Por: Editor GPTW

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31 julho, 2018 • 2:54

Talvez você já saiba que uma pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta usada para identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno da sua empresa. Os funcionários são convidados a participar e refletir sobre o seu dia a dia no trabalho, as práticas corporativas, os aspectos positivos da gestão de pessoas e, claro, os pontos negativos também.

Apesar desse conhecimento teórico, muitos ainda não entendem o que leva uma empresa a aplicar uma pesquisa de clima — e é justamente essa dúvida que vamos sanar. Além de identificar a percepção dos funcionários sobre o ambiente interno, a pesquisa de clima permite análises que impactam diretamente nos resultados financeiros. São análises como a da forma com que a liderança é exercida, da integração dos funcionários com os objetivos da organização e das motivações das equipes.

A pesquisa racionaliza as escolhas empresariais e aponta algumas direções para os próximos passos. Por esse motivo, essa ferramenta deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa, e não só algo a ser utilizado apenas pelo RH. Isso significa que cabe ao próprio profissional de gestão de pessoas mostrar o valor desse instrumento e seu impacto em aspectos como:

1. Produtividade

Não é novidade dizer que funcionários pouco motivados ou pouco conectados com a missão da empresa costumam apresentar um desempenho inferior — e o inverso é verdadeiro.

2. Rotatividade

Satisfação com o ambiente de trabalho, com o gestor direto e com os colegas tem tudo a ver com turnover, questão que é um grande problema para muitas empresas.

3. Atração de talentos

Uma empresa que tem autoconhecimento e que se preocupa genuinamente em escutar a opinião de quem faz o negócio acontecer, também conhece as necessidades de cada departamento e, portanto, a demanda por mão de obra. Confira várias dicas sobre o tema no ebook Guia completo do RH – ATRAIR.

4. Competitividade

Ter o selo das Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW é um grande diferencial para qualquer empresa. Ele reflete diretamente no posicionamento no mercado e na marca como empregadora.

No GPTW, a avaliação e pesquisa de clima organizacional é chamada de Trust Index (índice de confiança), uma metodologia calcada em cinco dimensões — credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem — e que visa entender a visão de cada colaborador por meio da relação deste com as afirmativas propostas. É uma forma de garantir um diagnóstico mais preciso sobre o ambiente de trabalho e, acima de tudo, manter a saúda da sua empresa em dia.

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4 Comentários

  • Postado por: Camila Barbalho •

    Gostaria de saber quanto custo apenas para aplicar o pesquisa de clima dentro da empresa.

    • Postado por: Anna Oliveira •

      Camila, você pode encontrar todas as informações sobre a pesquisa de clima do GPTW neste link: https://gptw.com.br/certificacao/

  • Postado por: Clara Muzin •

    Gostei muito do artigo, pessoal! O espírito da pesquisa de clima organizacional é esse mesmo, porque se engana completamente quem acha que a opinião do funcionário sobre a empresa é o que menos importa.

  • Postado por: conserto de geladeira rj •

    Muito legal, parabéns aos idealizadores do site pela iniciativa.

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