Por: Great Place To Work®

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5 dezembro, 2023 • 9:58

O mindset organizacional é, em essência, a mentalidade compartilhada na empresa. Uma configuração ou predisposição mental das pessoas direcionadas para o trabalho.As organizações são impactadas por fatores externos, como a concorrência, questões sindicais e a economia, bem como por fatores internos, como cultura, ambiente e valores. Essas influências originam equipes mais flexíveis, inovadoras e criativas, mas também podem cultivar mentalidades prejudiciais.

Incentivar uma cultura voltada para o mindset organizacional proporciona muitos benefícios para a empresa. Pois toda a rede de colaboradores promoverá questões que impactam diretamente os resultados da organização.

Importância do mindset organizacional

O mindset organizacional indica como as equipes respondem às situações e mudanças que aceleraram ou obstruem resultados, como qualidade de vida no trabalho, bem-estar das pessoas e lucratividade da organização.

A mentalidade influencia como as pessoas se adaptam e lidam com os desafios. Isso ocorre internamente, com mudanças em sentimentos e emoções; assim como externamente, com atitudes.

Considere, por exemplo, a existência de uma tarefa urgente que requer atenção imediata. Essa informação pode desencadear respostas fisiológicas e comportamentais diversas.

Do ponto de vista fisiológico, os indivíduos experimentam sentimentos de raiva, estresse e insegurança, mas também sentimentos de calma, equilíbrio e motivação. No âmbito comportamental, as reações variam entre iniciativa, criatividade e inovação, ou então passividade, reatividade e procrastinação. 

O mindset, nesse contexto, emerge como um dos fatores determinantes que influenciam a inclinação das pessoas para um ou outro conjunto de disposições.

Alinhamento com compromissos de longo prazo da organização

Um mindset organizacional eficaz traduz e incorpora a missão, visão e valores da organização. Isso resulta na criação de um ambiente no qual as pessoas atuam em consonância com a identidade, propósito e princípios da empresa.

Remoção de obstáculos às lideranças

Uma mentalidade compartilhada reduz os conflitos entre lideranças e pessoas lideradas. Isso garante que a equipe esteja alinhada, minimizando tensões e simplificando o processo de direção, influência e motivação em relação aos objetivos e metas.

Comportamento organizacional adequado

A mentalidade estabelece o comportamento organizacional esperado na empresa. Se for bem desenvolvido, alinha os esforços e estabelece padrões eficientes.

Melhoria do fit cultural nos processos seletivos

A instituição consegue identificar a mentalidade desejada nas pessoas, possibilitando a promoção de uma sincronia entre as características dos candidatos e os valores fundamentais da organização. 

Como resultado, a organização aprimora o fit cultural e, consequentemente, eleva as taxas de sucesso nos processos de seleção.

Construção de uma imagem e reputação positivas

Organizações com um mindset de crescimento, inovação e humanização constroem suas reputação e imagem positivas no mercado. Além disso, organizações que cultivam as competências desejadas atraem indivíduos talentosos e incentivam sua retenção de forma mais consistente.

Adaptação das estratégias e processos da empresa

O mindset organizacional afeta o potencial da empresa de se adaptar ao contexto em que está inserida. 

Afinal, o capital humano está predisposto a ser mais criativo, adaptável e inovador para oferecer produtos e serviços, enfrentar os concorrentes e lidar com as mudanças.

Inserindo o mindset organizacional na empresa 

O desenvolvimento do mindset organizacional é uma mudança na cultura da empresa

Trata-se de desenvolver novas crenças e pressuposições básicas, modificando a predisposição mental das pessoas diante das situações.

Um ponto de partida é detalhar quais são os atributos desejáveis no mindset organizacional. É relevante serem características compatíveis com a missão, visão e valores da empresa.

Mindset de crescimento

É frequente as empresas buscarem promover uma mentalidade de crescimento, em contraposição a uma mentalidade fixa. Na primeira abordagem, os indivíduos acreditam que o desenvolvimento de talentos é viável por meio de esforço e dedicação. Na segunda, a crença é de que as competências são inerentes, com pouca margem para intervenção ou aprimoramento.

Mindset digital

Enxergar a tecnologia inseparável do mundo de hoje e considerar esse fator ao resolver problemas, tomar decisões e adaptar-se às mudanças também pode ser priorizado. Inclusive, a mudança será ainda mais relevante para empresas que precisam ingressar no mundo digital.

Inovação e empreendedorismo

As empresas podem buscar a implantação de uma mentalidade mais aberta a novos jeitos de fazer as coisas. Nesse caso, a transformação do mindset inclui assumir erros como parte do processo de negócios, assim como estimular o empreendedorismo na organização.

Humanização

As empresas se tornam mais competitivas quando adotam uma postura humanizada. As competências e experiências das pessoas são os pilares para alcançar bons resultados.

Nesse contexto, um excelente capital humano requer bem-estar, qualidade de vida, engajamento e motivação no trabalho. Igualmente, depende da capacidade de atração e fatores de permanência dos talentos. Tudo isso atua a favor de uma mentalidade mais humanizada.

6 passos para desenvolver o mindset de uma organização

1. Adaptação à realidade da empresa

Os exemplos de mindset não excluem características que, no contexto da empresa, podem ser relevantes. Por exemplo, uma empresa de alimentos pode consolidar uma mentalidade contra desperdícios. Outro caso são empresas que executam serviços de risco, que se beneficiam ao reforçar a ideia de segurança em primeiro lugar.

2. Analise e avalie as atitudes dos líderes

O desenvolvimento de lideranças desempenha um papel crucial na transformação ou no fortalecimento do mindset da empresa. No contexto profissional, a liderança representa a própria voz da organização perante suas equipes.

Isso não se trata de apontar culpados, mas sim de identificar áreas de melhoria no desempenho. Dessa forma, é possível criar planos de desenvolvimento e capacitar as pessoas para se tornarem defensoras da mudança de mindset no dia a dia.

3. Tenha a certeza de que todos os colaboradores estejam alinhados

O alinhamento prossegue em direção às equipes de trabalho. Uma forma de identificar lacunas no mindset é incluir a People Analytics nas avaliações. Os dados ajudam a diagnosticar o fit cultural e os perfis comportamentais, esclarecendo a distância para a mentalidade desejada na empresa.

4. Defina as metas e indicadores de desempenho

Fixar metas e indicadores também é um passo importante. Com essa medida, as pessoas sabem o que precisam fazer, e a organização mensura os resultados. O tipo de mindset desejado é a base para escolher quais são as diretrizes.

A humanização pode ser vista nos resultados das pesquisas de clima organizacional. Já a inovação pode ser abordada com base na introdução de novos processos, projetos ou produtos. O mindset de crescimento está ligado ao engajamento nos processos de desenvolvimento de pessoas, por exemplo.

5. Incentive a comunicação transparente

O diálogo é um caminho adequado para buscar um novo mindset organizacional. Entre as medidas, adote soluções para tornar a comunicação mais transparente:

  • fornecer feedbacks;
  • disponibilizar documentos e informações sobre as mudanças;
  • coletar a percepção das pessoas;
  • estabelecer uma política de portas abertas para conversas com lideranças.

Como objetivo, as pessoas precisam comprar a mudança, em vez de ser apenas uma imposição. Por isso, o diálogo para conscientizar sobre a importância das transformações e apoiar as mudanças faz a diferença.

6. Faça as mudanças necessárias

A gestão da mudança é inevitável. É preciso desfazer velhos hábitos com conscientização e diálogo com as pessoas. A seguir, as transformações precisam ser introduzidas com capacitações e habilidades de liderança. Em conjunto, a comunicação deve ser contínua e transparente para reforçar as novas atitudes.

Estabelecer um mindset organizacional exige a cooperação de todos os setores. O RH pode fornecer o apoio técnico, mas a alta administração e as demais áreas de negócio precisam participar do processo. Agora que você já conhece o conceito de mindset organizacional, siga as nossas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn) e mantenha-se atualizado sobre as tendências e melhores práticas de gestão de pessoas!

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