destinatários são ouvidos e participam do processo.
Abra canais de diálogo, especialmente com as lideranças para conversar com integrantes das equipes e valorizar suas ideias. Além disso, procure vender a nova mentalidade para as equipes, usando ações de endomarketing.
Metas bem definidas
As metas permitem dimensionar o esforço necessário para implementar o mindset organizacional. Para isso, elas precisam ser específicas, de modo que cada etapa reduza o trabalho total para concluir o projeto.
Diversas técnicas podem ser adotadas para criar essas metas de gestão de pessoas, como OKRs, SMART e benchmarking. Além disso, uma boa prática é o diagnóstico com uma pesquisa de clima organizacional.
A pesquisa de clima mapeia o contexto da empresa pela perspectiva das pessoas que trabalham nela. Isso significa entender quais são os pontos positivos e negativos da organização, jogando luz sobre os pontos de melhoria para otimizar recursos, tempo e esforço.
Saiba como mudar o mindset organizacional
A mudança de mindset organizacional ocorre com a implementação de novas práticas. Aprendemos a pensar de um novo modo à medida que exercitamos novos hábitos e descongelamos comportamentos que já não são adequados ao contexto.
As ações precisam ser consistentes e coerentes. A consistência decorre da necessidade de repetição e reforço, inclusive com a adoção de incentivos. Já a coerência exige a adequação entre o discurso e o comportamento demonstrado, especialmente por parte da liderança.
O processo envolverá alinhamentos com uso de educação corporativa, feedbacks e diálogo com as equipes. Outro aspecto relevante é valorizar as pessoas e suas sugestões, escutando e dando espaço para as ideias.
6 passos para desenvolver o mindset de uma organização
1. Faça adaptações para a realidade da empresa
Os exemplos de mindset não excluem características que, no contexto da empresa, podem ser relevantes. Por exemplo, uma empresa de alimentos pode consolidar uma mentalidade contra desperdícios. Outro caso são empresas que executam serviços de risco, que se beneficiam ao reforçar a ideia de segurança em primeiro lugar.
2. Analise e avalie as atitudes dos líderes
O desenvolvimento de lideranças desempenha um papel crucial na transformação ou no fortalecimento do mindset da empresa. No contexto profissional, a liderança representa a própria voz da organização perante suas equipes.
Isso não se trata de apontar culpados, mas sim de identificar áreas de melhoria no desempenho. Dessa forma, é possível criar planos de desenvolvimento e capacitar as pessoas para se tornarem defensoras da mudança de mindset no dia a dia.
3. Tenha a certeza de que todos os colaboradores estejam alinhados
O alinhamento prossegue em direção às equipes de trabalho. Uma forma de identificar lacunas no mindset é incluir a People Analytics nas avaliações. Os dados ajudam a diagnosticar o fit cultural e os perfis comportamentais, esclarecendo a distância para a mentalidade desejada na empresa.
4. Defina as metas e indicadores de desempenho
Fixar metas e indicadores também é um passo importante. Com essa medida, as pessoas sabem o que precisam fazer, e a organização mensura os resultados. O tipo de mindset desejado é a base para escolher quais são as diretrizes.
A humanização pode ser vista nos resultados das pesquisas de clima organizacional. Já a inovação pode ser abordada com base na introdução de novos processos, projetos ou produtos. O mindset de crescimento está ligado ao engajamento nos processos de desenvolvimento de pessoas, por exemplo.
5. Incentive a comunicação transparente
O diálogo é um caminho adequado para buscar um novo mindset organizacional. Entre as medidas, adote soluções para tornar a comunicação mais transparente:
- fornecer feedbacks;
- disponibilizar documentos e informações sobre as mudanças;
- coletar a percepção das pessoas;
- estabelecer uma política de portas abertas para conversas com lideranças.
Como objetivo, as pessoas precisam comprar a mudança, em vez de ser apenas uma imposição. Por isso, o diálogo para conscientizar sobre a importância das transformações e apoiar as mudanças faz a diferença.
6. Faça as mudanças necessárias
A gestão da mudança é inevitável. É preciso desfazer velhos hábitos com conscientização e diálogo com as pessoas. A seguir, as transformações precisam ser introduzidas com capacitações e habilidades de liderança. Em conjunto, a comunicação deve ser contínua e transparente para reforçar as novas atitudes.Estabelecer um mindset organizacional exige a cooperação de todos os setores. O RH pode fornecer o apoio técnico, mas a alta administração e as demais áreas de negócio precisam participar do processo. Agora que você já conhece o conceito de mindset organizacional, siga as nossas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) e mantenha-se atualizado sobre as tendências e melhores práticas de gestão de pessoas!
Crédito da imagem: Freepik.