Por: GPTW

Por: GPTW

23 dezembro, 2021 • 3:06

Nosso papel na transformação das empresas e da sociedade

Há 25 anos o Great Place to Work vem avaliando e reconhecendo um número cada vez maior de empresas que buscam ser – genuinamente – um excelente lugar para trabalhar para todos os seus funcionários. Estamos em mais de 90 países e – só no Brasil – mais de 6 mil empresas de diferentes tamanhos, segmentos e localidades buscam nossos serviços para conhecer a percepção do seu time sobre o ambiente de trabalho e, assim, construir relações de confiança, aliando propósito e estratégia de negócio.

Ser reconhecida como uma excelente empresa para trabalhar significa muito – para os líderes, algumas vezes donos destas empresas; para seus colaboradores; para o mercado e, claro, para nós, que acreditamos fortemente no impacto que um bom ambiente de trabalho provoca na vida das pessoas e em toda sociedade. Temos um profundo sentimento de orgulho e realização em mobilizar durante tantos anos e, em tantos países, companhias diversas em prol de um bem comum: ouvir seu time e, a partir desta escuta ativa, transformar suas políticas e práticas buscando o melhor caminho para todos. Ao longo de nossa trajetória não nos faltam histórias de transformação, de desenvolvimento, de reconhecimento, conquistas e, claro, de crescimento destas organizações.

Ser um Great Place to Work diferencia as empresas, coloca uma estrelinha ao lado de sua marca, que sinaliza: aqui colocamos as pessoas no centro da estratégia. Lembrando que esse reconhecimento não é fornecido por nós (não é nossa a tarefa de selecionar empresas), mas é fruto da avaliação de quem mais entende e vivencia o ambiente de trabalho: o próprio colaborador. Isso não significa, porém, que essas empresas – certificadas e ranqueadas com base em nossa metodologia – sejam lugares perfeitos. Até porque não existem – nem nunca existirão – empresas perfeitas, assim como não existem profissionais perfeitos nem líderes infalíveis.

O que nossas 6 mil empresas buscam é serem melhores a cada dia e, nessa construção há, claro, falhas e oportunidades de melhorias. Falham, às vezes, no início da jornada do colaborador; na contratação de pessoas inadequadas aos seus valores ou a sua cultura; no reconhecimento justo; no acompanhamento diário, no feedback ou na porta de saída. Mas elas também acertam. E muito. Ao ouvir seus times, reformam suas práticas, testam novos modelos, incluem novas ideias e, assim, ao longo dos anos, se transformam em referência e inspiram tantas outras organizações a seguir por esse caminho.  E é nisso que acreditamos e é por isso que trabalhamos.

Nosso método de trabalho se propõe a reconhecer e destacar os bons exemplos e cases e discutir reservadamente as possibilidades de melhorias, afinal, no nosso entendimento, a condenação pública não ajuda empresas e líderes a evoluir. Ao contrário. Acreditamos que a construção de uma sociedade melhor passa por provocar e orientar aperfeiçoamentos de maneira propositiva e por reconhecer os acertos e estimular as virtudes. No mundo que vivemos, nós escolhemos o caminho da COLABORAÇÃO, ou seja, o trabalho conjunto, em equipe, inter-empresas como forma de construir e avançar, combatendo o momento atual de ódio, divisão e separação que vivemos.

Sabemos que as 6 mil empresas que estão conosco – e tantas outras que se inspiram em nosso modelo – buscam ser melhor a cada dia, como organização, como liderança, como negócio. É isso que as torna um grupo diferenciado. Não a sua perfeição ou inefabilidade, mas o desejo genuíno e contínuo de impactar cada ser humano na sua integridade e, assim, transformar seu ambiente num lugar melhor para trabalhar e nossa sociedade num lugar melhor para viver.

Ecossistema GPTW

Great Place to Work Brasil

Jungle

Weego

Youleader

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conteúdos Relacionados

Assine a newsletter do GPTW

e fique por dentro das nossas novidades

Inscreva-se